Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Qualifica Educação capacita estudantes de Alagoas para melhores oportunidades no mercado de trabalho

08.06.2022

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu a entrega de certificados de conclusão para os estudantes da rede pública estadual que fizeram os cursos profissionalizantes do programa Qualifica Educação, no polo de Arapiraca. A primeira turma formada pelo programa contou com 68 estudantes do ensino médio e EJA médio - regularmente matriculados nas segundas e terceiras séries - das escolas estaduais da região. Por meio dessa oportunidade, os jovens formandos puderam realizar, de forma gratuita e com Auxílio Estudantil, os cursos de assistente administrativo, operador de computador, almoxarife, e assistente de suporte e manutenção de computadores.

"A formação profissional e o empreendedorismo são pilares do Novo Ensino Médio, que traz em si uma oferta de conhecimento mais abrangente e que visa preparar o jovem para a realização de seu projeto de vida. Por meio desta parceria com o Senai, atendemos essa premissa e possibilitamos que tanto os alunos do ensino médio como da EJA saiam mais preparados e qualificados para o mercado de trabalho”, destaca a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Integrante da turma de formandos, o estudante Emanuel Arthur, da Escola Estadual Quintela Cavalcante,  de Arapiraca, conta que decidiu fazer o curso profissionalizante pela necessidade do mercado. “No mercado de trabalho da nossa cidade faltam profissionais qualificados na área de almoxarifado. Por isso, escolhi esse curso e espero me destacar e ter boas oportunidades”, revela.  O aluno ainda conta que o Auxílio Estudantil, pago semanalmente pelo programa, garantiu sua presença nas aulas. “Nem sempre nós temos condições de tirar do próprio bolso o gasto com transporte até o curso. É o meu caso. Então, esse incentivo financeiro foi uma ajuda importante para gente”, completou.

Já Maria Clara Pinheiro, também estudante da Quintela Cavalcante, arriscou-se no mundo da administração e se surpreendeu. A formanda relata que, por meio da oportunidade do Qualifica, conheceu melhor a administração e se apaixonou pela área de Recursos Humanos. "Eu achava que assistente administrativo era uma área que já tinha muita gente, mas, a partir do curso, eu percebi que existem muitas pessoas formadas, mas poucas são qualificadas o suficiente para disputar o mercado. E como a administração engloba várias áreas, você pode acabar se identificando com alguma delas. Eu, por exemplo,  amei recursos humanos e agora estou fazendo o curso de RH para aprender mais sobre”, destacou.

E além dos concluintes, a cerimônia contou ainda com a presença de mais de mil estudantes de escolas estaduais da região, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Qualifica Educação, assim como os cursos ofertados pelo Senai e ouvir as experiências dos colegas formandos. Enzo Gabriel foi um dos alunos presentes na ocasião. O jovem de 18 anos se interessou pelo programa e conseguiu realizar sua inscrição na hora. Estudante da Escola Estadual Manoel André, de Arapiraca, ele decidiu cursar Mecânica de Automóveis para dar continuidade ao negócio da família.

“Eu já trabalho na área, pois meu pai tem uma oficina mecânica e um ferro velho e eu ajudo. Então, com esse curso, eu quero adquirir experiência teórica, pois a minha expectativa é fazer a empresa da minha família crescer cada vez mais e no negócio que futuramente será meu”, conta o estudante.

Sempre é tempo de aprender

A aluna Fábia dos Santos Veras carrega uma história inspiradora de resiliência. Estudante do EJA Modular na Escola Estadual Adriano Jorge, aos 41 anos, ela decidiu aproveitar a oportunidade do Qualifica para realizar o sonho de estudar sobre gastronomia. Atualmente, Fábia está finalizando o curso de Confeitaria e pretende continuar estudando no curso de Padeiro.

“A minha vida está sendo uma persistência contínua. Voltei a estudar ano passado, e desde que eu entrei no Eja Modular, eu já me vejo uma pessoa totalmente diferente, a minha vida mudou. Estava na escola quando o Senai foi até lá apresentar esses cursos e eu me inscrevi para fazer confeitaria porque eu adoro cozinhar. Então, quando apareceu essa oportunidade de fazer o curso, eu fui. E estou amando aprender mais sobre qualidade, higiene e classificação de alimentos, coisas que eu nem imaginava que faziam parte da confeitaria”, relatou.

Sobre o programa

O Programa Qualifica Educação é fruto da parceria do Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ofertar cursos profissionalizantes a estudantes da rede estadual de ensino que buscam concluir o Ensino Médio com uma profissão. O investimento é de mais de R$ 18 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. Ao todo, estão sendo ofertadas 10.000 vagas distribuídas em 500 turmas para 36 cursos em diversos municípios no estado de Alagoas, com carga horária entre 160 a 200 horas, podendo ter duração de 2 a 3 meses.


Educação de Mato Grosso estimula práticas ambientais e sustentáveis entre a comunidade escolar

07.06.2022

O mês de junho é um dos mais importantes do ano no calendário voltado às questões ambientais. Na última sexta-feira (03.06), foi comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental e, no domingo (05.06), o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ambas as datas são relevantes alertas à degradação dos recursos naturais e estimula reflexões sobre a necessidade de preservação do meio ambiente para sobrevivência de todos os seres vivos.

No caso específico da Educação Ambiental, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem um motivo a mais para comemorar. “Trata-se de mais uma oportunidade ímpar para que os profissionais da Educação e a comunidade escolar reflitam sobre o quanto as ações desenvolvidas no meio ambiente no momento presente influi no futuro”, analisa Alan Porto, secretário de Estado de Educação.

Ele lembra que a educação ambiental é rotina nas escolas da Rede Estadual de Ensino e objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. “Representa não apenas um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, como, também, de construção de pessoas mais conscientes e críticas, fortalecendo práticas cidadãs”, completa.

A educação ambiental é tema forte, sobretudo, em 135 escolas do campo e cinco escolas quilombolas localizadas em 70 dos 141 municípios de Mato Grosso. Ao todo, a rede atende 38.147 alunos em áreas rurais e remanescentes de quilombos.

Por conta desse momento diferenciado, a Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE) e da Superintendência de Diversidades (SUDI), intensifica a divulgação das inscrições para a seleção de projetos de Educação Ambiental e Sustentabilidade, destinada às escolas que atendem a Educação do Campo e Quilombola. Os valores disponíveis chegam a R$ 250 mil, podendo atender a 40 escolas com recursos de até R$ 6.250,00 por unidade escolar.

Entre os temas, que poderão ser abordados nos projetos, estão Arborização com Espécies Frutíferas; Reutilização da Água; Reciclagem/ Reutilização de Lixo; Compostagem; Reutilização de Alimentos; Preservação de Espécies em Extinção e/ ou Perda de Biodiversidade; Biofertilizante Líquido; Queimadas e Preservação de Biomas.

“É mais uma ação que desenvolvemos para subsidiar projetos que ampliam as aprendizagens essenciais, mas que também promovam nos estudantes o desenvolvimento do protagonismo juvenil, valores de cidadania, inclusão social e responsabilidade em meio às questões ambientais, tão necessárias na atualidade”, concluiu Alan.

Outra intenção da Secretaria, para o desenvolvimento destes projetos, é promover a recuperação da aprendizagem dos estudantes. Com a prática das atividades de educação ambiental, toda a comunidade escolar atuará de maneira interdisciplinar, estabelecendo relações com a parte teórica dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT), e a Parte Diversificada.


Educação oferece 2 mil vagas para a Formação de Nivelamento

07.06.2022

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), oferece 2 mil vagas para a “Formação de Nivelamento”, destinada aos profissionais da Rede Estadual. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (06), e deve ser feita no Sistema Gestão de Formações (SGF): CLIQUE AQUI.

A formação será 100% on-line e autoinstrucional e tem como público-alvo coordenadores pedagógicos (CP), professores coordenadores de área (PCA) e professores do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem (PFA), que atuam nas escolas da Rede Estadual.

“É preciso destacar que o conteúdo dessa formação é relevante para todos os membros das equipes escolares, uma vez que auxilia na recomposição e fortalecimento da aprendizagem dos estudantes e garante a equidade nos processos de ensino e aprendizagem”, destacou a gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério da Sedu, Karoliny Mendes da Costa.

Para terem direito à certificação do Cefope, os cursistas deverão visualizar todo o conteúdo e realizar todas as atividades previstas no curso, obtendo rendimento mínimo de 70% da nota prevista nas atividades avaliativas.

Serviço:
Nome do curso: 
Formação de Nivelamento
Período de inscrição: 06 a 17/06/2022
Link de inscrição: http://sgf.sedu.es.gov.br/Views/Autenticacao/Autenticacao
Carga horária: 60 horas

Conteúdos/Tópicos:

Módulo 1 - Avaliação e Apropriação de resultados
Objetivos: Entender o que é o processo de avaliação e os tipos de avaliação; Conhecer a estrutura e a organização das avaliações externas, suas contribuições e o uso dos seus resultados; Conhecer o que são matrizes de referência, competências, habilidades e descritores; Entender os indicadores e resultados para o (re)planejamento na escola.

Módulo 2 - O que é Nivelamento?
Objetivos: Identificar o processo de aprendizagem; Diferenciar igualdade e equidade; Compreender a importância do nivelamento nas escolas; Compreender as etapas de um plano de nivelamento; Compreender a importância de um plano de nivelamento.

Módulo 3 - Possibilidades Metodológicas para o Nivelamento: sequências didáticas e metodologias ativas
Objetivos: Conhecer propostas metodológicas que podem auxiliar no desenvolvimento do nivelamento nas escolas, como sequências didáticas e metodologias ativas; Identificar aspectos importantes de uma sequência didática; Reconhecer etapas fundamentais para a construção de sequências didáticas.

Mais informações: (27) 3636-7825 / 3636-7820

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata       

 


Estudantes participam de maratona inovadora com dados da NASA

07.06.2022

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista realizou, durante três dias (3 a 5 de junho), mais uma edição do Hack@Schools,  uma maratona de experiências inovadoras que busca propor soluções criativas para problemas globais. O projeto é uma ação da Space Terra, em parceria com o Governo da Bahia, através das secretarias de Educação (SEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O Hack@Schools envolve estudantes do Ensino Médio da rede pública que usam dados abertos da NASA para criar soluções para os desafios relacionados ao Planeta Terra e ao Espaço.

Os estudantes participaram de uma trilha educativa  transmitida no YouTube chamada “Space Terra Talks”. Com a participação de 99 estudantes e 23 equipes, o evento reuniu seis unidades de ensino do território. As equipes vencedoras poderão participar do Hackathon, NASA Space Apps Challenge 5, edição de Salvador, previsto para setembro deste ano. Em maio, o evento aconteceu em Amargosa e teve a participação de 24 equipes do Colégio Estadual Pedro Calmon.

A equipe Interdimensional, do Colégio Estadual José  Sá Nunes, foi a vencedora da competição. Formada pelo professor Renato Lima Pereira e os estudantes Ângelo Gabriel Amorim Oliveira, Daniel da Silva Pimentel, Gabriel Sousa Alves e Luan Henrique Sousa Viana, a equipe cumpriu o desafio "Espaço", criando uma proposta de pesquisa para uma base lunar, que serviria como apoio para enviar um foguete até Marte. Os estudantes propuseram o desenvolvimento de um projeto de um foguete nuclear que, ao chegar no planeta, liberaria dois robôs: um de escavação e outro de coleta, enviando esse material para a Terra pelo mesmo foguete.

Para Ângelo Gabriel, 16, 1º do Ensino Médio, participar do evento, bem como sair como um dos vencedores, foi gratificante. “O evento foi impressionante, houve muito aprendizado e conhecimento com diversão ao mesmo tempo. Os desafios foram ótimos, colocaram a nossa equipe e os demais para pensar. Momentos assim devem ser repetidos, porque incentivam os jovens que gostam e têm interesse por Astronomia. Além disso, fiquei feliz com a estrutura, o lugar que ficamos e o modo com que fomos tratados. As equipes do CJCC e do Hack Schools fizeram tudo com carinho e muita dedicação”.

A vice-diretora do CJCC, Elmara Souza, destacou a importância do momento e explicou como funciona a competição. “As equipes escolhem entre os desafios "Terra" ou "Espaço". Este último é como decolar da Terra, chegar à órbita da Lua, vencer os obstáculos e pousar em Marte para coletar amostras. Já o desafio "Terra" é como estragar menos o planeta. Os participantes têm acesso a vídeos/talks antes do evento para conhecer um pouco sobre os desafios, ouvir especialistas sobre o tema, entender como utilizar a metodologia Canvas e fazer um Pitch. Durante a maratona, as equipes escolhem o desafio, estudam o problema, acessam dados abertos da NASA e outros sites e propõem soluções criativas para o problema. A aprendizagem é enorme, os estudantes precisam estudar bastante, fazer pesquisas, refletir sobre o problema para propor soluções criativas, inovadoras e viáveis”.


Centro de Excelência Atheneu Sergipense promove maior simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil e na América Latina

07.06.2022

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta Ensino Médio em Tempo Integral, em Aracaju, realizou na manhã desta segunda-feira, 6, no Teatro Atheneu, a 4ª edição do Atheneu ONU, a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil e na América Latina. O evento reuniu representantes do Poder Público e autoridades políticas para debater temas globais e nacionais, como a Guerra da Ucrânia, tema central do evento.

Durante a simulação, os estudantes ocuparam seu lugar de fala enquanto chefes de Estado, protagonizando a reivindicação para uma educação emancipadora, de qualidade e com equidade; e demonstraram preocupação com as crises globais do clima e da humanidade. Na ocasião, os estudantes representaram países como o Brasil, Alemanha, EUA e outros, relacionando-se com diplomacia, ciência política, política internacional e direito. Pediram justiça pelo assassinato do sergipano Genilvaldo de Jesus Santos, ocorrido em Umbaúba; bem como alertaram a periculosidade da política dos governos fascistas; citaram a pobreza menstrual e direitos das mulheres; dentre outros assuntos pertinentes. 

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Josué Modesto dos Passos Subrinho, relembrou os tempos de outrora, quando o Atheneu era palco das construções políticas. “Este evento na realidade resgata uma tradição de longa história no Atheneu Sergipense de sermos o centro da reflexão política de Sergipe. O Atheneu ONU propiciou um encontro raro e muito civilizado de diversas lideranças políticas sergipanas, algo que representa uma das conquistas da democracia. Foi com muito orgulho que vimos a partir das palavras dos nossos estudantes um testemunho concreto do grande educador brasileiro Anísio Teixeira: "A fábrica da democracia é a escola pública". Nada mais representativo da ação dos nossos alunos no dia de hoje para o novo cotidiano. A democracia é recorrentemente fabricada e reatualizada nas escolas públicas. Parabenizo os estudantes, professores e o gestor Daniel Lemos por este emocionante momento”.

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, focou o discurso no cuidado da população desde a primeira infância e no combate do machismo institucional. “Não é possível construir uma casa pelo telhado; é pela base que ela é erguida. E por esta razão é importante cuidarmos das nossas crianças, cuidar das nossas mulheres e acabar com o machismo institucional. Temos de falar em todos os espaços porque o lugar da mulher é na política, ou onde ela quiser, porém os espaços ainda são fechados e apertados. Por tudo isso vamos à luta”, relatou.

Atheneu ONU

O Atheneu ONU é uma proposta de metodologia ativa empreendida pelo professor e orientador Yuri Norberto, que, juntamente com os estudantes e comunidade escolar, organizou o evento. “A ideia do Atheneu ONU é fazer com que os alunos discutam temas globais, como a guerra da Ucrânia, que afeta vários países. Aliado a isso, eles também tiveram de fazer um exercício no sentido local, ao olhar para dentro. Todos eles fizeram esses dois movimentos, e no olhar para dentro foi pensar políticas públicas, ou seja, refletir como estudar política pública na escola e como nos preparamos do ponto de vista do exercício da cidade. Por isso, estamos recebendo alguns candidatos ao Governo do Estado, ao Legislativo Estadual e ao Congresso Nacional e Senado, por exemplo”, citou.

Para a estudante Renata Aragão, secretária geral do Atheneu ONU, o momento representa a nova era da juventude. “O que está acontecendo aqui hoje representa uma nova era do jovem e tem a finalidade de fazer com que eles conheçam os políticos que atuam no nosso Estado, de modo que eles percebam o que a nossa população precisa dentro da nossa realidade. Muitos jovens ainda não gostam de política e agora eles se interessam em conhecer candidatos, suas propostas e pensam naquilo que acham melhor para eles”, relatou.

Já para a recém-chegada à unidade de ensino, Alice Samylle, da 1ª série, o Atheneu ONU tem sido uma experiência que favorece a articulação de ideias e as formas de formular espaços de escuta como esse. “Primeiramente o projeto nos ajuda a fazer com que nossas vozes sejam ouvidas cada vez mais, pois é expressando nossas opiniões que ajudamos a mudar o Brasil e o ambiente e a sociedade em que vivemos. Assim, construímos uma maneira de beneficiar as pessoas que estão ao nosso redor, mas também aquelas que mais precisam”.

Ao final do evento, os convidados assinaram um termo de compromisso articulado pelos estudantes do Atheneu Sergipense durante o lançamento do Projeto Atheneu Políticas Públicas (POP). A iniciativa, única e inovadora no país, surgiu em meio à dificuldade dos estudantes de entenderem sobre a política nacional, o funcionamento do Estado e o seu papel democrático como cidadão. Com a assinatura do termo, as autoridades presentes comprometem-se a tornar a Educação como política de Estado, cujas ideias de políticas públicas são propostas pelos próprios alunos. O projeto ainda irá sabatinar os candidatos ao Governo do Estado e aos cargos de Deputado/a Estadual, Federal e Senador/a da República.

Assinaram o termo de compromisso todas as autoridades do Poder Público e representantes políticos convidados: Danielle Garcia, delegada de polícia; Valmir de Francisquinho, ex-prefeito de Itabaiana; Katarina Feitoza, vice-prefeita de Aracaju; Kitty Lima, Deputada Estadual; Alessandra Vieira, Senador da República; Rogério Carvalho, Senador da República; Fábio Mitidieri, Deputado Federal; Samuel Carvalho, Deputado Estadual; Breno Garibalde, vereador de Aracaju; Gilvânia Guimarães, gestora na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA); Maria Luiza, ex-aluna do Atheneu Sergipense, que no evento representou Linda Brasil, vereadora de Aracaju; e Jorginho Araújo, ex-secretário de Esporte de Aracaju. Por incompatibilidade de agendas e por motivo de doença, participaram por meio de vídeo, Maria Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; Alessandro Molon, Deputado Federal pelo Rio de Janeiro; e a vereadora Linda Brasil.


Escola Fagundes Varela representará Região Norte com artigo sobre implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

06.06.2022

A Escola Estadual Cívico-Militar Fagundes Varela representará Roraima e a Região Norte com um artigo em um E-book, que será publicado pelo MEC (Ministério da Educação) sobre a implementação do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares). O lançamento do E-book ocorrerá em Brasília-DF, nesta terça-feira, dia 7.

Participarão do evento a professora Sinésia Pereira, diretora da escola, e Shangrilá Camargo, coordenadora pedagógica, acompanhadas do secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.  No evento, a equipe da escola também participará também de uma capacitação sobre o Pecim e Ecim (Escola Cívico-Militar).

“É um sentimento de gratidão. O Pecim é um programa muito bom e a aceitação da população também está sendo muito positiva”, destacou a professora Sinésia Pereira.

A Escola Fagundes Varela foi a única escolhida da Região Norte para produzir o artigo. Intitulado “A experiência da Escola Estadual Cívico-Militar Fagundes Varela”, o documento contém dez páginas e conta como ocorreu a implantação do Pecim na instituição de ensino e como o programa modificou o cotidiano dos alunos.

O artigo apresenta as origens e características da escola, o processo de adesão ao programa, os primeiros resultados alcançados no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas, no aprendizado e no desempenho dos estudantes.

Hoje, a Escola Cívico-Militar Fagundes Varela atende 1.178 alunos nas modalidades de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A unidade de ensino está localizada no bairro Nova Cidade.

 

O Pecim

Roraima aderiu ao Programa Nacional das Escolas Cívico Militares em 2019. O Pecim foi instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto Presidencial N° 10.004, de 05 de setembro de 2019.

Esse modelo de escola é baseado no conjunto de ações em três áreas específicas: educacional, didático-pedagógica e administrativa. O Programa é desenvolvido pelo MEC com apoio do Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas Federais.

Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no site https://escolacivicomilitar.mec.gov.br


Por: Layse Menezes

Foto: Ascom/SEED


Gestores de escolas comemoram entrega de computadores e comentam a utilização dos laboratórios de tecnologia

06.06.2022

A EEB Profª Maria Angélica Calazans, no município de Dona Emma, atende 126 estudantes. Localizada na comunidade Caminho Pinhal, a mais de 15 quilômetros do Centro da cidade, a escola aguardava há mais de 15 anos a entrega de computadores para equipar seu laboratório de tecnologia. Esta espera acabou no último mês de maio, quando 20 modelos novos foram instalados na unidade.

Gestor da escola, Gilmar Muniz comemora a novidade, que vai tornar o ensino oferecido à comunidade mais atrativo e moderno. “Eu gostaria muito de agradecer à SED pelos novos equipamentos enviados. Temos ainda mais 17 tablets e uma lousa digital. São equipamentos de extrema necessidade e muito usados por nossos professores. Somos uma escola do interior e recebemos equipamentos de ponta”, afirma.

A entrega realizada em Dona Emma faz parte de um pacote de investimentos da Secretaria de Estado da Educação (SED) que já garantiu a instalação de mais de 6,4 mil computadores. Até o início de junho, foram investidos R$ 28,2 milhões para a aquisição dos equipamentos, que foram instalados pelos Núcleos de Tecnologia das Coordenadorias Regionais de Educação.

Todas as regiões catarinenses estão sendo contempladas

Nesta primeira etapa de investimentos, que beneficiou cerca de 108 mil alunos catarinenses, foram inaugurados laboratórios de tecnologia em 311 escolas de todo o Estado. Uma delas é a EEB Santa Lúcia, de Novo Horizonte, no Noroeste catarinense. O gestor da escola, Lairton Ferrari, também comenta a importância da nova estrutura para a comunidade.

“Gostaria de fazer um agradecimento a toda a Secretaria de Estado da Educação por essa beleza de sala que a gente está ganhando aqui na escola. Uma sala com 20 máquinas novas, toda reformadinha, com pintura, iluminação nova… Enfim, temos uma sala especial onde a parte pedagógica, com certeza, vai ter ganhos especiais também”, finaliza.

A SED está programando novas entregas de computadores para os próximos meses. Até aqui, foram contempladas unidades das regiões de Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Itapiranga, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Maravilha, Palmitos, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, Taió, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê.

Com os equipamentos, os professores da rede estadual podem desenvolver ações de pesquisa e atividades diferenciadas, adaptadas à linguagem e ao contexto dos jovens estudantes da atualidade, como complementa Ivonete Tambosi Withoeft, gestora da EEF Senador Francisco Benjamim Galotti, em Rodeio. “Venho para agradecer o nosso governador Carlos Moisés, o ex-secretário Vampiro e o atual, Vitor Balthazar, pelo excelente laboratório de tecnologia que recebemos. Tenho certeza que essa ferramenta irá contribuir muito na prática dos professores, no desenvolvimento de atividades mais motivadoras e instigadoras, para que os alunos possam desenvolver melhor o processo de ensino e aprendizagem mediado por essa ferramenta.”

Salas de Ensino Médio com lousas digitais

Para garantir mais tecnologia ao ensino catarinense, na última quinta-feira, 2, o governador Carlos Moisés anunciou que todas as salas de Ensino Médio da rede estadual terão lousas digitais, projetores e um computador. Na primeira etapa de entregas, foram entregues 485 kits para 36 escolas de todas as regiões catarinenses. Até o fim de 2023, todas as 711 escolas da rede estadual que oferecem Ensino Médio serão contempladas.

O investimento de R$ 8,5 milhões, que neste momento beneficia quase 30 mil alunos, é complementado pela distribuição de notebooks para todos os professores da rede estadual. Com as duas ações, será possível que os equipamentos doados aos professores efetivos - os ACTs receberão os notebooks em regime de comodato - sejam conectados aos projetores instalados nas salas de aula, garantindo a oportunidade de que atividades inovadoras de ensino sejam oferecidas aos estudantes.

A importância da tecnologia no desenvolvimento de ações educacionais é valorizada por Sueli Sasse, gestora da EEB São João Bosco, de Apiúna. “Recebemos 25 novos computadores, que vêm somar com a nossa lousa digital, mais um recurso que temos disponível. Além disso, temos 26 tablets. É a sala de tecnologias trazendo conhecimento digital para os nossos alunos, que são o futuro desse país.”


Balé Popular do Tocantins encerra o espetáculo Máscaras

06.06.2022

Já dizia Martha Graham, “A dança é a linguagem escondida da alma”. É o que se viu em cada salto na ponta do pé com uma sapatilha, na leveza dos passos, no gingado das danças urbanas e tantas outras expressões das 16 apresentações do espetáculo ‘Máscaras’ do Balé Popular do Tocantins, que finalizou no último domingo, 5 de maio, na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.        

As apresentações iniciaram entre os dias 25 a 29 de maio, no Teatro Sesc, na Capital, com a primeira rodada, e já o segundo momento aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de junho, e contou com um público de cerca de 3 mil pessoas nesses oito dias de evento. As mostras refletem o trabalho desenvolvido pela companhia ao longo do ano de 2021 e contaram com a participação de 400 alunos. 

O Balé é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya, na Escola Estadual Frederico José Pedreira, no Colégio Estadual Rachel de Queiroz, no Colégio Estadual Vila União e na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso.

“O propósito do balé, além de apresentar e desenvolver técnicas da dança é também contribuir com uma melhor relação na família, na escola e na sociedade. E ainda que estes estudantes possam superar seus medos e anseios, e passem a ter mais coragem e determinação em suas realidades”, confirma emocionado, o coordenador e professor do Balé Popular do Tocantins, o bailarino Jefferson Marques.

Espetáculo

Durante as apresentações, a Companhia trouxe coreografias de estilos variados: ballet clássico, jazz, danças urbanas e contemporâneas. Entre as coreografias do espetáculo ‘Máscaras’ estavam: ‘Sem Censura’, ‘As Brasileiras’, ‘Complexo de Barbie’, ‘Na Mira das Redes’, ‘Disfarçando o Corpo’, ‘Segunda Pele’ e tantas outras apresentações que totalizaram 21 coreografias, que retratavam brincadeiras, questionava sobre ‘o que somos?’ e ainda debateu problemáticas sociais.

Além das apresentações de dança, o Balé arrecadou alimentos não perecíveis, que serão distribuídos pelo programa Mesa Brasil.

O Balé          

O Balé Popular do Tocantins oferta aulas gratuitas de dança nas modalidades balé clássicas, jazz, dança contemporânea e danças urbanas desde 2013. E busca descobrir talentos na área da dança e também uma base para a formação e aperfeiçoamento de professores, ajudando ainda os estudantes a reforçarem os valores como a cooperação, a disciplina, a responsabilidade, postura e comunicação.

Elvio Marques/Governo do Tocantins           


Equipe da Apoie Colatina realiza Rodas de Conversa em escola de Governador Lindenberg

06.06.2022

A equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) da Superintendência Regional de Educação (SRE) Colatina, realizou Rodas de Conversas com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Doutor Moacir Avidos, localizada no município de Governador Lindenberg, com a temática “Convivência: o que nos conecta?”.

A ação foi conduzida pela assistente social Ana Paula Guimarães e pela psicóloga Adriane Ramlow de Souza. “As ações coletivas têm como objetivo orientar e sensibilizar os estudantes para a importância da qualidade das relações interpessoais em que devem prevalecer o diálogo, respeito e empatia”, disse Ana Paula Guimarães.

As Rodas de Conversa visam a incentivar a participação dos adolescentes nas ações, que foram realizadas de maneira interativa, com realização de dinâmicas.

“Ao final, os estudantes firmaram um acordo de convivência pacífica como forma de manifestação do desejo de aprimoramento das relações interpessoais estabelecidas na escola e na sala de aula”, ressaltou Ana Paula Guimarães.

As ações serão realizadas com sete turmas do 6º ao 9°ano, com o objetivo de atingir todos os estudantes do Ensino Fundamental II.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata       

 


Escola de Ibatiba promove Exposição Humana de Arte

06.06.2022

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Trindade de Oliveira, localizada em Ibatiba, realizou a “Exposição Humana de Arte”. Participaram da atividade os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e da 2ª e 3ª série do Ensino Médio do Tempo Integral.

A exposição foi orientada pelas professoras de Arte Patricia Moreno e Alessandra Aparecida. “Existem diversas interpretações de uma obra de arte, e diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura vai depender de uma boa compreensão na leitura. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade”, explicou a professora Patricia Moreno.

A professora Alessandra Aparecida, ressaltou que para recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. “Então, realizamos uma releitura humana em que os alunos interpretaram, com o corpo, a obra selecionada”, disse.

Entre as obras expostas estavam: Monalisa, de Leonardo da Vinci; Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer; Abaporu, de Tarsila do Amaral; As Cinco Moças de Guaratinguetá, de Emiliano Di Cavalcanti; Lavrador de Café, de Candido Portinari, entre outras.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata       


Escola de Iconha promove atividade interdisciplinar de História e Educação Física

06.06.2022

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Antônio Duarte, localizada em Iconha, participaram do projeto "Corpo São, Mente Sã. Brincadeiras de Criança e o Resgate da Memória”. As atividades foram realizadas de modo interdisciplinar, com as disciplinas de História e Educação Física.

O projeto foi idealizado pelos professores Joedson Guimarães de Souza e Rafael Bianchini Caldonho. O objetivo foi destacar a importância da construção do conhecimento, por meio de fontes históricas, como patrimônios, festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações e brincadeiras.

“Essas expressões são classificadas por serem importantes formadoras da memória e da identidade de grupos sociais, contendo em si os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade, bem como o caráter não formal de transmissão dos saberes”, ressaltou o professor Joedson Guimarães de Souza.

A aluna Zoe Bianchine Marchiori disse que aprendeu um pouco mais sobre a história das brincadeiras. “Além de brincarmos, fizemos uma pesquisa e tudo isso ajudou o nosso corpo e a nossa mente. Foi muito divertido fazer esse trabalho”, comentou.

O trabalho foi composto por grupos de seis pessoas, como contou a aluna Raissa Marquezini Salles. “As atividades em equipe promovem diversas vantagens, como a organização e a produtividade da equipe”, completou.

 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata       

 


Escolas apostam em aula campo para falar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente

06.06.2022

As escolas estaduais estão realizando diversas atividades alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente e na programação consta visita a pontos turísticos, a córregos, palestras, exibição de filmes e exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes. 

No Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, a programação vai até a sexta-feira, 10. A professora Juliana Girardello Kern explicou que a escola promoveu palestras, estudos e pesquisas, e os estudantes atuaram como protagonistas do conhecimento e estão produzindo um curta-metragem, que será compartilhado nas redes sociais da instituição de ensino. Também está sendo elaborada uma mostra de desenhos e fotografias com o tema meio ambiente e o bioma cerrado. 

Os conteúdos sobre o meio ambiente estão sendo desenvolvidos pelos professores das disciplinas eletivas, e entre os temas abordados estão o descarte correto de produtos como medicamentos vencidos, o tráfico de animais silvestres e o cultivo de plantas por meio da hidroponia. Na próxima quinta-feira, 9, pela manhã, haverá plantio de mudas. 

Visita a sítios arqueológicos 

Além dos temas abordados em sala de aula, a equipe do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, em Lajeado, promoveu uma aula campo, realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Lajeado, com visitas ao sítio Caititu, ao Morro do Leão e à Usina Hidrelétrica do Lajeado, localizada no Ribeirão Lajeado. 

Os estudantes Rafael Sodré e Dayelle Pereira ressaltaram que na aula prática a aprendizagem é mais dinâmica. “Foi uma experiência rica, conhecemos um local que tem as figuras rupestres, moramos no município e não conhecíamos”, frisou Rafael. A aluna Dayelle também destacou a importância da atividade. “Foi uma experiência marcante porque passamos a ter um maior compromisso com a preservação do meio ambiente”, comentou.

O professor Raimundo Oliveira, geógrafo e coordenador da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da escola, enfatizou o significado da ação. “A nossa reflexão com os estudantes é sobre quem contribui com a sustentabilidade. E a partir desse questionamento foram trabalhadas várias ações em sala de aula, por meio das quais, os professores orientaram os alunos sobre a importância da educação ambiental. O intuito é formar e promover novas atitudes com relação ao meio ambiente e também uma consciência ecológica”, comentou o professor Raimundo.  Além do aspecto histórico, os alunos aprenderam sobre a fauna e a flora da região. 

Visita ao córrego Santa Tereza 

Os estudantes do Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, localizada em Santa Tereza do Tocantins, promoveram várias ações, entre elas, uma visita ao córrego da cidade com o objetivo de conhecer a sua importância para o município. A escola também exibiu um documentário sobre o lixo e foram confeccionados cartazes que retratam atitudes sobre a preservação.

A professora de Geografia Neilane Tavares ressaltou a importância de se dedicar aos estudos sobre a natureza. "Evidenciar a importância de se comemorar a semana do meio ambiente é muito importante para nós. Sabemos que a natureza tudo nos dar, mas precisamos ter ciência que seus recursos são finitos. Então utilizamos dessa data para sensibilizar e alertar nossos alunos e a comunidade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, pois devemos cuidar hoje para não faltar amanhã”, afirmou a professora.

A estudante Ana Maria da Silva Brito, aluna da 2° série do Ensino Médio, participou da aula campo e fala de sua relevância para a aprendizagem. “Fizemos uma expedição ao córrego de Santa Tereza que está localizado próximo à escola, e promovemos reflexões sobre a sua importância para a comunidade, observarmos a vegetação, a flora, o valor da biodiversidade aquática que contribui para a preservação. Também estudamos sobre as erosões e como fazer o seu controle e sobre as possíveis situações de enchentes”, comentou a estudante Ana Maria.

Data

O dia 5 de junho foi escolhido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, como Dia Mundial do Meio Ambiente, em homenagem ao dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e na ocasião, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins


Abertas inscrições para trilha formativa ‘Elaboração e Gerenciamento de Políticas e Projetos de Educação’

06.06.2022

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Escritório Local de Projetos, Processos e Inovação (ELPPI), em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), ofertará a trilha formativa “Elaboração e Gerenciamento de Políticas e Projetos de Educação”. As inscrições começam nesta segunda-feira (06), e seguem até o próximo dia 17 de junho, pelo link http://sgf.sedu.es.gov.br/  

O objetivo da trilha formativa é apresentar os principais conceitos da gestão de projetos, da gestão de riscos e do monitoramento de Políticas Públicas e sua aplicação na área da educação. Será composta por três cursos: Elaboração de Projetos no Setor Público; Gerenciamento de Riscos de Projetos; Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos.  

Serão ofertadas 400 vagas para servidores da educação da Rede Estadual, com foco nos gestores e técnicos lotados na Unidade Central e Superintendências, além de 200 vagas para servidores da rede municipal, totalizando 600 vagas. Os inscritos poderão realizar a formação entre os dias 11 de julho a 26 de setembro de 2022.  

Para ter direito à certificação, os cursistas deverão estudar todo o conteúdo da trilha, além de alcançar pelo menos 70% de acerto nas atividades avaliativas de cada curso que a compõe.  

Os cursistas, para terem direito à certificação, deverão visualizar todo o conteúdo e realizar todas as atividades previstas na trilha em seus três cursos, perfazendo um rendimento mínimo de 70% da nota prevista nas atividades avaliativas em cada um dos cursos componentes.  

Serviço 

Nome do curso/formação: Elaboração e Gerenciamento de Políticas e Projetos de Educação  

Período de inscrição: 06 a 17/06/2022  

Link de inscrição: http://sgf.sedu.es.gov.br/  

Carga horária: 90 horas  

Período da formação: 11/07 a 26/09/2022  

Modalidade: 100% on-line e autoinstrucional  

Público-alvo: Servidores da educação do Espírito Santo, com foco nos gestores e técnicos lotados na Unidade Central e nas Superintendências  

Metodologia: O curso será autoinstrucional ofertado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma de formações do Centro de Formação de Professores da Secretaria da Educação, meio pelo qual os cursistas acessarão os conteúdos interativos, produzidos em diferentes mídias digitais, e as atividades avaliativas.  

Os participantes deverão acessar o ambiente virtual com regularidade para atestarem sua participação no curso.  

Certificação: Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope).  

Mais informações: Andreia Silva (asilva@sedu.es.gov.br) 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Estudantes da rede estadual do Amazonas realizam ações de preservação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

06.06.2022

Nesta quinta-feira (02/06), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou a abertura da semana em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental e Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorados nos dias 3 e 5 de junho, respectivamente. A ação ocorreu com mais de 200 estudantes da rede estadual, na Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus. 

Com objetivo de transformar, celebrar, proteger e restaurar o planeta, 249 estudantes da Escola Estadual Osmar Pedrosa, na zona norte da capital, participaram da ação. Com o tema “Uma Terra só”, os alunos do Ensino Fundamental tiveram a integração com a natureza, por meio do convívio com os animais e a flora da fazenda. 

A Secretaria de Educação aliou a abertura da semana ao projeto prioritário “Fazenda Escola”, que integra o programa Educa + Amazonas, do Governo do Estado. 

Os estudantes participaram do plantio de mudas de plantas ameaçadas de extinção no ecossistema da Amazônia, como pau-brasil e o cacau, além de realizarem excursões focadas ao setor primário, como alimentação e conhecimentos sobre animais rurais, passeios a cavalo e pelas plantações.

A secretária executiva adjunta pedagógica, Hellen Matute, reitera como a iniciativa é uma oportunidade de conhecimento e incentivo aos alunos para cuidar do meio ambiente. “Dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e por isso trouxemos os estudantes para conhecer a fazenda. Esperamos que durante a semana, outras escolas realizem atividades alusivas ao dia que conscientizem nossas crianças”, pontua. 

Thelma Prado, coordenadora de educação ambiental da secretaria, comenta que a sensibilização ocorre de forma interativa, para que os estudantes percebam, na prática, a importância da natureza e dos animais no cotidiano. 

“Esses alunos tiveram o cuidado de realizar o plantio, participar do semear das plantas e futuramente, nas escolas, irão participar de todo o processo de crescimento dessa muda, por meio do projeto Fazenda Escola”, diz Prado. 

A estudante Nicole Yasmin, do 5º ano, diz que ficou muito animada com o passeio. “Eu indico muito a fazenda para que todos possam vir, foi incrível fazer o passeio, conhecer os animais, brincar com eles e ver como eles se alimentam”, reforça. 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc


Governador do Amazonas entrega patentes para 440 alunos do projeto ‘Escola Segura, Aluno Cidadão’

06.06.2022

O governador Wilson Lima entregou, na última quinta-feira (02/06), patentes simbólicas para 440 estudantes que fazem parte do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac). A iniciativa, coordenada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), busca formar cidadãos por meio de hábitos baseados na disciplina, hierarquia, ordem e respeito.

A cerimônia de entrega aconteceu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona centro-sul de Manaus. Realizado em unidades públicas de ensino, o projeto é fruto de parceria entre a PMAM e as Secretarias de Educação e Desporto (Seduc) e de Segurança Pública (SSP-AM) e também é ferramenta de combate à violência no ambiente escolar. A ação integrada também busca combater a evasão escolar.

“Nós temos tido um resultado muito significativo desde o ano de 2020, sobretudo naquelas áreas onde havia uma incidência de violência, a questão do tráfico de drogas. Isso é importante porque dá tranquilidade para os pais e os alunos têm o rendimento maior.  Nós já temos 13 escolas que funcionam nesse modelo, inclusive no interior, em Iranduba, e nós estamos agora no processo de implantação lá no município de Parintins”, frisou o governador.

“Ajuda as pessoas que se esforçam para melhorar as notas. Estou bastante feliz de estar recebendo, fazendo parte desse projeto e mostrar para as pessoas que se a gente se esforçar pelo estudo ganha alguma coisa, ganha respeito”, disse Juan Pablo Goulart, de 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Estadual Belarmino Marreiro.

Os alunos que se destacam no projeto recebem patentes, simbolizadas por lenços, de alunos-capitães, tenentes e sargentos.  O projeto Escola Segura, Aluno Cidadão foi lançado por Wilson Lima, em fevereiro de 2020 e já foi implantado em escolas da capital e da região metropolitana e também do interior do Amazonas.

O Pesac promove a disciplina e a formação de cidadãos por meio de uma gestão cívica desenvolvida em conjunto com ações preventivas de segurança pública.

Além de estudantes da Escola Estadual Belarmino Marreiro, receberam patentes os matriculados em unidades de ensino da Seduc: Osmar Pedrosa, Ernesto Pinho Filho, Antogildo Pascoal Viana, Zilda Arns Neumann, situadas em Manaus. E também estudantes da Escola de Tempo Integral Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, em Iranduba.

“Esse programa é incrível. A gente consegue transformar uma escola que, muitas vezes, tem dificuldades com a questão do comportamento dos alunos. A gente consegue entrar com a metodologia e ter uma revolução dentro da escola, onde os alunos passam a ser autossuficientes, ter autodisciplina, levando civismo, princípio de educação respeitoso, e isso possibilita um ensino de qualidade”, destacou o comandante geral da PM, coronel Vinicius Almeida.

Estiveram presentes na cerimônia, ainda, a secretária estadual de Educação e Desporto, Kuca Chaves, o deputado estadual Cabo Maciel e as deputadas estaduais Terezinha Ruiz e Joana Darc.

Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc


Projeto Cinema na Escola exibe filme sobre a Amazônia a estudantes de escola estadual

06.06.2022

A Escola Estadual Izabel Barroncas, localizada na zona sul de Manaus, realizou, nesta quarta-feira (1º/06), o projeto “Cinema na Escola”, uma ação do Instituto Numiá, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A iniciativa foi realizada em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de Junho. 

Com uma semana focada em aprendizado e incentivo ao cuidado com a natureza, à fauna e à flora, os 253 estudantes da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental assistiram ao filme “Tainá – A origem” na unidade escolar. O objetivo é motivar os alunos a preservação do Meio Ambiente, conscientizando sobre os animais e plantas, além dos povos indígenas por meio do filme. 

A gestora da escola, Marineide da Rocha, comenta que a ação é para ensinar, de forma lúdica, as crianças. “Devido o Dia do Meio Ambiente, escolhemos esse filme para retratar nossa selva, nossos animais e o Amazonas. Foi muito importante para as crianças, pois esse é o primeiro contato de alguns com esses animais, foi um momento muito bom para todos”, pontua. 

A estudante Rebeca Vitória, de 10 anos, diz que a experiência foi divertida e reforça a importância de todos cuidarem do planeta. “Eu acho muito divertido ver o filme com meus colegas, pois fazer tudo em coletivo é mais legal. O projeto é muito interessante para todas as escolas aprenderem sobre o tema”, diz a aluna. 

Após o filme, os estudantes são estimulados com atividades de aprendizado, com a realização de desenhos e jogos de palavras sobre o meio ambiente. No decorrer da semana, os professores também irão usar o filme como base para atividades em diversas disciplinas. 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc


“A gente só consegue ter algo melhor com estudo”, diz candidata ao realizar exame supletivo do Amazonas

06.06.2022

Após 15 anos, a manicure Vanessa Trajano, de 32 anos, voltou à sala de aula, desta vez, para realizar os exames do Provão Eletrônico, iniciativa do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que visa oferecer aos jovens e adultos a regularização escolar e a certificação de conclusão. 

Nesta quarta-feira (1º/06), a manicure, que não chegou a concluir o Ensino Fundamental, realizou a primeira parte do exame. Ela é uma dos mais de 4 mil candidatos que serão atendidos na Escola Estadual (EE) Padre José Luis Ruas, um dos quatro polos disponibilizados para a aplicação das provas. 

Ela incentiva que os outros candidatos abracem essa chance. “Corram atrás de seus objetivos, porque hoje em dia a gente só consegue ter algo melhor com estudo, hoje, eu estou em busca de coisas melhores, do tempo perdido, então estou aproveitando essa oportunidade”, destaca Vanessa. 

O autônomo, William Alcântara, de 23 anos, que há seis deixou a sala de aula para trabalhar, conta como esta iniciativa pode mudar o seu futuro. “Eu deixei de estudar para trabalhar e sustentar a minha mãe, hoje estou em busca de novas oportunidades e pretendo ainda cursar uma faculdade de Administração, para conseguir dar um futuro melhor para a minha família”, pontuou William.

Kuka Chaves, secretária estadual de Educação e Desporto, destaca que o exame beneficia muitas pessoas. “O Provão Eletrônico é uma porta aberta pelo Governo do Amazonas àqueles que não puderam, por algum motivo, concluir o ensino em idade escolar. É um estímulo para quem busca melhores oportunidades no mercado de trabalho”, frisa. 

Aplicação – De acordo com o coordenador do Sistema Eletrônico de Avaliação, Luciano Melo, as provas serão aplicadas até o dia 31 de agosto, nas escolas estaduais Solon de Lucena, Eliana S. Pacheco Braga,  Padre Luís Ruas, e o Instituto de Educação do Amazonas (IEA). 

“A gente disponibiliza para a nossa população, quatro polos de aplicação de provas. Vale ressaltar que todas as vagas foram preenchidas e a nossa intenção é aplicar o maior número de provas possíveis, e por isso faço um apelo para quem conseguiu a sua oportunidade, não desista, é o seu futuro que está em jogo”, disse Luciano Melo. 

Prova – A prova on-line, o candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência de 30 minutos do horário fixado para seu início, portando os documentos de identificação necessários: comprovante de agendamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação e CPF, originais.

Os exames são compostos por 20 questões objetivas, sendo necessário que o aluno acerte 60% desse total, ou seja, 12 questões. O candidato tem 50 minutos para responder a prova de cada disciplina. Ao final de todas as provas agendadas e realizadas, o candidato poderá ver o resultado de desempenho e em quais disciplinas foi aprovado.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc 


Escola de Coari estuda a linguagem neurocientífica associada à prática de esportes

06.06.2022

A professora da rede estadual Geziane da Silva Gomes, do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), teve seu projeto da área de Ciências Biológicas aprovado no Programa Ciência na Escola (PCE). Executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), o projeto foi um dos 840 aprovados da Secretaria de Educação e Desporto. 

Professora de Biologia, da Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, Geziane abordou o tema “Psicomotricidade e a prática de esportes na Escola Maria Almeida do Nascimento: uma linguagem neurocientífica associada ao corpo”, focando no estudo do homem através dos movimentos corporais. 

Visando associar o estudo da Biologia com os movimentos e o esporte, a professora teve como foco estudantes da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e dos Anos Finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), auxiliando, também, no combate à evasão escolar.

Geziane conta que o projeto foi bem recebido pela escola e pelos alunos. “Antes de escrever o projeto, eu conversei com os estudantes sobre a participação, e a resposta foi 100% de empolgação. Então a escola me incentivou bastante, e os alunos ficaram animados com a ideia, muitos se sentiam desmotivados a vir para a escola, mas com o projeto houve muita participação deles”, comenta.  

Agora, após a aprovação no PCE, a professora visa aplicar o projeto ainda neste mês de junho, convidando outras unidades para interações esportivas e interclasses para incentivar o esporte e o aprendizado de forma interativa com os estudantes. 

PCE – O projeto visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio nas pesquisas e no processo de formação continuada dos professores, despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do ensino público.


Fotos: Arquivo pessoal


Plantas da Amazônia são objeto de pesquisa de escola estadual de Humaitá pelo Programa Ciência na Escola do Amazonas

06.06.2022

A professora da rede estadual Amanda de Castro Silva teve o seu projeto “Estudo e aproveitamento das espécies nativas da Amazônia ocidental brasileira como desenvolvimento de novos produtos no município de Humaitá/AM”, aprovado no Programa Ciência na Escola (PCE). Executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), o projeto foi um dos 840 aprovados da Secretaria de Educação e Desporto. 

Professora de Física, do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), Amanda propôs estudar os óleos e organismos naturais do município, focando nos experimentos e utilidades deles na sociedade, assim dando continuidade ao estudo das propriedades de andiroba e copaíba, remédios naturais da região. O projeto foi aprovado na categoria “Ciências Exatas e da Terra”.

Amanda comenta que o apoio e auxílio da escola foi essencial para aplicar o projeto no programa. “Aqui na escola em que eu trabalho há materiais que podem me ajudar no aprofundamento da pesquisa, então foi a partir daí que eu vi a oportunidade de escrever o projeto no PCE, e com o incentivo recebido pude trabalhar a pesquisa juntamente com os alunos e a escola”, frisou. 

Agora, após aprovação no programa, o projeto será aplicado nas aulas de Física da professora, além de outras disciplinas relacionadas, com foco em estudantes da 2ª série do Ensino Médio. 

PCE – O projeto visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio nas pesquisas e no processo de formação continuada dos professores, despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do ensino público.

Foto: Arquivo pessoal 


6ª Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã” é realizada em Nova Andradina

03.06.2022

A 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), teve prosseguimento nesta segunda-feira (06.06) em Nova Andradina, na reunião técnico-pedagógica, com a participação de 26 unidades educacionais e 05 extensões, jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-9).

Após encontros em Paranaíba, Aquidauana e Jardim, a Teia da Educação 2022 teve a participação dos gestores, adjuntos, coordenadores e secretários escolares da CRE-9, sede Nova Andradina, coordenada pela professora Silvia Maria dos Santos e diretora adjunta Gabriel Galiego Neto, responsáveis por 11,9 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

São 08 municípios jurisdicionados pela CRE-9, Anaurilândia: 2 escolas; Angélica: 3 escolas; Bataguassu: 5 escolas e 2 extensões; Batayporã: 2 escolas; Ivinhema: 4 escolas e 2 extensões; Nova Andradina: 8 escolas e 1 extensão; Novo Horizonte do Sul: 1 escola; Taquarussu: 1 escola.

Abrindo a Teia da Educação a coordenadora Silvia Maria dos Santos mencionou aos gestores, coordenadores e secretários escolares a importância da reunião técnico-pedagógica com secretária Cecilia Motta e equipe do órgão central da Secretaria de Estado de Educação.

“É sempre bom refletirmos sobre a jornada, refletir, repensar e reorganizar para que possamos prosseguir com aprendizado de excelência, agradecemos de coração este intercâmbio com secretária Cecília e equipe da SED, para que possamos fazer o melhor para nossas crianças e adolescentes da Rede Estadual de Ensino”, enfatiza Silvia.

Apresentações

Na abertura da Teia da Educação, no Centro de Centro de Convenções “Silvio Ubaldino de Souza” – Praça Geraldo Mattos Lima, ocorreu apresentação de música dos estudantes Marilana Colodino, Stéfany Chicalé, acompanhadas por Victor Cris (violão) e Guilherme José (cajon), da Escola Estadual Jan Antonin Bata, de Batayporã, sob orientação do professor Danilo Bernardes da Silva, que interpretaram a música Meu Mato Grosso do Sul (Carlos Fábio e Pacito).

Já as estudantes da Escola Estadual Professora Fatima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina, Maria Eduarda, Maria Eduarda Rodrigues, Iris, Graziela, Beatriz, Carolina, Gabili e Arieli, do projeto de Música do Programa Arte e Cultura, sob orientação da professora Thais Bernardes, realizaram Coreografia Contemporânea Estilo Livre, com a música: A Thousand Years (Cantora: Christina Perri).

Retrospectiva e desafios

Aos diretores, coordenadores e secretários escolares a Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta relatou sobre o atual cenário estadual e nacional da Educação, sobre crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde início do Governo Reinaldo Azambuja.

Em 2015, ao assumir a pasta da Educação, Cecilia Motta lembrou que tinha como desafio melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, combater o abandono escolar, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem e melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, “ estamos com a sensação do dever cumprido ao término desta gestão, que tem a marca da política do municipalismo e regime de colaboração, o sentimento é de gratidão, se hoje somos referência nacional de gestão educacional é devido o empenho de cada servidor, obrigado a todos pela dedicação e proporcionar o melhor para nossos estudantes”.

 

Secretária Cecilia relatou também sobre as conquistas e os novos desafios do setor, “somente tivemos êxito devido o empenho dos nossos servidores, o regime de colaboração com outras instituições, política municipalista, implantação das Coordenadorias Regionais de Educação, fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino e ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria”.

“Ao projetarmos para o futuro temos como desafio a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, renovação do parque tecnológico das escolas, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios, ampliação das escolas de tempo integral, dentre outros desafios”, relata Cecilia Motta.

 

Investimento na região

Os municípios jurisdicionados pela CRE-9 já receberam, desde o início da atual gestão do Governo de MS R$ 34,7 milhões de investimentos em infraestrutura de reformas, adequações e intervenções, nas unidades escolares, sendo: Bataguassu: R$ 9,7 milhões; Batayporã: R$ 7 milhões; Nova Andradina: R$ 6,7 milhões; Angélica: R$ 3,8 milhões; Ivinhema: R$ 3,2 milhões; Anaurilândia: R$ 3,1 milhões; Taquarussu: R$ 819 mil.

Valorização

Estado de Mato Grosso do Sul tem hoje a maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

Das redes estaduais de todo Brasil a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, já passou por Paranaíba, Aquidauana, Jardim e agora Nova Andradina, amanhã (07.06) a reunião acontece na CRE-8 de Naviraí e estará ainda em reunião técnico-pedagógicas nas CREs, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, e Campo Grande.

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 347 unidades escolares.

 

Adersino Junior, SED


Balé Popular do Tocantins inicia segunda rodada de apresentações

03.06.2022

Um show de coreografias, cores e luzes marcaram o início da segunda rodada de ‘Máscaras’, espetáculo do Balé Popular do Tocantins. As mostras desta sexta-feira, 3, refletem o trabalho desenvolvido pela companhia ao longo do ano de 2021 e contam com a participação de 400 alunos.  As apresentações ocorrem até o próximo domingo, 5, no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya, na Escola Estadual Frederico José Pedreira, no Colégio Estadual Rachel de Queiroz, no Colégio Estadual Vila União e na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso.

‘Somos tantos, mas quem somos?’ Partindo desse questionamento, a Companhia conta com apresentações de coreografias de estilos variados: ballet clássico, jazz, danças urbanas e contemporânea. Entre os aspectos abordados estão: o ‘Complexo de Barbie’; a necessidade de viver ‘Disfarçando o Corpo’, por meio do uso de uma ‘Segunda Pele’; a dualidade entre ‘Meu Filtro e Eu’, que gera uma vida de ‘Faz de Conta’, que reflete na ‘Minha Essência’ e que é representado na minha ‘Foto de Perfil’.

O professor, Jefferson Marques, explica que os ensaios ocorrem muito tempo antes das apresentações. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início das aulas, aprimorando a técnica dos alunos, passando os conteúdos. Depois de decidir os temas a gente constrói as composições coreográficas. Eu consigo ver um evolução muito grande dos alunos”, considerou.

As histórias expressadas por meio da dança emocionaram a espectadora Maria Zélia Pereira de Almeida. Ela é avó da aluna Kethelen Aguiar de Jesus, de 10 anos. “Eu cuido dela desde quando tinha um ano de idade. É uma emoção muito grande. As vezes eu choro, porque é lindo demais. Saber que ela tem essa coragem de se apresentar é incrível. Se é o sonho dela, é o meu também”, expressou.

A aluna Ana Clara Silva Rodrigues, de 15 anos, se apresentou por meio do Polo Rachel de Queiroz e explica que cada espetáculo traz uma emoção diferente. “Foi incrivelmente perfeito ter a família e todas as pessoas apoiando a gente para que desse certo. Eu amei a sensação de voltar ao palco depois da pandemia”, afirmou.

Para Ester Vieira Costa, de 12 anos, que também pertence ao Polo Rachel de Queiroz, a dança é uma forma de expressar sentimentos. “Essa é uma paixão que tenho desde pequena. Estou muito feliz hoje por estar apresentando mais um dia. É algo que vou levar para a vida toda”, relatou.

Apresentações

As apresentações ocorrem no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, com duas exibições em cada dia, às 18h30 e às 20h30.

Para acompanhar as apresentações, os interessados podem retirar os ingressos na bilheteria onde ocorrerão as sessões, levando 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos pelo programa Mesa Brasil.

Confira a programação

04/06 (18h30 e 20h30) Espetáculo Máscaras com os alunos dos polos do Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico José Pedreira;

05/06 (18h30 e 20h30) Espetáculo Máscaras com os alunos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Willian Alves/Governo do Tocantins


Colégio de Axixá promove Sarau Literário no alto da Serra do Estrondo em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental

03.06.2022

O topo da Serra do Estrondo foi o cenário escolhido pelo Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, de Axixá, para comemorar o Dia Nacional da Educação Ambiental, 3 de junho. A unidade escolar, promoveu a culminância das ações de preservação do meio ambiente com o 1º Sarau Literário com o tema “Ecologia com Poesia”, nesta sexta-feira, 3.

A unidade de ensino desenvolve diversas ações educativas de preservação do meio ambiente com a comunidade escolar, e aproveitou a oportunidade para realizar um mutirão de limpeza no local com estudantes, seus familiares, além de servidores da unidade de ensino.  No alto da Serra do Estrondo foram instaladas placas educativas com QRCode que apresenta o projeto aos visitantes do ponto turístico de Axixá. 

No Sarau, versos de Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles foram recitados pelos estudantes que também declamaram diversos poemas relacionados ao meio ambiente. 

Conforme o coordenador de área de Linguagens do colégio, Rodrigo Coelho, o projeto “tem como objetivo compartilhar experiências culturais e o convívio social através de textos poéticos, despertando nos discentes o interesse pela literatura e poesia”. A coordenadora da área de Ciências da Natureza, Maria do Socorro Alves Barros, destacou que o papel da escola é “formar cidadãos que se preocupam com as questões relacionadas ao meio ambiente, a fim de torná-los agentes ativos na busca de práticas de atividades ecológicas que ajudam na preservação e na conservação da natureza”. 

Para o diretor escolar, José de Ribamar, a unidade escolar começa a criar outros espaços de aprendizagens, ultrapassando os muros da escola. “Com essas ações impactantes que a escola vem implementando podemos ir além, desenvolvendo habilidades e ampliando conhecimentos”, enfatizou.

O estudante Michael Silva Pereira participou das atividades com a mãe, Edilene Ferreira Silva. “Foi muito legal, pelo convívio social, pelo momento do sarau. É um projeto muito importante, que envolve não só alunos, mas toda a comunidade escolar e que faz um bem maior para as pessoas e para a natureza”, enfatizou. 

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins


Escola Estadual Liberdade promove gincana de Matemática

02.06.2022

Cristiano Viana/Governo do Estado

Com o propósito de estimular o aprendizado e a troca de saberes, a Escola Estadual Liberdade, localizada no setor Aureny III (região Sul de Palmas), realizou uma gincana de Matemática no sábado, dia 28. A competição proporcionou momentos de integração, socialização dos estudantes, além de ter gerado mais interesse na ciência dos números.   

A gincana fez parte do Projeto Integrador, idealizado pela unidade escolar, com o objetivo de promover dinâmicas pedagógicas fora das salas de aula para envolver os alunos dos ensinos fundamental e médio nas disciplinas que fazem parte das matrizes curriculares. 

Segundo a professora e coordenadora da área de Matemática e Tecnologia da Escola Estadual Liberdade, Juliana Franco, além de motivar os estudantes com aulas práticas e dinamizadas, a gincana contribui para melhorar o rendimento no processo ensino-aprendizagem. “Com essas ações os educandos apresentam melhores índices no componente curricular de Matemática e, ao mesmo tempo, tornam-se mais sensíveis quanto à importância da disciplina para a vida cotidiana”, afirmou.


Inscrições para o Encceja encerraram neste sábado

02.06.2022

Encerrou neste sábado, 4, o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022).  Esse processo é destinado a jovens e adultos que não concluíram os seus estudos relativos à educação básica em idade apropriada.

A inscrição será realizada no endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, acessar inscrições 2022, em seguida será solicitado o número do CPF e a data de nascimento e preencher o formulário. 

A professora Eliziete Viana Paixão, da Gerência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação, explicou que o participante deve informar, no ato da inscrição, o tipo de diploma que deseja. “O inscrito precisa explicar se deseja a certificação do ensino fundamental ou  do ensino médio”, frisou. 

Depois, será necessário fazer o cadastramento no portal do Governo Federal para ter acesso a conta e senha com o login gov.br para acompanhar as inscrições ou fazer alterações no cadastro. 

“Lembramos que a participação é voluntária, gratuita e é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame”, esclareceu. 

O Encceja será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto. 

Conteúdos

As provas do Encceja são elaboradas conforme as orientações das diretrizes curriculares e é estruturada a partir das Matrizes de Referências disponíveis na página do Inep. Para o ensino fundamental o exame será composto de quatro provas das áreas de conhecimentos e seus respectivos componentes que são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia.

Para o ensino médio, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins