Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Educação da Bahia inicia aulas do Programa Educar para Trabalhar

14.06.2022

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (13), as aulas dos 43 cursos ofertados pelo Programa Educar para Trabalhar. As formações técnicas de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC) são realizadas na modalidade de ensino de Educação à Distância (EAD), em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), responsáveis pelas realizações dos cursos.

A estudante Auana Pereira, 17, que faz o curso técnico de nível médio em Administração, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão (CEEP) Severino Vieira, disse que gosta dos conteúdos de exatas e buscou o curso de Assistente de Contabilidade para aumentar o conhecimento e agregar no currículo. “A oportunidade me atraiu pelo assunto, adoro essa área profissional. Já tinha participado do programa Educar Para Trabalhar e foi muito bom. Com esse novo curso, minhas oportunidades de emprego vão aumentar”.

Eric Silva, 17, estuda na mesma unidade escolar e entrou no Educar para Trabalhar no curso de Auxiliar de Microbiologia. Para o estudante, a oportunidade também vai servir para definir seu futuro no Ensino Superior. “Quero expandir meu conhecimento sobre Biologia. Foi uma oportunidade que queria experimentar, porque, além do conhecimento, vou conseguir colocar mais competências em meu currículo, tornando-o mais atraente para as empresas. Ao decorrer do curso, ele será fundamental para que eu saiba se vou querer seguir essa área na universidade”.

Com aulas on-line, o Educar para Trabalhar é uma iniciativa do Governo da Bahia, no âmbito do programa Estado Solidário, para oportunizar novos conhecimentos para os estudantes, visando a sua inserção no mundo do trabalho. As vagas são gratuitas e voltadas para estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. Ao todo, o programa Educar para Trabalhar ofertou, desde 2021, 200 mil vagas como parte da política de expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica pelo governo do Estado.


Educação do Acre promove o projeto Caravana da Ciência nas escolas da rede estadual

14.06.2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e o Departamento de Inovações Educacionais, promove durante todo o mês de junho o projeto Caravana da Ciência, nas escolas da rede estadual.

O projeto iniciou na sexta-feira, 10, com ações na escola Tancredo de Almeida Neves, localizada no bairro da Glória, em Rio Branco, com oito turmas pela manhã e 11 turmas no período da tarde, atendendo cerca de 690 alunos nos dois turnos.

As principais atividades da Caravana da Ciência são: robótica (com e sem lego), automação, cine Ciência, ciência divertida, brincando com a ciência, jogos matemáticos, Internet das coisas, objetos inteligentes, oficinas de edição de foto e vídeos, palestra sobre segurança na Internet e cyberbullying, Astronomia dentre outras.

O objetivo da Caravana é oferecer suporte ao ensino das escolas da rede estadual com metodologias ativas, desenvolvendo ações do Departamento de Inovação dentro das escolas para que gestores, professores e alunos conheçam o que a Secretaria de Educação tem a oferecer.

O projeto piloto começou com dez escolas, atenderá cinco no mês de junho e mais cinco em setembro, fechando o projeto para avaliação e adaptação às realidades de cada escola.

O gestor da Escola Tancredo Neves, Laézio Lira, considera as atividades da Caravana da Ciência muito proveitosas, com assuntos inovadores, principalmente a robótica. “Nós vamos manter a robótica na escola, que é um projeto maravilhoso, só tenho a agradecer ao governo do estado, a SEE e ao Departamento de Inovações por ter trazido para a escola a Caravana como um projeto piloto e que deve circular por muitas escolas”,

A Caravana é um projeto contínuo e durante todo o ano de 2023 tem como meta atingir todas as escolas, fortalecendo o ensino, de acordo com a demanda que cada escola pede.

O projeto traz novas metodologias para auxiliar o professor a desenvolver melhor a sua sequência pedagógica e organizar suas aulas, para que o aluno possa aprender de uma maneira divertida e ativa, principalmente nesse período pós-pandemia que os estudantes passaram dois anos tendo aula on-line, seja pelo celular ou pelo computador.

“Nosso aluno é tecnológico e nós temos que fazer as nossas aulas também serem tecnológicas e inovadoras. Nós temos que acompanhar o processo, não dá mais para voltar. O nosso papel de Inovação é dar suporte ao ensino das nossas escolas”, explicou a professora Raquele Nasserala, chefe do Departamento de Inovações.

No sábado pela manhã, a Escola de Ensino Médio Professor Sebastião Pedrosa, localizada no Segundo Distrito, será a próxima escola contemplada com as ações da Caravana da Ciência.

O Departamento de Inovações Educacionais promove a Caravana da Ciência já se preparando para a 8ª Mostra Viver Ciência, que tem como tema A Ciência a Serviço da Vida, com essas ações e muitas outras atividades envolvendo as escolas.

A Viver Ciência deste ano contará com um ônibus da Caravana da Ciência que dará suporte às escolas distantes, no transporte dos alunos para participar da Viver Ciência, durante a realização da mostra.

 

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes


Wilson Lima anuncia laboratório de robótica em escola estadual de Urucará

14.06.2022

Laboratório atenderá público pelo projeto ‘Fazer para Aprender’

O governador Wilson Lima anunciou, no último sábado (04/06), mais uma unidade do Espaço Maker. Dessa vez, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Pedro Falabella, no município de Urucará – a 261 quilômetros de Manaus – foi a unidade escolhida para receber o espaço. Só neste mês, 20 laboratórios serão entregues em todo o Amazonas.

O Espaço Maker é o local onde são feitas as práticas do projeto “Fazer para Aprender”, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. No laboratório, os alunos poderão experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática. 

Durante o anúncio, o governador destacou que o espaço é equipado com materiais que fazem a diferença no dia a dia. “É um laboratório em que a molecada terá acesso a tecnologia de ponta, eles terão acesso à impressora 3D. Os alunos terão a oportunidade de ter acesso às tecnologias na escola pública, no ensino público, e eu fico muito feliz de poder proporcionar isso para os jovens”, disse Lima. 

O governador frisou, ainda, que a impressora 3D será um projeto inovador no futuro da educação. “A impressora é algo revolucionário. No futuro, não tão longe, os alunos poderão pensar em um desenho, em uma peça de xadrez e poderão imprimir isso. Chegará um momento em que, se você perder a tampa do controle remoto, você poderá ir no computador e imprimir uma nova. É esse tipo de tecnologia que os estudantes terão acesso na rede pública”, assegurou.

Novo Ensino Médio – Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual desenvolverão metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Espaços Makers entregues – Ao todo, serão 100 laboratórios entregues para a rede estadual. Em junho, o Governo do Amazonas fará a entrega de 20 unidades. Desse total, seis unidades serão destinadas ao interior nos municípios de Tefé, Benjamin Constant, Codajás, Manacapuru, Iranduba e, agora, em Urucará. Outras três unidades já estão em funcionamento em Manaus: na EETI Maria Arminda, no Ceti João dos Santos Braga e no Ceti Dariana Correa Lopes. 

Fotos: Tácio Melo /Secom


Governo cede veículos para transportar estudantes das redes estadual e municipal

14.06.2022

Em razão do regime de colaboração entre Estado e municípios, o Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) cedeu 13 ônibus adquiridos por meio do Programa Federal Caminhos da Escola para quatro municípios do interior. Os termos de cessão de uso foram assinados na manhã desta segunda-feira, dia 13. 

“Precisávamos chancelar essa parceria com os municípios para facilitar a vida da sociedade roraimense. Hoje o Governo do Estado está cedendo esses veículos para o transporte de alunos das redes estadual e municipal, em busca de atender de forma integral os estudantes que necessitam desse serviço”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita. 

Foram disponibilizados dois ônibus para Pacaraima, quatro para o município do Cantá, dois para Uiramutã e cinco ônibus para Normandia. Os veículos vão atender juntos uma média de 800 estudantes das duas redes. 

Assinaram os documentos nesta manhã o secretário de Educação e Desporto Nonato Mesquita, o secretário municipal de Educação do Cantá, Kennedy Leite, o secretário municipal de educação de Normandia, Abraão Oliveira Silva e o vice-prefeito de Uiramutã, Jeremias Souza. 

“Hoje temos uma dificuldade muito grande com transporte escolar e essa parceria vem fortalecer esse serviço. Teremos um impacto muito positivo no transporte dos alunos. Agradecemos ao Governo do Estado e a Secretaria de Educação por ceder esses veículos junto às prefeituras para que possamos ter um atendimento efetivo e mais próximo para os estudantes”, destacou Kennedy Leite. 

Sobre o Termo de Cessão de Uso 

De acordo com o Termo de Cessão de uso, os municípios se comprometeram em utilizar os veículos de forma exclusiva para o transporte escolar, se responsabilizando pelo condutor e também pelo combustível. 

Além disso, também se comprometem em zelar pelos veículos, arcar com despesas de manutenção, pagamentos de licenças, seguros e multas e outros encargos do veículo. Também devem permitir a fiscalização do veículo pela Seed a qualquer tempo e responsabilizar-se por infrações cometidas na utilização dos veículos. 

A Seed fica com a responsabilidade de dar publicidade ao Termo de Cessão de Uso e fica autorizada a realizar periodicamente inventários, auditorias e manutenção, com base na garantia de fábrica, quando necessário. O Termo tem vigência de 12 meses, sendo prorrogável por igual período. 

O secretário Nonato Mesquita informou que devem ser efetivados novos Termos de Cessão de Uso com outros municípios do Estado a fim de efetivar o serviço de transporte escolar e garantir o atendimento a um maior número de estudantes. 

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Rebeca Bastos/ Secom


Governo de Sergipe inicia IV Conferência Estadual de Educação

14.06.2022

O Governo de Sergipe, por meio do Fórum Estadual de Educação, realizou, na manhã desta segunda-feira, 13, no Teatro Tobias Barreto, a abertura da IV Conferência Estadual de Educação, etapa que antecede a Conferência Nacional de Educação, sob o tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A Conferência Estadual de Educação acontecerá até o dia 15 de junho. 

O representante do Ministério da Educação, Alexsander Moreira, afirma que o direito à educação deve acontecer em regime de colaboração a partir das conferências subnacionais. “Cabe ao Ministério da Educação monitorar e avaliar o Plano Nacional de Educação, mas esse plano só pode ser avaliado e monitorado começando pelo ente subnacional: municipal, estadual e distrital. Essa conferência é de extrema importância para que possamos juntos olhar para o novo plano, mas só é possível avaliar para o novo plano se prestarmos atenção para esse plano decenal que termina agora em 2024”, disse, referindo-se ao tempo de vigência de dez anos do Plano Nacional de Educação. 

Durante a abertura, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que visa a nortear o planejamento da Rede Pública Estadual de Ensino, tendo como base políticas públicas para uma educação que promova a inclusão, equidade e a qualidade, motivo pelo qual são realizadas as conferências municipais, intermunicipais, estadual e federal de educação. 

“Nós somos parte de um sistema estadual de educação, e no Saese foram avaliados os estudantes de escolas municipais e estaduais, cuja ideia é avaliar a qualidade do ensino e fomentar a solidariedade. Esse é o espírito que esperamos que presida essa conferência, tendo em mente que a educação é feita por todos, com empenho e dedicação, sobretudo com o comprometimento e engajamento de todos. Parabéns aos que lutaram e lutam pela concretização e realização dessa conferência”, frisou Josué Modesto. 

Nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2022, os delegados sergipanos irão representar o Estado na Conferência Nacional de Educação, momento em que se concretiza a elaboração do documento final para a próxima década. O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Manoel Humberto Gonzaga, destaca que o espaço deliberativo atende a uma demanda que se constituiu em uma reivindicação histórica da comunidade educacional deliberada na Conferência Nacional de Educação de 2010. 

"Juntos trabalhamos e alcançamos patamares elevados para a educação, a exemplo da realização das Conferências Nacionais de Educação de 2014 e de 2018. Temos, portanto, a obrigação de identificar as reais necessidades, cooperando com as demandas dos estados e dos municípios brasileiros, priorizando a educação e tendo-a como principal ferramenta para a promoção da qualidade social que tanto almejamos alcançar. É assim que estamos trabalhando no Fórum Nacional da Educação”, relatou Manoel Humberto Gonzaga. 

De acordo com a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Jociela Morais, o Plano Nacional de Educação é a espinha dorsal que permite efetivar as políticas públicas nas escolas. “O Plano Nacional de Educação é a espinha dorsal para que possamos trabalhar de forma efetiva nas nossas escolas. Nós precisamos ter um norte, e com os planos municipais, estadual e o Plano Nacional de Educação, nós conseguimos tê-lo. Nesse processo, o que o deixa empolgante é este momento que nós estamos aqui hoje, porque não é um documento feito por terceiros; é um documento feito por quem constrói a educação. Por isso, estamos nos unindo nesse momento para defender a educação, para reavaliar as metas e o quanto elas precisam ser ajustadas para um novo Plano Nacional de Educação”. 

O prefeito do município de Salgado, Givanildo Souza Costa, esteve presencialmente no evento e destacou a importância de participar da Conferência Estadual depois de ouvir a comunidade educacional local sobre as demandas municipais. “Tenho certeza de que essa conferência trará uma bagagem para nossa equipe técnica aplicar no nosso município e melhorar a condição do ensino. Nossos indicadores não são bons, mas a equipe está comprometida e buscando todas as oportunidades para poder alavancar esses resultados. A conferência também vai servir de base para que possamos estruturar o nosso município quando o assunto é educação. Dessa forma, melhorar o ensino é nossa prioridade e quero por meio desse evento mobilizar e motivar toda a equipe técnica juntamente com os alunos a  melhorar a capacidade do ensino do nosso município”, disse. 

Já o representante dos estudantes, o diretor de Grêmios da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Daniel Anjos, destacou a importância de a comunidade estudantil participar da Conferência Estadual com a finalidade de apresentar as pautas e reivindicações das juventudes e fazer propostas para a construção do Plano Nacional de Educação. “Hoje nós estamos aqui com alguns poucos estudantes, infelizmente, porque esse foi um espaço limitado por conta do momento atípico que é a pandemia, mas também esses estudantes que estão aqui passarão a mensagem para dizer que muitos querem um ensino regular noturno”, citou, referindo-se àqueles estudantes que precisam trabalhar durante o dia. 

A abertura da IV Conferência Estadual de Educação contou, ainda, com apresentações culturais, aprovação do Regimento da Conferência e palestra sobre o tema principal da conferência, ministrada pelo professor César Nunes, da Unicamp. A programação continua até esta quarta-feira, 15. 

Programação 

Na terça-feira, 14, pela manhã, acontecerá a discussão do Bloco 1 de Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com a professora Sônia Regina Victorino Fachini (Undime – SC), e com a participação do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana. Serão realizadas discussões de metas do PNE, divididas por blocos de debates, com os professores convidados Maria Dolores Alves Fortes (Ufal);  professora Júlia (Unicef); Darli de Amorim Zunino, coordenadora do FEE/SC, e professor Ivan Cláudio Siqueira (UFBA/CNE); Elizabeth Guedes, presidente da ANUP e membro do FNE; e professor Valter Joviniano de Santana Filho, reitor da UFS; e com Gerson dos Santos Sicca, conselheiro Substituto do TCE/SC.

Pela tarde haverá o debate sobre “O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social”, com o professor Ítalo Francisco Curcio, educador, membro do FNE, representante da ABIEE. No dia do encerramento (15/06), o debate será sobre o tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”, com Alexandre Le Voci Sayad, educador, jornalista e escritor, codiretor da Aliança Internacional da Unesco para a educação midiática.

Outro eixo de discussão será sobre “Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”, com o senador Flávio Arns, em transmissão gravada em vídeo. O encerramento será feito pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. Pela tarde a conferência continua com a plenária final, leitura e aprovação do Documento Final, e eleição e homologação de Delegados para a Conae Nacional.


Governo de Goiás paga ajuda de custo a 45 mil servidores da Educação

14.06.2022

Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo de Goiás concederá ajuda de custo aos profissionais da educação. O valor, calculado de forma proporcional aos meses trabalhados e à carga horária de cada servidor, visa reconhecer a importância e a excelência dos serviços prestados pelos professores e servidores administrativos lotados na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em todo o Estado.

O benefício a ser creditado na conta dos servidores será de R$ 1.415,00 (para 20 horas), R$ 2.122,50 (para 30 horas) e R$ 2.830,00 (para 40 horas).  No total serão destinados cerca de R$ 120 milhões para garantir o pagamento. A expectativa é de que a ajuda de custo alcance cerca de 45 mil trabalhadores. 

“No início do meu governo, fiz um compromisso com a secretária da Educação. Disse a ela que tudo que fosse economizado pela boa gestão, eu reinvestiria na Educação. Comunico, neste momento, que em mais um ano, estamos pagando o bônus a todos os servidores. Uma boa notícia para todos vocês”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Ação continuada

A primeira ajuda de custo aos servidores da pasta foi liberada em dezembro de 2020. À época, o investimento atingiu a marca de R$ 92,1 milhões. No final de 2021, um novo repasse foi efetuado como incentivo à aquisição e adoção de tecnologia. Os investimentos foram de R$ 120 milhões. No mesmo ano, o governador Ronaldo Caiado criou o Auxílio-Aprimoramento Continuado, no valor de R$ 500,00 mensais por servidor. 

Nos meses de dezembro de 2021 e janeiro deste ano, os trabalhadores da educação receberam ainda, pela primeira vez na história, um bônus por resultados. O aporte foi de R$ 161 milhões. "O governo não deixou, em nenhum ano, de conceder alguma coisa ao servidor. O importante é a valorização", reforçou a titular da Seduc, Fátima Gavioli.

Reajustes e progressões

Além das ajudas de custo, a atual gestão concedeu reajustes e progressões à categoria. Em 2020, professores efetivos PI e PII do quadro permanente e professores assistentes do quadro transitório tiveram aumento de 12%. Os professores em contrato temporário tiveram salários reajustados em 64%. Outro reajuste contemplou professores PI, PII, do quadro transitório e contratos temporários com aumento de 4,5%. Já professores PIII e PIV e servidores administrativos efetivos e em contrato temporário tiveram reajuste de 7,20%. 

Também foram concedidas progressões horizontais e verticais à categoria. Por determinação do governador, o Estado quitou mais de 30 mil processos de diferenças salariais antigas, o que corresponde à destinação de mais de R$ 78 milhões aos servidores.

Foto: Seduc 

Legenda: Servidores da educação receberão ajuda de custo de até R$ 2.830,00: valores incrementam pacote de ações para valorizar categoria

Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás


Educação retoma programa Aprender para Avançar (APA)

14.06.2022

Para promover a retomada do programa ‘Aprender para Avançar’ (APA), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, realizará dois eventos de apresentação do projeto que deve contribuir para a redução na distorção idade-série escolar. 

O ‘Aprender para Avançar’, voltado aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos), tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem e corrigir o fluxo escolar dos alunos em relação aos conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a continuidade dos estudos no percurso acadêmico compatível com a sua idade.

O primeiro evento ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 15/6, no Colégio Estadual Solon Amaral e a seguinte, no dia 20/6, no Colégio Estadual Murilo Braga, em Goiânia. As duas apresentações serão feitas no período vespertino, com início às 14 horas. 

Nova edição 2022 

O programa ‘Aprender para Avançar’, retomado no mês de abril, voltou a ser aplicado nas unidades escolares da rede pública estadual de ensino no final do mês de maio.  Até o momento, 21 coordenações regionais de Educação (CREs) já implementaram o APA em suas escolas, totalizando 55 turmas com alunos do Ensino Fundamental. 

Com a utilização da metodologia Telessala, um ambiente de aprendizagem, pesquisa e estudos, o programa possui uma matriz especial e conta com materiais próprios e avançados que são distribuídos por dois professores mediadores. Isso possibilita um vínculo, ainda maior, na relação professor-aluno. 

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, o programa deve, também, motivar os estudantes a continuarem os estudos e a terem sucesso na aprendizagem. “Projetos como o APA contribuem fortemente para o interesse na continuidade dos estudos e para a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. É um projeto muito importante por isso”, afirma a superintendente. 

As duas apresentações do APA serão realizadas para estudantes, professores, servidores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais e responsáveis e toda a comunidade escolar.


Secretaria da Educação promove palestra no ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’

14.06.2022

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), como outros órgãos, entidades e instituições em todo o mundo, congrega esforços com vistas a contribuir para o combate à violência contra a pessoa idosa. Neste sentido, a Seduc promove, na próxima quarta-feira, 15 de junho, uma palestra para lembrar o ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’. 

A ação, voltada aos servidores da Educação, será realizada no Auditório da Seduc, às 14h30, em Goiânia. A palestra será feita por Lisa Valéria Vieira Tôrres, coordenadora do Programa de Gerontologia Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e conselheira titular no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Goiás.

O ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’ foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. 

Imagem: Freepik (foto criado por jcomp - br.freepik.com)


Governo de Goiás inaugura duas novas escolas em Santo Antônio do Descoberto

14.06.2022

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (13/06), em Santo Antônio do Descoberto, dois colégios estaduais de padrão arquitetônico Século XXI: o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Santo Antônio do Descoberto, localizado na Vila Montes Claros II, e o Cepi Parque Estrela D’Alva XIII, instalado no bairro de mesmo nome. “Fiquei encantando com a ornamentação. Nenhuma escola particular tem esse padrão que estamos ofertando aos alunos aqui”, disse Caiado ao chegar no Cepi Santo Antônio do Descoberto. 

A unidade e o novo Cepi Estrela D’Alva XIII vão atender 770 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, em tempo integral. Para o governador, unidades neste padrão e totalmente equipadas influenciam na autoestima dos alunos que estarão mais preparados como cidadãos e para o mercado profissional. “Daqui a 10 anos, essas crianças e adolescentes vão escrever uma outra história em Santo Antônio do Descoberto”. 

“Uma escola de tempo integral traz espírito de aprendizagem, oportuniza ao aluno poder decidir seu projeto de vida”, disse a secretária de Educação, Fátima Gavioli. Ela conta que, em 2019, encontrou as duas obras paradas na cidade, sem perspectiva de entrega. As escolas começaram a ser construídas em 2013 e as obras se arrastaram até 2018, quando foram definitivamente paralisadas por falta de pagamento, na gestão passada. 

Em 2021, as construções foram retomadas, com investimento total de R$ 10,6 milhões, em convênio com o governo federal, sendo R$ 5.356.036,35 no Cepi Santo Antônio do Descoberto e R$ 5.394.815,50 no Parque Estrela D’Alva XIII. Cada colégio possui 12 salas de aula, quadra esportiva coberta, dois laboratórios de ciências, mediateca (biblioteca integrada ao laboratório de informática), cozinha, refeitório, banheiros, vestiário, auditório e bloco administrativo.

“Nossos alunos e a população não acreditavam mais. O senhor entrou, retomou as obras e, agora, as novas escolas são realidade”, disse o prefeito da cidade, Aleandro Caldato, em agradecimento ao governador. “Acabou a coisa velha, agora é um governo que faz”, completou Caldato. 

Falando em nome de todos os estudantes, Thaís Colaço, aluna da unidade do Parque Estrela D’alva XIII, disse que as escolas chegam após um período difícil de pandemia e, agora, representam uma oportunidade de estudar em tempo integral. “Estes Cepis vieram para mudar o futuro da gente e nos fazer ser a diferença”, disse a estudante.

Uniformes

Além da inauguração dos dois Cepis, o Governo anunciou o início da distribuição dos uniformes para alunos das escolas cívico-militares de Goiás. Com investimento de R$ 2,82 milhões, as fardas serão entregues a 7.112 alunos da Escola Estadual Cívico-Militar (ECM) José Monteiro (Padre Bernardo); ECM Caic José Elias de Azevedo (Santo Antônio do Descoberto); ECM Professora Lourdete de Fátima Paiva Surtir (Planaltina); ECM de Águas Lindas; ECM Maria Abadia Gomes Meireles Shinohara (Luziânia); ECM Céu Azul (Valparaíso) e ECM Cidade Ocidental.

Também estiveram presentes na inauguração dos Cepis o coordenador Regional das Escolas Cívico-Militares do Centro Oeste, do Ministério da Educação (MEC), comandante Júlio César Rocha; o vice-prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Lima Vendedor; o presidente da Câmara Municipal, Vandilson Felipe dos Santos; o deputado federal Adriano do Baldy; os deputados estaduais Wilde Cambão e José Barbosa da Silva (Zé da Imperial) e as coordenadoras regionais de educação de Águas Lindas, Solange Melo Gomes, e de Novo Gama, Carla Helena Moreno dos Santos Rosa. 

Fotos: André Saddi

Legenda 1: Governador Ronaldo Caiado inaugura duas escolas de tempo integral, padrão século XXI em Santo Antônio do Descoberto: unidades vão atender 770 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás 


Estudantes de Rio do Pires realizam sarau literário com obras da Literatura Brasileira

14.06.2022

Com leitura de obras literárias e apresentações musicais e teatrais, o Colégio Estadual Paulo VI, no município de Rio do Pires, realizou, nesta segunda-feira (13), o primeiro sarau literário da unidade de ensino. O projeto alcançou 155 estudantes dos turnos matutino e vespertino e teve como objetivo divulgar as obras clássicas da Literatura Brasileira; incentivar a leitura; difundir a arte; e descobrir talentos na comunidade escolar.

O estudante Rafael Henrique, 16, 2º do Ensino Médio, interpretou o personagem Augusto do livro "A moreninha" e relatou que literatura é uma das suas disciplinas prediletas. “Desde que comecei a ter aula de literatura, foquei em cada escola literária e, assim, fui aprendendo sobre cada movimento e suas características. Já estudei até o Romantismo e apresentei uma peça referente ao tema. O projeto é muito importante, auxilia na compreensão dos alunos e foi muito interessante ver os ensaios e a colaboração de todos. Percebi que a arte é uma ótima forma de inclusão dos estudantes no seu processo de aprendizagem”.

A estudante Mariana Almeida Oliveira,16,  2º do Ensino Médio, gostou do sarau e disse que o processo foi animado e criativo. "Fiz várias coisas, na peça “Iracema”, fiquei como figurinista, ajudei no cenário e interpretei o personagem Cuabi. O sarau ajudou na criatividade dos alunos, foi um desafio fazer os figurinos, apresentar os textos e fazer a peça. O projeto estimulou a leitura das obras e ajudou na compreensão do livro”.

De acordo com a gestora da unidade escolar, Liege de Cássia, o sarau surgiu como uma atividade complementar. “Tivemos a primeira edição do projeto e ficamos satisfeitos com os resultados. Os alunos foram orientados pelos professores a conhecerem e estudarem sobre a nossa literatura e seus principais autores. Trabalhamos com grandes obras, como “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo, e “Iracema”, de José de Alencar, entre outras representações sobre a Semana de Arte Moderna.  Ainda tivemos encenações de músicas com a Banda de Chico Buarque de Holanda”.
 
A professora de Literatura Brasileira, Maria Valéria Madureira, disse que a leitura prepara o estudante para desempenhar qualquer papel na sociedade e que o estudante foi protagonista em todo processo. “Alunos tímidos se destacaram nas apresentações e, a partir do sarau, os percebo mais ativos e engajados nas atividades propostas.  Os estudantes foram os responsáveis desde a escolha dos personagens até a apresentação do sarau. A participação começou com a leitura dos clássicos e, em seguida, com a elaboração de roteiros, ensaios e culminância com uma apresentação teatral”.


Educação recebe representantes do Unicef para discutir direitos de crianças e adolescentes

13.06.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu na tarde desta segunda-feira, 13, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com agenda voltada para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Tocantins. O encontro diplomático também contou com a participação de representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Cidadania e Justiça (Seciju).

O titular da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias e a organização. “O Unicef é um grande parceiro, pois nos mostra os objetivos que precisamos alcançar. E a integração com as outras secretarias é essencial para atingirmos essas metas”, afirmou.

O Unicef vem desenvolvendo uma série de ações junto aos municípios tocantinenses por meio do ‘Selo Unicef’, uma iniciativa que estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em cidades do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. 

A coordenadora do Unicef no Território Amazônico, Judith Léveillée, considerou positivo o resultado dos temas abordados no encontro. “A pandemia trouxe muitos problemas para as famílias e não podemos deixar que uma geração inteira de alunos perca a oportunidade de estudar e aprender. Estamos confiantes que podemos fazer uma grande diferença se trabalharmos juntos”, ponderou.
Outro assunto abordado na reunião foi a busca ativa escolar. A ação é desenvolvida pelos dois órgãos e tenta trazer de volta às escolas estudantes que, por algum motivo, abandonaram a educação durante a pandemia de Covid-19. 
Segundo o especialista em saúde do Unicef, Antônio Carlos Cabral, tão importante quanto isso é a busca ativa vacinal, que procura e orienta os alunos não vacinados, ou com a imunização incompleta, contra a doença. 

Willian Alves/Governo do Tocantins


Entrega de notebooks beneficia 117 professores Catarinenses da Região de Campos Novos

13.06.2022

O secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, realizou nesta sexta-feira, 10, a 32ª solenidade de entrega de notebooks a professores da rede estadual. No ato, foram contemplados 117 docentes efetivos da região de Campos Novos, com investimento de R$ 479,2 mil. Além disso, foram entregues 490 tablets e 18 carrinhos de recarga para os laboratórios de tecnologia da região, com mais R$ 488,6 mil investidos.

“É um entendimento do governador Carlos Moisés e da secretaria que a tecnologia precisa fazer parte do cotidiano de sala de aula, da dinâmica do professor, até porque, fora da escola, são estes os estímulos que os estudantes têm. Queremos tornar este ambiente mais moderno e atrativo”, afirma o secretário.

Foram beneficiados com a entrega dos notebooks os professores que atuam nos municípios de Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa. Participaram da solenidade os deputados estaduais Romildo Titon e Valdir Cobalchini; o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira; vereadores e demais autoridades locais.

Aprendizagens na Cultura Digital

Proposto pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), o programa Aprendizagens na Cultura Digital garante a entrega de notebooks a todos os professores da rede estadual de ensino. A iniciativa tem como objetivo facilitar as atividades dos docentes e tornar o ensino ofertado aos estudantes catarinenses mais atrativo.

O professor Marcelo Rinaldi, da EEB Heriberto Hulse, de Ibiam, agradeceu ao Governo de Santa Catarina pelo investimento para melhorar o trabalho dos docentes da rede estadual. "O dia de hoje é momento ímpar de nossas vidas. Muitos professores não tinham notebook, ou os que tinham usavam equipamentos antigos e tinham dificuldade de trabalhar", finaliza.

O programa garante os notebooks aos professores efetivos como doação, enquanto os profissionais ACTs ainda receberão os equipamentos em regime de comodato. A SED seguirá com o roteiro de entregas nos próximos dias, até que todos os professores da rede estadual sejam contemplados.

Já foram contemplados nas 32 entregas mais de 10 mil professores efetivos, com investimento parcial de aproximadamente R$ 42,5 milhões. Além de Campos Novos, os professores beneficiados até aqui atuam nas regiões de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Ibirama, Blumenau, Laguna, Araranguá, São Joaquim, Canoinhas, Mafra, São Bento do Sul, Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Braço do Norte, Brusque, Timbó, Taió, Curitibanos e Caçador.

Investimentos em laboratórios de tecnologia

As 17 unidades de ensino da região de Campos Novos receberam ainda mais 490 tablets e 18 carrinhos de recarga para seus laboratórios de tecnologia. O investimento para a entrega dos equipamentos, que somado chega a R$ 488,6 mil, beneficia mais de 5 mil estudantes.

Mais tecnologia nas escolas

Recentemente, o governador Carlos Moisés anunciou que o Estado vai instalar kits com lousa digital, projetor e computador em todas as salas de aula de Ensino Médio da rede estadual. A iniciativa tem como intenção fazer com que os notebooks doados aos professores possam ser conectados aos equipamentos instalados em sala de aula, garantindo a promoção de ações pedagógicas inovadoras, mais tecnológicas e atrativas.

Neste primeiro momento, os kits estão sendo instalados em 36 unidades escolares catarinenses, localizadas em todas as regiões do Estado. O investimento feito até aqui é de R$ 8,57 milhões, e até o fim deste ano, todas as 711 escolas catarinenses com Ensino Médio serão contempladas.


Alunos plantam árvores para sensibilizar comunidade sobre a preservação ambiental

13.06.2022

A educação ambiental faz parte do cotidiano das escolas da Rede Estadual de Ensino, enquanto na Semana Mundial do Meio Ambiente, de 31 de maio a 05 de junho, se torna atividade constante na maioria das unidades escolares. Essa ação permite uma consciência crítica da comunidade escolar acerca da das questões ambientais, sendo uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza.

Os 363 alunos da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, localizada no município de Nova Brasilândia (200 km de Cuiabá), foram à prática, em aula de campo, com plantio de mudas de arvores frutíferas para a produção de jabuticaba, limão, acerola, manga, cajá-manga, goiaba e graviola. As mudas foram plantadas no pátio da escola, no entorno das salas anexas e como opção de sombreamento ao Lar dos Idosos no município.

A atividade lembrou a importância dos cuidados com os recursos naturais. Além do plantio, por meio do projeto ‘Menino do Dedo Verde’, a escola desenvolveu com seus alunos uma série de cartazes, trabalhos manuais e leitura de poemas. “O projeto tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza, provocando mudanças de atitudes, formando novos hábitos em relação ao meio em que vivemos”, alerta professora Sonia Araújo.

O projeto será finalizado no dia 15 de junho, quando o Grêmio Estudantil promoverá uma gincana intercalasse sobre meio ambiente, com objetivo de potencializar a consciência sobre a preservação ambiental. “Vamos estimular outros projetos em breve. Plantar uma muda de árvore é maravilhoso e fundamental para a sobrevivência das espécies”, finalizou a professora.

Texto de Manoel Silva.


Governo de Sergipe divulga resultados do Idese

13.06.2022

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), informa que está disponível no Portal Seduc, o resultado do Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese). O indicador sinaliza, de forma sintética, a qualidade da educação pública, medida a partir do desempenho dos estudantes nos anos/séries avaliados. 

Em outubro de 2021, os estudantes de 2º , 5º , 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio foram avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, durante a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) nas redes públicas de ensino estadual e municipais. O resultado dessa avaliação e as informações do fluxo escolar, prestadas pelo Censo Escolar no final do mês de maio deste ano, formaram o Idese. Exclusivamente no 2º ano do Ensino Fundamental foi aplicado apenas o instrumental de Língua Portuguesa. 

O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, lembra que é a primeira vez que o Estado de Sergipe realiza uma avaliação subnacional, externa, em larga escala, obtendo assim a aferição dos níveis de alfabetização e de aprendizagem dos estudantes sergipanos. Portanto, a partir deste ano, de forma inédita, o Estado de Sergipe terá anualmente um indicador pedagógico como o Idese para mapear a qualidade do ensino e, sobretudo, calibrar e nortear o planejamento da Rede Pública de Ensino de Sergipe. 

“Com o cálculo do Idese, a nossa intenção é obter resultados que sirvam de subsídios ao planejamento das intervenções pedagógicas das escolas, formação continuada de professores e de dirigentes de redes e de escolas, análise dos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos, sobretudo em um momento após dois anos de pandemia da covid-19. O nosso olhar estará voltado para a construção de programas de melhoria da qualidade de ensino nas redes municipais e rede estadual e, finalmente, fortalecimento do regime de colaboração entre o estado e os municípios”, relatou Josué Modesto. 

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE), Joniely Cruz, explica que “os resultados do Idese são calculados por escola, município, estado e redes públicas (estadual e municipais), porém a divulgação está vinculada à participação dos estudantes no Saese. As redes e as escolas devem alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica, referente ao ano de realização do Saese. Exclusivamente para a divulgação do Idese 2021, devido à excepcionalidade de saúde pública, em decorrência da pandemia de covid-19, o percentual mínimo de estudantes foi de 50%”.

Acesse: https://bit.ly/3NNkVTz


Projeto de Matemática incentiva estudantes de Miguel Calmon a colocarem em prática o aprendizado de sala de aula

13.06.2022

Com o intuito de desmistificar a ideia de que a Matemática é uma disciplina complexa e de difícil compreensão, o professor Anderson Accioly, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon, desenvolveu com seus alunos o projeto “Matemática nas alturas”, um trabalho que alia os conhecimentos teóricos das funções de segundo grau com a prática. Na atividade, cerca de 160 estudantes participaram da construção e do lançamento de foguetes, que incluíram medições e cálculos das demonstrações de alcance e das alturas máximas atingidas pelos projéteis.

Idealizador de outros projetos, como o “Caminhos da Matemática nas Trilhas das Sete Passagens”, através do qual os alunos vão até o Parque Estadual das Sete Passagens para trabalhar os conceitos de teoremas e cálculos de altura das cachoeiras, o professor encanta os alunos com o trabalho proposto. Karinne Marques, 16, 2º ano do Ensino Médio, ressaltou que consegue compreender melhor os assuntos com a prática da teoria e que adorou o formato. “O professor trouxe a proposta da construção do foguete e apresentou o projeto como uma forma de entendermos, na prática, como funcionavam as parábolas e a lógica na construção das fórmulas. Não ficou cansativo, facilitou o entendimento do assunto e ficou muito mais fácil visualizar a aplicação desse conteúdo”.

Confira o lançamento aqui: https://bit.ly/3xMobJo

Para o professor Anderson, o “Matemática nas alturas” faz com que os estudantes demonstrem autonomia, criatividade, empolgação e disponibilidade para aprender. Ele conta que os projetos realizados são frutos de uma superação pessoal com a matéria.  “Quando era estudante, tinha muita dificuldade e isso fez com que, na minha formação como professor,  buscasse o porquê de as pessoas terem dificuldades em entender a Matemática”. A curiosidade e a busca por informações para se transformar em um bom professor impulsionaram Anderson a cursar História, Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino na Matemática.  

“A Neurociência explica que precisamos alcançar os indivíduos por diferentes modos de aprendizagem - visual, auditivo e, por fim, sinestésico - nos quais se utiliza muito o tato para estudar, focando sempre em situações práticas, movendo, tocando, montando e desmontando coisas e estimulando aprendizados. Percebi  que o ensino da matéria, no modo geral, tendia a ser abstrato, pela forma que é normalmente trabalhada. Então, busquei metodologias para ensinar que façam com que o aluno tenha facilidade em aprender”, explicou o educador.

A estudante Rebeca Vitória, 16, 2º ano do Ensino Médio, tinha dificuldades com a disciplina, porém o  formato tem atraído o interesse da aluna, que tem gostado de estudar a disciplina. “As aulas são muito boas. Sempre achei a Matemática muito cansativa, com muitos cálculos, mas ele transmite os assuntos de uma forma que sentimos leveza. Gosto da metodologia dele por sempre trazer exemplos práticos, passei a ver que a Matemática está presente em nosso dia e como podemos usá-la em nossa vida. Isso tem me ajudado a superar minhas dificuldades na matéria”.


Receita “Ovo Feliz" da merendeira Silvia Xavier vence concurso “Minha merenda é a melhor”

13.06.2022

A merendeira Silvia Rubia da Silva Xavier, da Escola Estadual Maria José Santos Souza, em Nossa Senhora do Socorro, é a grande campeã do concurso “Minha merenda é a melhor”, com a receita "Ovo Feliz". A grande final foi disputada pelos nove finalistas nesta sexta-feira, 10, no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes, em Aracaju, onde prepararam suas receitas utilizando os gêneros alimentícios entregues nas escolas estaduais. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), a iniciativa teve como objetivo valorizar o papel desses profissionais na promoção da alimentação rica em nutrientes e adequada no ambiente escolar. 

O ranking das melhores receitas é a seguinte: 2º lugar - Adriana Guadalupe Nascimento Neto (DRE 9), com a receita pirão de coxão mole; 3º lugar - Joseane Reis Santos (DRE 5), receita strogonoff de ovo; 4º lugar -  Fabiana de Matos Amaral (DEA), receita escondidinho raízes do sertão; 5º lugar -  Carla Regina Oliveira dos Anjos Santos (DRE 4), receita almôndega de batata doce; 6º lugar - Adriana Alves Ferreira (DRE 7), receita sopa de macaxeira com frango; 7º lugar - Anderson Ávila Andrade (DRE 2), receita cuscuz da tropa tobiense; 8º   lugar - Maria Lucilene Oliveira Linhares Morais (DRE 3), com a receita baião nordestino; e 9º lugar - Josefa Maria Dantas de Santana (DRE 1), com a receita bobó de frango. 

“Estou muito feliz com esse resultado. Isso sem dúvida é um grande reconhecimento do nosso trabalho. Saber que a gente está alimentando as crianças de maneira adequada, saber também que eles gostam do prato que a gente prepara e, principalmente, saber que a merendeira tem um papel fundamental no processo educacional é gratificante. Estou há seis meses lotada na Escola Estadual Maria José, e o meu desejo sempre foi deixar a minha marca de uma merenda nutritiva, gostosa, saborosa, dando todo o meu amor para aquelas crianças porque elas merecem”, celebrou a campeã do concurso, Silvia Rubia da Silva Xavier, que é aluna do curso de Nutrição Dietética do Instituto Educacional Ruy Barbosa, em Aracaju.

A diretora do DAE, professora Ednéia Sobral, destacou a repercussão positiva do concurso. “Ficamos muito felizes com a mobilização das comunidades escolares. Isso mostra o quanto temos excelentes profissionais cuidando da alimentação dos nossos alunos e fazendo com que a merenda escolar do estado de Sergipe seja de ótima qualidade, contando com todos os nutrientes adequados. Obrigada a todos que se prontificaram a estar aqui, por esse empenho no seu trabalho, esse amor pelos alimentos e pelas crianças”, disse ela, agradecendo a parceria com a Universidade Tiradentes pela disponibilização do Centro Gastronômico, bem como as equipes dos cursos de nutrição e gastronomia.

Reconhecimento e aprendizado

A merendeira Adriana Guadalupe, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, em Canindé de São Francisco, que ficou na segunda colocação com a receita pirão de coxão mole, destacou que a inspiração para o seu prato foram as potencialidades gastronômicas do sertão sergipano. “É um reconhecimento muito importante para nós; é algo que não há como ser explicado. Estou muito feliz em participar desse concurso, de mostrar o nosso potencial e como cuidamos da alimentação dos estudantes, proporcionando uma refeição saborosa”.

Quem também comemorou bastante foi a merendeira Joseane Reis Santos, da Escola Estadual Maria Montessori, em Feira Nova, que concorreu com a receita strogonoff de ovo. “O que nos motiva são os alunos. São eles que estão o tempo todo com a gente, e por isso temos que dar o nosso melhor por eles. Quando surgiu o concurso eles foram os primeiros a dizer: “Vai participar e leve o estrogonofe de ovo”. Eu sempre digo: a proteína do ovo é muito difícil de ser inserida, já que a proteína da carne é muito mais bem aceita. E aqui estamos com o terceiro lugar, que vou levando com muito orgulho no coração”.

A professora e coordenadora do curso de Gastronomia da Unit, Isabella Brito, que foi uma das juradas e prestou assistência aos merendeiros, destacou a criatividade, empenho e seriedade dos profissionais da rede estadual com o preparo das refeições. “Pudemos verificar também a preocupação de como servir, o quanto eles levam a sério e o quanto têm amor mesmo pelo que estão fazendo. As palavras-chave de hoje, além de sabor, foram, com certeza, amor e felicidade. Então, nós estamos no dia a dia da cozinha e percebemos que as merendeiras e merendeiros são heroínas e heróis porque transformam alimentos simples do nosso cotidiano em verdadeiras pérolas maravilhosas”, disse ela parabenizando os finalistas.

O chefe David Brito, um dos jurados do concurso, destacou que a iniciativa é extremamente relevante por conta da figura das merendeiras e merendeiros nesse contexto. “Estamos lidando com profissionais extremamente qualificados, no sentido de dar importância, principalmente, às refeições que são preparadas, criando pratos novos para alimentar esses jovens e crianças. É bom ressaltar a importância também dele na memória afetiva. Eu tiro por mim quando criança, até hoje eu tenho lembranças do sabor de algumas merendas em escolas públicas em que já estudei. Para mim está sendo uma honra participar desse concurso; uma ação extremamente louvável, diga-se de passagem”.

Prêmios

Os autores das 9 receitas finalistas foram agraciados com os seguintes prêmios: 1° colocado, uma Smart TV; 2° colocado, micro-ondas; 3° colocado, batedeira planetária; 4° colocado, multiprocessador de alimentos; 5° colocado, forninho elétrico; 6° e 7°colocados, liquidificador; 8°, 9° e colocados, uma sanduicheira elétrica. Os 20 participantes selecionados na etapa regional receberão um kit para manipuladores de alimentos, personalizado especialmente para o concurso.


Gestores escolares participam de formação sobre programas educacionais

13.06.2022

A prestação de contas no setor público, seja qual for, é imprescindível para gestores de órgãos e entidades. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) entende que, por meio dela, é possível alcançar a regularidade da gestão e a transparência na administração pública. Por isso, vai promover o Curso de capacitação Técnica Presencial CECAMPE-CO em dois municípios polo: Sinop, nos dias 20 e 21; e Cuiabá, nos dias 23 e 24 de junho.

O público-alvo é formado por gestores do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Programa Nacional do Transporte Escolar (PNATE) e Caminho na escola. Participam também, técnicos do órgão central da Seduc-MT, técnicos da Undime-MT, diretores e coordenadores da gestão pedagógica, Gestão Escolar e de Rede e Gestão Financeira das DREs, gestores educacionais e tesoureiros de Conselho Deliberativo das Comunidades Escolares, entre outros.

“O objetivo é esclarecer sobre os procedimentos de adesão, execução e prestação de contas dos programas e fundos, que financiam parte da Educação Pública, além de apresentar aos gestores as ferramentas de monitoramento”, adianta Ronair Batista Moreira da Silva, superintendente de Relacionamento Escolar da Seduc.

Ele observa que a gestão pública exige cada vez mais por isso. “É necessário ter atenção a pontos importantes, que garantam a execução, as prestações de contas em dia, a transparência de despesas e a destinação de recursos”.

Durante a capacitação são abordadas aplicações, métodos, técnicas e tecnologias para a contribuição do aperfeiçoamento da gestão do programa e suas ações, elevando sua eficácia, eficiência, efetividade e sustentabilidade.

Serão dois dias de atividades que, além da prestação de contas, irá orientar os participantes sobre contratação, pesquisa de preços e planejamento participativo. Os gestores serão atualizados quanto a procedimentos de adesão e atualização cadastral, principalmente.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, salienta que fazer a gestão eficiente de um programa ou fundo depende de conhecimento. “O que vamos oferecer é um aprimoramento das técnicas, que já dominamos, mas que precisam de atualizações constantes”.

O curso tem apoio do FNDE, Undime-MT e da Universidade de Brasília (UNB), por meio do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Centro-Oeste (CECAMPE - Centro-Oeste).

Coordenado pela UNB, o CECAMPE-CO é integrado por pesquisadores de várias áreas do conhecimento: Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Exatas e da Faculdade de Educação. As inscrições serão realizadas por meio das DREs de cada polo.

Texto de Rui Matos 


Estudante de escola estadual conquista 8º lugar em concurso nacional de desenho sobre ciência e tecnologia

13.06.2022

Gostar de Ciências está no sangue de Maria Eduarda Azevedo, de 13 anos. Ela cursa a 8ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Altair Severiano Nunes, na zona centro-sul de Manaus e, inspirada no pai, que é mestre em Ciências, alcançou o 8º lugar no concurso nacional de desenho promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O concurso foi destinado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, e buscou um desenho que será utilizado como base para a criação da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022, que será em outubro, no Distrito Federal.

Para compor o desenho, Maria conta que pesquisou sobre o início das Ciências no Brasil e fez uma curadoria para conseguir chegar a itens que mostrassem, em paralelo, o passado e o futuro. Agora, que ficou entre os dez melhores do país, ela está ansiosa para ter o desenho exposto.

“Eu estou muito feliz, é uma posição muito legal. Meu pai é mestre em Ciências e me inspiro muito nele, e também sempre gostei de desenhar, aí foi muito legal participar. Tive várias ideias, meu pai me ajudou bastante e chegamos nesse resultado, que parte mostra a Ciência antiga e outra, a parte da evolução”, explica a estudante.

Ciência na escola – A professora de Ciências Naturais da EETI Altair Severiano Nunes, Liane Lima, está sempre à procura de editais e materiais que possam popularizar e motivar os estudantes no estudo das Ciências. Para o edital do MCTI, ela submeteu cinco desenhos dos alunos da escola e diz que ficou feliz pela posição alcançada por Maria Eduarda. 

“O mérito é dela, eu só fiz o link para mostrar para eles que é possível. Meu papel, como professora, é estar de olho na promoção da Ciência e busco fazer isso com todos eles, inclusive, temos projetos aprovados pelo Programa Ciência na Escola, o PCE da Fapeam [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas]”, diz a professora. 

Fotos:  Eduardo Cavalcante / Seduc 


Tocantins passa a contar com a 9ª unidade de ensino contemplada pelo Programa das Escolas Cívico-Militares

11.06.2022

Em consulta pública realizada no sábado, 11, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Polícia Militar (PM), a comunidade da Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz, em Nova Olinda, aprovou a implantação do Programa das Escolas Cívico-Militares. A unidade continua com seus currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém passa a contar com aportes financeiros para melhorias na estrutura e com a disciplina (norma de conduta) militar.

O governador Wanderlei Barbosa destacou  a importância do trabalho conjunto realizado pelos órgãos que compõem a estrutura da gestão estadual. "A Educação com sua metodologia, profissionais capacitados, valorizados, focados no ensino e a PM trabalhando a  disciplina, só vem a somar na aprendizagem dos nossos alunos", ponderou.

O secretário executivo da Secretaria da Educação, Edinho Fernandes, destacou que a oferta diversificada da educação faz toda a diferença no Tocantins. "Educação especial, educação do campo, quilombola, educação de jovens e adultos... Temos escolas regulares, Jovem em Ação, Militares, Cívico-Militares, são modalidades diversas para atender a diversidade da população tocantinense", ressaltou.

A dona de casa Ivanilza Peres dos Reis, tem uma filha matriculada na unidade de ensino, Giselle Peres Rodrigues, 13 anos,  que está cursando o 8° ano. "A metodologia militar vem somar com o trabalho já realizado. A disciplina é diferente, ajuda no trabalho realizado na  escola e no comportamento em casa também. Eu aprovo a metodologia, pois sei que vai trazer muitos benefícios”, frisou.

Já Giselle Peres Rodrigues está ansiosa pela implantação da metodologia. "Tenho amigos que estudam na escola militar de Colinas e agora eu também terei a oportunidade de estudar em uma escola Cívico-Militar. Estou muito feliz com essa mudança, com a nossa escola se transformando. Acredito que vai melhorar muito o ensino", pontuou.

Tocantins

Com a Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz, o Tocantins passa a contar com nove unidades de ensino com a metodologia do Programa Nacional de Escolas Cívico – Militares implantadas. Só este ano três unidades de ensino foram contempladas pelo Pecim. 


• Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros (2020) Palmas
• Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva (2020) Gurupi 
• Escola Estadual São José Operário (2020) Paraíso do Tocantins
• Colégio Estadual Tiradentes (2021) Formoso do Araguaia
• Escola Estadual Vila União (2021) Palmas 
• Colégio Estadual Dom Alano (2021) Peixe
• Escola Estadual Girassol de Tempo Integral João Pires Querido (2022) Silvanópolis
• Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito (2022) Tocantinópolis

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins


Diretoria Regional de Educação promove formação de Boas Práticas para os Manipuladores de Alimentos das Unidades Escolares

11.06.2022

Manipuladores de Alimentos das unidades escolares da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis participaram, na sexta-feira, 10, da Formação Continuada de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.  

O curso abordou orientações gerais sobre preparo adequado dos alimentos conforme o Manual Técnico para Manipuladores de Alimentos desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que visa fornecer uma alimentação adequada e segura aos estudantes. Durante o evento, a equipe de Vigilância Sanitária do município também apresentou as atualizações dos protocolos sanitários na preparação dos alimentos.

Participaram aproximadamente 100 manipuladores de alimentos escolas estaduais dos municípios de Angico, Aguiarnópolis, Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.  

O diretor regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, destacou que a alimentação escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem, com a garantia dos subsídios nutricionais que possibilita melhor rendimento do estudante. “A formação é de extrema importância para a garantia de um controle da qualidade e a segurança alimentar e nutricional das refeições servidas nas nossas unidades escolares”, ressaltou.

Segundo a nutricionista da DRE de Tocantinópolis, Luana Andressa Amorim Lopes, o curso busca ainda ampliar os conhecimentos e atender aos protocolos dos órgãos fiscalizadores. “Os manipuladores de alimentos são peça chave para que possamos garantir uma alimentação de qualidade dando condições para que o estudante se desenvolva com excelência”, frisou.

Evanúbia Alves de Sousa Sales, que é manipuladora de alimentos no Colégio Dom Orione em Tocantinópolis, relatou o conhecimento adquirido durante a formação foi de grande relevância para a prestação do serviço. “Temos a certeza que a partir dessas orientações iremos trabalhar com mais segurança e confiança, fortalecidos pelo conhecimento adquirido”

Domingas Pereira Alves trabalha no Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa de Angico, há 30 anos como manipuladora de alimentos. “O primeiro passo é o amor, fundamental para que tenhamos um bom desempenho. Amo minha profissão e estou feliz por esse momento. Com a capacitação, com certeza vamos atender ainda melhor nossos estudantes”, revelou. 

Núbia Daiana Mota /Governo do Tocantins


Instituto Perkins monitora projeto do Tocantins para estudantes com deficiência visual, múltipla e surdocegueira

10.06.2022

Possibilitar a autonomia e a inclusão social por meio da educação especial é o objetivo do Projeto de Formação de Programa Modelo voltado para estudantes com deficiência visual, múltipla e surdocegueira. A iniciativa é desenvolvida na Escola Estadual Beira Rio, no distrito de Luzimangues, Porto Nacional, por meio de parceria entre a Secretaria  da Educação (Seduc) e o Instituto Perkins, dos Estados Unidos.

A parceria com a Seduc teve início em 2019, com a formação de professores que atuam na escola. Na época, o atendimento era apenas para um estudante. Hoje, 33 alunos da educação especial já estão sendo atendidos na unidade de ensino.

No último dia 9, representantes da Seduc e do Instituto Perkins visitaram a escola para realizar o monitoramento presencial dos resultados e impactos obtidos nos quatro anos e estudaram a possibilidade de expandir o projeto para outras unidades escolares do Tocantins. Participaram da visita:  A representante da Perkins Internacional no Brasil, Ana Lúcia Rogo; a diretora do Perkins Internacional para América Latina e Caribe, Glória Rodriguez Gil; a gerente de projetos para América Latina e Caribe Perkins, Adriana Ramírez; a superintendente da Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira e a gerente da Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins.

A representante da Perkins Internacional no Brasil enfatizou o sucesso da parceria em prol da inclusão de crianças com deficiência visual, múltipla e surdocegueira. “Percebemos os grandes avanços desde o início da parceria e que agora a escola está em fase de sistematização do conhecimento. Esse grupo de professores que vem sendo formado pela Academia Perkins vem aplicando as novas estratégias e generosamente compartilhando os saberes com a comunidade escolar”, enfatizou.

Ana Lúcia Rago elencou o progresso na vida dos estudantes atendidos e na qualidade da educação pública do Tocantins. “Percebemos que as transformações das práticas pedagógicas vêm impactando muito positivamente na educação e na inclusão desses estudantes. A Secretaria da Educação vem respondendo essa demanda da escola e fazendo com que o Beira Rio venha se tornando referência na educação para estudantes com deficiência visual, múltipla e surdocegueira”, frisou.

Libras
A gerente de Educação Especial da Seduc enfatizou a importância da capacitação dos profissionais, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da flexibilização do currículo para a inclusão dos estudantes com deficiência visual, múltipla ou surdocegueira.

“Eles sentem a necessidade de se comunicar em todos os ambientes. Então, quanto mais usuários da língua de sinais, mais se amplia o campo de comunicação, como nas salas de aula com estudantes surdos, é desejável que os outros também aprendam Libras. Com essa melhor comunicação e a flexibilização do currículo, buscamos possibilitar a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social desses estudantes”, pontuou Paola Martins.

Francilene Alves Sousa, mãe da estudante Adriele Sousa, aluna da 2ª série do ensino médio, relatou a evolução que a filha obteve com o projeto. “Adriele chegou na escola sem saber quase nada de Libras. Hoje ela é totalmente diferente do que era antes. Aprendeu bastante e agradeço aos professores por esse trabalho que a escola está fazendo com ela”, contou emocionada.

Atividades adaptadas e currículo acessível
Conforme a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Beira Rio, Márcia Araújo, muitos progressos foram alcançados nos últimos quatro anos de aplicabilidade do projeto piloto. “Vemos uma evolução muito grande, desde a estrutura da escola, passando pelo acolhimento do aluno incluso, com as atividades adaptadas e o currículo acessível de acordo com as deficiências. A escola é dividida entre antes e depois desse projeto da Academia Perkins. Dar acessibilidade do currículo comum a todos os estudantes, com atendimento individualizado, mudou toda a nossa escola e tornou-se nosso principal objetivo”, frisou Márcia Araújo.

Instituto Perkins
O Instituto Perkins atua desde 1829 no apoio educacional de crianças com deficiência visual e multissensorial. Iniciou suas atividades nos Estados Unidos e hoje está presente em diversos países, orientando famílias, professores, escolas, médicos, hospitais, líderes comunitários, universidades e governos sobre inclusão e acesso à educação especial.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins


Educação participa do 16º Encontro Técnico Nacional do Programa do Livro e do Material Didático

10.06.2022

A equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou do 16º Encontro do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Belém (PA). O evento terminou na sexta-feira, 10. Representam o Tocantins, a técnica da Gerência de Gestão Educacional da Seduc, Eudóxia de Aguiar Martins, responsável pelo PNLD no Estado, e a assessora da diretoria Regional de Educação de Araguaína, Lúcia Bento da Luz Bitencourt. 

O encontro é realizado com o objetivo de discutir, avaliar e planejar a execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, bem como divulgar as políticas para educação básica. A ação de capacitação é voltada a técnicos responsáveis pela execução do Programa nas secretarias de educação.

Durante o encontro, o Ministro da Educação, Victor Godoy, destacou o alcance do PNLD e sua longa história de sucesso: “O nosso Brasil de dimensões continentais, carrega consigo desafios do tamanho de sua geografia e, nesse cenário ímpar, há 85 anos o Programa Nacional do Livro Didático se concretiza como uma das políticas públicas mais longevas do país e a maior do mundo, não tendo outra que se iguale a ela em alcance”, frisou. 

Para a técnica da Seduc, Eudóxia Martins, “o encontro do PNLD tem sido um momento importante para sanar dúvidas sobre o Programa, e apresentar as demandas do Estado. Com a participação das profissionais, a Seduc demostra a relevância do Programa para a Educação no Estado e enfatiza a importância da capacitação dos servidores na busca pelo aperfeiçoamento das iniciativas”, ressaltou. 

PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita, instrumentos de apoio ao processo de ensino aprendizagem.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins


Escolas estaduais de Salvador realizam atividades relacionadas à temática do meio ambiente

09.06.2022

Os estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D’água, em Salvador, participaram, nesta quarta-feira (8), na própria unidade escolar, da atividade “Cine pipoca”, com a exibição do documentário “O lixo nosso de cada dia”. A ação, que teve o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, faz parte da programação das escolas em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Segundo o estudante Lázaro Conceição, 15, 1º ano do Ensino Médio, o documentário foi esclarecedor. “O documentário passa a mensagem de que não devemos poluir o meio ambiente e que as pessoas precisam se conscientizar, pois os maus costumes podem mudar com pequenas atitudes. Achei muito legal discutir sobre isso com os colegas, depois da exibição”, disse.

Na mesma unidade escolar, também serão realizadas outras atividades, ao longo do mês, como caminhada ecológica e piquenique na área verde da escola. Além disso, o Núcleo de Artes Visuais irá promover uma intervenção no jardim da escola, com a construção do vagão do “Trem da jardinagem” e semeadura de sementes de hortaliças, assim como transplante e plantio de mudas.

No Colégio Estadual Noêmia Rêgo, localizado no bairro de Valéria, também na capital baiana, os estudantes plantaram uma muda de Ipê Roxo na área recreativa da unidade escolar. No mesmo local, eles enterraram uma cápsula com cartas dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que serão abertas daqui a seis anos, quando os mesmos terão concluído o Ensino Médio e colaborado com a preservação do meio ambiente na escola.

O estudante Gabriel Lima, 15, 9º ano do Ensino Fundamental, parabenizou a iniciativa da escola, que também realizou uma palestra sobre meio ambiente. “São ações importantes que visam conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar da natureza, dos animais, dos rios e do planeta de forma geral”, comentou. Jadiel dos Santos, 18, 2º ano do Ensino Médio, também gostou de participar da ação. “Foi muito bom fazer parte do plantio da árvore, pois é apenas um dos feitos que podemos realizar para tornar o nosso mundo melhor”.

O professor Mario Santana, que leciona Geografia no colégio, falou da importância da iniciativa. “Devido ao processo de desmatamento que, a cada ano vem se intensificando no Brasil, é de grande relevância pontuar a situação para que os alunos despertem a responsabilidade ambiental. A atividade, além de tornar o colégio um espaço verde, desperta neles uma preocupação em ter mais áreas arborizadas na cidade”.