Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Goiás abrirá novas turmas do projeto Alfabetização e Família

25.05.2022

O projeto Alfabetização e Família, do Governo de Goiás, lançado em 2019 para alfabetizar jovens, adultos e idosos, abrirá novas turmas neste ano. Desta vez, a iniciativa atenderá pessoas não alfabetizadas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Inhumas e Goianira, podendo alcançar mais de 6 mil goianos.

O objetivo é universalizar a alfabetização da população com 15 anos ou mais, em conformidade com a meta 7 do Plano Estadual de Educação (PEE). Segundo dados de 2019 do Instituto Mauro Borges (IMB), há 285 mil analfabetos funcionais em Goiás. A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Até agora, 421 goianos se formaram no curso e aprenderam a ler, escrever e fazer cálculos básicos de matemática. 

Superação

No município de Matrinchã, a salgadeira Aparecida Líbano, de 59 anos, também conhecida como tia Cida, aprendeu a soletrar e formar palavras depois de 52 anos sem estudar. Ela deixou de frequentar a escola aos sete anos: “Então eu não sabia ler, mas eu nunca tinha reclamado disso, nunca tinha falado nada, porque eu tinha vergonha. Às vezes até chorava de vergonha”, relatou.

Aparecida está aprendendo a ler e escrever durante o curso do Governo de Goiás: “Para mim esse curso foi muito importante. Eu estava tão entusiasmada que só pensava na escola. Eu me interessei muito porque nunca tinha feito aquilo. Mas fui começando a soletrar, aprendendo a formar as palavras e vi que eu conseguia”, afirmou.

Alfabetização e Família

O curso Alfabetização e Família é totalmente presencial e gratuito, tem duração de 4 a 6 meses, com seis horas de aula por semana, e inclui a entrega de livros didáticos e materiais escolares como caderno, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor e lápis de escrever. As próximas aulas devem ser iniciadas na segunda quinzena de julho. Para se inscrever, o cidadão deve entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, pelo telefone: (62) 3243-6764.

Foto: Seduc

Legenda: Turma do projeto Alfabetização e Família do Governo de Goiás, em Alvorada do Norte

Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás


Governo abre processo seletivo interno para profissionais da Educação

25.05.2022

O Governo do Amapá lança edital de seleção interna com 200 vagas (cadastro de reserva) para diretores (as), diretores (as) adjuntos (as) e secretários (as) escolares. O certame é exclusivo para profissionais efetivos do quadro do magistério público estadual e do Ex-Território do Amapá.

Os selecionados irão atuar nas Escolas do Novo Saber, distribuídas pelos municípios do estado. As inscrições são online e presenciais.

As vagas são para os munícipios de Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Macapá, Macapá - Bailique, Mazagão, Pedra Branca, Pracuúba, Santana, Serra Do Navio, Tartarugalzinho, Vitória Do Jari.

Acesse o edital, AQUI!

Os candidatos devem ter o conhecimento prévio da metodologia pedagógica e de gestão adotada nas Escolas do Novo Saber, que podem ser encontradas clicando aqui. 

Diferente dos Processos Seletivos anteriores, dessa vez, a Comissão Organizadora irá aos municípios para aplicar a prova, não sendo necessário que os candidatos se desloquem até a capital, Macapá.

O regime de trabalho para atuar nas escolas de ensino médio de tempo integral é de quarenta (40) horas semanais.

Inscrição

Para Macapá e Santana, as inscrições serão feitas online, até as 23h59 do dia 4 de junho de 2022. Faça sua inscrição, AQUI!

Para os demais municípios as inscrições ocorrerão presencialmente, de acordo com o item 12 do edital. Os prazos de inscrição e entrega de documentos variam de acordo com o município.

Os critérios e documentação para cada vaga podem ser encontrados no edital, disponível no site da Secretaria de Estado da Educação, www.seed.ap.gov.br.

Escolas do Novo Saber

O programa Escolas do Novo Saber foi implementado em 2017. Atualmente, são 30 escolas oferecendo esse modelo de ensino expansivo. O Governo do Amapá junto com a sua Secretaria de Educação, vem reformando e ampliando escolas para que as demandas advindas desse modelo de ensino sejam subsidiadas.

Por: Bárbara Ribeiro


Programa Escola Aberta para Cidadania está com o processo de adesão aberto até dia 30 de maio

25.05.2022

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que está aberto, até o dia 30 de maio, o processo de adesão das escolas estaduais ao Programa Escola Aberta para a Cidadania. As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) deverão repassar para a assessoria do Programa na Seduc a relação com os dados das instituições de ensino e a partir disso as escolas serão avaliadas.

Entre os requisitos para aderir estão: estar situada preferencialmente em áreas de vulnerabilidade social; oferecer o Ensino Fundamental completo, Ensino Fundamental e Médio ou Ensino Médio; possuir matrícula de, no mínimo, 200 estudantes; e contar com Círculos de Pais e Mestres (CPMs) ativos e regulares. A listagem final das novas escolas será divulgada em 01 de junho.

Escola Aberta para Cidadania

O Programa Escola Aberta para a Cidadania possibilita a abertura da Escola à comunidade aos finais de semana, desenvolvendo oficinas planejadas de acordo com as peculiaridades e necessidades de das escolas públicas estaduais, priorizando o protagonismo juvenil, a integração da escola com as famílias dos alunos e a comunidade, redução da evasão escolar e dos índices de violência, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura para a paz.

Atualmente a rede Estadual conta com 95 Escolas Abertas para a Cidadania, mantidas com Recursos do Governo Estadual, mediante celebração de Termo de Colaboração com os Círculos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas.

Considerando a pandemia causada pelo vírus COVID-19, o Programa precisou ser ressignificado, passando assim a ser realizado em modelo híbrido a partir do desenvolvimento de conteúdos e criação de ambientes no espaço virtual.

Em 2022, o Programa Escola Aberta para a Cidadania completou 19 anos de atividades desenvolvidas na rede estadual com muito êxito na apresentação dos resultados.


Encceja 2022 inscrições podem ser feitas até dia 4 de junho no site do Inep

24.05.2022

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 iniciaram nesta terça-feira, 24, e terminam no dia 04 de junho. O objetivo do Encceja é avaliar as competências, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. 

As provas serão aplicadas em todo o país e estão marcadas para acontecer no dia 28 de agosto. Para o ensino fundamental é necessário ter acima de 15 anos. Para o ensino médio ter mais de 18 anos.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reforça que este ano não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

Conforme a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Elizete Viana Paixão, o exame é uma ferramenta de formação humana e educacional. “O Encceja vem de encontro às necessidades daqueles que, por algum motivo, não concluíram a educação básica. O exame permite obter a certificação, seja para buscar melhores colocações no mercado de trabalho ou para cursar o nível superior”, frisou.

Edital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 36, de 12 de maio de 2022, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Encceja 2022. Confira o edital Encceja 2022: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-maio-de-2022-400307253

Provas 

Os inscritos passarão por quatro provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas, além de uma redação. As provas são divididas entre várias áreas de conhecimento.

Ensino Fundamental: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação; História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Tocantins

No Tocantins, as provas serão aplicadas nos municípios de: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas Do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema Do Tocantins, Palmas, Paraíso Do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

 Odenice Rocha/Governo do Tocantins


Colégio estadual em Camaçari revitaliza biblioteca e implementa estágio para estudantes   

24.05.2022

Estudantes do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, no município de Camaçari, estão envolvidos em um projeto que alia a revitalização da biblioteca da unidade escolar e a implementação do estágio voltado para os estudantes do curso técnico de nível médio em Logística. Através destas ações, a escola contabiliza resultados positivos, que passam pela viabilização do estágio curricular aos alunos do referido curso; reabertura e pleno funcionamento da biblioteca; e promoção de uma série de atividades de incentivo à leitura.  
 
Idealizado pela bibliotecária e professora de Sociologia, Deise Luz, o projeto propõe a realização do estágio, que permite que estudantes de Logística atuem na própria escola, no espaço da biblioteca escolar. Por causa da pandemia, a iniciativa só foi implementada no segundo semestre de 2021. “Desde então, 13 estudantes realizaram estágio, habilitando-se à formação como técnicos de nível médio em Logística. Atualmente, estamos no segundo grupo de estagiários, composto por 16 alunos, e caminhamos para o terceiro grupo, já selecionado e prestes a iniciar. A previsão é de atendermos, até o final do ano, 80 estudantes”, relata a educadora, que atua também como orientadora de estágio.
 
A adesão e interatividade dos estudantes na biblioteca da escola, revela Deise Luz, têm sido marcantes, tornando o espaço vivo, dinâmico, bonito e atraente.  “É nítida a dedicação dos estagiários, que demonstram compromisso e responsabilidade, aliados à ludicidade, leveza e descontração. É nítido, também, o desenvolvimento de laços de afeto com a biblioteca e a leitura, tanto por parte dos estagiários quanto dos estudantes que buscam o espaço para fazer empréstimos dos livros, para ler, ou simplesmente para estar num lugar tranquilo, bonito e colorido, descansar nos pufes ou fazer pesquisas.  A ideia é que realizemos atividades culturais e projetos variados, construindo um calendário próprio, sempre alinhado com as atividades escolares e as necessidades de nossa comunidade”.

A estudante Tainara Santiago, 16, 2º ano do curso de Logística, atesta sobre a importância da revitalização da biblioteca e do estágio. “Vejo a revitalização da biblioteca como um benefício para todos os alunos, porque o espaço instiga a nossa curiosidade para a ação de ler. Com a leitura, desenvolvemos o nosso vocabulário e desenvolvemos nosso conhecimento. A cada dia exploro ainda mais as minhas habilidades. Eu acho isso incrível, pois o estágio na biblioteca vai muito além de apenas colocarmos projetos em prática, porque também exploramos o conhecimento e a criatividade. Estou achando uma experiência excelente e muito educativa”.

Ana Cordeiro, 15, também do 2° ano de Logística, considera a biblioteca um lugar de muitas oportunidades. “Nesse espaço a gente aprende coisas novas, se distrai com coisas boas e evolui como ser humano. A revitalização da biblioteca criou possibilidades para que os estudantes entrem no mundo da leitura, o que pode ajudar muito na vida acadêmica. Além disso, abriu as portas para o estágio, que serve como um treinamento para os técnicos da instituição. Eu, como estagiária, digo que é uma experiência incrível aprender de uma forma leve e como aplicar os aprendizados em sala de aula. Sinto que evoluí bastante nesse tempo, com atividades que nos fazem ter uma noção de como é o mundo do trabalho e tomar como base para nosso futuro”, opina a estudante.

A biblioteca passou por uma reformulação visual a partir do trabalho da professora de Artes da escola, a artista plástica Márcia Julieta, que pintou as paredes com desenhos e frases inspiradoras que remetem à leitura e à educação, contando, no processo, com o apoio de estudantes e docentes parceiros. O trabalho pode ser visto no instagram da biblioteca (https://www.instagram.com/bibliotecadomascarenhas/), onde são postadas as ações culturais e os conteúdos educacionais e de estímulo à leitura.


Dia do Desafio mobiliza comunidade escolar nesta quarta-feira (25)

24.05.2022

Acontece, nesta quarta-feira, 25 de maio, o Dia do Desafio, um evento de incentivo ao esporte em prol da saúde e do bem-estar físico e mental realizado pelo Sesc/RS. Nesta edição, os colaboradores e gestores de todas as áreas da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) foram convidados a participar do Dia do Desafio através de uma ação dinâmica. A proposta envolve uma aula de dança a ser realizada na parte da tarde, às 14h. Para isso, a orientação é que os interessados em participar tenham um calçado confortável para executar as atividades.

Buscando incentivar a prática de exercícios físicos na comunidade escolar, as coordenadorias regionais de educação (CREs) foram convidadas, também, a participar do Dia do Desafio. Para participar, cada escola deve organizar 15 minutos de atividades físicas em cada turno de funcionamento da escola.

Cabe ao professor de Educação Física definir qual a atividade e, em acordo com a equipe diretiva da escola, organizar o momento para realizá-la, lembrando que é uma atividade extracurricular, não devendo estar vinculada à aula de Educação Física e que toda a comunidade escolar pode participar. O intuito é mobilizar toda a escola, alunos, professores de todas as áreas, equipe diretiva e demais funcionários que estiverem presentes no dia.

Concluída a atividade, a escola deve enviar ao Assessor (a) de Educação Física e Esporte Escolar da sua CRE os seguintes dados:

Descrição da atividade (indicando o tempo de atividade)

Número de pessoas participantes

Fotos e vídeos (se tiver registro)

Cada coordenadoria deve organizar a forma de recebimento desses dados que deverão ser enviados à Divisão de Inclusão Educacional e Transversalidades - Assessoria de Educação Física e Esporte Escolar por e-mail (jergs@seduc.rs.gov.br) até o dia 27 de maio.

Sobre o Dia do Desafio

Realizado desde 1995, o Dia do Desafio (DDD) envolve a participação de diversas cidades no mundo e tem por objetivo sensibilizar crianças, jovens e adultos para que insiram a atividade física como prioridade em sua rotina diária como parte do tempo que cada indivíduo dedica a si e à sua saúde, em particular.


Inscrições para o Escolha Certa seguem até 10 de junho

24.05.2022

As inscrições para o Escolha Certa ocorrem até o dia 10 de junho e estão disponíveis clicando aqui. A iniciativa tem o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho e ensino superior. A ação, que será realizada entre os meses de maio e dezembro deste ano, é destinada para os estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. 

PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI

Serão oferecidas quatro opções de trilhas de aprendizagem.  Em todas elas serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho.

A opção 1 contemplará somente os conteúdos já citados; a opção 2 terá também a preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva; a opção 3 contará com cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo; por último, a opção 4 trará a capacitação em Economia Criativa: artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação.

As aulas ocorrerão no formato híbrido, onde o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota. As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno  

No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas. O início das aulas está previsto para o dia 30 de maio.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender uma demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos após estarem formados.  

“Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia e na área da Educação não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, explica.

Capacitações com instituições parceiras

Os alunos que se inscreverem no Escolha certa terão indicação e acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que almejam. Entre os parceiros da Seduc estão o SEBRAE, o SENAI, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.


Educação do Pará promove ginástica laboral para qualidade de vida dos servidores

24.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (23), o Projeto “Ginástica Laboral” para servidores lotados no prédio-sede da instituição, em Belém. A iniciativa faz parte das ações propostas pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), para fortalecer as relações coletivas através de atividades que buscam garantir promoção à saúde, o bem-estar físico e mental. 

Foto: Divulgação

A ginástica laboral consiste em uma sessão de 10 a 15 minutos de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, que podem ser realizados frequentemente no local de trabalho, evitando a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Na estreia da ação, o professor de Educação Física, Jorge Paulo Silva, ministrou uma palestra para explicar como se dá o surgimento dessas lesões e a maneira de preveni-las.

Foto: Divulgação

A organização do projeto planeja levar a atividade para toda a Seduc, dentro e fora do prédio-sede. Neste primeiro dia, houve a apresentação de alguns exercícios de ginástica com os servidores, na sala multiuso do auditório Prof. Dionísio Hage, porém o início das atividades em definitivo está previsto para o próximo dia 30 de maio e ocorrerá de forma itinerante pelos setores.

Segundo a coordenadora da CAS, Larissa Castro, o setor trabalha para garantir a saúde dos profissionais da educação de modo geral. “Esse projeto vem para fazer com que o trabalhador se sinta valorizado no ambiente profissional. A gente acaba ficando robotizado no dia a dia e isso vai prejudicando a nossa saúde física ao longo do tempo. Portanto, o nosso objetivo é prevenir as doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida dos servidores em seu local de trabalho”, ressaltou.  

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom / Seduc)          

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Governo de Alagoas desobriga uso de máscaras nas escolas estaduais

24.05.2022

O uso de máscaras não é mais obrigatório nas escolas da rede estadual de ensino em Alagoas. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (23) em portaria publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) disponível no endereço www.imprensaoficial.al.gov.br.

A medida é consequência do avanço da vacinação contra a COVID-19 no estado. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atestam que, em Alagoas, até o dia 19 de maio, 72,6% da população elegível para a imunização (a partir dos cinco anos de idade) estava com o esquema de vacinação completo (as três doses).

“Todos os servidores da Educação estão completamente vacinados e fizemos uma campanha incansável pela vacinação dos nossos estudantes, seja disponibilizando ônibus para levar nossos alunos para os pontos de imunização ou estimulando a vacinação por meio do Cartão Escola 10. Não podemos esquecer ainda que adequamos a estrutura física de nossas escolas para garantir a segurança de toda a comunidade e seguimos rígidos protocolos sanitários. Agora, com o número de óbitos praticamente zerado em nosso estado, damos esse novo passo rumo à normalidade. Mas sem esquecer que o mesmo poderá ser revisto caso assim seja recomendado pelas autoridades de saúde”, explica a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

COVID-19 em Alagoas

Segundo dados da Sesau, 5,8 milhões de doses da vacina contra o COVID-19 foram aplicadas em Alagoas até o dia 19 de maio. Isso significa 67,14% da população total e 72,6% da população elegível para a vacina (a partir dos cinco anos de idade) imunizada com as três doses.

Na faixa etária de 12 a 17 anos – grupo predominantemente atendido pelas escolas da rede estadual -, o número de pessoas completamente imunizadas é 229.026. Se adicionarmos a este quantitativo a faixa etária de 18 a 19 anos, esse número sobe para 313.971. Esses dados podem ser conferidos no site https://www.saude.al.gov.br/covid-19/.


Inscrições para o Encceja 2022 começaram nesta terça-feira (24)

24.05.2022

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022) iniciam na terça-feira, 24, e serão realizadas de forma online.

O exame gratuito é destinado a jovens que não concluíram seus estudos na idade certa para cada nível de ensino.

Confira aqui o Edital do Encceja 2022 

Para participar do exame, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental; e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização da prova.

O interessado deverá se inscrever no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja até dia 4 de junho.

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

Provas do ensino fundamental:

 

Provas do ensino médio:

 

Cronograma do Encceja 2022 

     

Por: Caroline Mesquita


Programação do Educa SC é retomada com transmissão de aulas na TV aberta

23.05.2022

O EducaSC está de volta! Com dois canais transmitindo aulas na TV aberta o dia inteiro, o projeto que tem como objetivo oferecer apoio pedagógico à comunidade escolar catarinense foi iniciado a partir desta terça-feira, 24, para o ano de 2022. A retomada das transmissões teve início com uma entrevista de acolhimento aos estudantes que acompanham o canal, com a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, e da secretária adjunta, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra.

“A avaliação do projeto no ano passado é muito positiva, e hoje reiniciamos as transmissões em um contexto diferenciado. As atividades são complementares, no contraturno escolar, para que os nossos estudantes tenham mais uma possibilidade de acesso à informação, a conteúdos de qualidade, além de reconhecer e repercutir as boas ações realizadas nas escolas catarinenses”, afirma o secretário Vitor.

Após a abertura dos canais, as aulas voltaram a ser transmitidas a partir das 7h30, com aulas de Língua Portuguesa para os alunos do 6º ano, no canal com final .2, e do 8º ano, para os alunos no canal .3. Clique aqui para acessar a programação completa desta terça-feira.

“São dois canais de TV, sete dias na semana, 24 horas, com um conteúdo curricular tratado didaticamente para apoiar os estudantes no seu processo de aprendizagem. Temos a confiança que este projeto tem potencial para ampliar o repertório de aprendizado dos nossos estudantes. A gente observa que o conteúdo está conectado com a linguagem das crianças e dos jovens”, afirma a secretária adjunta Maria Tereza Cobra.

Conheça os canais

O EducaSC disponibiliza dois canais em TV aberta, com transmissões de blocos inteiros de aulas de apoio nos turnos da manhã, da tarde e da noite. O canal com final .2 exibe conteúdos para os alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, enquanto o canal com final .3 transmite aulas para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Clique aqui para saber como assistir aos canais na sua região.

Exibidas em sequência, as aulas têm duração entre 20 e 30 minutos. Transmitidos de forma inédita no período da manhã, os conteúdos são reprisados nos demais turnos e são disponibilizados no site do EducaSC no dia seguinte à transmissão. A exibição das aulas é feita por meio de uma parceria entre a SED e a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.

EducaSC na internet

Além dos canais de televisão, o projeto EducaSC possui também um portal na internet, que pode ser acessado neste link. No site oficial, a comunidade escolar catarinense acessa a programação completa dos canais, confere as aulas e demais conteúdos exibidos, faz o download de materiais pedagógicos complementares às aulas transmitidas e confere conteúdos exclusivos, como ações pedagógicas desenvolvidas em escolas da rede estadual, dicas de estudo e jogos educativos.