Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Escola de Música do Acre abre 640 vagas para cursos de formação inicial

16.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Escola de Música do Acre (Emac), publicou na manhã da última sexta-feira, 13, no Diário Oficial, o processo seletivo para o ingresso de alunos em vagas e cadastro de reserva para cursos de formação inicial, por meio de sorteio público.

As inscrições ocorrem até o dia  18, por meio do link https://forms.gle/EaBKATnoLRPE6BMj8, para os alunos da rede pública, e https://forms.gle/7NrcXrsKF2yUuhkn6  para a comunidade, ou diretamente na Emac, localizada na Avenida Central, 92, Conjunto Tucumã II, Bairro Distrito Industrial.

Entre os cursos ofertados pela Escola de Música estão técnica vocal, musicalização infantil, violão, guitarra, cavaco, ukulelê, contrabaixo, percussão (pandeiro, conga, triângulo e outros) e sopro (flauta, saxofone, clarinete e outros).

Esses cursos são gratuitos e desenvolvidos para ampliar o acesso dos acreanos à cultura. Buscam ainda inserir o aluno no processo de formação musical e, assim, provocar transformações sociais por meio da arte, além da descoberta de talentos e da profissionalização.

O público-alvo são estudantes matriculados na rede pública de ensino básico em 2022, com idade a partir de 6 anos.

O sorteio das vagas ocorrerá dia 23, às 9h no auditório da Escola de Música com transmissão em live pelo Instagram da escola: instagram@escolademusicaac.

O ano letivo se inicia no dia 13 de junho e as aulas serão realizadas uma vez por semana, de forma presencial, nos turnos matutino e vespertino.

“Por meio da Emac vamos possibilitar às pessoas conhecer mais sobre os conceitos de musicologia, as necessidades que se tem de pesquisar a música acreana, seus compositores e as características específicas da nossa qualidade de música”, declarou o maestro Afonso Portela, coordenador-geral da Emac.

Após dois anos sem promover os cursos, a escola retoma suas atividades, atendendo uma grande demanda de alunos, e se prepara para formar grupos de extensão com músicos instrumentistas e cantores acreanos.

Ainda segundo o maestro, a ideia é que futuramente a escola se torne uma extensão a nível técnico e superior em música: “É um pontapé inicial que estamos dando para incentivar e estimular tanto a educação musical quanto a formalização e a produção musical no estado”.

A Escola de Música tem por objetivo formar cidadãos qualificados, tanto no sentido musical como no quesito formação de plateia, sensibilidade artística e social.

Edital nº 1, dos alunos

Edital nº 2, da comunidade

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes


Bahia realiza mobilização em escolas estaduais para inscrições nos cursos do Educar para Trabalhar

16.05.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, na sexta-feira (13), nos colégios estaduais Marquês de Maricá e Ministro Aliomar Baleeiro, uma mobilização para as inscrições de 43 cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa Educar para Trabalhar. As inscrições seguem até o dia 23 de maio e devem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/3LpNLYt. As vagas são gratuitas e as aulas são realizadas on-line, na modalidade Educação à Distância (EAD). 

Durante a mobilização, os estudantes receberam informações sobre os cursos e tiraram dúvidas sobre as inscrições. Além disso, foram disponibilizados chromebooks e computadores para os interessados efetuarem as suas inscrições com o auxílio de técnicos da SEC.  O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância da mobilização. “A SEC está intensificando as inscrições nesta reta final e toda a nossa equipe está dando um apoio às unidades escolares para que tenhamos o máximo possível de estudantes dentro de um programa muito inclusivo, com a oferta de 43 opções de cursos de qualificação profissional”.

As irmãs gêmeas Rayanne e Rayssa de Sousa, 20, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Marquês de Maricá, aproveitaram a oportunidade e já fizeram as suas inscrições para os cursos de Programador de Sistemas e Auxiliar de Laboratório de Microbiologia, respectivamente. “Gosto muito de tecnologia e, como pretendo focar nesta área, o curso vai me dar muita bagagem de conhecimento”, disse Rayanne. Já Rayssa quer se qualificar na área de Saúde. “Esta é uma nova área que pretendo seguir, pois têm muitas possibilidades no mundo do trabalho e estou muito animada”.

Para o estudante Felipe Dias, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, que também fez a sua inscrição na escola, o curso de Assistente Administrativo vai abrir muitas portas na sua carreira profissional. “Este curso vai dar um peso muito grande no meu currículo e sei que vai me proporcionar várias oportunidades, pois é uma área que possui muita demanda e eu gosto muito”, afirmou.

O sorteio eletrônico das vagas será no dia 24 de maio. Nesta mesma data será divulgado o resultado parcial da lista de classificados. O prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de maio e o resultado final será publicado no dia 27 de maio. A matrícula ocorrerá de 28 de maio a 12 de junho e as aulas serão iniciadas no dia 13 de junho, em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), sendo os responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.

>> Confira os cursos disponíveis na página do programa Educar para Trabalhar (https://bit.ly/3syBBG0)


Educação do Pará, ‘Creche Prof. Orlando Bitar’ abre em clima de alegria na capital

16.05.2022

Com o início das atividades do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém, o Governo do Estado dá o pontapé inicial em seu compromisso de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches, para crianças com até 5 anos de idade, em todo o Pará. Nesta segunda-feira (16), com muita alegria, carinho e diversão, mais de 500 crianças foram recepcionadas em seu primeiro dia de aula.

Uma das alunas que vai frequentar diariamente este espaço de aprendizagem é a Valentina de Oliveira, que disse estar bastante ansiosa para poder estudar. “Eu já sei o alfabeto, as letras, a contar os números e sempre gostei de aprender sobre várias coisas. Achei a escola linda, já fiz alguns amiguinhos, queria muito estudar e estou feliz por estar aqui”, disse a menina.

Criança com familiar sinaliza positivamente na chegada ao Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) - Foto: Rai Pontes - Ascom/Seduc

O CREI Prof. Orlando Bitar vai garantir ensino em tempo integral de qualidade para potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social dos pequenos paraenses de 2 a 5 anos e 11 meses de idade. Gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a unidade escolar é voltada para crianças das modalidades Maternal I e II, Pré-Escola I e II, e seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um momento extremamente festivo, de muita celebração, porque é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará” em plena atividade. 

Foto: Rai Pontes - Ascom/Seduc

“Hoje, recebemos mais de 500 crianças e com esta ação, estamos oportunizando aos pais, mães e responsáveis, que eles possam ter acesso com tranquilidade ao mercado de trabalho. Portanto, a educação transforma a vida das pessoas, desde o ensino infantil, porque é a base de tudo, para que esse aluno cresça e possa continuar seus estudos na idade certa e tenha o melhor aprendizado possível”, destacou a titular da Seduc.

OPORTUNIDADE

Apesar da apreensão em deixar a Ana Clara em seu primeiro dia de aula, a profissional autônoma, Karoline Martins, afirma que agora poderá ir atrás de uma oportunidade de emprego e reforçar o sustento da família. “É um aperto no coração, mas quem precisa, tem que fazer esse esforço e sei que com o tempo ela vai se acostumar com a rotina. Soube dessa oportunidade através do meu pai, fizemos a inscrição e após muita ansiedade, conseguimos uma vaga, até porque não temos condições de pagar uma creche. Portanto, essa é uma iniciativa louvável, porque muitas mães deixam de trabalhar por não ter alguém ou um local adequado para deixar seus filhos e agora, graças ao Governo do Estado, está tendo”, frisou.

Já a mãe de Lorenzo, de 4 anos, Daniele Azevedo, acredita que o local será fundamental para o crescimento de cada criança. “Espero que nossos filhos tenham ensino de qualidade, possam ficar seguros, para que a gente trabalhe com tranquilidade. Com certeza este espaço veio em boa hora, eu particularmente não tinha com quem deixar meu bebê e aqui vai ser o local ideal para que ele se desenvolva”, ressaltou.

Coordenadora de Saúde Bucal, Alessandra Amaral - Foto: Rai Pontes - Ascom/Seduc

TERSAÚDE 

O Programa Territórios da Paz (TerPaz), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vão disponibilizar diversos serviços de saúde às crianças do CREI Prof. Orlando Bitar. A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, detalha que haverá atendimentos odontológicos e o acompanhamento da escovação dos pequeninos. “Todos os dias, após as refeições, as crianças terão a escovação supervisionada com profissional inicialmente e, em seguida, vamos capacitar as professoras e suas auxiliares para estarem acompanhando e inclusive desenvolverem trabalhos nas salas de aula, mostrando a importância da prevenção e ensinando a cuidar dos dentinhos brincando”.

A dirigente disse, ainda, que há um ambulatório no espaço de aprendizagem, com técnico em enfermagem e enfermeiro, que ficarão diariamente no local para qualquer eventualidade. Alessandra Amaral também afirmou que está organizando uma equipe para fazer diversos atendimento de saúde, com odontólogos e médicos pediatras, para todas as crianças da creche.

Crianças brincam acompanhadas pela equipe de professoras no primeiro dia das atividades na Orlando Bitar - Foto: Rai Pontes - Ascom/Seduc

DIFERENCIAIS

Uma das características principais do CREI Prof. Orlando Bitar é a sua localização estratégica, situada na Av. Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. A unidade de ensino possui 19 salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia. 

O local também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, banheiros feminino e masculino, equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequenos paraenses ambientes confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito, além de garantir capacitação dos profissionais que vão atuar nas outras 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.

Por Vinícius Leal (SEDUC)


OAB Goiás faz a entrega de absorventes higiênicos arrecadados para alunas da rede pública estadual

16.05.2022

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, recebeu, nesta quinta-feira (12/5), a presidente da Comissão da Mulher Advogada, da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Fabíola Ariadne, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No encontro, foi feita a entrega de absorventes higiênicos arrecadados pela entidade e destinados a estudantes da rede pública estadual de ensino em situação de vulnerabilidade social.

Os absorventes, fruto de campanha das comissões da Mulher Advogada e da Advocacia Jovem da OAB-GO, serão repassados às unidades escolares, nas ações do Programa Goiano de Dignidade Menstrual, do Governo de Goiás. O programa, instituído no final do ano passado, contempla mais de 52 mil alunas das escolas estaduais e cerca de 146 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado.

Também participaram do encontro a advogada Sirley Oliveira, membro da Comissão da Mulher Advogada, e, da Seduc, a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra, e a gerente de Segurança e Saúde do Servidor e dos Estudantes, Jaqueline Corneti. Para além da doação, a secretária da Educação falou  às advogadas sobre os uniformes, mochilas, kits de materiais escolares e vasilhames da Merenda Escolar, para cujas ações o Governo de Goiás vem dispensando bastante investimentos.

Oportunidades via Educação

“Eu sou fruto do que a Educação pode fazer por uma pessoa”, falou Fátima Gavioli, que contou às advogadas sobre as dificuldades que enfrentou para estudar e o quanto conquistou, por meio da Educação. “Fui empregada doméstica e hoje sou secretária de Estado da Educação, pela segunda vez, porque também fui secretária em Rondônia”, falou Gavioli.

De acordo com ela, a doação dos absorventes higiênicos feita pela OAB, por meio das comissões, chega em boa hora e contribuirá com um importante programa do governo estadual pensado para combater a evasão escolar. “Muitas meninas faltam à aula porque não têm recursos para comprar esse item de higiene”, disse a secretária. As representantes da OAB-GO devem voltar à Seduc, com vistas à contribuição da entidade em outras ações sociais da Educação pública estadual.

Goiânia, 13 de maio de 2022.

Comunicação Setorial da Seduc


Em Águas Lindas de Goiás, Governo de Goiás inaugura colégio padrão século XXI e vistoria obras de hospital

16.05.2022

A comunidade escolar de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, foi contemplada, nesta sexta-feira (13/05), com a inauguração de uma unidade de ensino padrão Século XXI. A entrega do Colégio Estadual Cora Coralina foi feita pelo governador Ronaldo Caiado, que visitou as instalações ao lado de professores e estudantes da rede pública. A instituição tem capacidade para atender 1.260 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

A construção da escola começou em 2013, mas foi abandonada pela empresa, que alegou falta de pagamento por parte da gestão anterior do governo estadual. “Quando vim aqui na primeira vez era um capoeirão, sujo, mato, um lixão. Agora, entregamos o segundo colégio Século XXI em Águas Lindas e que ficou com obras paradas por 10 anos”, disse o governador ao chegar na nova unidade. 

Em novembro do ano passado, o chefe do Executivo determinou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a retomada da construção, que recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões e está 100% finalizada.  “Quando há espírito público, compromisso com a educação, você vê que há dinheiro e com isso a sociedade se beneficia de tudo”, disse Ronaldo Caiado em entrevista realizada por aluno da nova unidade em gravação para um podcast. 

Durante discurso, o governador ainda fez novo compromisso. “Até o final de julho, mais duas escolas Século XXI serão entregues para a população de Águas Lindas. Serão quatro, concluídas até julho de 2022”, assegurou. 

Estrutura
O Colégio Estadual Cora Coralina conta com área total de 12.775 m², sendo que a área construída chega a 2.971 m². São 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Ciências e de Informática, cozinha com refeitório, pátio coberto multiuso, quadra poliesportiva coberta, vestiários, estacionamento interno e uma ampla área de convivência. 

Segundo a diretora Dione Rouzares da Costa, o novo prédio é motivo de comemoração para toda a cidade. “Só tínhamos sete salas de aula, sem quadra de esportes e não havia espaço suficiente para a biblioteca e laboratórios. Esse colégio é um sonho para a comunidade. Governador, o senhor não entrega não só uma escola, uma nova estrutura, mas um futuro’, destacou. “Estamos realizando um sonho e empolgados para começar a estudar aqui”, garantiu a estudante do 2º ano Emilly Alves.  

O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti, ressaltou que visitou a unidade no começo de seu mandato e encontrou apenas mato, depois esteve junto com o governador para apresentar demanda e pedir uma solução. “Isso que vivenciamos faz com que nossos jovens acreditem na boa política. O senhor [Ronaldo Caiado] falou que ia resolver e estamos aqui dentro inaugurando essa escola com padrão de unidade particular. Parabéns por ser o maestro disso tudo”, agradeceu o gestor. 

“Governador, o senhor passa a tinta da honestidade. Olha que escola bonita e maravilhosa. É a segunda nesse modelo só aqui em Águas Lindas. Agora, a educação tem um governador honesto, que sabe valorizá-la”, afirmou o deputado federal, José Nelto.  "Vive-se um novo tempo no Estado, uma realidade nunca vista na região do Entorno. Não há na história um governador que tenha olhado tanto pela educação como Caiado”, assegurou o deputado estadual, Wilde Cambão. 

Hospital
Ainda em Águas Lindas, Caiado visitou as obras do hospital estadual, que estão sendo executadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Com investimento de mais de R$ 87,2 milhões, o Governo de Goiás vai entregar a unidade de saúde 100% mobiliada e equipada, com um total de 163 leitos, sendo 10 de UTI neonatal, 10 pediátrica e 20 para adulto. Também está previsto um centro cirúrgico com oito salas.

Essas unidades funcionais foram acrescentadas ao projeto inicial, que foi iniciado em 2007, ou seja, há 14 anos, e estava paralisado desde 2018. Ao retomar a obra, o Governo de Goiás identificou a necessidade de ampliar e atualizar a estrutura, cuja área construída passou de 11 mil m² para quase 16 mil m². Em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está definida ainda a inclusão de salas para exames de tomografia e mamografia e de uma unidade de hemodinâmica. 

Segundo o governador, atualmente, são 135 homens trabalhando na obra e nos próximos dias esse número deve chegar a 150. “Isso tudo para dar ritmo a esse empreendimento, para quando começar o período chuvoso, estarmos do lado de dentro”, explicou Ronaldo Caiado.

Presidente da Goinfra, Pedro Sales citou detalhes do andamento das obras ao governador. “Hoje temos três frentes de trabalho. Há os operários reconstruindo toda a laje, com as estruturas dos novos dutos do sistema de ar condicionado; no interior foi removido tudo o que foi identificado como perdido e iniciado o revestimento interno; e, aqui fora, temos a frente de expansão da unidade, onde está sendo executada a terraplanagem.”

Conforme o secretário Estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, essa será mais uma unidade que vai compor a infraestrutura montada no Entorno de Brasília e que trará mais tranquilidade à população. “É um hospital muito importante para essa região, justamente para atender todos os goianos que moram aqui e que precisam dessa atenção”, salientou. 

As agendas em Águas Lindas foram acompanhadas ainda, pelo deputado federal Delegado Waldir Soares; o vice-prefeito de Águas Lindas, Jorge Amaro;  o ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango;  o prefeito de Cocalzinho, Alessandro Barcelos; além de vereadores e secretários municipais. 

Fotos: Lucas Diener


Governo do Pará autoriza construção de novas unidades do Programa 'Creches Por Todo o Pará' em Xingura, Pau D’Arco e Sapucaia

16.05.2022

Em agenda oficial na cidade de Xingura, sul do Pará, o governador Helder Barbalho assinou ordens de serviços para a construção imediata de mais três creches, por meio do programa “Creches por todo o Pará”. Além da cidade de Xinguara, os municípios de Pau D’Arco e Sapucaia iniciarão as obras das unidades educacionais já nos próximos dias, beneficiando, em breve, crianças de zero a 5 anos de idade. Apenas com as três autorizações, o investimento do executivo estadual ultrapassa R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais), oriundos do Tesouro Estadual. O investimento total é de mais de R$ 400 milhões. 

“Hoje, no dia do aniversário de Xinguara, nós mudamos a página da educação. Quarenta anos deste município, Nós entregamos a Escola Estadual tecnológica e assinamos a ordem de serviço para mais unidades do 'Creches por Todo o Pará. Somente a educação é capaz de promover o desenvolvimento” enfatizou o governador Helder Barbalho.

Decianina Nogueira é dona de casa e aguarda pela mudança que vira por meio do Creches por Todo o Pará - Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O programa “Creches Por todo o Pará” tem o objetivo de zerar o déficit da educação infantil no Pará e vai beneficiar crianças de 0 a 5 anos de idade, em todos os 144 municípios. O programa de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as Prefeituras. Cada uma das três unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. 

“Cada um dos 144 municípios vai receber uma creche totalmente mobiliada, para que possa ofertar 200 vagas de tempo integral. Graças as 30 mil vagas que abriremos, brevemente vamos corrigir a distorção série-idade que temos hoje, por meio do Programa Creches Por Todo o Pará”, enfatizou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, que esteve presente na cerimônia que ocorreu no novo ginásio esportivo da Escola Estadual Tecnológica de Xinguara. 

Em Xinguara, a estrutura será construída no Residencial Jardim Tropical, onde vivem mais de 400 famílias de baixa renda. A dona Decianina Nogueira será uma das beneficiadas. Ela cuida de três crianças, entre filhos e netos. Conta que a creche, bem na porta de casa, será de extrema importância.

“As crianças aqui do bairro precisam. Aqui em casa, por exemplo, nenhuma das crianças ainda estuda. Eu levanto cedo, cuido um pouco dos afazeres e quando da eu tento ensinar o básico, que a gente aprende, mas se a creche já existisse, seria melhor. Lá vai ter profissionais para isso. A gente ensina, mas os profissionais que vão ter lá, sem dúvidas, ensinarão bem mais”, disse a dona de casa. 

Iniciativa inédita

Criado pela Lei nº 9.256, de 13 de abril de 2021, o Programa “Creches Por Todo o Pará”, por meio da Seduc, trata-se de uma ação governamental pioneira com o objetivo de reduzir o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. As prefeituras municipais serão responsáveis pela cessão do imóvel (terreno), administração do espaço e prestação dos serviços nas creches, cabendo ao Executivo Estadual a responsabilidade pela execução e entrega das obras e, ainda, pelos equipamentos didático-pedagógicos.

Assim que as unidades de ensino forem entregues pelo Estado, os gestores municipais vão assumir a manutenção das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação de servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado, previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)


Educação oferece formação para professores do programa GoiásTec

16.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) informa que estão abertas as inscrições para o curso Mediando e Ensinando. A formação, ofertada na modalidade à distância (EaD), é destinada para professores, mediadores e supervisores das coordenações regionais de Educação (CREs) que estão vinculados ao programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos. 

Com carga horária de 40 horas, o curso tem o objetivo de qualificar os educadores do programa GoiásTec para que esses possam mediar o processo de ensino e aprendizagem utilizando recursos tecnológicos em áreas rurais e de difícil acesso. Ao todo, serão oito módulos, que abordam desde o documento curricular do Ensino Médio (DCGO-EM) até a gamificação no processo educacional. 

As inscrições para o curso podem ser feitas de 12 a 17 de maio, no link: https://forms.gle/Fjxoffs3YjZDfuLS9. A formação deve ter início ainda no mês de maio, em data a ser divulgada posteriormente.


Governador do Espírito Santo autoriza obras de melhorias em escolas estaduais

16.05.2022

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, na sexta-feira (13), o início das obras de melhorias em escolas da Rede Estadual nos municípios de Vitória, Cariacica e Guarapari. Serão investidos mais de R$ 14 milhões nas intervenções em quatro unidades de ensino. “Hoje foi um dia totalmente dedicado aos investimentos na educação com assinatura de Ordens de Serviço para reforma e ampliação de unidades. É uma ação que temos realizado constantemente”, frisou Casagrande.

Durante as solenidades nos três municípios, o governador destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado na área. “Abrimos cem escolas em Tempo Integral em pouco mais de três anos de governo, além disso estamos ajudando os municípios na abertura de vagas na educação em Tempo Integral. É um trabalho para que o Espírito Santo seja cada vez mais uma referência na qualidade de ensino”, completou.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que os investimentos contribuem de forma relevante para o avanço da área. “Queremos que todos tenham oportunidades de ir o mais longe possível, independentemente da sua condição financeira ou qualquer critério de gênero e raça. O Governo do Estado investe não apenas em sua rede própria de ensino, mas também nas redes municipais. Visamos sempre oferecer a vocês, alunos, o maior número de oportunidades possíveis”, disse.

Na Capital, o Governo do Estado vai realizar a reforma da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gomes Cardim, no bairro Centro. A reforma da unidade inclui a pintura do prédio, troca de portas e esquadrias, manutenção da rede elétrica, ampliação da cozinha, construções de novos depósitos, execução da acessibilidade nos banheiros, adequação da área administrativa e melhorias na área externa. Os serviços serão realizados em uma área de quase 1,5 mil metros quadrados.

Em Cariacica, o Governo do Estado vai realizar melhorias na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rosa Maria Reis, localizada no bairro Porto de Cariacica, e na EEEFM Ana Lopes Balestrero, em Flexal I. Na primeira, além da reforma e ampliação do prédio escolar, será realizada a demolição da antiga e construção de uma nova quadra poliesportiva. Serão substituídos aparelhos elétricos avariados e/ou queimados em toda a unidade. Na segunda, as intervenções contemplam a reforma e manutenção do prédio escolar com adequações às normas de segurança.

No município de Guarapari, a EEEFM Leandro Escobar, localizado no bairro Perocão, será contemplada com a reconstrução da unidade de ensino, que passará a ter dez salas de aula – três a mais do que a atual estrutura –, biblioteca, laboratório, além de setores administrativo e de serviços completo.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, também participou das agendas. “Estamos aqui comemorando mais essa vitória, fruto de uma decisão de governo que pensa na educação como política pública, mas também como política social e de inclusão. Investir em políticas públicas de qualidade não é uma tarefa simples. Contudo, podemos vislumbrar que este governo trata a qualidade de vida da população como um dos seus principais temas”, observou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br


Educação abre inscrições e agendamento de provas do programa Certifica Mais nesta segunda-feira (16)

16.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc--MT) abre, no dia 16 de maio, o agendamento de provas para o Programa Certifica Mais. Esta iniciativa concede a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio ao cidadão mato-grossense que não finalizou seus estudos em idade escolar regular. As provas começam a partir do dia 23 de maio.

O Certifica Mais irá avaliar as competências e habilidades de jovens e adultos por meio de um exame em formato on line, modalidade também disponível para acesso ao material didático de apoio.

Caso obtenha a pontuação mínima na prova de múltipla escolha, para cada uma das áreas de conhecimento, o candidato será aprovado e poderá receber a certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

A previsão é que sejam beneficiados, de imediato, 100 mil mato-grossenses que sonham com a porta de acesso à universidade e, principalmente, ao mercado de trabalho. Porém, a intenção da Seduc é atender cerca de 1,3 milhão de jovens e adultos com mais de 25 anos, que não concluíram a educação básica. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, levantados em 2020, 1/3 da população de Mato Grosso se enquadra nesse perfil.

"Mato Grosso é um dos Estado que tem a menor taxa de desemprego do país e também um dos que mais geraram emprego nos últimos anos. Porém, as empresas ainda têm dificuldades em contratar pela falta de mão de obra qualificada. Um processo de empregabilidade se inicia com a conclusão do ensino básico. Se a qualificação profissional é um dos caminhos para impulsionar a economia, por meio do emprego, o Certifica Mais é o botão de partida do resgate da cidadania, profissionalização e de melhor qualidade de vida”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Segundo Alan, no atual cenário pós-pandemia da covid-19, as empresas se tornam cada vez mais exigentes ao contratar os seus funcionários. “Não basta ter experiência e conhecimento, é necessário ter um certificado de escolaridade. O diploma é requisito imprescindível e, em um cenário de disputa, é impensável não ter essa certificação”. 

Texto de Rui Matos.


Estudantes da Escola Estadual Fernando Corrêa se destacam em diversas modalidades esportivas

16.05.2022

Na Escola Estadual Fernando Corrêa, do município de Três Lagoas, estudantes têm se destacado em diversas modalidades esportivas em competições locais, regionais e interestaduais. Após ficarem tanto tempo em casa em função da pandemia, os adolescentes e jovens estão atuantes neste ano, conquistando medalhas e troféus.

A coordenadora do programa global Escolas2030, Luci Nakamura enfatiza as conquistas, “os avanços tecnológicos são próprios dessa geração de estudantes, contudo, o uso excessivo da internet não é saudável. É preferível que os adolescentes atuem também em atividades culturais e esportivas”.

Destaques

Entre os destaques das últimas semanas, a estudante Heloísa Ferreira de Souza, do 3º ano do ensino médio, foi vice-campeã de Taekwondo no campeonato do centro-oeste. E o estudante Matheus Yuji Arakaki, também do 3º ano do ensino médio, foi campeão de kickboxing na cidade de Bauru/SP.

Ambos treinam em academias fora do âmbito escolar e mesmo assim a unidade escolar os valoriza, pois, segundo a diretora adjunta Selma de França Carvalho Vieira, “a escola é uma incentivadora dos esportes, pois os adolescentes e jovens passam a ter um estilo de vida mais saudável, além de serem motivo de orgulho a partir de suas conquistas desportivas”.

Nessa semana, o nosso time feminino de voleibol abrilhantou os Jogos Escolares em Três Lagoas e subiram ao podium como vice-campeãs, com o treinador Adilson da Silva Machado Alquimin Gonçalves, que realiza os treinamentos após o horário de aulas do vespertino em projeto promovido pelo Fundesporte. “E mesmo sendo a primeira turma de treinamento deste ano, nossas meninas brilharam em quadra”, relata diretora Selma de França Carvalho Vieira.

Adersino Junior, SED/MS


Superintendentes da Secretaria participam de feira sobre Educação e Tecnologia em São Paulo

16.05.2022

O superintendente de Tecnologia, Bruno Marques, e a superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), Osvany Gundim, participam, desde a última terça-feira (10/5), do Congresso Bett Brasil, em São Paulo. O evento, que está em sua 27ª edição, reúne especialistas do setor educacional e gestores de escolas públicas e particulares de todo o país. 

Neste ano, o tema geral da Bett Brasil é “Cocriando a Educação do Futuro”. A ideia é colaborar para o debate de assuntos como inclusão, diversidade, gestão educacional, Novo Ensino Médio e novas tecnologias. Entre os palestrantes, constam nomes como Cláudia Costin, Anna Penido, Ricardo Henriques, Maria Helena Guimarães de Castro e Augusto Cury.

“Participar do evento Bett Brasil 2022 com a temática “Cocriando a Educação do Futuro” tem contribuído para ampliar as reflexões acerca das inovações necessárias, no sentido de atender às perspectivas de futuro, nos âmbitos pedagógico e tecnológico, assim como, na identificação de possibilidades que podem contribuir para vencermos os inúmeros desafios encontrados no cenário atual”, relata a superintendente de Ensino Médio, Osvany Gundim, sobre o evento.

Já para o superintende de Tecnologia, Bruno Marques, a participação tem contribuído para a abrangência de temáticas que já vem sendo discutidas, como, por exemplo, o uso da tecnologia no pós-pandemia. 
“Momento enriquecedor no compartilhamento das inovações, tecnologias e ações que estão sendo implementadas e projetadas visando a melhoria da Educação”, ressalta.

Bett Brasil

A Bett Brasil é um evento da série global Bett Show, da Hyve Group, e que visa discutir o futuro da Educação e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos. Anualmente, reúne mais de 270 empresas, 30 startups e 30 mil participantes da comunidade educacional de toda a América Latina. 

Neste ano, a feira conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), da Microsoft, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp) e da União dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo (Undime/SP).


Projeto da Educação voltado ao Esporte promove Inclusão

16.05.2022

Erica Rocha Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Delcides Ferreira de Moraes, de Caldas Novas, tem deficiência física congênita e participa, pela primeira vez, do Projeto Desporto Educa na modalidade voleibol feminino juvenil/atletismo juvenil paralímpico. Classificada no atletismo, a estudante irá disputar a fase estadual dos Jogos Estudantis de Goiás.

A jovem, de 16 anos de idade, até então, não havia participado de nenhum dos jogos escolares. De acordo com ela, o interesse em ingressar nos esportes surgiu após a apresentação do projeto Deporto Educa em sua escola. O projeto, do Governo de Goiás, é implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação.

Conforme explica Erica Rocha, a deficiência física de má formação congênita na perna direita e nas mãos, de certa forma, a deixava receosa quando o assunto era esportes. “Eu nunca tinha pensado em participar dos Jogos Estudantis, mas foi com o incentivo e o apoio da professora Marilene que eu consegui. Posso dizer que o esporte, sobretudo o vôlei, me despertou uma confiança extraordinária”, ressalta a estudante.

A Inclusão

Marilene Maria Porto, a grande apoiadora de Erica, é professora de Educação Física, Arte, Ensino Religioso e Projeto de Vida, no Cepi Delcides Ferreira de Moraes. Segundo a professora, a estudante foi inserida no grupo e bem recebida assim que a procurou com o interesse de participar. Marilene afirma que a preocupação da estudante em razão da deficiência foi descartada de imediato.

“Acho de extrema importância a Inclusão nas atividades, claro que de forma acompanhada e com equidade. Incluir e oportunizar vivências a todos é muito importante e válido. São trocas de experiências, em todos os sentidos, que levam os alunos a analisarem o todo de forma diferente”, ressalta a professora Marilene.

Projeto Desporto Educa

A proposta do projeto Desporto Educa é promover o desenvolvimento dos estudantes da rede pública estadual de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, em modalidades esportivas. O objetivo principal do Desporto é contribuir para o treinamento dos estudantes com vistas à participação deles nos jogos escolares dentro e fora da unidade escolar, assim como promover a formação integral do aluno, buscando combater o sedentarismo e ampliando a interação, a Inclusão e a disciplina entre os jovens estudantes.

Jogos Estudantis

Os Jogos Estudantis de Goiás são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, com o objetivo de promoverem a prática de esportes nas escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas. Os jogos são divididos nas categorias infanto (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nas quais os atletas passam por até 5 fases em toda a competição: interclasse (optativa); municipal (sob demanda); intermunicipal; regional; e, estadual.

 


Etapa Estadual da CONAE 2022 será realizada em junho

16.05.2022

A etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022) será realizada em Goiânia, nos dias 28 e 29 de junho. O evento, coordenado pelo Fórum Estadual de Educação, contará com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação de Goiás (Uncme) e do Conselho Estadual de Educação (CEE-GO).

Nesta edição, a CONAE tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”. A intenção é que, a partir do tema, os participantes possam revisitar os planos municipais e estaduais de Educação, avaliando novas perspectivas e as possibilidades de mudança para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

Desde março estão sendo realizadas as etapas municipais e intermunicipais da Conferência. A etapa nacional, coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), está prevista para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022. 


Secretaria busca referência em evento de tecnologia e inovação para fortalecer a educação em Mato Grosso

16.05.2022

Equipe de profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (13.05), a sua participação no Bett Brasil 2022, que ocorreu no Transamerica Expo Center São Paulo. O evento tem como foco a utilização da inovação e da tecnologia para o fortalecimento da educação no país.

Além de debates, palestras e oficinas, a conferência conta com vários expositores e visitantes, sendo a oportunidade ideal para conferir as novidades relevantes do setor, conhecer pessoas, se atualizar nos processos de ensino-aprendizagem, além dos produtos e serviços que devem ditar tendências para a educação.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o momento foi estratégico, pois a Seduc-MT, desde 2020, já adota a inovação e uso da tecnologia no ensino-aprendizagem, gestão escolar e, principalmente, na recuperação da aprendizagem. “No evento, vimos que Mato Grosso está na vanguarda. Todos os nossos parceiros do Sistema Estruturado de Ensino, Mais Inglês, Socio Emocional, Educação Financeira, da qualificação, das tecnologias digitais, só para citar alguns, estavam presentes na Bett 2022”, observou.

Participaram do evento secretários adjuntos da Seduc, três representantes das Diretorias Regionais (DREs) e dois gestores de unidades escolares.

Segundo a secretária adjunta de Gestão Regional da Seduc, Alcimaria Ataides da Costa, foi gratificante ver que muitos dos produtos apresentados já fazem parte da rotina da Rede Estadual de Ensino. “As mesmas ferramentas pedagógicas e de gestão, das quais usamos em Mato Grosso e que fortalecem o sistema de ponta a ponta, estão sendo mostradas aqui. Nossa equipe teve contato com cerca de 270 marcas expositoras e trocou experiências com dezenas de palestrantes que são referências do setor educacional”.

Clailton Lira Perin, Diretor Regional de Educação Polo Alta Floresta, apontou que a tendência é adotar ainda mais a tecnologia na educação. “Estamos em um caminho sem volta, onde os painéis digitais, tablets e os chromebooks estarão cada vez mais presentes na rotina escolar”. Para ele, as tecnologias dão suporte a escolas, professores, sendo colocadas à serviço do aprendizado.

Diretor da Escola Estadual Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda, Edir de Oliveira viu no evento uma excelente oportunidade de troca de experiências e de networking. “Aproximamos os elos da cadeia educacional. Foi positiva a nossa participação para que a educação pública em Mato Grosso flua ainda mais e se desenvolva a cada ano”.

O tema do evento, “Cocriando a Educação do Futuro”, foi um dos itens que chamou atenção de Valdelice de Oliveira, secretária Adjunta de Gestão Escolar. “Esse futuro já acontece. Já vivenciamos essa realidade na Seduc e foi gratificante reforçar essa prática vendo centenas de propostas desenvolvidas por empresas e startups. Ainda há opositores ao uso da tecnologia na educação, mas é impossível inovar mantendo um formato tradicional de gestão ou de ensino sem dar a devida importância a esse novo momento do qual também somos atores”, finalizou.


Projeto “Ouvidoria vai à escola” realiza visitas em unidades de ensino da Região Metropolitana de Salvador

13.05.2022

O projeto “Ouvidoria vai à escola”, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), vem realizando visitas às escolas estaduais para promover escuta e discussões com os estudantes sobre o funcionamento da Ouvidoria da SEC e outras temáticas. A iniciativa pretende promover o fortalecimento da democracia participativa nas escolas com o envolvimento da comunidade escolar na gestão e promoção da melhoria da qualidade da educação.

Nesta quinta-feira (12), as equipes finalizaram a agenda da semana com visitas nos municípios de Camaçari e Barra do Pojuca, com ações no Colégio Estadual Angiolina Teixeira de Souza, Colégio Estadual Barra de Pojuca, Colégio Estadual Cidade de Camaçari e no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador. Layde Maria, que é professora de Linguagens e suas Tecnologias do Colégio Estadual Barra do Pojuca, tem 20 anos como servidora pública e analisa a iniciativa como uma ação positiva. “Este é um movimento significativo em se tratando da escutatória do aluno e professor. A ação fortalece o protagonismo juvenil com voz e faz com que eles se sintam cidadãos na ação educacional.”

A estudante Geovana Barbosa, 19, que faz o 3º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Barra do Pojuca, disse que o projeto é uma oportunidade para incentivar a expressão dos jovens. “A Ouvidoria dá a oportunidade para os alunos e funcionários estarem expressando suas opiniões sobre alterações necessárias em nosso ambiente escolar. Com a equipe da Ouvidoria aqui na unidade, o Estado pode ver de perto as nossas demandas e dialogar conosco sobre como podemos melhorar. Isso é muito importante para todos nós”.

Nesta semana, também  foram realizados encontros nos municípios de Lauro de Freitas, Itaparica e Mar Grande, nas seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Juracy Magalhães Júnior, Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães, Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano, Colégio Estadual Desembargador Júlio Virgínio de Santana, Colégio Estadual Kleber Pacheco, Colégio Social de Portão, Colégio Estadual Américo Simas, Centro Estadual  de Educação Profissional em Tecnologia , Informação e Comunicação de Lauro de Freitas e Colégio Estadual Américo Simas.

A ouvidora adjunta, Adriana Barreto, falou da importância da iniciativa. ”O projeto tem realizado a escuta aos estudantes e percebemos que as comunidades têm se constituído como uma ferramenta de gestão e têm colaborado para pensar as ações políticas públicas voltadas para resolver as demandas locais. Nas visitas, também apresentamos programas importantes como Educar para Trabalhar, Bolsa Presença e Dignidade Menstrual. A ação amplia o poder de escuta estadual e agrega a comunidade. Com isso, fortalecemos a cidadania e o protagonismo juvenil”.

A Ouvidoria da Educação pode ser acessada através do telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail: ouvidoria@educacao.ba.gov.br. Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado, acesse as redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br ou o site: www.ouvidoria.ba.gov.br.


Alunos de Escola Estadual em Cuiabá participam de palestra sobre cyberbullying

13.05.2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Governador José Fragelli, que funciona na Arena Pantanal, participaram nesta segunda-feira (09.05) projeto Nosso Judiciário.

Seis turmas de alunos do 1º, 2º e 3º ano ouviram informações sobre diferença de Juizados Especiais e Justiça Comum, Juizados Cível e Criminal, práticas restaurativas, Direitos do consumidor, estrutura do Judiciário, justiça gratuita e cyberbullying (bullying realizado por meio das tecnologias digitais).

O servidor Neif Feguri, acompanhado pelo colega Antônio Cegatti, conversou com cerca de 150 alunos, de 15 a 17 anos. Os estudantes receberam a cartilha “Como funcionam os Juizados Especiais”. De acordo com o servidor, que atua há oito anos no projeto Nosso Judiciário, esses adolescentes já nasceram conectados, somado a isso o Marco Civil da Internet é uma lei recente o que pode causar confusão sobre os limites do uso das ferramentas digitais.

“Infelizmente, grande parte dos adolescentes não sabem usar de forma correta ferramentas como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter. Eles precisam ser orientados para não as usar para ameaçar outras pessoas, praticar crime racial ou cyberbullying. Eles têm que ter responsabilidade ao usar as redes sociais”, afirmou.

O coordenador da Escola Governador José Fragelli, Alexandre Moreno Espíndola, lembrou que os estudantes passaram por uma semana de discussão sobre saúde mental, pois nesse período pós-pandemia há relatos de crises de pânico, situações de bullying e cyberbullying entre eles. “Essa palestra se falou sobre o crime cibernético veio muito ao encontro daquilo que a gente está fazendo na escola”, revela. “Estamos chamando as famílias, conversando com os estudantes também. Os professores fazem várias dinâmicas, palestras sobre temas como abuso, bullying, e sobre a pressão que eles estão sofrendo, principalmente sobre o Enem”, cita.

“Essa união entre justiça e escola para tratar de assuntos do cotidiano deles é muito importante. Muitas vezes vão buscar essas informações em lugares que não são adequados. Agora com a informação saindo da escola será disseminada até as famílias”, avalia o coordenador.

O aluno do 2º Ano, Guilherme Ramos Nepomuceno, 16 anos, foi um dos participantes do projeto. Filho de advogado tem familiaridade com o judiciário e acredita que todos devem saber dos seus direitos. “Achei muito importante porque tem muita gente que não sabe seus direitos e acaba sofrendo algumas penalidades que não precisam por conta de não saber aquilo”.


Escola Militar e Juizado Ambiental fazem plantio em Parque de Várzea Grande

13.05.2022

Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Militar Tiradentes Tenente Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, de Várzea Grande, promoveram o plantio de mudas de árvores do cerrado no Parque Municipal Bernardo Berneck, no bairro Jardim Paula I, na Cidade Industrial na manhã desta quarta-feira (04).

Antes, na unidade de ensino, eles ouviram as palestras da engenheira florestal do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Rosiani Mendes Carnaíba e de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (Semmadrs/VG) sobre conscientização ambiental.

O Juvam Cuiabá também promoveu a distribuição de mudas de árvores frutíferas para os estudantes. “Fomos convidados e não poderíamos deixar de participar dessa atividade que é uma oportunidade de ampliarmos a conscientização da população. Além da palestra sobre arborização promovemos o plantio simbólico na escola, de espécie em vaso e distribuição de 140 mudas”, afirmou Rosiani.

As atividades fazem parte do projeto da escola Tiradentes que concorre na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, a “Restaura Natureza”, promovida pela rede WWF desde 2007 e consiste em realizar ações relacionadas à restauração de ecossistemas, que vão de plantio, uso de tecnologia a campanhas de engajamento social.

“A ideia de participar da Olimpíada surgiu com a professora de Ciências da Natureza. Ela descobriu na internet essa competição nacional que despertou o interesse da garotada e que ao mesmo tempo deixa um legado para a escola. Até o momento, em Mato Grosso, apenas a nossa escola militar de Várzea Grande participa da competição com as escolas de outros estados”, contou o professor de Geografia e coautor do projeto, Plínio Costa.

A professora de Ciências da Natureza, Ildegarda Magalhães, que teve a iniciativa de inscrever os alunos da competição nacional, explica que a Restaura Natureza é uma competição colaborativa escolar do WWF-Brasil alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). “Essa olimpíada é voltada para estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Aqui na escola eu apresentei a proposta para as quatro turmas do 7º Ano, e 23 alunos se mostraram interessados em participar. Iríamos fazer o plantio das mudas na própria escola, mas como há um projeto de reformar a unidade, os participantes optaram por realizar o plantio no Parque Berneck”, contextualizou.

A professora revela que a Restaura Natureza coloca a escola como elemento central para a formação de uma nova consciência com hábitos sustentáveis, e reconhece a comunidade escolar como local de desenvolvimento de estilos sustentáveis de vida e para que a ideia saísse do papel, precisou buscar parcerias. “Para esta atividade conseguimos o apoio de uma empresária que doou o lanche para os alunos terem um dia especial, o governo do Estado que abraçou a ideia, a Secretária de Meio Ambiente do Estado e da prefeitura de Várzea Grande. Mas nada seria possível sem o Juvam, que foi quem nos doou as mudas”, enfatizou Ildegarda.

A gerente de Educação Ambiental de Várzea Grande, Adriana Alves, avaliou a parceria com o Juvam de suma importância para mais essa ação na Cidade Industrial. "O Juvam tem sido o nosso grande parceiro no fornecimento de mudas, já que o município tem dificuldades de consegui-las, e ainda promove a palestra de educação ambiental. Os alunos aprendem sobre preservação, o que é arborização, qual que é a importância do plantio e da conservação das árvores. Eles acabam sendo multiplicadores do conhecimento, levando para casa o que aprendem aqui”.

Texto de Rui Matos com Assessoria do Tribunal de Justiça 


Estudante fica em 1° lugar em concurso nacional de redação

13.05.2022

O estudante Francisco Davi da Silva Pereira, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, localizada no município de Sobral, ficou em 1° lugar no concurso nacional de redação do Programa Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal. Nesta edição, o tema proposto foi “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para participar de uma vivência legislativa, em Brasília, que ocorrerá no período de 27 de junho a 1º de julho próximos. Na capital do país, os jovens simularão a atuação dos senadores, numa legislatura com quatro dias de duração.

O processo começará com a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e terminará com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa. Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei.

“O tema foi sensacional. Quando eu vi, me identifiquei de primeira, pois amo tudo o que envolve a área de humanas. No momento em que vivemos, é essencial entendermos os erros do passado, para não repeti-los no presente. Essa contextualização joga luz no debate sobre uma sociedade mais justa e um futuro melhor para as próximas gerações. Devemos ter consciência do país que queremos, que não pode ser bom apenas para um grupo, mas sim para todo o nosso povo”, enfatiza Davi.

Conteúdo

Além da participação nas aulas de História e Sociologia na escola, o jovem revela ter se preparado para o concurso por meio do acompanhamento de palestras, debates e vídeos produzidos por historiadores.

“Sempre me interessei por programas como o Jovem Senador. Em 2020, concorri ao Parlamento Jovem Brasileiro (PJB - programa da Câmara Federal) e bati na trave. Acho que o desejo de representar um estado tão valoroso como o Ceará, terra de grandes figuras históricas como Rachel de Queiroz, Belchior e outras, foi um ponto a mais de estímulo para a minha dedicação. Terra da luz, tenho certeza de que a gente vai brilhar muito!”, ressalta o estudante.

Vivência

A viagem a Brasília vai ser a primeira experiência de Davi fora do Ceará. O jovem reside em Meruoca, município localizado a 18km de Sobral. O prêmio inclui passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção. Cada jovem senador ganha, ainda, um notebook. Os professores orientadores das redações escolhidas acompanham os estudantes a Brasília e também são premiados com notebooks.

Kátia Alves de Sá, professora de Sociologia da EEEP Lysia Pimentel, acompanhou Davi durante a jornada de estudo e elaboração do texto. A educadora reconhece o potencial interdisciplinar e pedagógico do programa, que tem como princípio o incentivo à educação para a democracia.

“Esperamos que mais estudantes possam sentir-se motivados a participar nas próximas edições e que mais professores possam incentivar jovens a compreenderem as questões educativas do campo político. Estou muito feliz pelo Davi, por esta oportunidade única que teremos, em fazer parte do Jovem Senador, que é um programa muito importante para o desenvolvimento político dos jovens brasileiros”, observa.

Processo

A redação de Davi foi selecionada em um total de 93 inscrições no Ceará. O processo de escolha teve início em novembro de 2021. A comissão avaliadora da Secretaria da Educação (Seduc) indicou três produções como finalistas para a seleção no Senado. Além do vencedor do concurso, foram indicados os estudantes Davi Lee Oliveira de Castro, da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, e Thiago Batista da Silva, da EEEP Edson Queiroz, em Cascavel.

Davi Silva incentiva outros estudantes a também participarem de ações como o Jovem Senador. “Acredito que hoje temos um grande problema, a juventude anda meio desacreditada da política. Mas, a gente tem que mostrar que isso tem jeito. Cresci ouvindo que a minha geração será a responsável por transformar esse país. Se a mudança que nós tanto queremos não está naqueles em quem nos inspiramos, é porque a força de realizar essa transformação está adormecida dentro de nós. Basta que a gente desperte. Bora lá, jovens!?”, convoca o vencedor do Programa.

Ceará tem histórico de excelência

Em 2019, o estudante Alan Alves Henrique Ferreira, da Escola de Ensino Médio (EEM) Carminha Vasconcelos, localizada no município de Morrinhos, ficou em 2° lugar nacional no concurso de redação do Programa Jovem Senador.

Em 2018, a estudante Ivana de Sousa Brandão, da EEEP Adriano Nobre, em Itapajé, foi vencedora do certame em âmbito estadual e, com isso, teve a oportunidade de ser coautora de uma sugestão legislativa, que prevê a inclusão do princípio do respeito à diversidade no ambiente escolar. Em maio do ano seguinte, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado acatou a sugestão e a transformou em projeto de lei.

Texto - Bruno Mota


Educação do Amazonas entrega kits pedagógicos, impressoras e computadores para povos indígenas Hexkaryana e Marubo

13.05.2022

A Secretaria de Educação entregou 25 computadores, duas impressoras e 15 kits de materiais pedagógicos escolares para os povos indígenas Hexkaryana e Marubo, nesta quinta-feira (12/05). Os povos vivem nos municípios de Nhamundá e Atalaia do Norte, respectivamente. A ação irá beneficiar 720 estudantes da rede estadual e municipal de ensino. 

A entrega foi realizada após uma reunião com 20 representantes do Povo Hexkaryana e mais dois representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), na sede da secretaria. Os recursos visam auxiliar as comunidades indígenas das regiões do Baixo Amazonas e Alto Solimões. 

Ao todo, serão 720 estudantes da rede escolar indígena contemplados, que estudam em 56 anexos escolares. Os povos beneficiados são os Povos Hexkaryana; Kanamary; Mathis; Mayoruna; Marubo; Kulina e Matsés. Os materiais vão auxiliar as comunidades  nos estudos e impressão de documentos para a Educação Escolar Indígena. 

O gerente da Educação Escolar Indígena, Alcilei Vale Neto, do Povo Mura, reforça a importância da comunicação entre os representantes e a secretaria. “Os territórios indígenas estão localizados em espaços longínquos, então a logística de entrega de materiais é difícil, mas a secretaria viabiliza a entrega, disponibilizando os recursos necessários para os estudos dos alunos”, diz o gerente.    

Foto: Divulgação/Seduc-AM


Estudantes da rede estadual do Amazonas realizam espetáculo linguístico em escola na zona oeste de Manaus

13.05.2022

A Escola Estadual Fueth Paulo Mourão, localizada na zona oeste de Manaus, realizou, nesta quinta-feira (12/05), o espetáculo “Linguagens: um olhar artístico sobre os contos fantásticos”. Com o objetivo de estimular o aprendizado de Língua Portuguesa e Artes por meio de atividades culturais e interativas, mais de 400 estudantes participaram da iniciativa. 

As professoras de Língua Portuguesa Maria das Graças Balieiro, Rebeca Carvalho e Aline Paiva, e a professora de Artes Ana Bárbara Teófilo, tiraram a ideia do papel visando auxiliar os estudantes com uma forma de aprendizado interativo, realizando a intervenção pedagógica por meio de contos clássicos infantis. 

Os estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, aprenderam os conteúdos no primeiro bimestre do ano, cujos conteúdos focaram em textos, roteiro teatral e classes gramaticais, além de práticas artísticas, como a confecção de fantoches. Por meio dos contos, os alunos relacionaram temas sociais como respeito, gentileza e bullying nas peças teatrais com fantoche e leitura de poemas.

Maria das Graças, uma das professoras idealizadoras, comenta que o projeto de intervenção é voltado ao melhor desempenho e conhecimentos dos estudantes a partir do que eles gostam e se interessam. 

“Ele surgiu a partir da dificuldade dos alunos em aprender e desenvolver a disciplina de Língua Portuguesa, então como essa geração é muito ligada ao ver, à tecnologia e não ao o ouvir, planejamos esse espetáculo com contos e histórias que eles gostam para poder despertar a aprendizagem de uma forma diferente”, diz a professora. 

A estudante Grazielle Souza, de 13 anos, diz que ficou contente em participar da iniciativa e apresentar a história “A Bela e a Fera” com os colegas.

“No começo foi meio difícil, mas depois quando começamos a fazer os trabalhos, montar tudo, todo mundo junto foi muito legal. Hoje estávamos muito nervosos para apresentar a história da “A Bela e a Fera”, mas tudo foi incrível, ver tanta gente que gostou dos fantoches e riu com a gente foi maravilhoso”, disse Souza. 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc 


Escola estadual promove oficina de produção visual com estudantes do Ensino Médio

13.05.2022

Os estudantes da Escola Estadual (EE) José Carlos Martins Mestrinho, localizada no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), terão acesso a uma experiência inovadora a partir da produção artística. Isto porque a unidade escolar promove a “Oficina de produção visual com desenho realista”, a partir do dia 13 de maio, na biblioteca da escola. 

A oficina é realizada pela Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara, por meio do projeto Sociedade e Cultura. A atividade visa  aguçar o senso crítico e cultural dos estudantes por meio da arte e será ministrada pelo artista Nadson Victor, ex-aluno da EE José Carlos Martins Mestrinho. 

No decorrer das oficinas, os alunos irão aprender técnicas de desenho realista e o pleno conhecimento dos materiais específicos dessa criação. Idealizador e condutor do projeto, o professor Rafael Neves explica que a iniciativa busca promover uma educação humanizada e transformadora, construindo formadores de opinião. 

“O projeto visa causar uma transformação sociocultural na vida dos alunos, bem como oferecer um espaço lúdico e dinâmico, onde se prevaleça uma troca de experiências por meio do diálogo e da coletividade”, reforçou o educador. 

Após dois meses de atividades, os estudantes poderão expor os trabalhos produzidos durante a oficina.

Foto: Arquivo pessoal 


Transporte gratuito alivia orçamento das famílias em Manaus

13.05.2022

Iniciado em fevereiro deste ano, o Passe Livre Estudantil tem garantido o acesso ao transporte coletivo a crianças e adolescentes de Manaus. Construído pelo governador Wilson Lima, em parceria com o prefeito David Almeida, o programa atende alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual e municipal, que têm direito a até 44 passagens mensais gratuitas.

Uma reivindicação histórica de movimentos estudantis, a gratuidade na passagem representa um alívio no orçamento das famílias mais pobres, que são o foco do programa. Moradora do bairro da Paz, a estudante Alicia Reyes, de 16 anos, pega quatro ônibus por dia para ir às aulas no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, no bairro Compensa, na zona oeste.

“Como a escola é de tempo integral, eu gasto muito com lápis e caderno, então utilizo esse dinheiro para comprar isso e também para o meu uso, como comprar coisas de higiene”, explica Alicia.

Da mesma escola, o estudante Simon Cardoso, 16, lembra que já perdeu aulas por não ter dinheiro para pegar ônibus. “Tem momentos que a gente não tem dinheiro para pagar passagem, mesmo pagando meia”, disse o estudante.

Com o benefício, além de garantir o transporte dos alunos para a escola, a ação também aumentou a possibilidade de locomoção dos estudantes para atividades extracurriculares. Como um curso fora da escola, uma atividade entre os alunos fora do ambiente escolar, como bem explica o estudante Lucas Pena, da recém-inaugurada Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no Alvorada.

“Isso ajuda muito no meu dia. Eu pego ônibus todo dia para vir para escola e ir para minha casa, ir também para outros lugares, como um curso, ir para a casa de um colega fazer trabalho. É maravilhoso, o dinheiro que eu gastava nos ônibus, eu pude fazer outro tipo de coisas que aumentasse muito a minha produtividade no dia a dia”, afirmou Pena.

Cadastro – Para consultar a situação cadastral de seu cartão, os alunos devem acessar o site www.estudantes.manaus.am.gov.br. Os usuários novos, que nunca tiveram cadastro junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), devem solicitar a emissão do cartão. O agendamento ocorre por meio do site www.sinetram.com.br ou pelo aplicativo Cadê Meu Ônibus.

Para retirar o cartão, basta se dirigir ao posto selecionado, portando documento de identidade ou certidão de nascimento. Nos casos de menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável.

Em casos de gratuidade negada, os responsáveis pelo estudante devem procurar o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Como funciona? – Com o Passe Livre Estudantil, o estudante tem direito a até 44 passagens mensais, não cumulativas, proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições de ensino. A escola frequentada pelo estudante deve se localizar dentro do município de Manaus, sendo que a distância entre os endereços da escola e da residência do estudante não pode ser inferior a 1 quilômetro.

FOTOS: Arthur Castro, Bruno Zanardo e Tácio Melo/Secom


Mais de 6 mil estudantes da rede estadual já participaram do projeto ‘Fazenda Escola’, do Governo do Amazonas

13.05.2022

Em prol do desenvolvimento sustentável e aprendizado sobre os animais e a natureza, o projeto prioritário do Governo do Amazonas, “Fazenda Escola”, já contemplou mais de 6 mil estudantes da rede estadual. Nesta quarta-feira (11/05), 150 estudantes da Escola Estadual Arlindo Vieira dos Santos, localizada na zona norte de Manaus, participaram do projeto na  Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus. 

Voltado a alunos dos 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, o “Fazenda Escola” leva a experiência e vivência da natureza e dos animais de forma prática às crianças, com conhecimentos focados ao setor primário como semear plantas, alimentação e conhecimentos sobre animais rurais, passeios a cavalo e pelas plantações, entre outros. 

Ao todo, 51 escolas da rede já participaram do projeto e replicaram os conhecimentos nas salas de aula, com trabalhos interativos, redações, painéis culturais e incentivo ao cuidado com a natureza, por meio das mudas de plantas recebidas na fazenda. 

Katriny Aguiar, professora de Artes da EE Arlindo Vieira, reforça a importância da atividade com os alunos. “Como passamos o dia a dia na escola, os alunos costumam ficar entre quatro paredes, então ter esse diferencial, passar o dia na fazenda, é muito bom, pois eles aprendem sobre os animais e as plantas que veem nos livros, ganhando conhecimentos sobre ciência de forma divertida”,  diz a professora.  

A estudante Ana Clara Alves, de 11 anos, conta que ficou feliz por vivenciar um dia em uma fazenda com os colegas e interagindo com os animais. “Eu gostei muito de passar o dia na fazenda, conheci muitos animais e plantas, como a vaca, o cavalo e o búfalo, e pude aprender sobre eles e tocar neles também”, entrega Ana. 

Projeto – A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima, em julho de 2021, e que tem investido R$ 400 milhões em projetos prioritários para as redes públicas de ensino do estado. Ao todo, 43 mil estudantes de Manaus e dos municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba deverão participar do projeto da Seduc.

Camila Souza, técnica ambiental da Secretaria de Educação, diz que a pasta pretende alcançar 100% de visitas dos estudantes no projeto até novembro. “Nós da Secretaria de Educação, junto do Governo do Estado, já atendemos mais de 30% da rede estadual e pretendemos, até novembro, alcançar 100%, incluindo os municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba”, diz a técnica. 

Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc


Novo Ensino Médio da rede estadual é apresentado no maior congresso de educação da América Latina

13.05.2022

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, apresentou, nesta terça-feira (10/05), a experiência da rede estadual com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Congresso Bett Educar, em São Paulo. O evento, que retomou as atividades presenciais após dois anos, é considerado o maior encontro de educação, tecnologia e inovação da América Latina e, nesta edição, trouxe o tema “Cocriando o Futuro da Educação”. 

O modelo do Amazonas foi apresentado na programação do Fórum de Gestores, ao lado da experiência da rede estadual de São Paulo, que foi levada pelo ex-secretário estadual de Educação do Amazonas, Rossieli Soares. 

Durante a palestra, Kuka Chaves destacou a implementação da proposta curricular e pedagógica da rede estadual, iniciada com o ano letivo de 2022, que já contempla as mudanças previstas pelo Novo Ensino Médio.

De acordo com a secretária, um dos destaques no processo foi a implementação de uma proposta curricular que contempla as peculiaridades da região e dos estudantes amazonenses. 

“O Amazonas é um dos estados que têm conseguido avançar na implementação graças ao bom trabalho técnico feito pelas nossas equipes multidisciplinares. Desde 2019, temos desenvolvido a nossa proposta com foco em ofertar o melhor aos nossos estudantes. É um desafio constante, mas tem feito a diferença investir em profissionais da rede para construir esse novo momento”, destacou a secretária. 

Desde o início do ano letivo, 316 escolas estão implementando o NEM no Amazonas, sendo 118 unidades em Manaus e 198 nos municípios do interior. Cerca de 68 mil estudantes da 1ª série estão cumprindo o novo currículo. 

Além de falar da arquitetura do NEM, Kuka Chaves destacou os desafios e as novidades na rede estadual, além dos investimentos feitos nas área pedagógica e estrutural pelo Governo do Estado.

Proposta – Na red estadual, o NEM é composto pela Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. A implementação está sendo realizada de forma gradativa, iniciando pela 1ª série da modalidade. Até 2023, toda a rede estadual vai seguir o novo currículo. 

Bett Educar –  O evento  começou nesta terça-feira (10/05) e vai até a próxima sexta-feira (13/05), com público estimado em 30 mil pessoas. Mais de 270 marcas expositoras estão confirmadas na feira de negócios e mais de 260 palestrantes que são referências do setor educacional participam do Congresso Bett Brasil e do Fórum de Gestores. 

Foto: Divulgação | Consed


Professores da rede estadual do Amazonas recebem treinamento para uso de impressora 3D e equipamentos de robótica em escolas

13.05.2022

Aprender, ensinar e multiplicar. Esta é a proposta do treinamento para professores das seis escolas que já receberam o Espaço Maker, do projeto “Fazer para Aprender”. As atividades práticas para o uso impressora 3D, artigos de marcenaria, realidade aumentada, robótica foram realizadas durante dois dias, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Lopes, na zona norte de Manaus, e encerraram nesta terça-feira (10/05). 

O Projeto integra o programa Educa+Amazona e visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.

Os educadores foram preparados para atuar nos espaços das suas unidades que, até o momento, somam seis escolas. Ainda neste mês, mais 15 escolas de tempo integral vão receber os espaços. A previsão é que 100 escolas de tempo integral recebam a iniciativa.

A professora da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Arminda, Flávia Azevedo, afirma que o espaço estimula a criatividade dos alunos. “Esse treinamento nos oportunizou a aprender um pouco mais sobre várias ferramentas e, assim, despertar no aluno a criatividade do inventar, em que a gente pode proporcionar aos estudantes outras possibilidades de ensino”, disse a educadora. 

Já o professor Carlos Alexandre, que atua no Ceti Dariana Correa Lopes, explica que o laboratório da escola já está preparado para receber os estudantes. 

“Nós estamos fazendo um curso de capacitação envolvendo robótica, programação, e tivemos um pouco de marcenaria. Está sendo bem proveitoso, porque todos esses materiais estão disponíveis aqui na escola, e agora nós estamos aprendendo a utilizar com os alunos”, pontuou Carlos. 

Novo Ensino Médio – O uso do Espaço Maker permite a autonomia dos alunos e a imersão nas práticas pedagógicas, o que está alinhado no modelo do Novo Ensino Médio, sendo um projeto de apoio para o NEM.  

A pedagoga Jeanne Silva, que integra a Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), diz que o uso do Espaço Maker chega para vincular os conteúdos curriculares que estão na BNCC com a prática pedagógica.

“Hoje, está acontecendo a formação para os multiplicadores do conhecimento que será executado no laboratório. Aqui os professores estão atentos ao uso da impressora 3D, os instrumentos de robótica e outros, tudo com o intuito de tornar o aluno protagonista”, finalizou Jeanne.

Fotos: Drance Jézus e Irailson Valente / Seduc 


Banda Escolar Magalhães Barata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Belém

13.05.2022

Um dos mais tradicionais espaços de aprendizagem da capital paraense, a Escola Estadual Magalhães Barata teve sua banda marcial reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Belém. A proposição, de autoria da vereadora Enfermeira Nazaré, foi sancionada pelo prefeito Edmilson Rodrigues e transformada na Lei nº 9.744, de 06 de abril de 2022, passando a fazer parte da Legislação Municipal.

O grupo de fanfarra é composto por estudantes da escola e, atualmente, vem sendo coordenado pelos ex-alunos, Pedro Brabo, Rubens Santos, Manoel Baia e Heronilson Medeiros. A equipe que gerencia a banda afirma estar muito feliz em fazer parte dessa história, trabalhando pela musicalização de jovens e que valorizam o empenho de todas as pessoas que contribuíram e continuam dando relevância ao projeto desenvolvido no “Magalhães Barat

Para o diretor da escola, Jerônimo Bahia, o interesse em reconhecer a banda nesse nível surgiu após suas tradicionais apresentações nos desfiles escolares na Semana da Pátria. “Os ex-alunos, que foram do grupo musical, até hoje continuam levando a paixão por esse projeto e também tiveram grande envolvimento para esse reconhecimento. Tudo isso só foi possível depois de muitas conversas, coletâneas, vídeos, até que fomos condecorados pela Câmara Municipal e Prefeitura de Belém”. 

Ainda segundo o dirigente, a comunidade escolar se sente muito honrada pelo reconhecimento. “Essa conquista é fruto de um trabalho árduo e comprometido de alunos e ex-alunos que já perdura há vários anos.  Durante todo esse tempo, a Banda da Escola Estadual Magalhães Barata sempre participou de grande concursos estaduais e municipais no estado do Pará e, além de ter muitas vitórias, ajudamos a transformar a vida de muitos jovens, tendo em vista a vulnerabilidade dos bairros adjacentes, mas a escola rompeu seus muros e sempre trabalhou para aproximar alunos e a comunidade”, complementou. 

A gestora da 4ª Unidade Seduc na Escola (USE), Andréa Libório, destacou que a banda desta escola já era considerada histórica. “Parabenizo o diretor Jerônimo Bahia, que junto com a comunidade escolar, constituiu um documento que ao ser acolhido pela Câmara Municipal de Belém, a instituíram como patrimônio imaterial, algo que representa um marco no cenário das escolas da rede pública estadual, que acreditam na música como elemento de transformação de cada indivíduo e da sociedade em geral”, ressaltou.

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Educação reúne supervisores para debater avaliações do Programa Sucesso Escolar

13.05.2022

A equipe da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF), da Secretaria da Educação (Sedu), coordenou reunião com os supervisores escolares das Superintendências Regionais de Educação (SRE), nessa quinta-feira (12), para dialogar sobre o processo avaliativo e possíveis cenários de aprovação/reclassificação no âmbito do Programa Sucesso Escolar (PSE). 

A reunião teve como propósito dialogar, de forma mais específica, sobre o processo avaliativo dos estudantes no PSE, em consonância com as Portarias nº 002-R, de 17 de janeiro de 2022, e, 168-R, de 23 de dezembro de 2020. 

A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rafaela Possato, e a subgerente de Desenvolvimento Curricular, Márcia Queiroz, ambas da Secretaria da Educação, reforçaram o caráter processual e formativo da avaliação, considerando também a aprendizagem qualitativa das habilidades essenciais do 6º, 7º e 8º ano do Currículo Diferenciado do Programa. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata