Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Estudante representará Alagoas no Programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos

30.11.2022

Imagine ter a oportunidade de visitar outro país, conhecer outras culturas e fazer novos amigos estando ainda no ensino médio. O que, para muitos jovens, principalmente da rede de ensino público, parece um sonho distante, para o alagoano Edmilson José da Silva Filho é real. Em janeiro de 2023, ele será o representante de Alagoas no Programa Jovens Embaixadores e terá a oportunidade de vivenciar um intercâmbio educacional e cultural nos Estados Unidos no mês de janeiro, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Embaixada dos Estados Unidos.

O programa Jovem Embaixador leva estudantes brasileiros matriculados no ensino médio da rede pública para um intercâmbio internacional, onde poderão conhecer mais sobre a cultura, educação e iniciativas sociais norte-americanas. Para ser selecionado jovem embaixador, o aluno deve se destacar em sua comunidade escolar tendo boas notas, capacidade de liderança, domínio da língua inglesa, espírito empreendedor e participação em ações de voluntariado.

 

Cinquenta adolescentes de todo o Brasil foram escolhidos para serem Jovens Embaixadores representando seus respectivos estados e participarão de uma programação intensa no período de 10 a 29 de janeiro do próximo ano.

Sonho antigo

Ser jovem embaixador é um sonho que Edmilson alimenta desde 2019. Aluno da Escola Estadual Aristheu de Andrade, de Colônia Leopoldina, ele já havia pesquisado sobre o programa e manteve contato com embaixadores de edições passadas.

 

“Os antigos embaixadores me recomendaram bastante o programa e incentivaram a minha inscrição. A oportunidade de viajar para outro país e fazer parte de um intercâmbio que não é turismo, mas cultural e educacional foi o que me motivou a me inscrever. Ter a chance de conhecer outros estudantes de todo o Brasil e fazer novas conexões também chamou a minha atenção”, contou Edmilson.

 

Mesmo já familiarizado com a realidade do programa, Edmilson disse que ficou surpreso por ter sido escolhido como Jovem Embaixador. "Foi um choque, mas fiquei muito feliz. Todos na escola e aqui no município também receberam a notícia de forma muito positiva. Agora, meus planos são fazer o máximo de conexões e voltar para o Brasil com mais conhecimentos. Inclusive gostaria de fazer um projeto de incentivo à leitura aqui em Colônia", adianta o jovem. 

Referência

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, celebrou a escolha de Edmilson como representante alagoano no intercâmbio. “O Jovem Embaixador proporciona uma experiência única para um jovem da rede pública onde ele terá a chance de aprender mais sobre uma cultura estrangeira como também de expor as suas raízes e tradições para os norte-americanos. Edmilson é um estudante exemplar na sua escola e, com certeza, representará brilhantemente Alagoas neste intercâmbio”, avalia.

Clarissa Lamenha, diretora da Escola Estadual Aristheu de Andrade, diz que Edmilson é uma referência na escola e que sua facilidade com língua inglesa fez com que o jovem ensinasse o idioma para outros colegas e até mesmo professores em aulas online. "A conquista do Edmilson evidencia as qualidades do ensino público e desperta a curiosidade de outros jovens. Ele já lecionava inglês online em uma instituição e muitos alunos e professores se interessaram pelas aulas. Agora, com toda certeza, estará conquistando não apenas alunos para o curso, como também fãs", celebra a gestora.

 

Titular da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere) - que responde por todas as escolas estaduais do Vale do Mundaú -, Artur Ferreira tem experiência com o programa. Em 2019, quando diretor da Escola Estadual Carlos Gomes, viu sua aluna Beatriz Fidelis ser selecionada como embaixadora alagoana. Agora, como gerente, testemunha, mais uma vez, a região ser destaque no programa.

"Desde o início das inscrições, mobilizamos todos os diretores da regional para identificarem alunos que tivessem o perfil do programa. Ficamos muito felizes ao vermos o Edmilson selecionado, pois ele se encaixa em todos os critérios estabelecidos no edital. Nos próximos meses, daremos todo o suporte ao Edmilson e à escola no que concerne à emissão de passaporte e todos os trâmites necessários até o dia da viagem para que ele tenha a melhor experiência possível durante o intercâmbio", frisou.

Ana Paula Lins / Ascom Seduc
 


Escolas da rede estadual do Pará realizam programações pelo mês da Consciência Negra

23.11.2022

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20/11), é uma data que convida todos a refletir sobre a inserção da comunidade afrodescente na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos grandes líderes do movimento negro no Brasil. 

Para fortalecer a luta por igualdade de direitos e resgatar memórias da diversidade afro-brasileira, mais de 70 escolas da rede pública estadual promovem, durante todo o mês de novembro, atividades alusivas à causa. As programações são acompanhadas pela Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na capital paraense, alunos da Escola Estadual Cabanagem desenvolveram o projeto “Valorizar a cultura africana, os hábitos, os costumes e os ensinamentos”, que prossegue até a próxima sexta-feira (25). A Escola Estadual Espírito Santo, trabalhou com seus estudantes a temática “Fortalecendo a identidade negra no ambiente escolar”. 

Já em Bragança, município da região nordeste paraense, sete espaços de aprendizagem da Seduc realizam atividades com o olhar mais atento às suas origens. “A cultura africana e afrobragantina”, “Negritude: verdades e inverdades do preconceito racial” e “Territorialidades bragantinas: nossas ancestralidades afro-indígenas”, são alguns dos trabalhos. 

Respeito - A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que a escola tem papel fundamental nesse processo de conscientização e respeito à diversidade, devido à capilaridade e alcance em todos os municípios paraenses. Ela disse ainda que, trabalhar temáticas de forma transversal como o combate ao racismo ou qualquer tipo de diferença, é algo que deve estar presente na essência do processo educacional.

“A educação tem que ter como premissa o trabalho contra qualquer tipo de preconceito, qualquer tipo de assédio, qualquer atitude que deprecie as pessoas. Não podemos ser reconhecidos como melhores ou piores pela nossa cor, pelo nosso cabelo e devemos valorizar o ser humano em si. Portanto, vamos continuar trabalhando na perspectiva da valorização da diversidade e é isso que a educação trabalha enquanto valores para formar cidadãos”, ressaltou a titular da Seduc.

Reconhecimento - De acordo com o Banco Mundial, um em cada quatro latino-americanos se identifica como descendente de africanos, o que representa cerca de 133 milhões de pessoas. Eles estão presentes em todos os países do continente, mas a maior concentração está no Brasil, onde metade da sua população, o equivalente a 105 milhões de pessoas se identifica como negro ou pardo.

Segundo o titular da Copir, Amilton de Sá Barreto, a nossa responsabilidade da Seduc é atender ao que institui as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações etnico-raciais, para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. “O caminho é formar nossos professores, levar até eles conteúdos e, para além disso, possibilitar o acesso a toda uma rede de conhecimento, através de materiais didáticos, sites, títulos literários que contribuem para o aprimoramento desses educadores”.

Amilton disse, ainda, que “esse é o caminho para que a gente torne essa sociedade mais equânime, no que tange a desigualdade racial em nosso país. Para que de fato consigamos formar uma Consciência Negra na cidadania brasileira”, complementou o dirigente.


Educação publica aviso de chamada pública para adquirir alimentos da agricultura familiar

23.11.2022

A Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc) publicou no Diário Oficial, desta segunda feira (21.11), aviso de Chamada Pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. A aquisição visa atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e contemplará as necessidades de escolas em diversas regiões do Estado.

Entre os produtos, que serão adquiridos, estão arroz branco, feijão carioca, peixe (pintado, tambatinga, tambaqui), leite pasteurizado Integral e UHT integral, bebida láctea fermentada sabores coco e morango, iogurte sabores coco e morango, queijo muçarela, requeijão cremoso, polpa de frutas, mandioca descascada congelada e farinha de mandioca.

As apresentações das amostras dos produtos estão agendadas para o início do mês de dezembro, variando por região e por modalidade de licitação. Nos casos em que houver disputa de preços (seleção do preço mínimo), a documentação habilitando o vendedor e a apresentação das amostras ocorrerão a partir de 8 de dezembro.

Confira a publicação do Diário Oficial aqui 


Estudantes podem conhecer o ‘Novo Ensino Médio Capixaba’ por meio de portal

23.11.2022

Os alunos que vão ingressar no Ensino Médio, em uma das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, em 2023, podem se informar e ficar por dentro de tudo sobre o Novo Ensino Médio Capixaba, acessando o portal novoensinomedio.sedu.es.gov.br.

O portal foi criado pela Secretaria da Educação (Sedu) e conta com informações como Arquitetura Curricular, Itinerários Formativos, Marco Legal, Formação Básica e muito mais.

As mudanças têm o objetivo de garantir a oferta de educação de qualidade, aproximando a escola da realidade dos jovens, considerando suas complexidades e de seu entorno, de modo que seja possível desenvolver o protagonismo nos estudantes, ampliar suas percepções para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.

O Novo Ensino Médio Capixaba é a nova proposta de oferta do ensino com a cara dos jovens do século XXI que estão nesta etapa de escolaridade. A Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação (Lei nº 9.394/96), também estabelece mudanças na estrutura da forma de oferta em todo o sistema de ensino, no Brasil todo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata

 


Gestores escolares fazem treinamento para atuar na prevenção ao abandono escolar

23.11.2022

A pandemia agravou ainda mais o problema de abandono e evasão escolar no país inteiro. Com o objetivo de evitar que o estudante deixe de frequentar a escola, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), em mais uma ação com o Instituto Sonho Grande, desenvolve em 30 escolas-pilotos da rede estadual o Projeto de Prevenção ao Abandono Escolar.  

Gestores das escolas participantes fizeram nesta terça-feira, 22, no auditório da Seed, um treinamento para conhecer todo o processo do projeto, suas etapas e atores envolvidos. Toda semana será produzido um relatório que dará o diagnóstico da frequência dos estudantes, bem como seus níveis de risco de abandono (alto, médio, baixo, sem dados e sem risco) e quais ações foram feitas pela escola. 

Para que esse relatório seja produzido, todo dia os professores terão que lançar no  Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc) a frequência dos estudantes na escola. Com essa informação, gestores e técnicos escolares conseguem identificar estudantes em risco de abandono escolar e podem executar ações de prevenção, coletar informações individuais sobre o motivo das faltas e fazer uma intervenção.

O relatório classifica o aluno com base em 10 dias de nível de frequência. Se a cada 10 dias, ele faltou 8, então tem risco alto de abandono. Se possui 4 faltas é médio, 2 faltas é baixo. Para cada nível é proposto um plano de ação. Quem possui nível alto é necessário acionar a rede de proteção de busca ativa e o Conselho Tutelar, assim como entender o contexto e apoiar o retorno às aulas do aluno. E quem possui baixo é recomendado entrar em contato com os familiares e entender os motivos das faltas. 

A gestora da escola Munguba do Jari, Nauzira Queiroz, salientou que o SigEduc apresenta falhas durante sua alimentação, o que acaba desmotivando os docentes. “Os professores ficam chateados porque às vezes o sistema some com as informações que acabamos de atualizar, mas vamos fazer de tudo pra tentar engajá-los”, disse.   

O coordenador de Educação Básica da Seed, Ryan Muller, considera o projeto essencial para fortalecer o resgate do estudante em situação de abandono escolar. “Essa visualização semanal da frequência dos estudantes é importante para criarmos um plano de ação aos que estão em risco de abandono. Assim, ainda podemos resgatá-lo, e ter uma compreensão e acolhimento na busca por soluções ao que ele esteja enfrentando”, finalizou.

Escolas pilotos: Macapá - Rivanda Nazaré, Gabriel Almeida Café, Nancy Nina, Antônio Cordeiro Pontes, Daniel Carvalho, Maria Ivone Menezes, Antônio Ferreira Lima Neto, Nilton Balieiro, Raimunda dos Passos, Maria Carmelita do Carmo, General Azevedo Costa, Raimunda Virgolino, Cecília Pinto, Sebastiana Lenir, Bosque, Carapanatuba, José do Patrocínio, Benigna Moreira, Alexandre Vaz Tavares, Esther Virgolino, Maria cavalcante Azevedo, Tiradentes; Santana - Izanete Santos, Everaldo Vasconcelos, Rodoval Borges, Francisco Walcy Lobato, Augusto Antunes, José Barroso Tostes, Igarapé da Fortaleza, Almirante Barroso, José Barroso Tostes; Laranjal do Jari - Mineko Hayashida, Sonia Henriques Barreto; Oiapoque - Joaquim Nabuco, Joaquim Caetano; Pedra Branca - Maria Helena Cordeiro Pontes.

Por: Caroline Mesquita


Conscientização ambiental e workshop interestadual são temáticas na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil

23.11.2022

Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, localizada em Corumbá,realizou no início do mês de novembro duas atividades com os estudantes, o descarte correto de lixos eletrônicos e o primeiro Workshop Interescolar da Qualificação Profissional.

Descarte correto

Com o objetivo de conscientizar os estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, período vespertino, acerca do descarte adequado do lixo eletrônico, os estudantes do 7º C do  Ensino Fundamental, realizaram um estudo teórico a respeito dos Resíduos Equipamentos Eletrônicos (REE) e seus impactos negativos na saúde humana e ao meio ambiente, quando descartados de forma inadequada junto a outros resíduos sólidos.

Após, os estudantes conheceram os meios adequados de descarte e reciclagem deste tipo de material, foi feito uma campanha de conscientização quanto o descarte correto dos REE. Então, os estudantes colocaram um ponto de coleta na escola e, também, recolheram de suas residências para serem descartados em um ponto de coleta autorizado.

O projeto foi apresentado na Feira de Ciências e Conhecimento da escola, FEICICON, e em seguida todo o material recolhido foi levado ao Ecoponto de Corumbá para que pudessem realizar os procedimentos de descarte adequado.

O ECOPONTO está localizado na Rua Aquidauana, 279 – Bairro Universitário, horário funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. O projeto é orientado pelas professoras Cássia Mayara dos Santos Diamante Pereira e Suellen Aparecida Mendonza Cruz.

Workshop Interescolar

O primeiro Workshop Interescolar da Qualificação Profissional, aconteceu na quinta-feira (10) na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, em parceria com a Escola Estadual Dom Bosco e a Escola Estadual Otacílio Faustino da Silva, com o objetivo de promover a interação dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho.

Durante o evento os jovens protagonistas desenvolveram e apresentaram oficinas voltadas ao mercado de trabalho, com temas relacionados a Administração e Recursos Humanos - oficina de currículos, criação de logomarca, teste vocacional, empreendedorismo e muito mais...

Além da participação ativa dos estudantes nas apresentações, eles também realizaram a autoavaliação de sua aprendizagem utilizando a rubrica, que era entregue no momento da retirada do certificado de participação.

“Esse evento buscou apresentar as práticas exitosas das escolas, com metodologias e inovações que estimulem a formação integral dos jovens”, lembra gestora Rosely Mansilla. O evento foi organizado  pelas docentes Angela Maria Lima, Andressa Sara Neves e Geicyanne Nunes Surubi. Colaboração dos professores Luiz Fabrício, Renata Franco,Soyla Nascimento e Maria Alice.

Adersino Junior, SED/MS


Dia da ‘Consciência Negra’ é lembrado com Feira do Conhecimento e Cultura Afro-brasileira

23.11.2022

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da “Consciência Negra” e para lembrar a data foi realizada a 1ª Feira do Conhecimento e Cultura Afro-Brasileira na Escola Estadual Professor ‘Welson Mesquita de Oliveira’, antiga Escola Estadual Pascoal Ramos, em Cuiabá. O evento aconteceu na sexta-feira (18.11) e reuniu trabalhos de toda a comunidade estudantil do Ensino Fundamental, Ensino Médio e alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Na ocasião, os estudantes apresentaram seus trabalhos e compartilharam o conhecimento adquirido em sala de aula por meio de projetos e temáticas direcionadas como a Robótica, Teorema de Pitágoras, Caleidoscópio, Audiometria – anatomia e problemas do aparelho auditivo. Velas artesanais e aromaterapia também fizeram parte do repertório das apresentações.

Para a diretora da escola, professora Joelma Adriana Teixeira, o acontecimento integrou a comunidade, reuniu projetos e partilhou conhecimentos valiosos. “Mais uma vez abrimos a escola para a comunidade. Recebemos, nessa ocasião, muitos visitantes, inclusive dos familiares do nosso grupo estudantil. Tenho a certeza de que foi um momento gratificante por poder compartilhar o conhecimento com toda a comunidade nesse projeto de integração”, afirmou.

Além dos trabalhos científicos, os estudantes também expuseram trabalhos voltados à valorização da cultura afro-brasileira predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial.

A diretora ainda endossou a importância em reunir os turnos para a experiência e troca de informações. “Foi positivo e proveitoso ver os trabalhos de todas as turmas, socialização entre os períodos e observar como eles se empenharam com brilho nos olhos. Foi uma ação dedicada e muito oportuna promover essa integração entre os estudantes e a comunidade. Isso foi importante para o desenvolvimento da escola”, finalizou.


Experiência da Arena da Educação é compartilhada com educadores de escola do campo de Colider

23.11.2022

Uma parceria entre as Coordenadorias Pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação dos polos Cuiabá e Sinop trouxe à Capital, em 17 de novembro, um grupo de profissionais da Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’, do município de Colíder. O objetivo da visita foi trocar experiências com os coordenadores pedagógicos das Escolas Estaduais ‘Governador José Fragelli’ e ‘Clenia Rosalina de Souza’, ambas localizadas em Cuiabá.

O grupo conheceu a metodologia, o ambiente e o funcionamento das duas unidades, que são de Tempo Integral Vocacionadas ao Esporte. Em 2023, a Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’ será uma das onze novas unidades da Rede Estadual de Ensino que serão vocacionadas ao esporte. Para a unidade de Colider, as modalidades esportivas escolhidas foram voleibol, handebol, futsal, basquetebol, xadrez e tênis de mesa. Somando-se às três unidades existentes, o estado terá em 2023 um total de 14 escolas vocacionadas ao esporte.

A unidade ‘Governador José Fragelli’ foi a primeira de tempo integral vocacionada ao esporte no polo Cuiabá, e se tornou modelo em Mato Grosso. No local, os estudantes têm as disciplinas regulares como de Português, Matemática, Ciências, Língua Estrangeira e aulas de reforço. Além disso, há um tronco comum relacionado ao esporte, como, por exemplo, musculação e natação comum a todos, e rotina de treinos e atividades específicas vocacionadas ao esporte de preferência dos alunos.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’, Vanuza Cristina Gomes, destacou a importância da visita e a parceria com a DRE do polo Sinop. “A Diretoria Regional de Educação de Sinop sempre colabora com a unidade escolar e fortalece o direcionamento das ações pedagógicas. A visita foi de suma importância para a compreensão dos encaminhamentos para o próximo ano letivo”, disse.

A equipe de Sinop foi composta por Suzana Fabrim, coordenadora da COPED/Sinop; Marcos Cândido, professor técnico da COPED/Sinop; Sidnei da Silva Carvalho, Coordenador de NRE de Colíder; Maria Lúcia Borges Cavéquia, diretora da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros e Vanuza Cristina Gomes, coordenadora pedagógica da Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’. O professor Paulo Santana, coordenador da Coped/Cuiabá, e a professora técnica Kênia, acompanharam a equipe de Colider nas duas visitas.


Projeto aumenta o peso do critério educacional na transferência de recursos aos municípios

23.11.2022

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei complementar para alterar a lei complementar do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a fim de aumentar o peso do critério "educação" entre os indicadores para a apuração do Índice de Participação dos Municípios (IPM) na cota-parte do ICMS – o IPM é a parcela sobre o ICMS arrecadado pelo Estado sobre o qual cada município tem direito.

O percentual para apuração do IPM relativo à educação é de 10% a partir de 2023, e a intenção é elevá-lo até 2027. Esse aumento deve ser feito de forma gradual.

O cálculo do valor relativo ao critério educacional será o resultado do Índice de Qualidade da Educação do Município, formado por quatro variáveis: índice educacional (com peso de 75%), alfabetização (10%), educação em tempo integral (10%) e fator social (5%).

O índice educacional será calculado com base nas notas do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) das séries do ensino fundamental I (1ª a 5ª) e no rendimento escolar. Já a alfabetização será medida pelas notas do Saeb ou Saep (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná) municipal das 2ª e 5ª séries.

A educação em tempo integral será medida pelo percentual de crescimento e, por fim, o fator social levará em consideração a média do Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica, do Inep, de todos os estabelecimentos de ensino municipais.

A partir da proposta, a expectativa é que os municípios possam ser incentivados a promover melhorias nos índices de aprendizagem do ensino infantil (medido pelo índice de alfabetização, por exemplo) e do ensino fundamental I (mensurado pelo Ideb).

APOIO À EDUCAÇÃO MUNICIPAL — A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) fornecerá apoio aos municípios por meio de ações cooperativas como o programa Educa Juntos, que poderá auxiliá-los a alcançar as metas. Algumas das ações realizadas por meio do projeto neste ano foram a entrega de material didático de Língua Portuguesa para 233 mil estudantes de 1° e 2° ano do ensino fundamental, além da oferta de uma ferramenta de gestão escolar que contém 7,2 mil aulas de diversas disciplinas para estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.


Governo do Amapá realiza o III Festival de Bandas e Fanfarras no sábado (26)

23.11.2022

O Governo do Amapá realiza neste sábado, 26, o III Festival de Bandas e Fanfarras do Estado. O evento inicia às 16h, em frente à Casa do Artesão, em Macapá, e  será aberto ao público em geral. É a primeira vez que a apresentação acontece após a pandemia.

Serão 15 bandas de 6 municípios concorrendo ao 1º lugar das 3 categorias disputadas, que são: Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Marcial. Haverá também premiação de melhor maestro e melhor grupo de balizas. Cada banda terá de 15 a 20 minutos para fazer sua apresentação. 

Os grupos inscritos no festival representam seis municípios do Estado. Macapá tem o maior número de representantes, com seis bandas: Fanfarra G.D Lina Rosa, Banda Marcial Lima Neto, Banda Marcial Esther Virgolino, Banda de Percussão Carmo Viana dos Anjos, Banda Marcial Colégio Amapaense e Banda Nilton Balieiro Machado.

O município de Oiapoque é representado por quatro concorrentes: Estrela do Norte (North Star), Fanfarra Caetanense, Fanfarra Nabuquense e Fanfarra Ducaxias.

Serra do Navio é representada por duas bandas, a Fan S7 e a Fanfarra Municipal Serrana.

Os municípios de Amapá, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari têm um representante cada. Banda de Percussão Maria do Céu, Banda Musical João Maria Dias de Moraes e Banda de Fanfarra Maria de Nazaré Rodrigues, respectivamente.

O coordenador do Festival, Ryan Muller, espera um evento cheio de novidades e determinação.

“As Bandas estão bem ensaiadas e mais ousadas, vimos isso durante o Desfile Cívico Estudantil, sei que vai ser uma tarde de muita novidade. Quero muito saber quem vai levar a terceira edição do nosso Festival”, disse Ryan.

Festival de Bandas e Fanfarras do Estado do Amapá

O Festival existe desde 2018 e é voltado para escolas estaduais e municipais que tenham Bandas e ou Fanfarras na instituição. O objetivo é estimular a criação de bandas marciais; promover o intercâmbio entre os integrantes para aprimorar métodos e técnicas; desenvolver vocações e aptidões; e incentivar a musicalidade, a participação comunitária, o respeito e o civismo. 

Para a realização do Festival há uma cooperação entre Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Cultura (Secult), Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Estadual de Cultura.

Por: Bárbara Ribeiro


Escola Estadual Marechal Rondon realiza VII Festival de Dança

22.11.2022

A Escola Estadual Marechal Rondon, de Nova Andradina, realizou no dia 04 de novembro, com apoio da Fundação de Esportes e Lazer (FUNAEL), o VII Festival de Dança, que teve como temática: Vem Dançar!  Sua Dança, seu Ritmo!

O Festival tem como organizadora a professora Fernanda Nunes, juntamente com os demais Professores de Educação Física da Escola Marechal Rondon. O escopo do projeto foi promover um evento democrático de ampla participação escolar, que incentive a prática da dança como expressão artística.

Além disso, o intuito foi possibilitar a apresentação dos trabalhos de dança produzidos por grupos de estudantes e incentivar o aparecimento de novos talentos, promover a interação entre os estudantes da unidade escolar, proporcionar aos estudantes a oportunidade de serem vistos e reconhecidos em seus talentos e continuar a tradição da execução deste Festival dentre os projetos desenvolvidos durante ano na escola.

Adersino Junior, SED/MS


Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional realiza 2ª reunião presencial

22.11.2022

Na manhã desta terça-feira (22), os representantes de 21 entidades que formam o Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul, estiveram reunidos na Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do TCE/MS, no Parque dos Poderes, para a segunda Reunião presencial do CAEPE/MS e assinatura de carta-compromisso visando a continuidade das ações na próxima gestão.

A presidente executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti explanou sobre a origem do Gaepe –Brasil, como estratégia de articulação interinstitucional, destacou os importantes resultados alcançados pela SED, em regime de colaboração em Mato Grosso do Sul, “ Hoje temos em todo país 07 GAEPs  Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil, sua maioria hospedada no Tribunal de Contas de cada Estado, demonstração da participação, colaborativa e articuladora dos TCEs. Reafirmar este compromisso da Educação com a nova gestão, através da Carta de Compromisso é mais um pacto que criamos pensando e colaborando, juntos, em prol da Educação”.

Representando o governador eleito Eduardo Riedel, o membro do Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul, Thaner Castro Nogueira, que também é integrante da gestão de transição do novo Governo de MS, falou da importância do comprimisso com Educação, “nosso governador eleito tem um olhar diferenciado para Educação, com a relação custo benefício que vai impactar diretamente o estudante e o CAEPE/MS será imprescindível para elaboração de estratégias e diretrizes nas ações educacionais no âmbito estadual para os próximos anos”.

Criação

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta representou o governador Reinaldo Azambuja, lembrou que os trabalhos do Comitê foram iniciados no dia 05 de agosto de 2020, ainda nomeado como “Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas”, para discutir e definir estratégias e diretrizes para um retorno seguro às aulas presenciais. Com a finalidade de se ter maior abrangência e manter os estudos/análises constantes sobre o retorno às aulas presenciais durante o período da pandemia.

Em 2021 a Comissão foi substituída pelo Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul (CAEPE/MS), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Decreto n. 15.594, de 29 de janeiro de 2021.

“ Nossa luta pela educação é por políticas de Estado e não de Governo, o regime de colaboração é uma marca do governo atual. O grupo formado em 2020 em plena pandemia, com diversas instituições, é consistente e trabalha políticas que atende a sociedade, o cidadão e diretamente nossos estudantes, tanto da rede publica, quanto da rede privada e nosso foco hoje é a recomposição da aprendizagem, tem muito a ser feito e podemos auxiliar os outros estados, pois tivemos 08 anos de política pública e em regime de colaboração, com governo municipalista e terá continuidade com Eduardo Riedel”.

CAEPE/MS

Ao lado da Secretaria de Estado de Educação (SED), o Instituto Articule é responsável pela coordenação das ações do CAEPE/MS que segue com a proposta de ser um canal plural, com participações de representantes do poder público, órgãos de controle e representações sindicais de forma horizontal, com direitos iguais para todos os membros

 O Instituto Articule objetiva a criação de instâncias de pactuação que unem os representantes do governo aos órgãos do sistema de justiça, de controle externo, poder legislativo e sociedade civil para que atuem de forma integrada na construção de soluções mais eficazes e ágeis, em um ambiente de maior segurança jurídica.

Entre os resultados apresentados pelo Comitê nestes dois anos de trabalho, está a criação do Protocolo de Volta às Aulas, documento disponível para acesso no portal da SED e que foi fundamental para nortear as ações das unidades de ensino durante o período de retomada das atividades presenciais das escolas de Mato Grosso do Sul entre os anos de 2021 e 2022.

GAEPE/MS

 Na Carta de Compromisso, uma das reivindicações ao governador eleito Eduardo Riedel é de que a articulação interinstitucional promovida pelo CAEPE/MS continue e que seja redefinido o nome do Comitê para Gabinete de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul (GAEPE/MS), conforme os demais GAEPEs que estão sendo implantados no Brasil.

Adersino Junior, SED/MS

Fotos: Renata Novaes


Governo entrega prédio revitalizado da Escola Alzira Santos em Tartarugalzinho

22.11.2022

O Governo do Amapá entregou para a população do município de Tartarugalzinho o prédio revitalizado da Escola Estadual Alzira de Lima Santos, no último sábado, 19 - data em que a instituição completa 15 anos de criação.

O investimento do Governo na obra ultrapassa R$686 mil. Os trabalhos incluem: climatização; melhorias no sistema de água; manutenção dos banheiros; cobertura total do forro; substituição do piso do refeitório; e manutenção da rede elétrica. Também houve aquisição de novos equipamentos de informática.

Um dos 567 estudantes da instituição é o Ycaro Pacheco, aluno da 3° ano do ensino médio. Ele representou a classe na cerimônia de entrega e acredita que a revitalização é mais que merecida pra quem frequenta a escola.

“Sempre fomos muito bem instruídos aqui, penso que os novos equipamentos que chegaram só vão engrandecer a experiência de cada estudante e o trabalho dos nossos professores", disse o jovem.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Neurizete Nascimento, afirmou que a entrega de um ambiente revitalizado traz benefícios para alunos, professores e corpo técnico da escola.

“Uma boa estrutura é um dos passos para que o trabalho das nossas escolas seja efetivo", pontuou Nascimento.

O secretário adjunto do Gabinete do Governador e vice-governador eleito Antônio Teles Júnior comentou que o trabalho deixa um legado para os estudantes.

“Hoje, estamos entregando um conjunto de trabalhos transformadores na vida dos nossos estudantes”, disse.

A escola Alzira de Lima Santos oferta o ensino médio nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos horários da manhã, tarde e noite.

Além de atender os moradores da zona urbana de Tartarugalzinho, a escola atende às localidades de Janary I e II, Mutum, Bom Jesus, Tartarugal Grande, Itaubal e Santa Maria do Lago Duas Bocas.

Por: Bárbara Ribeiro


Amapá debate políticas educacionais com equipe de Transição do Governo Federal

22.11.2022

A secretária de Estado de Educação Goreth Sousa debateu políticas educacionais no Brasil com a equipe de transição do Governo Federal na última sexta-feira, 18,

O encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação envolve gestores do setor de todo país e é promovido pelo Conselho Nacional de Educação (Consed).

Cada secretário pôde relatar ações que ocorreram na política educacional durante os últimos quatro anos em cada estado brasileiro. Eles puderam fazer um balanço dos programas estruturantes e pontuar caminhos para melhorias de investimento e estratégias nos programas.

Dentre os pontos da reunião, destacaram-se os temas educação básica, regimes de colaboração, o novo ensino médio, ensino em tempo integral e formação continuada dos profissionais de educação.

Pelo Amapá, Goreth Sousa defendeu os programas Criança Alfabetizada, Travessia e Escolas do Novo Saber, que representam respectivamente a educação básica, o ensino fundamental I e II e o ensino médio.

“Não se faz educação sem um investimento alto. Apostar e investir em programas estruturantes é apostar e investir no sucesso de cada aluno dentro de sala de aula, desde a sua educação básica até o ensino superior”, contribuiu Goreth.

As pontuações dos secretários serão adicionadas à Agenda da Aprendizagem, um documento norteador construído pelo Consed e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para traçar objetivos e elaborar orientações para a educação pública do país.

O documento se divide em duas partes: uma voltada ao Ministério da Educação, com as demandas consideradas urgentes para os estados e municípios. A segunda traz temas estratégicos do Consed para o biênio 2022/2024.

Por: Bárbara Ribeiro


Projeto sobre Inclusão desenvolvido por alunos da Rede Estadual é apresentado em evento internacional

22.11.2022

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, apresentaram o projeto “Tecnologia Pedagógica: desenvolvimento de jogos digitais educacionais para estudantes com deficiência intelectual”, no evento internacional Global Innovation Field Trip (GIFT).

Os estudantes Luisa Lamego Rodrigues, Thiago Campos Xavier, Miguel Batista de Souza Borges e Pedro Henrique Tardin Deps, fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação, e foram orientados pelo professor Luiz Gustavo Gomes.

Esses alunos foram estimulados a pesquisarem sobre as disciplinas e suas adaptações para os formatos de jogos digitais, explorando suas possibilidades de compartilhar os aprendizados com estudantes com deficiência intelectual para que esses assimilem os conteúdos a serem aprendidos.

“Entre milhares de projetos, o nosso foi o único no Brasil selecionado para ser apresentado nesse evento, sendo elaborado com o objetivo de auxiliar os estudantes com deficiência intelectual, nos processos de aprendizagem a partir de práticas pedagógicas de uma forma lúdica, criando uma atmosfera facilitadora na compreensão das disciplinas de maneira simples e objetiva”, explicou o professor.

O projeto “Tecnologia Pedagógica: desenvolvimento de jogos digitais educacionais para estudantes com deficiência intelectual”, envolve uma variedade de jogos, como quiz, jogo da memória, questionários, caça-palavras, palavras cruzadas, gerador matemático, entre outros. “Com a associação de imagens, esses jogos auxiliam no entendimento das questões e direciona o professor a compartilhar os conteúdos a serem ensinados”, disse Luiz Gustavo Gomes.

Os jogos podem ser acessados por meio de qualquer aparelho digital – celular, notebook, computador, tablet ou TV smart –, por um link para iniciar o aprendizado com os jogos.

“Os apresentadores do GIFT ficaram muito felizes com o projeto e disseram que seria maravilhoso se fosse implantado em todas as escolas. Os alunos receberam certificados internacionais de participação no evento e ficaram lisonjeados por serem os únicos brasileiros a participarem desse evento de nível mundial”, afirmou o professor.

GIFT

Global Innovation Field Trip (GIFT) contou com estudantes de vários países e foi transmitido para mais de 70 nações. O evento contou com o representante na América Latina, do Comité Executivo da Federação Internacional das Associações dos Inventores (IFIA), Marcelo Vivacqua, que fez a tradução simultânea e facilitou a comunicação entre os participantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata

 


Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades realiza Espetátulo Musical 2022 na quinta-feira (24)

21.11.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), estará realizando, no dia 24 de novembro o espetáculo musical edição 2022.

O presente espetáculo musical, intitulado “Meu Brasil Brasileiro” conta com o repertório das músicas brasileiras de maior sucesso nacional e internacional, compostas e interpretadas por artistas brasileiros.

Meu Brasil Brasileiro resgata a multiculturalidade do povo brasileiro, entrelaçado com as diversas etnias presentes no imenso Território Nacional. Desta forma, o espetáculo procurou valorizar e enaltecer cada região do País trazendo o melhor da música brasileira.

A trilha sonora apresenta a performance artística dos estudantes do atendimento educacional especializado de Música, Canto e Corpo e Movimento com (25) vinte e cinco músicas executadas e coreografadas pelos estudantes.

De acordo com a gerente pedagógica, Eliane Morais Fraulob," o espetáculo musical tem como objetivo propiciar aos estudantes o desenvolvimento de competências musicais e reflexões a partir dos aspectos culturais e sociais da nossa música".

O espetáculo acontece no dia  24 de novembro, no Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, às 19h. Localizado na Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155 - Vila Santo Amaro, em Campo Grande e estará aberto ao público.

Adersino Junior, SED/MS