Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Roraima anuncia pagamento de R$4,9 milhões em retroativos de progressões verticais para professores

04.05.2022

Cumprindo o compromisso de saldar dívidas anteriores e garantir a efetividade do direito da categoria dos professores, o governador Antonio Denarium anunciou o pagamento de retroativos de progressões verticais na ordem de R$ 4,9 milhões.

“Este já é o terceiro grupo de professores que vai receber os retroativos de progressões verticais. Já efetuamos o pagamento de R$ 12 milhões em progressões. Com a recuperação fiscal do Estado, em minha gestão estou saldando dívidas deixadas por gestões anteriores e garantindo direito dos professores, categoria que tem meu respeito”, enfatizou o governador.

Neste terceiro pagamento, serão beneficiados 418 professores que tiveram suas portarias concedendo a progressão vertical, publicadas no ano de 2016. Os valores individuais que cada professor vai receber variam entre R$ 200 e R$ 70 mil reais. A previsão é que o dinheiro esteja na conta dos docentes na próxima sexta-feira, dia 6.

“É uma determinação do governador Denarium a atualização de todas as progressões, verticais e horizontais. E, as progressões devidas aos docentes que não foram pagas em gestões anteriores, foi feito um plano para pagamento que tem sido honrado conforme planejamento da gestão e entendimento junto ao Sinter [Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima]”, esclareceu Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

A lista dos professores que serão contemplados foi encaminhada para o Sinter e pode ser consultada no sindicato.

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES

São muitas as ações que vem demonstrando a valorização dos profissionais da Educação. Em novembro do ano passado, o Governo de Roraima pagou quase R$ 5 milhões em retroativos de progressões verticais devidas aos professores há 13 anos. No total, 817 docentes foram contemplados com valores que variaram entre R$ 720 a R$ 35 mil.

O Governo pagou também em março deste ano, mais R$ 7 milhões em retroativos de progressões verticais devidas dos anos de 2014 e 2015 para 278 professores. Os valores recebidos individualmente foram entre R$ 1,3 mil a R$ 56 mil.

Também no pagamento referente ao mês de março de 2022, os professores e os demais servidores do Estado foram contemplados com um reajuste linear de 11%, o maior da história de Roraima. O reajuste salarial não ocorria desde 2016.

E, com diálogo sempre aberto junto à categoria dos professores, além do reajuste salarial de 11%, o governador Denarium autorizou a criação de um Projeto de Lei para adequação do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remunerações) dos professores em um percentual de 10%, que somados ao reajuste de 11% totalizaram 21% de acréscimo para a categoria.

Em agosto de 2021, o Governo também pagou R$ 600 mil em retroativos para 46 servidores inativos (aposentados) e, em junho, efetuou pagamento na ordem de R$ 959.568,33 em verbas rescisórias para 235 servidores.

Também em 2021, foram atualizadas progressões para 3.454 professores sendo 3.154 horizontais (por tempo de serviço) e 300 verticais (por titulação). E em dezembro de 2021, todos os servidores da educação foram contemplados com um abono pecuniário no valor de R$ 6 mil.

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotografia: Ascom/Seed/RR


Secretaria de Educação e Instituto Federal do Acre firmam parceria e lançam a academia do futebol

04.05.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes e o Instituto Federal do Acre (Ifac) firmaram nesta semana uma parceria para lançar a academia de futebol,  uma espécie de escolinha de futsal. A solenidade de lançamento aconteceu no hall do estádio Arena da Floresta.

De acordo com o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, o projeto irá atender, inicialmente, em torno de 500 estudantes, desde crianças a partir dos seis anos de idade e jovens de até 23 anos. Ao todo, serão dez núcleos espalhados tanto na capital quanto no interior do Estado.

“Inicialmente, vamos começar as atividades da escolinha de futebol com seis núcleos, ficando quatro para serem implementados em um segundo momento”, faz questão de explicar o chefe de Departamento.

Por meio da parceria foram investidos em torno de R$ 400 mil para a aquisição de material esportivo e também a contratação de profissionais, por parte do Ifac, que irão atender nos núcleos onde a academia funcionar. O projeto irá atender, sobretudo, alunos carentes que não podem pagar uma escolinha das escolas estaduais.

“Essa parceria é extremamente importante para o esporte escolar e através dessa parceria com o Ifac a gente pode estar dando atenção a essas crianças e jovens, para que eles possam estar fazendo essa escolinha no contraturno e podem receber esse aprendizado”, afirma Santiago.

Um curso de capacitação dos profissionais que irão trabalhar nas escolinhas de futsal foi realizado entre os dias 25 e 29 de abril. “Foram cinco dias de capacitação com esses profissionais feita pela SEE em parceria com a federação acreana de futsal e a gente desenvolveu esse projeto junto com o Ifac que hoje é uma realidade”, disse.

Além da cessão dos espaços para tornar a escolinha uma realidade, a parceria estará beneficiando os alunos da rede público por meio da inclusão social e permitindo que eles possam ter uma atividade física saudável no contraturno das aulas.


Estudantes incentivam a comunidade escolar a tirar o título de eleitor

04.05.2022

Estudantes de escolas estaduais, em Salvador, têm mobilizado colegas para uma maior participação da juventude nas eleições que serão realizadas este ano, em todo o Brasil. Para isso, alunos dos colégios estaduais Professora Maria Anita e Desembargador Pedro Ribeiro organizaram uma estrutura nas escolas com computadores para auxiliar os interessados a tirarem a primeira via do Título de Eleitor e ficarem aptos para as eleições. Os mutirões seguem até esta quarta (4), sendo necessária a apresentação da cédula de identidade, CPF e do comprovante de residência.

A estudante Tamires da Silva, 19, 2º do Ensino Médio, do Colégio Professora Maria Anita, localizado no bairro de Praia Grande, atuou na busca ativa para encontrar estudantes interessados em tirar o documento. “Fizemos uma pesquisa em todas as salas de aula. Em cada turma de, aproximadamente, 40 alunos, chegamos a encontrar 30 colegas sem o  documento. Mudar essa realidade é fundamental para a construção democrática e nós, jovens, temos o direito e dever de estarmos atuando na escolha de nossos representantes. Ao encontrar um jovem interessado em fazer o título, pedimos os documentos e orientamos  de forma individualizada, todos os procedimentos.”

A ação realizada no Colégio Professora Maria Anita pretende auxiliar 320 estudantes. De acordo com Cláudio Gomes, gestor da unidade, a ação é uma iniciativa que ressalta o protagonismo juvenil. “O mutirão nasceu em uma reunião com líderes de sala, na qual os estudantes pediram ações sociais no colégio para atender as necessidades dos colegas. Consideramos extremamente importante atender as expectativas destes jovens, fortalecendo o seu protagonismo. Observamos que cerca de 65% dos nossos estudantes entre 16 e 19 anos estavam sem o documento e o mutirão vem com a possibilidade de mudar esse número”.

No Colégio Estadual  Pedro Ribeiro, no bairro de São Caetano, os estudantes estão auxiliando também os moradores do bairro. O mutirão pretende atender a cerca de 1.500 pessoas. O professor de Filosofia,  Emerson Costa Farias, afirmou que os jovens são os principais protagonistas no processo de manutenção da democracia brasileira. “O nosso país é um país jovem e essa juventude precisa estar refletida nos representantes, nos partidos políticos, nas eleições e nas legislações. Sabemos que ser cidadão não se resume às eleições e ao voto, mas não podemos desconsiderar que votar é fundamental, é um passo importante. Foi acreditando nisso que aqui, na escola, organizamos esse mutirão para estimular os nossos alunos e a nossa comunidade escolar, sobretudo, os mais jovens”.


Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é tema de acolhida na Escola Estadual Antônia Da Silveira Capilé

03.05.2022

Desde 2018 a Escola Estadual Antônia Da Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Dourados, realiza acolhida diária para recepcionar seus estudantes. No dia 25 de abril a acolhida diária foi com temática sobre o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

Premissa da unidade escolar, a acolhida contou com dedicação dos estudantes, após muitos estudos sobre a importância do tema no desenvolvimento da aprendizagem, com foco no socioemocional, a equipe abordou diferentes focos, envolvendo também os estudantes na realização da dinâmica, incentivando o protagonismo e a corresponsabilidade.

Escola de Sinais

Cerca de 180 estudantes participam diariamente das acolhidas. No dia 25 de abril o tema escolhido pelos estudantes do 3° B do Ensino Médio foi a comemoração da Língua Brasileira de Sinais, onde eles destacaram para os demais colegas a acessibilidade, através da Língua Brasileira de Sinais.

De acordo com a diretora Marisa Pereira dos Santos, o acolhimento é uma prática educativa “que objetiva consolidar, por intermédio de um conjunto de atividades, a mensagem de que acolher, receber e aceitar as pessoas, sejam elas os estudantes, a equipe escolar ou os pais e responsáveis, é parte indissociável do projeto escolar e elemento fundamental para o desenvolvimento de todo o processo educativo”, enfatiza.

Prática Educativa

O acolhimento é a “porta de entrada”, dessa forma inovadora de conceber a educação e de transformar a escola, a fim de criar condições essenciais para a realização da sua tarefa mais importante: o Projeto de Vida dos estudantes.

“Dessa forma,  a escola que desenvolve o Modelo de Ensino em Tempo Integral há 04 anos, tem primado pela excelência de suas ações, e tem feito as acolhidas diárias pensando no desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes, onde é realizado um cronograma estabelecendo a responsabilidade de cada membro da equipe frente à realização das acolhidas, envolvendo também os estudantes, para prática do protagonismo estudantil e também fortalecendo assim, uma das premissas do modelo que é a corresponsabilidade”, finaliza Marisa.

Adersino Junior, SED/MS


Educação lança cursos do Programa Professor Conectado no AVA Educa-PE Docente

03.05.2022

Nesta terça-feira (03) foi realizado o lançamento dos cursos do Programa Professor Conectado, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Educa-PE Docente. Durante a live de apresentação, foram exibidos todos os cursos, dando destaque aos disponíveis para os analistas educacionais e assistentes administrativos.

As oportunidades são autoinstrucionais e focam no desenvolvimento profissional e no cumprimento do que está previsto no programa Professor Conectado, no que diz respeito à certificação que é preciso atender. Ao todo, são 39 cursos disponíveis no AVA Educa-PE Docentes, nas áreas de Conhecimentos Pedagógicos; Comunicação e Expressão; Tecnologias Educacionais e Inovação; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Saúde e Bem-estar. Todos são disponibilizados por áreas.

As opções para os analistas educacionais e assistentes administrativos são: Informática Básica; Banco de dados; Lógica de Programação; Sistema de Informações Gerenciais; Automação Escolar; Tecnologia da Informação e Higiene Ocupacional.

Na live de lançamento, o superintendente técnico de Gestão da Rede, Gleydson Santiago, falou sobre a importância e a obrigatoriedade de realização dos cursos. “O objetivo é fortalecer o Programa Professor Conectado. É um momento muito importante. O programa é muito mais do que apenas um notebook para o servidor, é a possibilidade de realmente a gente conseguir colocar dentro de nossas práticas uma forma bem mais interessante de inovar no nosso dia a dia e com o auxílio da tecnologia. Os cursos vão poder colocar para nossos analistas e assistentes a possibilidade de fortalecer a sua prática no cotidiano escolar”, ressaltou.

“O que queremos é a inclusão digital dos nossos profissionais de educação. Temos uma diversidade imensa ofertada em nossa plataforma AVA e nessa live colocamos muito bem como acessar, quais estão disponíveis, é só escolher o que vai agregar conhecimento profissional. Então, essa inclusão digital tem só um objetivo, facilitar essa ponte entre nossos alunos e nossos profissionais de educação, melhorando a qualidade do ensino”, enfatizou João Charamba, Secretário Executivo de Gestão da Rede.

Foto: SEE-Divulgação


Estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar são premiados na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

03.05.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação - CEAM/AHS, vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial - COPESP, é medalhista na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico.

A Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico oportuniza aos estudantes o contato com o mundo dos jogos, aproximando o competidor dos desafios de lógica a partir de várias ferramentas pedagógicas e de uma metodologia direcionada, visando estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico em cada nível.

A competição é organizada em seis níveis, desde o 4º ano do Ensino Fundamental, até o Ensino Médio, sendo estes: Teta (4º e 5º anos E.F.), Alfa (6º ano E.F.), Beta (7º ano E.F.), Gama (8º ano E.F.), Omega (9º ano E.F.) e Delta (Ensino Médio).

Medalhistas

 O CEAM/AHS participou em todos os níveis, totalizando dezesseis (16) estudantes medalhistas, conforme os níveis da competição. No nível TETA - duas (2) medalhas de Prata, com os estudantes: Felipe de Carvalho Ferreira, de Dourados - MS e Pedro Lima Schneider, de Campo Grande - MS;  - duas (2) medalhas de Bronze, com os estudantes: Bruno Seijen Amano Kanasiro  e Daniel de Souza Sales, de Campo Grande - MS; no nível GAMA - duas (2) medalhas de Bronze, com os estudantes: Felipe Alves Bruzarosco, de Dourados - MS e Francisco Yuki Ishikiriyama, de Coxim - MS; no nível OMEGA - duas (2) medalhas de Ouro, com os estudantes: Cássio Queiroz Minozzo, de Campo Grande - MS e Gabriel Nesta Soares Corrêa, de Aquidauana - MS; no  mesmo nível - duas (2) medalhas de Bronze, com os estudantes: Hannyel Abner Chela e João Nathan Alves de Andrade, de Dourados - MS

o nível DELTA duas (2) medalhas de Ouro, com os estudantes: Leonardo Paillo da Silva e Luiz Satoshi Yunomae Oikawa, de Campo Grande - MS;  duas (2)  medalhas de Prata, com os estudantes: Gabriel Fernandes Bueno, de Dourados - MS e Lucas Ferreira de Oliveira, de Campo Grande - MS, duas (2) medalhas de Bronze, com as estudantes: Anny Nicoly Dakan Batista Bento e Hillary Avlis Chela, de Dourados - MS, orientados pela professora Elke Penha Benites, do Atendimento Educacional Especializado de Matemática sob a coordenação de Maria Eugênia Bordignon Nachif.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, expressa seu apreço pelo êxito dos estudantes na competição e ressalta "a OBRL é de extrema relevância, uma vez que oportuniza aos estudantes o crescimento intelectual a partir de estratégias que envolvem de estímulo de memória, desenvolve habilidades lógico-matemáticas. Parabéns estudantes! O Centro fica enaltecido pelo sucesso acadêmico de todos vocês!”.

Adersino Junior, SED/MS


Secretaria recebe representantes do Sintet para discutir demandas da educação

03.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu, na tarde desta segunda-feira, 2, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet). Na ocasião foram tratados assuntos como o reajuste do piso para ativos e aposentados.

Também foram discutidos assuntos como as progressões 2021 e 2022, a valorização dos profissionais da educação, a militarização das escolas e o concurso da educação.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, ouviu as demandas dos representantes e enfatizou que a Pasta tem trabalhado para garantir os direitos dos profissionais de ensino. “Desde o início da gestão temos trabalhado com uma agenda para garantirmos os direitos dos servidores e para quitarmos os passivos que ao longo dos anos foram acumulados. O diálogo com o Sindicato é fundamental para entendermos as demandas”, afirmou.

O encontro, intermediado pela Seduc, contou ainda com a participação dos secretários da Administração, Rafael Sulino, da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho e do presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), Sharlles Fernando Bezerra Lima.

O presidente do Sintet, José Roque Rodrigues Santiago, relatou que foi uma ótima oportunidade para discutir as demandas dos trabalhadores em educação no Tocantins. “A presença de todos os secretários e entidades tornou a reunião mais produtiva. Nossa expectativa é que nossas solicitações sejam atendidas para avançarmos e melhorarmos”, disse.

Willian Alves/Governo do Tocantins


Maranhão dá início às conferências preparatórias para a COMAE – 2022

03.05.2022

“Os profissionais da educação têm lutado arduamente ao longo desses anos para terem as conquistas que nós tivemos, até agora, na educação brasileira. E todas as conquistas que aqui tivemos, seguramente, foram fruto da luta dos profissionais da educação, dos estudantes e de todos aqueles que fazem esse movimento propositivo para que a educação avance. Nós tivemos avanços significativos nesta última década, mas não podemos parar, como diz o nosso governador Carlos Brandão, que manda um abraço fraterno a todos e todas que nos assistem, e ao assumir o Governo, ele deixou muito claro a prioridade da educação e da continuidade das políticas públicas estruturantes, como o Escola Digna, com todas as ações que contempla, como as Escolas de Tempo Integral". Com esta fala, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, abriu, na segunda-feira (2), a Conferência Intermunicipal Livre de Educação da Região dos Cocais, que reuniu 16 municípios das Unidades Regionais de Educação de Caxias, Codó e Timon.

Durante a abertura, a secretária ainda destacou: “É preciso a gente entender que a continuidade é importante; nenhum sistema do mundo avançou sem continuidade. E isso já nos ensinavam os pioneiros da educação lá em 1930, quando diziam que: ‘Nem um esforço vale a pena se não tiver continuidade de ação’. É importante que sigamos nesse passo, e essas conferências são fundamentais para isso”, ponderou. 

Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Fórum Estadual de Educação realizará 14 Conferências Intermunicipais Livres de Educação, que trazem o tema: "Estado Democrático de Direito e Defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Qualidade Social". As conferências têm por objetivo mobilizar a sociedade maranhense em um amplo debate que contribua para a construção da Política Nacional de Educação.

A conferência, que pela primeira vez aconteceu de forma virtual, pelo canal da Seduc, no YouTube e pela Plataforma da UEMANET, contou com a participação de movimentos sociais, pais, estudantes, profissionais e entidades que atuam na área de educação, de forma representativa, por meio de delegados eleitos ou indicados nas Conferências Municipais de Educação.

A Palestra Magna, com o tema da conferência “Estado Democrático de Direito e defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Equidade e Qualidade Social” e o lema: "Educação Pública e Popular se Constrói com Democracia e Participação Social, Nem Um Direito a Menos e em Defesa do Legado de Paulo Freire", foi proferida pelo professora Andressa Pellana, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Na Plenária Inicial houve a apresentação, leitura e homologação do Regimento da Conferência Intermunicipal. De cada uma das 14 conferências, sairão propostas que serão encaminhadas para debate e aprovação na Conferência Maranhense de Educação (COMAE–2022).

As Conferências Intermunicipais Livres, que seguem até o dia 23 de junho, quando será realizada a Conferência Intermunicipal Livre de Educação da Região Campos e Lagos, são consideradas etapas preparatórias para a COMAE, que acontecerá em julho deste ano, sob a coordenação geral do Fórum Estadual de Educação (FEE/MA), em parceria com a Seduc e a UEMA. Este ano a COMAE traz o tema: "Estado Democrático de Direito e defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Equidade e Qualidade Social". 

Vale destacar que, por sua vez, a COMAE é preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Educação (CONAE–2022), que será realizada em novembro de 2022, sob coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE). A CONAE terá como eixo principal o tema: “Equidade, Qualidade e Inclusão: Compromisso com a educação”.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação                                               
03/05/2022


Educação lança cadernos complementares ao Currículo de Sergipe

03.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará na próxima quinta-feira, 5 de maio, o lançamento e apresentação dos cadernos complementares ao Currículo de Sergipe. O evento acontecerá a partir das 8h, no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória,e contará com a presença do secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, além de coordenadores estaduais e coordenadores de etapas, secretários municipais de Educação, representantes da Undime e outros convidados.

Os cadernos complementares são referentes à Educação Infantil e Educação Especial; Ensino Fundamental e Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial; e Educação Escolar Indígena, Quilombola e Educação do Campo. O seu processo de construção teve início em 2019, contando com a colaboração de representantes regionais e municipais que mobilizaram as Diretorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação para participação de professores, gestores escolares e demais segmentos educacionais, os quais se uniram aos grupos de trabalho e auxiliaram na escrita dos textos e relatos de experiências pedagógicas em conformidade com o Currículo de Sergipe – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A princípio serão lançados os cadernos no modo virtual, em formato PDF, e futuramente, na versão impressa, cujos volumes serão distribuídos. De acordo com o articulador para elaboração, João Manoel do Faro Neto, “os cadernos complementares reúnem temas como sergipanidade, perspectiva da educação integral, transição entre etapas, metodologias ativas e avaliação, especificidades da Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Quilombola e Educação no Campo, além de experiências pedagógicas que podem servir de inspiração para o replanejamento docente e que respaldam o papel do professor mediador e do aluno protagonista”. 

Durante o evento de lançamento, cada coordenador de elaboração fará a apresentação da síntese dos Cadernos Complementares.


Secretaria de Educação abre inscrições para 400 vagas do curso de Libras

03.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (CASIES), abriu inscrições para o curso de Libras 1 (Iniciante). Serão 400 vagas, sendo 250 para o período vespertino e 150 para o noturno. O curso será gratuito e voltado aos profissionais da Educação, bem como demais interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com início no dia 9 de maio e término em 28 de julho, as aulas terão a duração de três horas semanais e serão realizadas presencialmente no Casies, localizado na Travessa Francisco de Siqueira, 195, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, nas dependências da Escola Antônio Cesário Neto.

A carga horária total é de 50 horas e o conteúdo abrange os parâmetros linguísticos da Libras, alfabeto manual (datilologia), pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, advérbios de lugar, números cardinais e ordinais, dias da semana e meses do ano.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio do formulário online disponível no site www.casies.com.br, a partir das 8:00 do dia 28 de abril, até às 23:59 do dia 2 de maio.


Escolas estaduais retomam torneio interclasses com disputas em várias modalidades

03.05.2022

Após dois anos sem atividades esportivas coletivas, estudantes da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa (a 1.160 km de Cuiabá) entram em quadra para os jogos intercalasses. A novidade é o vôlei de areia que terá jogos na quadra da própria escola.

As partidas acontecem até esta quarta-feira (27.04), nos três períodos e envolvem alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio. Além do vôlei de areia, os alunos disputam vôlei de quadra, futsal e xadrez.

“É o primeiro torneio intercalasse depois da pandemia da Covid-19. Estamos empolgados. Todos querem participar, não querem perder a oportunidade”, comemora o coordenador pedagógico Eraldo Pereira.

Entre os mais animados está a estudante Vanessa Moraes Rodrigues, do 1º Ano B. Ela participa da equipe de vôlei. “Todos aqui estamos animados porque há muito tempo não tínhamos jogos. Nossa equipe será campeã”, prometeu.     

Eraldo Pereira explica que já existe uma quadra de areia na escola e, com isso, foi possível incluir o vôlei de areia entre os esportes em disputa. “Foi um pedido dos próprios alunos que fizeram questão desse esporte, tanto o masculino quanto o feminino são uma das modalidades mais disputadas”, destaca o coordenador pedagógico. 

O torneio de esportes conta com a colaboração do Grêmio Estudantil, do diretor João Paulo e dos outros dois coordenadores pedagógicos, Davi de Lima e Rodrigo Silva, além de todos os professores que se empenharam nessa ação.

Texto de Adilson Rosa 


Escola Estadual de João Pessoa desenvolve projetos de artes plásticas com formações para população

03.05.2022

A arte está espalhada por cada sala da Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, em João Pessoa. As portas personalizadas e as imagens nas paredes dos prédios foram todas pintadas por alunos da própria escola, que participam da disciplina eletiva de Artes Plásticas. A instituição vem se tornando referência no Estado quando o assunto é arte na escola. Do ateliê montado no auditório da ECIT já saíram artistas reconhecidos e, todos os dias, novos pintores nascem no mesmo espaço.

A professora de Artes e Projeto de Vida, Francineide Lira, conhecida como França, relembra como a arte foi introduzida na escola, a partir do programa Arte em Cena, que promove concursos artísticos em diversas modalidades entre as escolas da Rede Estadual de Ensino. “O projeto surgiu em 2017. Nós juntamos alguns alunos que tinham interesse em artes plásticas para fazer um projeto e concorrer no Arte em Cena. Começamos as oficinas, montamos o ateliê, e notamos que muitos outros estudantes ficaram curiosos e interessados em também participar das oficinas. Foi daí que surgiu o projeto ‘Toda caminhada começa no primeiro passo’, que tem esse nome porque tem como objetivo formar estudantes que querem iniciar na pintura e nas artes plásticas”, explica França.

Romulo da Silva, de 16 anos, cursa a segunda série do Ensino Médio na escola e é um dos participantes do projeto. “Eu sempre gostei de desenhar desde pequeno. Via os desenhos animados na TV e tentava reproduzir. Depois fui me aprimorando, usando cores, desenhando coisas mais complexas. O projeto aqui na escola, para mim, foi um lugar de aprimoramento. A escola me incentivou a me esforçar mais, já que se dependesse só de mim, talvez eu não conseguisse realizar o que realizei”, revelou Romulo.

Arte: Ação e Solução - Assim como Romulo, Nathan Inácio Guerra, de 14 anos, aluno do nono ano do ensino fundamental da ECIT Alice Carneiro, também faz parte do projeto. Junto com outros estudantes e coordenados pela professora França, os alunos criaram um projeto para participar do Desafio Celso Furtado, que premia iniciativas e soluções sustentáveis voltadas ao desenvolvimento e empreendedorismo. O objetivo era repassar todo o conhecimento que foi adquirido durante as formações na escola, e foi daí que surgiu o projeto ‘Arte: ação e solução’.

Na iniciativa, os estudantes dão formações relacionadas às artes plásticas tanto para outros alunos da escola, como para moradores da região, como dos bairros de Manaíra e São José. As aulas acontecem duas vezes na semana no ateliê montado dentro da própria escola. Para Nathan, a oportunidade de repassar o conhecimento é, na verdade, mais uma forma de aprender. “Comecei a pintar durante a pandemia, porque estava procurando uma atividade para suprir o tempo que ficava em casa. Fui chamado para participar das oficinas e, desde então, vim melhorando a cada dia. Agora, estamos tendo a oportunidade de repassar um pouco do aprendizado e tem sido muito legal. É como se a gente conduzisse as pessoas por um caminho, onde nós também vamos aprendendo”, explica o jovem artista.

As pessoas que se interessarem pela formação podem se dirigir até a escola, a partir das 8h, e fazer a inscrição para as formações junto à secretaria escolar. Para participar das aulas basta apenas apresentar a documentação pessoal.

Frutos - O projeto desenvolvido na ECIT Alice Carneiro já começou a dar frutos. Um deles é o artista plástico Felipe Silva, conhecido como Hicor. Felipe terminou o Ensino Médio na escola há um ano, e desde então, se dedica às artes plásticas. Hicor já passou a ingressar no circuito municipal de artes e está com sua primeira exposição solo marcada para o mês de setembro.

“Eu fui um dos primeiros alunos a participar do clube de pintura e das oficinas do Alice Carneiro. Com o tempo, as atividades foram agregando mais estudantes e fomos vendo o potencial que aquilo tinha. Em seguida, estudamos a possibilidade de tornar uma disciplina eletiva e um projeto. Essa experiência foi fundamental para me tornar o artista que sou hoje”, revela Felipe.

Inclusão - O ‘Arte: Ação e Solução’ ainda abre portas para a inclusão social, isto porque as atividades são desenvolvidas em conjunto com a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Flávia Lima. Dessa forma, cerca de metade das turmas em capacitação são formadas por alunos e pessoas com deficiência. “Estas atividades contribuem muito para o desenvolvimento das pessoas com deficiência e também dão a elas mais uma oportunidade de inclusão social”, garante a professora.

É por meio da arte que muitos estudantes estão criando novos caminhos pessoais e profissionais. Nathan, Romulo, Felipe e tantos outros são jovens artistas que encontraram a motivação e o incentivo dentro das salas de aula para mostrar seu talento para todo o mundo.

 

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/escola-estadual-de-joao-pessoa-desenvolve-projetos-de-artes-plasticas-com-formacoes-para-populacao-1


Dia da Família na Escola reúne pais e alunos em diversas atividades no Estado

25.04.2022

As escolas de Santa Catarina promoveram neste sábado, 30, o tradicional Dia da Família na Escola, com o tema: “Educação, relações de trabalho e empatia”. Diversas atividades foram realizadas com a presença da comunidade nas escolas, após dois anos em que a comemoração não foi realizada de forma presencial por conta da pandemia.

"Momento importante por estarmos novamente juntos na escola: professores, estudantes e famílias. O sucesso da educação depende dessa parceria, e se todos estivermos caminhando na mesma direção teremos um ensino cada vez mais qualificado. É com esses estudantes que vamos transformar Santa Catarina para que seja cada vez um lugar melhor", destaca o secretário de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.

O secretário esteve presente nas atividades realizadas pela EEB Juscelino Kubitechk, em São José. A escola promoveu oficinas de origami, pintura facial, boliche, escultura de balão, contação de histórias e apresentação do coral de alunos do Ensino Fundamental. Além disso, foram ofertadas em parceria com o Senai as oficinas de elétrica básica, de robótica, de elaboração de currículo e oportunidades de vagas.

"É muito importante essa presença da família na escola. Quando os pais participam das atividades, o aluno fica feliz e se sente valorizado. Hoje no coral, muitos pais vieram assistir e se emocionaram, choraram, e assim conhecem mais sobre o que o aluno está fazendo na escola", conta a diretora Eunice Knoner Campos.

O secretário também participou das atividades da EEB Pero Vaz de Caminha, em Florianópolis. Além de visitar as novas instalações da unidade, enquanto o prédio da escola é reformado, Vitor Balthazar conversou com pais, estudantes e professores, acompanhado por representantes do Movimento Santa Catarina pela Educação.

O gerente-executivo do SESI e do SENAI na região Sul, Luciano Mattiazzi Baumgartner, participou da visita e frisou que essa relação entre família e escola precisa ser constantemente fortalecida. "Conseguimos evoluir muito mais na educação quando a família está envolvida no processo. Hoje trouxemos oficinas de robótica e elétrica básica e também a nossa plataforma do Movimento SC pela Educação para que, assim, possamos conectar as pessoas da comunidade às oportunidades de emprego”.

Programação variada

A criatividade marcou as atividades realizadas nas unidades estaduais: teve gincana, jogos e recreação em família, contação de histórias, troca de livros, oficinas de tecnologia, atividades nos laboratórios de ciências, apresentações culturais, diálogos sobre Projetos de Vida e Escolha Profissional, estandes com opção de carreira, entre outras. Veja algumas fotos das atividades nas escolas nas redes sociais da SED.

Saiba mais

O evento é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação que foi transformada em lei estadual em 2016. Além das unidades escolares da rede estadual, participam as escolas municipais e a rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai), Fecomércio (Sesc e Senac), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat) de todo o Estado.


Etapas regionais dos Jogos Estudantis em Arraias e Dianópolis já começaram

25.04.2022

Iniciam nesta terça-feira, 3, as etapas regionais em Arraias e Dianópolis dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) 2022 e seguem até sábado, dia 7. Os campeões das modalidades individuais e coletivas, nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, classificam-se para as finais na fase estadual, prevista para junho e outubro. A abertura oficial dos jogos foi realizada pela Secretaria da Educação (Seduc) no dia 25 de abril.

A regional de Palmas inaugurou as competições e ocorreu entre os dias 25 e 30 de abril, definindo os primeiros finalistas das modalidades futsal, handebol, voleibol de quadra, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez; corridas de 80, 100, 150, 200, 400, 800, 2 e 3 mil metros; salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.

Esta é a 31ª edição dos Jets, considerado o maior evento esportivo escolar do estado, juntamente com a 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Em 2022, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do estado.

Os Jets e Parajets são uma realização da Seduc, em parceria com as prefeituras municipais, entidades esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins.

Cristiano Viana/Governo do Estado


O moderno e o contemporâneo se encontram em projeto sobre a Semana de Arte Moderna

25.04.2022

Para marcar os 100 anos da Semana de Arte Moderna - uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922, alunos da Escola Estadual Padre Tiago, em Mirassol D’Oeste (a 296 km de Cuiabá), realizaram uma ação que inseriu a arte contemporânea na rotina escolar.

O foco do projeto escolar foi inserir o novo e a atualidade em uma homenagem ao centenário do movimento que chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.

O ponto alto foi uma releitura do antigo ao atual. Para isso, a professora Janice Destacio Floriano fez uso da tecnologia para realizar o projeto nas aulas de Arte. Após algumas aulas sobre o contexto histórico e a importância do evento ocorrido em São Paulo, os alunos foram orientados a realizar, em grupos, releituras das obras dos artistas que expuseram em 1922.

“Eles precisariam colocar em suas releituras uma imagem que representasse o contemporâneo, algo comum no seu dia a dia, como por exemplo, figurinhas, stikers, memes, sinal de Wifi, símbolos de redes sociais, entre outros. O resultado foram releituras representativas do jovem contemporâneo com cores, símbolos e a visão que o adolescente tem da arte atual”, destaca a professora.

Além das releituras expostas em pontos estratégicos de maior movimento na escola, houve também uma homenagem com apresentações de teatro sobre o Grupo dos Cinco, composto por Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Piccha, idealizadores e organizadores do evento em 1922.

Os alunos também realizaram declamações de poemas e apresentações musicais que foram do sertanejo ao rock. Da música clássica ao gospel, ressaltando a diversidade de gêneros musicais ouvidos pelos adolescentes.

Janice lembra que A Semana de Arte Moderna é um dos eventos culturais mais comentados até os dias de hoje. Tratava-se de uma arte que expressava o Brasil da época conforme a visão dos artistas, que criticava a burguesia e o jeito extremamente correto dos parnasianos ao escreverem suas poesias.

“Além disso, 1922 foi o centenário da Independência do Brasil. O cenário era ideal para a renovação artística nacional. O país, que se transformava e se modernizava, precisava de um novo olhar artístico, sociocultural e filosófico que propusesse uma arte nacional original e atualizada, trazendo um pensamento a respeito da realidade e da variedade cultural, características do território brasileiro”, assinala.

Texto de Adilson Rosa