Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Ano letivo de 2022 inicia para cerca de 190 mil estudantes da rede estadual de Mato Grosso do Sul

04.03.2022

Cerca de 190 mil estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino (REE) retornaram, nesta quinta-feira (03.03), para as atividades presenciais nas 348 unidades escolares, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O início das aulas presenciais de 2022 acontece após a Jornada Pedagógica, realizada de 17 a 25 de fevereiro, nas unidades escolares da REE, seguindo o Protocolo de Volta às Aulas de Mato Grosso do Sul.

Conforme o calendário escolar de 2022, da Secretaria de Estado de Educação (SED), serão 205 dias para o ano escolar, com 13 sábados letivos, distribuídos em 200 dias letivos, 4 dias para a realização de Exames Finais, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final. O recesso acontecerá entre os dias 11 e 25 julho. O término do ano escolar está previsto para o dia 22 de dezembro de 2022.

Retorno seguro

Secretária de Estado de Educação Cecília Motta falou da importância do retorno das aulas presenciais, onde todos os cuidados foram tomados para receber os estudantes, com período de orientações e formações dos profissionais da Educação da REE (Jornada Pedagógica), com foco em questões como o Novo Ensino Médio, Recomposição da Aprendizagem e Protocolo de Biossegurança.

“Esse ano temos uma grande novidade: o ensino fundamental, além da camiseta, vai receber a bermuda. Tudo isso é para que o aluno possa ir para a escola, ter uma aprendizagem eficiente e uma educação de qualidade”, afirmou.

Com investimento total de R$ 17,6 milhões do Governo de MS, R$ 8.687.600,00 foram para a aquisição de 196.358 unidades dos kits escolares, divididos em dois tipos, para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Já R$ 9.006.762,85, são para a aquisição de 306.219 de camisetas e 149.747 bermudas, além dos uniformes que serão destinados para 1.5 mil alunos matriculados nas escolas cívico-militares da REE.

Estudantes Acolhedores

Entre os estudantes que retornam nas atividades presenciais em 2022 está Ana Luiza de Oliveira Bento, 16 anos, ela que cursa o 3º ano do Ensino Médio é acolhedora dos novos estudantes da Escola Estadual Emygdio Campos Widal, localizada no bairro Villas Boas em Campo Grande, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”.

“Estou contente com retorno, enquanto estávamos longe, no ensino remoto era diferente, mais dificultoso, hoje estar com amigos, professores, nós nem conhecíamos eles direito, hoje temos oportunidade de trocar experiências e aprender muito mais no nosso projeto de vida e com o Novo Ensino Médio está sendo muito importante com novas matérias que estão sendo ótimas para nossa formação e o ensino em tempo integral exige dedicação e mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza estudante acolhedora Ana Luiza.

João José Pereira Lacerda, de 19 anos é estudante egresso da EE Emygdio Campos Widal, mas faz questão de todo ano trabalhar como acolhedor dos novos estudantes. João José estudou de 2017 a 2019 na unidade, tenha sonho de ser médico veterinário, porém com acolhida percebeu sua vocação para sala de aula e fomentou o seu sonho em ser professor. Em 2019 passou em primeiro lugar em Ciências Biológicas na UFMS

“A reforma escolar é algo que precisava, se ficarmos no mesmo as coisas não acontecem, não podemos acomodar e inovar sempre a maneira de ensinar e a acolhida, com estudantes em sala de aula vai auxiliar, não apenas no desenvolvimento acadêmico, mas também no desenvolvimento pessoal, socioemocional do aluno e a pedagogia do acolhimento é de extrema importância, onde conhecemos as pessoas pelo nome, o ambiente é agradável o índice de aprendizagem é elevado”, afirma João José.

A estudante Rafaela Cecci Macedo do 2º ano do Ensino Médio fala da importância do retorno presencial “ no ensino remoto tinha muita distração em casa, então pessoal não tinha dedicação como no presencial, com retorno também volta toda realidade de estudar, de dedicação, de empenho, principalmente nas escolas de tempo integral, eu escolhi este ensino pois temos mais convívio com a vida acadêmica, nos dois períodos podemos sempre tirar dúvidas e nos preparar para ensino superior”.

A gestora Fernanda Bucallon Serafim, da EE Emygdio Campos Widal menciona que está iniciando um ano letivo muito especial, “com a intensificação da Campanha de Vacinação para COVID-19, após um ano e meio de ensino remoto, podemos receber nossos estudantes de forma totalmente presencial, mesmo mantendo as medidas de biossegurança ainda necessárias para este momento”.

“Nossa unidade faz parte do Programa “Escola da Autoria”, que oferece ao estudante uma formação pautada nas competências para o século XXI e para o mercado de trabalho, promovendo jovens autônomos, Solidários e competentes”, relata Fernanda.

Fernanda Bucallon lembra que desde 2017 as “Escolas da Autoria” trabalham na vertente de atender aos estudantes com uma formação integral, unindo conhecimento acadêmico e a formação socioemocional, “contudo, a partir de 2020, com a implantação da Lei federal do Novo Ensino Médio, passamos a oferecer também aos estudantes opção de escolha de um aprofundamento de área de conhecimento, possibilitando direcionamento para uma carreira profissional”, finaliza.

Pantanal

Na região do Pantanal, de acordo com Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3) de Corumbá, estão matriculados mais de 7.279 mil estudantes na Rede Estadual de Ensino em 13 escolas de Corumbá (11) e Ladário (2). Entre os estudantes está Mateus de Oliveira Santos, 16 anos, do 2º do Ensino Médio da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho. No ano passado Mateus foi eleito presidente do Grêmio Estudantil da sua unidade escolar e hoje é acolhedor da JGP.

“Eu estava ansioso pelo retorno das aulas, finalmente, vamos ter aulas presenciais desde o começo do ano letivo. Decidi fazer parte da equipe de acolhedores, pois gosto de conversar, interagir, participar das atividades da escola e aqui no JGP eu achei esse espaço, onde nós estudantes podemos colaborar”, menciona Mateus.

Mateus Santos lembra também dos novos desafios na aprendizagem, “a novidade deste ano é o Novo Ensino Médio e encaro como algo bom, pois poderei conhecer um pouco mais de outras áreas, como linguagens, disciplinas técnicas das áreas jurídica e jogos, e assim, quem sabe, definir a minha profissão, se seguirei mesmo no campo de publicidade, ou, para a área jurídica”, finaliza.

Novo Ensino Médio

Para o retorno, os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul contam com as entregas dos kits e uniformes escolares que, juntos, somam R$ 17,6 em investimentos. Serão mais de 196 mil kits escolares 306 mil camisetas e quase 150 mil bermudas, além dos uniformes que atenderão cerca de 1,5 mil estudantes matriculados nas escolas cívico-militares da REE.

Entre as novidades para este ano, está a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas que trabalham com a oferta desta etapa da educação básica. A mudança vai promover uma nova estruturação do currículo, com uma composição comum a todos os estudantes, intitulada Formação Geral Básica (FGB) e uma composição flexível, chamados de Itinerários Formativos (IF), cuja proposta é garantir a autonomia do estudante na escolha entre diferentes roteiros para sua formação.

Em Mato Grosso do Sul, a novidade será aplicada nas três séries do Ensino Médio já a partir deste ano, após 1 ano de aplicação em formato de projeto-piloto, em 122 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em 2021.

Escola da Autoria

O avanço do Ensino em Tempo Integral tornou uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela SED, o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número escolas da Rede que trabalham a oferta dessa modalidade, por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.

Colocado em prática em 2016, no ano seguinte o Programa já contava com 11 escolas e se fazia presente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí. A redução nos índices de abandono, aumento na taxa de aprovação e crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), observado nas escolas que colocaram a proposta em prática, chamaram a atenção e logo se tornaram marcas da iniciativa.

Adersino Junior, SED


Educação do Pará reinicia pagamento para combater evasão escolar

04.03.2022

Quem ainda não sacou o  auxílio “Reencontro com a Escola”, nas agências do Banco do Estado do Pará (Banpará), terá nova oportunidade a partir desta quinta-feira (03). O cronograma unificado de repasses divulgado pelo Governo do Estado Pará levará em consideração o mês de aniversário dos favorecidos.

03 de março - Nascidos em janeiro e fevereiro.

04 de março - Nascidos em março e abril.

07 de março - Nascidos em maio e junho.

08 de março - Nascidos em julho e agosto.

09 de março - Nascidos em setembro e outubro.

10 de março - Nascidos em novembro e dezembro.

REENCONTRO COM A ESCOLA

O programa “Reencontro com a Escola”, também criado pelo Executivo Estadual, busca estimular o retorno presencial dos alunos aos espaços de aprendizagem, combater a evasão escolar e incentivar novas matrículas para o ano letivo de 2022. O benefício é destinado a mais de 595 mil estudantes que foram matriculados na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em 2021.

No total, estão sendo investidos neste benefício R$ 108 milhões com recursos provenientes do Tesouro Estadual. Para 121 mil alunos concluintes do Ensino Médio (3ª série), o valor disponibilizado tem sido de R$ 500,00. Já os 474 mil que frequentam os demais anos, séries e modalidades de educacionais a quantia concedida é R$100,00.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirmou que este é um incentivo para o retorno presencial às escolas e também para fomentar a economia. “Esta é uma iniciativa muito importante, para que a gente possa de fato trazer esses alunos para dentro das salas de aula. Portanto, pedimos que os beneficiários fiquem atentos ao cronograma, para que possam ir e resgatar aquilo que é seu por direito”, enfatizou a titular da Seduc.

SERVIÇO  

O horário de funcionamento das agências do Banpará, de segunda a sexta-feira, é das 9h às 15h (Belém) e das 9h às 14h (demais municípios do interior do estado). A retirada do benefício educacional vai ser autorizada mediante a apresentação de alguns documentos comprobatórios: declaração de matrícula expedida no site da Seduc; documento oficial com foto (Carteira de Trabalho, RG ou CNH) e comprovante de vacinação contra a Covid-19 (exigido para maiores de 12 anos). Vale ressaltar que alunos com idades inferiores a 18 anos, os pais ou responsáveis devem apresentar o CPF durante o atendimento bancário para que o pagamento seja liberado.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)


Projeto científico em escola estadual muda trajetória de estudantes

04.03.2022

O projeto “Protótipo de sistema anticovid-19 no ambiente escolar com sistema Arduino AC-19”, iniciativa que consiste na elaboração de dispositivos de robótica de combate à Covid-19, tem mudado a vida de estudantes da Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital). Um deles é o aluno José Victor, de 17 anos, que ganhou uma bolsa de estágio em uma empresa multinacional dedicada à operação e manutenção de ativos de transmissão.

“A experiência de trabalhar em projetos científicos tem me proporcionado inúmeros ganhos. Um deles foi a oportunidade de poder participar da seleção para uma vaga de estágio na Evoltz, uma multinacional com filiais fora do Brasil, e com certeza será apenas o início de uma vida profissional de sucesso”, avaliou o estudante.

O projeto ganhou destaque em vários programas nacionais, como o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung que estimula os estudantes do Ensino Médio a desenvolver soluções para problemas locais por meio da ciência e da tecnologia, e o Programa Steam TechCamp Brasil, que incentiva ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam).

O professor e orientador do projeto, Galileu Pires, conta que em muitos momentos os alunos que participaram da atividade não acreditavam que chegariam tão longe.

“No início, eles achavam que não teriam condições de desenvolver qualquer projeto relacionado a essa temática, mas aos poucos, quando eles foram aprendendo as atividades nas aulas de Física, Matemática, Química, e Biologia, começaram a ganhar confiança e foram desenvolvendo as suas aptidões nessa área. Hoje, com esse resultado, eles se sentem altamente confiantes e gratos por terem participado desde o início e ter tido perseverança em desenvolver projetos científicos”, pontua Galileu.

Inspiração – Segundo Pires, ao conseguir uma vaga de estágio na multinacional, o aluno José Victor passou a inspirar mais estudantes.

“Sem dúvida, ver um colega de sala de aula se destacando em uma renomada empresa estimula outros estudantes a permanecerem firmes nos estudos e na pesquisa científica”, finalizou o professor.

FOTOS: Divulgação


Governo de Santa Catarina anuncia construção de 70 quadras poliesportivas em escolas da rede estadual

03.03.2022

A aula de Educação Física é um dos momentos preferidos da estudante da 5ª série, Estefany Fernandes. No entanto, na EEB Jurema Cavallazzi, escola de Florianópolis onde ela está matriculada, não é sempre que ela consegue vivenciar a prática de esporte e de lazer durante as atividades escolares. Desde a década de 70 sem receber uma reforma completa, a quadra ao ar livre da unidade já não atende os alunos da melhor forma.

A escola da Capital não é a única a enfrentar este problema. Para mudar esta realidade, o Governo do Estado oficializou nesta quinta-feira, 3, um investimento de R$ 211,5 milhões que vai garantir a construção de 70 quadras poliesportivas cobertas em escolas estaduais de 42 municípios.

“Queremos que nossos alunos se sintam atraídos para o ambiente escolar, queiram permanecer na escola e sintam bem nela. Os investimentos incluem também a valorização dos professores, tecnologia de ponta e, sem dúvida, as melhorias na infraestrutura. Sabemos que a qualidade da Educação é fundamental para construirmos um Estado ainda melhor para esta e as futuras gerações”, afirma o governador Carlos Moisés.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, esta é a primeira etapa das entregas, e outras unidades escolares serão contempladas nos próximos meses. As construções fazem parte do projeto EducaSC + Quadras, criado para construir áreas adequadas para a prática de atividades esportivas e recreativas nas escolas da rede estadual.

“Não são só quadras cobertas, são estruturas modernas, resistentes, equipadas com uma infraestrutura adequada à prática de atividades físicas nas escolas. Além dos estudantes, os ginásios também poderão ser aproveitados pelas comunidades ao entorno das escolas. Este é mais um passo importante que consolida um novo posicionamento da educação catarinense, com mais qualidade para o ambiente escolar”, destaca o secretário.

O investimento foi anunciado durante um evento no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, que contou com a presença dos 70 gestores das escolas que serão beneficiadas. As quadras serão construídas em unidades localizadas nos territórios correspondentes a 17 Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina, com projetos desenvolvidos em parceria pelas secretarias de Estado da Educação (SED) e de Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

A construção das quadras vai atender demandas históricas de diversos municípios catarinenses e garantir o acesso a atividades pedagógicas de Educação Física com qualidade e segurança. As escolas beneficiadas, até aqui, oferecem estas atividades em espaços ao ar livre e estão sujeitas às condições climáticas. Além disso, as estruturas também poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de atividades culturais, socioeducativas e recreativas.

“Nossas escolas aguardavam há anos por esta oportunidade. O esporte complementa o processo de ensino e saber que os alunos terão um local adequado para realizarem suas atividades, traz alegria e mais qualidade para o ambiente escolar”, comemora Ronisi Guimarães, coordenadora regional de Educação, em Criciúma. Além dela, demais coordenadores acompanharam os atos de assinatura. Também participaram do evento, diretores de escolas, deputados estaduais, prefeitos, o secretário-adjunto da Educação, Vitor Balthazar, os presidentes da Fecam, Jorge Koch; da Fesporte, Kelvin Soares; e convidados.

Quatro modelos de quadras

O investimento na infraestrutura esportiva das escolas será possível depois que a SED e a SIE desenvolveram quatro projetos padrão de quadras cobertas. Cada projeto possui propostas de aplicação, dimensões e ambientes complementares diferentes, que podem ser escolhidos de acordo com a realidade de cada unidade escolar beneficiada. Todos os modelos foram aprovados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O primeiro projeto (T1) conta com quadra e arquibancada, totalizando 690,44 m² de área construída. Já o segundo modelo (T2), além da quadra e arquibancada, inclui também sanitários e vestiários. Ao todo, a estrutura oferecida possuirá 931,82 m².

O terceiro projeto padrão (T3) desenvolvido pelas secretarias inclui quadra, arquibancada, sanitários, vestiários, enfermaria, sala de professores, sala de jogos e academia. Neste modelo, a estrutura oferecerá 1.133,08 m² de área construída. Além deste, há um quarto tipo de projeto (T4) que engloba apenas a construção de uma quadra coberta, com 619,78 m².

Todos os modelos de projetos de quadra coberta foram pensados para oferecerem rápida adaptação às condições de terreno e índices urbanísticos de cada município contemplado. As quadras deverão ser construídas de forma conectada com o restante da estrutura das escolas, exigirão pouca manutenção, são acessíveis e, sempre que possível, agregarão estratégias de sustentabilidade ambiental, como aproveitamento de água da chuva, uso de fontes de energia alternativa, ventilação cruzada, paisagismo com utilização de espécies nativas, entre outros.

Expectativa entre professores e alunos

Na EEB Jurema Cavallazzi, que será contemplada com a quadra poliesportiva nesta etapa, o clima já é de expectativa entre professores e alunos. A professora de Educação Física, Cássia Reichembach, relata dificuldades em trabalhar com as classes nas condições atuais.

“Nos dias quentes os alunos sofrem e precisam parar toda hora para tomar água, se chove, tenho que mantê-los dentro da sala de aula. Temos que tomar todo o cuidado com a segurança também, por conta da quadra e equipamentos como as tabelas de basquete em péssimo estado de conservação”, conta. “Com a nova quadra, finalmente, a gente vai poder planejar melhor e oferecer aulas mais atrativas”, acrescenta.

O professor de Inglês, Carlos Eduardo Anzolin, afirma que a conquista do novo espaço beneficia a escola toda. “O local servirá de palco para uma série de atividades, desde a prática de esportes a outras iniciativas como apresentações e vivências ligadas ao planejamento de outras disciplinas”.


Abertas inscrições para a 3ª edição do curso de formação Minuto Escola

03.03.2022

As inscrições para a terceira formação do curso on-line de audiovisual Minuto Escola estão abertas até o dia 14 de março. O curso disponibilizado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação (CDPE), oferece 1000 vagas aos docentes da rede estadual e possui uma carga horária de 45h, realizadas inteiramente on-line e com atividades distribuídas em 45 dias através da plataforma Moodle Minuto Escola.

A programação inicia no dia 21 de março e encerra em 04 de maio. Para se inscrever, basta acessar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScs-ze1KooToig-yI3DKYTus-86PoTdKmaN_aMNNpzTG7TmSA/viewform.

O Minuto Escola é um curso de formação em audiovisual para professores da rede pública de ensino, baseado no formato Festival do Minuto. O foco do curso é a edição/montagem e sua estratégia pedagógica e a engenharia reversa dos conteúdos do acervo do Festival, procurando desvendar os recursos de linguagem e estratégias narrativas utilizadas nos vídeos.

A capacitação é coordenada pela educadora, Moira Toledo e o cineasta e criador do Festival do Minuto, Marcelo Masagão. A iniciativa visa que, ao final das atividades, os educadores saiam com ferramentas para trabalharem o audiovisual em sala de aula, independente da sua área de atuação ou de seus conhecimentos prévios. Poderão participar os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de todas as disciplinas, da rede estadual.

Conforme o cineasta, Marcelo Masagão, já foram realizadas oficinas e concurso do festival na rede pública dos estados de São Paulo e do Tocantins. “Muitos professores adotam o formato minuto como trabalho do semestre, o audiovisual proporciona uma linguagem entre os professores e alunos, no qual os alunos já se sentem alfabetizados na linguagem dos vídeos”.

Para mais informações sobre o curso, consulte o site: https://minutoescola.wordpress.com

Etapas e carga horária

1 - Visualização de Aulas Assíncronas - introdução e vídeos-minutos do acervo comentados (6 horas); quatro mostras do Festival do Minuto (3 horas); vídeos tutoriais de aplicativos de edição e animação – (3 horas);

2 - Prova de teste múltipla escolha (2 horas)

3 - Trabalho de animação em Stop Motion (10 horas ou realização de um trabalho de vídeo-minuto – 15 horas);

4 - Encontros síncronos opcionais: um por semana. Os participantes poderão discutir os conteúdos do curso e tirar dúvidas (quatro encontros ou mais, de 1h30 cada, totalizando 6 horas).

Odenice Rocha/Governo do Tocantins


Estudantes de Senhor do Bonfim produzem sabão com óleo de cozinha reutilizado

03.03.2022

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Meio Ambiente, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Tancredo Neves, localizado em Senhor do Bonfim, estão aprendendo a produzir sabão a partir da reutilização do óleo de cozinha e do uso de materiais como soda cáustica, água e vinagre. A atividade, que faz parte do projeto “Meio ambiente e a reutilização do óleo de cozinha para a produção de sabão”, no âmbito do programa Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa proporcionar aos alunos uma reflexão acerca dos resíduos que são descartados de forma indevida e que possuem valor agregado.
 
Segundo a professora Geisa Luiza Macedo, que ministrou a oficina juntamente com a professora Larissa Santana, além da conscientização ambiental, os estudantes também foram incentivados ao empreendedorismo. “Eles observaram a importância da comercialização do sabão, pois a confecção do produto gera uma renda extra. Além disso, os alunos entenderam que o descarte indevido do óleo pode provocar a contaminação do solo e dos recursos hídricos”, explicou.
 
A professora também informou que a unidade de ensino vai disponibilizar um ponto de coleta de óleo usado para os estudantes que quiserem doar. O sabão produzido na unidade de ensino será doado para os estudantes que tiverem interesse. 
 
A estudante Maria Eduarda Rodrigues, 16, achou interessante o processo de produção do sabão. “Eu não sabia como era feito e achei bem prático. Esta é uma boa forma de ajudar a proteger o meio ambiente e conseguir uma renda extra com a venda dos produtos feitos em casa”, afirmou. 
 
Já o estudante Lucas Castro, 17, comentou ser muito interessante colocar em prática a técnica aprendida no curso. “Foi muito bom estudar a teoria e descobrir na prática um pouco mais sobre todo o passo a passo da produção do sabão. Já estou juntando óleo para fazer sabão e pretendo incentivar outras pessoas a fazerem em casa para complementar a renda familiar”.


Wilson Lima anuncia investimentos na infraestrutura, educação, segurança e setor primário

03.03.2022

O governador Wilson Lima realiza entregas e anúncios para o município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) nesta quinta-feira (03/03), dia em que a cidade completa 66 anos. Os investimentos incluem as áreas da infraestrutura, educação, segurança e setor primário; e levam, ainda, cidadania à população por meio de uma ação de emissão de documentos.

Na infraestrutura, Wilson Lima entrega os ramais São Félix e Marechal Rondon, ambos localizados na AM-254, totalizando investimentos de R$ 13,3 milhões. O trabalho contribui para o escoamento da produção rural e melhora o transporte escolar. Além disso, o Governo do Estado vai realizar obras no sistema viário da sede do município e na comunidade Novo Céu, onde também serão executadas as obras do porto.

Na área da segurança pública, serão entregues duas viaturas e três motos para a implantação do Grupamento Tático Móvel (GTAM), com o objetivo de ampliar as ações de segurança e o combate à criminalidade no interior. Autazes também vai receber uma lancha para fortalecer o policiamento na comunidade Novo Céu, além de reforço no efetivo com mais 5 policiais militares.

O governador também beneficia o setor primário de Autazes, com a entrega de alevinos; mudas de citrus (limão e laranja); sementes de açaí; motores rabetas para as comunidades Marechal Rondon e São Félix, Cartões do Produtor Primário; três toneladas de tambaqui por meio do programa Peixe no Prato Solidário; equipamentos agrícolas para a Cooperativa dos Produtores da Região do Lago do Sampaio (Cooperasa); além de outras ações direcionadas a produtores rurais, agricultores e pecuaristas.

Educação e cidadania – Wilson Lima também anuncia investimentos que superam R$ 25,4 milhões na educação de Autazes. Os trabalhos incluem a continuidade das obras do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) e a reforma de duas unidades de ensino. 

Nesta quinta-feira também será inaugurada uma unidade da Cosama, que vai assumir o sistema de abastecimento de água na comunidade Novo Céu e beneficiar cerca de 6 mil moradores com água tratada.

Em Autazes também haverá uma ação de cidadania para a emissão de até 1.000 RGs, entre primeiras e segundas vias.

Além disso, também ocorrerá a entrega de kits de capacete e colete para os mototaxistas, pelo projeto Motociclista Legal; e das primeiras carteiras de habilitação do projeto CNH Social no interior do estado.

FOTOS: Divulgação/Secom


Profissionais da rede estadual de educação representam o Amazonas na 5ª edição da Feira Steam

03.03.2022

O gestor da Escola Estadual Adalberto Valle, na zona sul de Manaus, Lincoln Araújo e o professor José Victor Bezerra Teixeira, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (distante 78 quilômetros da capital), participaram durante o mês de fevereiro das atividades do Programa Steam TechCamp Brasil, iniciativa que busca incentivar ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática. 

Os profissionais selecionados vão integrar uma rede com professores que já foram formados pelo programa.

A 5ª edição foi realizada em plataforma on-line e contou com diversas oficinas, palestras e painéis voltados ao tema, criando um ambiente para compartilhamento de experiências e de construção coletiva para aplicar práticas de aprendizagem em STEAM de diferentes formas, considerando a realidade dos diferentes municípios e estados.

O gestor Lincoln Araújo, da Escola Estadual Adalberto Valle, na zona sul de Manaus, explica que a atividade rendeu boas experiências de ensino para os participantes:  

“Pra mim, foi uma honra muito grande ter sido selecionado junto ao professor de física da EE Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru. Nós dois fomos representar o Amazonas no evento, que aconteceu mais uma vez de forma on-line devido às restrições das autoridades de saúde. Representar o Amazonas é uma grande responsabilidade, tivemos a oportunidade de estar em contato com professores de todos os estados do país, onde pudemos apresentar algumas atividades Steam que acontecem no nosso estado”, disse Lincoln.

O programa foca na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para a elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para implantação de projetos nas escolas nos estados de origem dos participantes. 

O professor José Victor da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Nossa Senhora de Nazaré,  de Manacapuru, afirma que a unidade escolar possui projetos voltados para ciência e tecnologia. 

“Nós trabalhamos com projetos voltados para esta tendência, que envolve não só ciência e tecnologia, mas também engenharia, artes e matemática. Já fomos destaques em outras iniciativas como esta e para nós é uma satisfação ter nossas atividades ganhando destaque a nível nacional como na Steam Brasil 2022”, finalizou Teixeira. 

Foto: Divulgação


Professores da rede estadual em Parintins vencem prêmio de educação empreendedora do Sebrae

03.03.2022

A professora Aldemira Jacaúna e o professor João Bosco Batista, da Escola de Tempo Integral (EETI) Brandão de Amorim, no município de Parintins, conquistaram o primeiro e o segundo lugar na 2ª edição do Prêmio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na categoria de Educação Empreendedora 2021. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (24/02), na sede do Sebrae, no centro de Manaus.

Incentivados pela Secretaria de Educação, os educadores realizaram os projetos com itens regionais. As ideias são voltadas para o auxílio da população. 

Há 372 quilômetros de distância de Manaus, os educadores conquistaram os troféus de ouro e prata na categoria Ensino Médio. As iniciativas foram executadas com estudantes  da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, estimulando o conhecimento e habilidades dos estudantes da rede estadual, com o objetivo de prepará-los para a realidade e os desafios do mercado de trabalho.

A professora de ciências da natureza, Aldemira Jacaúna, recebeu o prêmio de ouro com seu projeto “Produção de um adesivo natural de Breu-Branco”. Ela agradeceu ao apoio que recebeu da escola e do governo, além de reforçar como o projeto pode ajudar a comunidade. 

O professor João Bosco Batista, conquistou a prata com o seu projeto “Produção de refrigerante utilizando o fruto Araçá-Boi/REFRUT”. O educador diz que o incentivo ao olhar local, o uso dos materiais regionais e a potencialidade disso é muito importante para a população. 

“Estamos muito felizes com o resultado, nosso esforço foi reconhecido. E relacionar a teoria com a prática foi muito estimulante para os alunos, usar os materiais regionais como o breu e a fruta do araçá-boi é importante, traz destaque para a região e a comunidade, além de mostrar como podemos usar do que temos para empreender”, comenta João. 

Apoio – O Coordenador Regional de Educação de Parintins, professor João Ribeiro Costa, parabenizou os professores premiados, juntamente com os alunos envolvidos. Ele destaca a importância do desenvolvimento de projetos criativos, o incentivo do desenvolvimento dos profissionais e dos alunos para o mercado de trabalho. 

“É gratificante poder auxiliar projetos que potencializam o protagonismo estudantil, focam nas práticas educativas empreendedoras, além de desenvolverem habilidades e competências essenciais para a sustentabilidade da vida humana”, diz o coordenador. 

O coordenador também enfatiza a dedicação e o trabalho conjunto na escola, desde os pedagogos aos gestores, para o empenho e dedicação na realização do projeto, a fim de melhorar cada vez mais o resultado acadêmico discente e a gestão de resultados.

Educação Empreendedora – Desde 2021, o Governo do Amazonas, em parceria com a Sebrae, está desenvolvendo o projeto “Educação Empreendedora”,  voltado aos alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A iniciativa, que ainda está na primeira fase, busca desenvolver habilidades e competências para pensar negócios e desenvolvê-los sob o prisma das ciências que norteiam as iniciativas empreendedoras.         

Desde 2013, o prêmio do Sebrae tem como objetivo, reconhecer e valorizar o trabalho de professores que tenham implementado práticas, cursos e projetos de educação empreendedora no currículo escolar, que promovam o protagonismo, a criatividade e a inovação nas práticas pedagógicas nas instituições de ensino em que atuam.

Foto: Arquivo pessoal


Secretaria implementa Curso da Educação de Jovens e Adultos EaD

03.03.2022

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) por intermédio da Coordenadoria de Correção de Fluxo (CCORF) e Coordenadoria de Tecnologia Educacional (COTED), realizou visita in loco no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Ramez Tebet - município de Naviraí, nos dias 24 e 25 de fevereiro e no Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel - município de Chapadão do Sul, nos dias 03 e 04 de março, com a finalidade de subsidiar às equipes na implementação e operacionalização do Curso de EJA EaD em 2022.

Dentre os objetivos propostos na visita, pretendeu-se promover o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e do funcionamento do Curso, bem como nas orientações que visam subsidiar as atividades pedagógicas desenvolvidas pela Coordenação Pedagógica e Corpo Docente na perspectiva de um trabalho mais eficiente e eficaz, plenamente alinhado a proposta pedagógica do Curso e as especificidades do público que demanda a Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Curso de EJA na EaD – Acesso ao Saber

O Curso de EJA na EaD, ofertado nos Centros Estaduais de Educação, visa oportunizar aos jovens, adultos e idosos a escolarização ou complementação dos seus estudos, no âmbito da educação básica, nas etapas do ensino fundamental e do ensino médio, proporcionando o desenvolvimento da cultura digital, incentivando estudantes e professores ao uso de ferramentas tecnológicas que evidencie a criatividade, criticidade e autoria, sobretudo, reconhecendo a trajetória de vida dos estudantes jovens, adultos e idosos, valorizando a diversidade de saberes e vivências culturais, principalmente nas relações estabelecidas com o mundo do trabalho e ao seu Projeto de Vida.

Como se matricular

Ofertado nos Centros Estaduais de Educação, localizados nos municípios de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados e Naviraí o curso é voltado para estudantes com idade mínima de 18 anos e a matrícula, disponibilizada durante todo o Curso para ingresso de novos estudantes, desde que haja vagas, deve ser feita diretamente pelo site da Central de Matrículas da Rede Estadual de Ensino (www.matriculadigital.ms.gov.br). Para mais informações sobre a oferta do Curso acesse o link https://www.sed.ms.gov.br/ejaead/

Adersino Junior, SED/MS