Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Roraima promove atendimento pedagógico para gestores escolares de Uiramutã

26.10.2021

Nos dias 20 e 21 de outubro, técnicos do Governo de Roraima estiveram no município de Uiramutã para prestar atendimento e assessoria pedagógica aos gestores escolares municipais. A ação é resultado da efetividade do Regime de Colaboração existente entre o Estado e os municípios.

“O fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e os municípios reflete em uma série de ações colaborativas entre os entes federados que beneficiam diretamente a população de Roraima”, enfatizou o Governador Antonio Denarium.

Em Uiramutã, técnicos do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) atenderam 30 profissionais da educação municipal entre gestores, coordenadores pedagógicos e gestores regionais da sede e também de comunidades indígenas.

“Reorganização Curricular e Planejamento Pós-pandemia”, “Descritores da Língua Portuguesa e Matemática” e “Educação Infantil” foram os temas abordados durante o atendimento pedagógico.

“Será inaugurada no município a primeira creche, então nossos técnicos prestaram atendimento também sobre a Educação Infantil. Foi uma ação extremamente importante para os educadores. Tivemos uma excelente participação nesses dois dias e temos certeza que os gestores farão a mediação dos conhecimentos para os seus professores”, destacou Stela Damas, diretora do Ceforr.

Por Mágida Azulay Khatab


Seminário capacita profissionais que atuam no Programa Correção de Fluxo

26.10.2021

Como forma de continuar a preparação de gestores, professores e coordenadores pedagógicos que atuam no “Programa Segue o Fluxo = Acelera”, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), promoverá nesta quarta-feira, dia 27, o II Seminário de Formação para a implementação da Estratégia Trajetória de Sucesso Escolar.

Esse segundo encontro tem como tema “Conversa entre nós: currículo integrado e ação docente” e será transmitido das 14h às 16h, através do canal do NTE no Youtube (NTE Roraima), no link https: //www.youtube.com/watch?v=8OI49Fw8vFQ

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Seed, Rosilda Garcia, o público alvo do evento são os profissionais que atuam nas turmas de Correção de Fluxo.

“Todos podem participar. Este momento é importante, para que seja construído de forma  coletiva, uma proposta de formação, permitindo a execução do plano de ação de forma eficiente e cumprimento de todas as metas estabelecidas”, ressalta Rosilda.

O evento contará com a participação da diretora do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed, Raimunda Rodrigues, e da coordenadora da CEDAC (Comunidade Educativa), Maria Maura Gomes Barbosa, além dos palestrantes consultores do Unicef: Rosália Lacerda, Henry Lorencena Souza, Lucas Mizusaki e Lígia Beatriz Goulart.

O que é Correção de Fluxo?

O Programa de Correção de Fluxo é uma política pública educacional que busca garantir a permanência e o aprendizado de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série, ou seja, que estão com atraso de dois ou mais anos em sua vida escolar. Nas escolas estaduais da capital, são 1.458 alunos nessa situação, sendo 702 do Ensino Fundamental e 631 do Ensino Médio, em 23 escolas.

Para oportunizar não apenas a aprendizagem, mas a permanência e o sucesso da vida escolar de estudantes que estão fora da faixa etária, a Seed adotou diversas ações. Uma delas é o planejamento curricular diferenciado tratando as especificidades de cada estudante, a fim de atingir a correção e fazê-lo retomar para a série certa conforme a sua idade.

Outra ação muito importante foi a assinatura de um termo de pactuação com o Unicef em 2019. Essa parceria oferece formações continuadas para técnicos, gestores, professores e servidores que atuam nas turmas de Correção de Fluxo.

Por Francis Silva


Escola Técnica Estadual Irmão Pedro promove Festival de Publicidade

26.10.2021

O Festival de Publicidade da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (FPIP), da Capital, chega a sua 13ª edição nesse ano. Com extensa programação sobre técnicas de comunicação, a transmissão ocorrerá ao vivo no canal da escola no YouTube a partir desta segunda-feira, 25, até sexta-feira, 29. O Festival é um projeto interdisciplinar com os componentes curriculares do curso Técnico em Publicidade, sob orientação das professoras publicitárias Margarete Preto da Silva e Claudia Lopes Trintin. A realização é dos alunos da Etapa 2 do curso e tem o objetivo de abordar sobre planejamento, criação, produção e divulgação de eventos.

O Festival prevê um público de 160 pessoas da comunidade escolar. Os temas abordados são sugestivos para reflexão dos caminhos que a Publicidade tem percorrido nos últimos tempos. “O Incrível Mundo da Publicidade”, e “Em Busca de Conhecimento - Mapa da Mina”, são os títulos escolhidos para anunciar o evento.

A programação completa pode ser conferida na página oficial do Festival no Facebook


Secretária Raquel Teixeira participa da 3ª edição do Seminário Internacional SESI de Educação

26.10.2021

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participa, nesta quarta-feira, 27 de outubro, a partir das 17h, da 3ª edição do Seminário Internacional SESI de Educação. O evento busca estimular a reflexão e o debate acerca de questões educacionais referentes à implementação do Novo Ensino Médio. A transmissão ocorre ao vivo pelo canal do SESI no Youtube.

Convidados nacionais e internacionais vão discutir os desafios de engajamento, formação e avaliação nos novos modelos educacionais.

Durante os três dias de evento, que ocorrem entre os dias 26, 27 e 28 de outubro, os participantes vão debater questões como o impacto na vida da juventude e da comunidade escolar; as mudanças necessárias na formação inicial e continuada dos professores; a elaboração do novo ENEM e a adequação das redes de ensino a nova Base Nacional Curricular Comum.

O painel da secretária Raquel Teixeira terá como enfoque a formação dos educadores e contará ainda com a presença dos seguintes participantes: o gerente de Educação Básica do SESI Nacional, Leonardo Pedreira; a secretária estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília; a secretária de Educação de Helsinki, na Finlândia, Marjo Kyllonen; o jornalista, Leonne Cabral; o aluno do SESI, Thiago Moisés Santos; a colaboradora de laboratório de Educação da FRM, Maria Clara Boing; e aluna da Escola Professor José Vieira de Moraes, Valentina Pereira.

Podcast “Qual vai ser”?

A novidade deste ano será o bate-papo com jovens estudantes do ensino médio após os painéis de debate, que vai se transformar no podcast “Qual Vai Ser?”, que ficará disponível para todos nas principais plataformas de streaming.


Programa vai garantir bolsas estudantis, absorventes e celulares para alunos da rede estadual

26.10.2021

O ensino público estadual gaúcho começa a viver um novo tempo. Após anunciar, na semana passada, investimento de R$ 1,2 bilhão em obras e ações com o Avançar na Educação, o governo do Estado lançou, nesta terça-feira (26/10), um programa estratégico com foco na permanência digna dos estudantes nas escolas, que busca, principalmente, contornar as dificuldades estruturais aguçadas pela pandemia.

O Todo Jovem na Escola reúne bolsas para alunos do Ensino Médio, distribuição gratuita de absorventes para jovens em situação de vulnerabilidade, celulares para acesso a atividades remotas e uma pesquisa com alunos para estruturar o 4º ano do Ensino Médio. Confira o lançamento do programa, disponível no YouTube.

“A pandemia nos distanciou e distanciou as crianças e os jovens da escola. Estamos trabalhando para fazer a recuperação rápida e urgente desse aprendizado que a pandemia limitou neste processo. Não podemos permitir o enfraquecimento do vínculo escolar e o aumento da vulnerabilidade social dos nossos jovens. Com dificuldades de renda familiar, muitos estudantes se lançam precocemente ao mercado de trabalho e abandonam a escola. Assim, não há futuro possível”, afirmou o governador Eduardo Leite.

A bolsa estudantil, com pagamento mensal de R$ 150, tem o objetivo de apoiar a permanência dos estudantes na escola e a conclusão do Ensino Médio pelos jovens gaúchos. Para isso, contempla ações para prevenção ao abandono e a evasão escolar, proporcionar meios para a conclusão do Ensino Médio, além de estimular a recuperação e o aprofundamento da aprendizagem.

“Essa bolsa estudantil, com recursos do Tesouro, dentro do Avançar na Educação, vem na forma de estímulo, para chamar os estudantes de volta à sala de aula, pois, além de recursos financeiros, de dinheiro no Cartão Cidadão da família por aluno, é necessário presença, participação e uma frequência de 80% nas aulas”, completou o governador

No total, 79,7 mil estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com idade entre 15 e 21 anos, poderão ser beneficiados com a bolsa.

Requisitos para o estudante receber a bolsa:
• Atender aos critérios de renda do CadÚnico
• Ter Cartão Cidadão
• Estar regularmente matriculado no Ensino Médio da rede estadual de ensino
• Engajamento estudantil mensal de 80% ou mais nas atividades escolares
• Participação regular em avaliações e ações promovidas pela Secretaria da Educação

“Pela primeira vez, foi mensurada ao final de nove anos do Ensino Fundamental, que as crianças menos favorecidas têm 7.124 horas a menos de exposição às aprendizagens do que as mais ricas. Não podemos aceitar isso. A rede pública tem a mesma qualidade da rede privada. Por isso, estamos fazendo projetos, já anunciados no Avançar na Educação e alguns outros hoje detalhados, para que o RS seja exemplo e enfrente o mais rápido possível essa diferença brutal e cruel”, afirmou a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

O Avançar na Educação contempla um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão na educação estadual até 2022, com recursos apenas do Tesouro do Estado, entre obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem. É o maior investimento na educação estadual gaúcha dos últimos 15 anos.

O primeiro pagamento da bolsa estudantil está previsto para dezembro deste ano – contando com a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa –, com as bolsas retroativas aos meses de outubro e novembro (portanto, R$ 300) e o pagamento de dezembro será feito no início de janeiro de 2022. Desde que o estudante cumpra os requisitos de frequência nestes meses de outubro e novembro. O investimento total previsto é de R$ 180 milhões até o final de 2022.

Datas previstas:
• Em novembro: um call center será disponibilizado para dúvidas sobre o programa e o Cartão Cidadão.
• A partir de 16/11: cartões poderão ser retirados em determinadas agências do Banrisul na capital e no interior ou em locais que serão indicados no site www.devolveicms.rs.gov.br
• 26/11: os cartões seguirão disponíveis por seis meses para os titulares após essa data.
• Em dezembro: o primeiro e o segundo créditos de R$ 150 cada (relativos a outubro e novembro, portanto R$ 300) nos cartões deverão ser efetuados.

Entre os estudantes convidados a participar dos anúncios desta terça-feira, Cibele Aquino Vargas, aluna do 2º ano da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Apeles, de Porto Alegre, falou sobre a importância de um incentivo financeiro neste momento em que ainda enfrentamos a pandemia.

“Essa volta está sendo muito complicada para todo mundo. Ainda tem muita gente com medo da pandemia, que tem idosos em casa, então, é difícil voltar (ao presencial). Sem contar que muitos têm de trabalhar para ajudar a família, seja porque alguém morreu ou perdeu o emprego. Na minha turma, seis voltaram ao presencial e seis estão no formato on-line. Isso deve ser a metade da turma. O resto não voltou mais. Por isso, essa bolsa com certeza vai ajudar muitas pessoas a voltarem a estudar”, afirmou Cibele.

Combate à pobreza menstrual na escola

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada 10 pessoas que menstruam no mundo deixam de ir à escola durante o período menstrual. No Brasil, uma em cada quatro faltam à escola quando menstruam.

Com o objetivo de reduzir o impacto da pobreza menstrual na frequência estudantil de jovens em situação de vulnerabilidade social, o Estado está lançando o programa Livre para Aprender, que vai garantir a distribuição gratuita de absorventes íntimos para estudantes de 12 a 20 anos que estejam matriculados na rede pública estadual de ensino.

A ação beneficiará mais de 53 mil estudantes em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias estão cadastradas no programa Bolsa Família. Para isso, o investimento previsto de R$ 8 milhões contempla os meses restantes de 2021 e o ano de 2022. O recurso será repassado a 2.423 escolas, que deverão fazer a aquisição dos absorventes higiênicos e distribuí-los.

“Logo que eu comecei a menstruar, ouvi muitas piadinhas, e muitas meninas também escutam isso, por isso, sentem vergonha de voltar à escola. Por isso, acho que esse recurso, os absorventes vão ser muito bons e ajudarão que nós, meninas, não precisemos passar por isso, sentir vergonha da menstruação”, contou Analice Soares Ivo, aluna do 3º ano do médio da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, na capital.

O Livre para Aprender, portanto, é uma iniciativa que visa à promoção do bem-estar dos estudantes, prevenção do absenteísmo e prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar por motivos relacionados à pobreza menstrual.

Distribuição de 6 mil celulares para estudantes

Uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Receita Federal resultará na entrega de 6.065 celulares para estudantes da rede estadual de educação para a realização de atividades educacionais remotas. Os beneficiados deverão ser registrados no CadÚnico e receberão aparelhos e carregadores.

Para a distribuição da rede foi utilizado o critério do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG) do Índice de Prontidão à utilização de Recursos Educacionais Digitais. Desse índice, foram selecionadas escolas de preparação baixa e básica para o uso de recursos educacionais digitais de anos finais dos municípios do RS Seguro.

Pesquisa de interesse sobre o 4º ano do Ensino Médio

Para embasar a estruturação e para que seja possível identificar a demanda para o 4º ano do Ensino Médio, previsto para ser implementado em 2022, a Seduc realizará uma pesquisa com os cerca de 73 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual.

“O investimento previsto para o 4º ano opcional, que, na verdade, não é um ano regular, é um reforço, será de R$ 20 milhões. Por isso, a gente tem de ter certeza de que tem demanda, tem alunos que querem fazer. Dessa forma, lançamos a pesquisa para ouvir do aluno o que ele quer, se é se preparar para a universidade ou para o mundo do trabalho, se pode vir presencial ou se prefere em módulos. Será basicamente um curso que vai fortalecer língua portuguesa, matemática, informática, inglês e projeto de vida. Esse é o perfil do egresso que os empresários desejam, segundo pesquisa que nós fizemos aqui. Então, é muito importante que todos acessem a pesquisa e respondam, para nortearmos os rumos da Seduc”, afirmou a secretária Raquel.

No formulário, estarão questionamentos voltados aos estudantes, como número de horas semanais que pretende reservar ao projeto, formato de preferência (híbrido, presencial ou remoto), componentes que quer que sejam abordados nas aulas, entre outras. O formulário será enviado para o e-mail @educar do aluno e ficará disponível entre 27 de outubro e 10 de novembro.

“Esses R$ 20 milhões previstos para a implementação do 4º ano do Ensino Médio serão investidos com recursos exclusivos do Tesouro do Estado, porque não se trata de um curso regular, portanto, não podemos usar recursos do Fundeb. É um esforço do nosso governo para oferecer conteúdos de reforço para dar segurança aos estudantes gaúchos para estruturarem o seu futuro, seja na universidade, no mercado de trabalho ou onde quiserem”, concluiu o governador.


Professores e gestores participam de Seminário Regional do Novo Ensino Médio

26.10.2021

"Estamos aqui neste momento para tentar entender, discutir, dialogar, estudar e sair daqui para desdobrar as ações e conhecimentos nas escolas. Saindo daqui vamos repassar para as escolas, coordenadores pedagógicos e professores o que a gente entendeu e, assim, nos preparamos para esse novo momento", disse Rosa Maria, coordenadora de ensino da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE) durante o Seminário Regional de Implementação do Novo Ensino Médio, que está acontecendo desde o começo do mês em todo o Piauí. 

A perspectiva dos encontros é de disseminação de conhecimento do novo currículo, que já está finalizado e disponível para a sociedade. Os seminários desta semana acontecem nas cidades de Teresina, Barras, Regeneração, Picos, São João do PI, Campo Maior, Valença, Oeiras e São Raimundo Nonato. Os gestores das reginais e das escolas, além dos professores, têm sido o público-alvo dos encontros e na programação estão inseridas palestras e oficinas.  
 
Em Teresina, o encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no Diferencial Buffet, e a presença de representantes da 18ª GRE e das 52 escolas da regional. Rosa Maria, gestora da GRE, conta que existia uma grande ansiedade por parte dos profissionais para este momento e a ação vai ajudar na construção de uma implementação segura e que atenda às necessidades dos estudantes que anseiam pela mudança.  
 
José Nilton, coordenador pedagógico da U. E. Amando Moura, localizada a 125 km da capital, em Prata do Piauí, conta que a escola possui cerca de 300 estudantes matriculados em Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos concomitantes. A escola é parte do projeto piloto e já tem o plano de flexibilização curricular, que deu a capacidade técnica de lidar com essas novas exigências do currículo. 
 
"A escola já abriu as consultas públicas enviadas pela SEDUC para os estudantes e realizou duas formações para os professores. É algo que exige de nós, professores, uma certa abertura, pois temos aquela realidade de que nem todos aceitam essas mudanças. Então, esse processo vai primeiramente quebrar essa resistência que o professor tem de inovação e adaptar as novas tecnologias à essas exigências do protagonismo estudantil, que é algo novo. A formação vai fortalecer quem já está inserido nesse processo de mudança e vai quebrar as resistências de quem ainda não está inserido", disse o coordenador. 
 
A perspectiva docente é algo relevante no processo, pois é ele que estará em sala de aula e fora dela nas atividades extra classe no novo formato. Ítalo Vítor Moção, professor de Biologia do CETI Fenelon Castelo Branco no município de União, conta que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz uma coisa muito importante chamada de competência socioemocional.  
 
"A gente tem que perceber, enquanto professor nessa formação, que o aluno está para além da sala de aula. Ele tem experiências próprias, ele tem uma vida e tem que aprender justamente a lidar com todos os problemas, que também devem ser tratados dentro da sala de aula. A educação deve transpor o conteúdo. O conteúdo é importante? Sim, mas essa nova perspectiva vem trazer a importância das experiências e práticas que os alunos vivenciam fora da sala de aula, ligando o dia a dia e a realidade do aluno com esses conteúdos através de projetos e multidisciplinaridades que a a gente encontra nesse novo currículo", disse o professor de 24 anos, que traz a sua experiência recente como aluno do ensino médio para o pensamento crítico da mudança que está acontecendo.  
 
Os seminários devem acontecer pelas próximas semanas e todo o conteúdo será disseminado em atividades propostas pelas próprias escolas e respeitando suas realidades. De acordo com a formadora institucional do Pró-BNCC e Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE), Katrine Andrade, "a expectativa é muito positiva dos seminários e todas a escolas foram mobilizadas. O objetivo é manter esse encontro presencial e dizer que a Seduc está presente em cada etapa".  
 
CONFIRA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO:

Secretário de Educação do Estado visita escola e acompanha aulas presenciais

26.10.2021

Quase 50 mil estudantes da rede pública estadual já estão de volta ao chão da escola com as aulas 100% presenciais. Seguindo o cronograma do retorno gradual previsto na portaria GSE Nº 1442/2021, já retornaram os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além das turmas de 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas.

Nesta terça-feira (26), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, acompanhou a retomada das aulas presenciais no Centro Estadual de Tempo Integral Solange Viana, na zona sul de Teresina.


A escola oferta Ensino Fundamental e Médio e atende a 386 estudantes.

"Nosso CETI Solange Viana já está recebendo os estudantes no ambiente escolar. A escola, mesmo em reforma, conseguiu fazer as adaptações e garantir aulas também presenciais. A obra teve início pelo bloco do refeitório e nas férias seguirá para a modernização das salas e laboratórios. Os desafios são muitos, mas vamos seguir avançando! Acredite nos seus sonhos!!!", disse o secretário de educação.

No que se refere ao Ideb, a escola saltou de 3.9, em 2017, para 5.1 na últim
"Estamos retornando com as turmas, todos muito animados. E em breve teremos uma estrutura ainda melhor com a obra que está começando, onde vamos fortalecer o ensino, ofertando todas as condições para que nossos alunas aprendam ainda mais", afirmou a diretora da escola.
 
Com investimentos na ordem de R$ 997.811,83, provenientes do PRO Piauí, a escola passará por reforma e ampliação, contemplando modernização e revitalização completa da escola, além de construção de refeitório com cozinha e banheiros coletivos.  a avaliação do indicador, em 2019. Com a modernização da estrutura que já está começando, a diretora Ariadna Gonçalves acredita que a escola terá ainda mais avanços.
 
 

 


Governo do Estado anuncia a reestruturação do Plano de Carreira do magistério

26.10.2021

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na manhã desta terça-feira (26), a reestruturação do Plano de Carreira do magistério e da tabela de subsídios. Um projeto de Lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) com objetivo de fazer uma correção na remuneração dos profissionais.

“É um anúncio importante para os professores e profissionais da educação, que estão fazendo um esforço gigantesco para recuperar o tempo perdido por causa da pandemia. O projeto de lei estabelece um reajuste na carreira dos professores que recebem por subsídio. Com essa proposta, o professor que tem nível superior, por exemplo, vai receber uma correção de 25% no salário de entrada para tornar a atividade mais atrativa. O percentual médio de correção é de 18,5%”, informou o governador.

Casagrande lembrou que a lei federal aprovada pelo Congresso Nacional proibiu qualquer correção salarial ou abono nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia. Contudo, o Governo do Espírito Santo buscou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) uma forma para operacionalizar a medida.

“Precisamos investir 70% do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica] em profissionais da ativa. Por isso, desde abril nós fomos ao STF para tentar conceder o reajuste aos professores. Como não houve resposta, acionamos o Tribunal de Contas, que nos deu posição favorável. Esse projeto de Lei é retroativo ao mês de janeiro de 2021. É mais um ato nosso de valorização dos profissionais da educação”, acrescentou Casagrande.

Durante a live transmitida pelas redes sociais, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, fez dois registros importantes, que foram relevantes para a definição da tabela de reajuste.

“No início da gestão em 2019, o governador me pediu para estudar o reajuste para o magistério. Quando estávamos no processo de diálogo, veio a pandemia e tivemos que pausar. Ressalto também que todo o reestruturamento definido foi uma proposta de consenso, com todos os que estavam na mesa de negociação, e que ela é a melhor proposta que podemos seguir nesse momento. Agradeço ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) pela maturidade e colaboração nesse diálogo”, pontuou o secretário.
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Escola Estadual de Pinheiros promove Congresso de Tecnologia

26.10.2021

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Pinheiros, promoveu um Congresso de Tecnologia, que contou com a presença de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves, de Boa Esperança, e também de escolas municipais.

O Congresso de Tecnologia teve como objetivo enriquecer os participantes com conteúdo relevante à tecnologia e troca de experiência entre estudantes. O evento promoveu palestras com os seguintes temas: Direito digital, Digital Influencer e e-Commerce.

Além das palestras, foram realizadas oficinas de arte para mídias digitais, desenvolvimento de aplicativo com React Native e empreendedorismo na área de tecnologia. Ao final do evento, os alunos apresentaram projetos sobre páginas web, robô seguidor de linha, carrinhos eletrônicos, projetor de celular caseiro, óculos de realidade virtual caseiro, entre outros. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata   


Educação realiza credenciamento de escolas da capital e do interior

26.10.2021

Possibilitar uma maior autonomia para as escolas. É para isso que a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio da Divisão de Assistência Escolar, trabalha. A meta do governo do Estado é que, até o ano que vem, pelo menos 50 delas estejam com o processo de credenciamento concluído.

A equipe de credenciamento, capitaneada pelo chefe da Divisão, Antônio Carlos de Lima Barbosa, e pela professora, Luziele Alves, percorre as escolas da capital e do interior, onde dialogam com os gestores acerca dos passos a serem dados para a realização do credenciamento.

Credenciamento possibilita maior autonomia para as escolas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Nesta segunda-feira, 25, a equipe da SEE realizou uma visita às escolas Duque de Caxias, localizada na BR-364, bairro Belo Jardim II e Santa Maria II, localizada no ramal da Castanheira, região da Vila Acre, em Rio Branco. À tarde, foi a vez da escola São José I, localizada no ramal do Açaí, receber os profissionais.

Antônio Carlos explicou que para realizar o credenciamento as escolas precisam cumprir alguns passos, como possuir o ato de criação da escola, ter o registro do mantenedor, a planta baixa do imóvel, a relação do mobiliário, a certidão de segurança contra incêndio, o termo de habite-se, o regimento escolar, além do quadro de professores.

 

Equipe da SEE dialoga com gestores sobre o credenciamento escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O processo de credenciamento é de suma importância para as escolas, porque a partir dele poderão, por exemplo, certificar os alunos, sem falar que com isso a escola será realmente legalizada, por isso estamos fazendo o levantamento em todo o estado e atendendo a meta do governo que é credenciar, no mínimo, 50 escolas até 2022”, afirmou o chefe da Divisão de Assistência Escolar.

De acordo com a professora Luciete dos Santos Monteiro, gestora da escola Duque de Caxias, há anos a escola vem trabalhando nesse processo. “Agora, com a ajuda do governo do Estado e da secretária Socorro Neri vamos concretizar essa situação e acabar com as pendências que temos há vários anos”, disse.

 

Até 2022, meta do governo é credenciar mais de 50 escolas na capital e no interior. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já para o professor Aníbal Chavez, gestor da escola Santa Maria II, o credenciamento é uma espécie de “documento de identidade”. “Com ele, acredito que teremos plenas condições de oferecer uma educação segura e uma infraestrutura que corresponda às reais necessidades dos docentes e alunos”, destacou.

Além dessas escolas, o processo de credenciamento já se iniciou em diversas outras unidades escolares, como a Alta Alegre II, no ramal do Jarinal, na estrada Transacreana, Heloísa Mourão Marques (HMM), Humberto Soares, Ramona de Castro, Raimunda Balbino e Áurea Pires.

As escolas do interior também deverão iniciar o processo de credenciamento, explicou o chefe da Divisão de Assistência Escolar, como é o caso da Juarez Ibernon, em Cruzeiro do Sul e da escola Júlio Mattioli e Raimundo Magalhães, ambas localizadas no município de Sena Madureira.

Por Stalin Melo 


Membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental são empossados em cerimônia on-line

26.10.2021

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) deu posse, nesta terça-feira, 26, aos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) para o biênio 2021 a 2023. A comissão é composta por representantes de 17 instituições, órgãos públicos, privados e entidades da sociedade civil organizada. 

A Ciea é presidida pela titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, que na ocasião conduziu consulta para a escolha da vice-presidente da Comissão, tendo sido eleita Fabrícia Neli Johann Martins, e que indicou como secretária executiva Damaris Schwambach. A reunião foi realizada de forma on-line.

“A temática da educação ambiental tem ganhado cada vez mais relevância no cenário global. Nesse sentido, desejo que o trabalho que será desenvolvido neste biênio tenha resultados muito positivos e que essa pauta seja cada vez mais fortalecida aqui no Tocantins, por meio de ações que despertem a consciência de preservação e de cidadania, no ambiente educacional e na sociedade”, explicou a titular Adriana Aguiar.

A Comissão foi instituída em 2004 pelo decreto 9.083/2004, e, desde então, vem desenvolvendo processos importantes como a elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental e do Programa Estadual de Educação Ambiental. Nesse sentido, a Comissão é responsável por propor as diretrizes da política e constitui-se em uma instância de coordenação das atividades.

Após a oficialização da posse dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, foi realizada a primeira reunião ordinária da composição formada para desempenhar as funções neste biênio, em que será presidida pela Seduc. Na ocasião, foi discutido o calendário de reunião para 2022 e feitas alguma proposições em relação aos trabalhos que serão desenvolvidos. 

Representantes

1. Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc)

Fabrícia Neli Johann Martins - Titular;

Damaris Schwambach - suplente.

2. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)

Katiuscya Barbosa Chaves Cintra - titular;

Fernanda Sabino de Melo Ávila – suplente.

 

 3. Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Jesuino Santana de Oliveira Júnior - titular;

Hérica Rocha Borges Feitosa – suplente.

 

4. Secretaria da Saúde (Ses)

Silene Miranda Lima - titular;

Daniela dos Santos Batista Barros - suplente.

 

5. Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc)

Jose de Ribamar Félix - titular;

Leila Suely Reis da Silva - suplente.

 

6. Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)

 -Thaysi Castro Coelho Andrade - titular;

Efrain de Santana Souza - suplente.

 

7. Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins)

Ruanna Batista Santana - titular;

Lara Neiva de Siqueira - suplente.

 

8. Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins)

Rosilene Maria de Cássia Maciel dos Reis - titular;

Denise Gomes Loureiro - suplente.

 

9. Associação Tocantinense de Municípios (ATM)

Jocélio Nobre da Silva - Prefeito de Pequizeiro - titular;

Carlos Irael Ribeiro dos Reis - Prefeito de São Félix do Tocantins - suplente.

 

10. Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A

Miguel Pinter Junior - titular;

Leandro Fernandes da Costa - suplente.

 

11. BRK Ambiental - Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins)

 Rodrigo Correia Alves Gomes - titular;

Lenice Gomes Fernandes Vilela - suplente.

 

12. Fundação Nacional do Índio (Funai)

Osorito Ulisses Aniszewski e Silva - titular;

Maria Djane Luz Viana dos Santos - suplente.

 

13. Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE)

Bruna de Almeida - titular;

Marcos Antônio Oster - suplente.

 

14. Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca)

Luiza Elaide Cristiane de Souza Holanda - titular;

Laysa Victória Guerra de Araújo - suplente.

 

15. Organizações Não Governamentais inscritas no Ceato

 

a) Associação Movimento Ecológico Amigos do Meio Ambiente - Ameama

Helber Franco de Oliveira - titular;

Francisco de Assis Cunha - suplente.

 

b) Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica - Idahra

Fernando Afonso Nunes Filho - titular;

Ana Karoline Soares Alves - suplente.

 

c) Associação Tocantinense de Preservação Ambiental e Valorização da Vida – (Ecoterra)

Aurilene Pereira de Oliveira - titular;

Fernando Gomes da Silva – suplente.

Por Cláudio Paixão/Governo do Tocantins


Escola Estadual Santa Fé realiza atividades para promover a alimentação saudável

26.10.2021

A equipe da Escola Estadual Santa Fé, em Palmas, está realizando neste segundo semestre várias atividades para motivar o envolvimento dos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem. Entre as ações realizadas, está um ciclo de palestras sobre alimentação escolar e o consumo consciente.

Além das palestras, a escola promoveu uma exposição com produtos saudáveis, fornecidos por parceiros. E como foco, realizou conversas sobre os cuidados que se devem tomar com relação à pandemia do Covid 19 e formas de ajudar mais os outros. E na linha pedagógica foram abordados valores como consciência financeira, generosidade, a necessidade de se compartilhar e de evitar os alimentos que prejudicam a saúde. E com relação do momento que a sociedade está vivendo, foram discutidos temas como o papel da alimentação na imunidade e o alimento como estratégia no combate as comorbidades.

Na realização das palestras, a unidade escolar contou com a parceria da professora Debora Gene Pereira, supervisora de estágio da Faculdade Itop e o setor de Alimentação Escolar da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes.

“Ter um cuidado com qualidade da alimentação escolar é algo que trabalhamos desde o início do ano letivo, com informações sobre o cardápio da escola e com orientações sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis”, frisou o diretor Otalmy Brito de Carvalho.

Essas atividades alusivas à alimentação escolar é uma forma e lembrar o Dia Nacional da Alimentação Escolar, comemorado no dia 21 de outubro e o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16. “Nesse período, realizamos o teste de aceitabilidade da alimentação servida na escola e tratamos também da educação financeira, tendo como foco o consumo consciente. Essas ações também são referentes ao Programa de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou Annesmelia Aires da Silva, coordenadora financeira da escola.

A escola está promovendo um bazar solidário, cujos recursos adquiridos serão utilizados para compra de cestas básicas para serem doadas aos familiares dos estudantes.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins


Estudantes da Rede Pública conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira GeoBrasil

26.10.2021

As equipes Magnáticas, formada por estudantes do Centro de Ensino Médio Ary Valadão Filho, de Gurupi, Atlas do Instituto Federal do Tocantins, campus de Araguatins, e Priceless Brains, do Colégio Estadual de Itacajá, conquistaram a medalha de ouro, na fase estadual da VI Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021. Sendo que as equipes do Colégio Estadual de Itacajá e do IFTO foram selecionadas para participarem da fase nacional da olimpíada.

Para se chegar a esse resultado, as equipes participaram de provas e atividades referentes a três fases. Do Tocantins, 25 equipes se inscreveram para participarem da olimpíada e destas, três receberam medalhas de ouro, quatro ficaram com medalhas de prata e seis com medalhas de bronze.

A fase quatro compreende a realização de uma prova, proposição de um projeto e apresentação de evidências dos trabalhos realizados.

A professora Solange da Silva Brandão está sendo responsável para orientar os estudantes Elder Costa Moura, Emmanuel Rodrigues Paixão e Celso Manoel Paixão de Souza do Colégio Estadual de Itacajá.

Nessa quarta fase, as equipes deverão desenvolver um projeto inédito, com o objetivo de propor soluções de um problema socioeconômico ou socioambiental, relacionado com a natureza e a sociedade. O projeto deverá conter pelo menos três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a agenda 2030. A apresentação do projeto será por meio da produção de um vídeo.

A professora Solange falou da satisfação dessas conquistas dos estudantes. “Começamos incentivando os estudantes a participarem da olimpíada, com o tempo, mais alunos demonstraram interesse e aí, montamos as equipes. Esses alunos iam à escola no contraturno para estudar e realizar as tarefas. Eles conquistaram essa medalha de ouro, eles mereceram essa conquista. Agora, eles continuam indo à escola no contraturno para elaborar o projeto. É um momento gratificante”, explicou a professora Solange.

O estudante Elder contou que foi a primeira vez que participou de uma olimpíada e ficou muito feliz com o ouro. “Foi algo diferente em nossa vida. Ficamos felizes por representar a nossa escola, o nosso Estado e alcançar a medalha de ouro. Agora, estamos focados na realização das tarefas da próxima fase”, destacou Elder.

Celso Manoel também ficou empolgado com a olimpíada. “Gostei muito de fazer trabalhos com a equipe. Eu me sinto realizado em ter conseguido a medalha de ouro”, afirmou.

Emmanuel ressaltou a aprendizagem. “A olimpíada nos levou a aprender novos assuntos. E foi muito legal ganharmos a medalha de ouro, ficamos mais animados para a próxima fase”, comentou.

A Olimpíada Brasileira GeoBrasil compreende a VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), a IV Olimpíada Brasileira de Ciência da Terra (OBCT).

Medalhistas de prata

As instituições de ensino que participaram e ficaram com medalhas de prata foram: a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, de Tocantinópolis; o Centro de Ensino Médio Ary Valadão Ribeiro Filho, de Gurupi (com duas equipes) e o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, de Palmas.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins


Petrolina recebe Feira Agroecológica da Educação do Campo e Quilombola

26.10.2021

Nesta sexta-feira (29), Petrolina irá receber a Feira Agroecológica da Educação do Campo e Quilombola, projeto desenvolvido através da Gerência de Políticas Educacionais do Campo e Quilombola (GEPEC), da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Esta é a primeira edição do projeto, que será realizado em 14 das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado até o fim deste ano. 

A partir das 8h, agricultores e agricultoras locais, além de integrantes de movimentos sociais que fazem parte da Educação do Campo e Quilombola, estarão vendendo produtos artesanais, comidas regionais e outros itens em barracas na Praça do Bambuzinho, localizada no centro de Petrolina.

Jailson Santos, gerente da GEPEC, explicou que o conceito das feiras agroecológicas nasceu a partir do diálogo com estudantes agricultores e agricultoras, professores, comunidades e movimentos sociais do campo em cada região de Pernambuco. “As feiras são culminâncias dos projetos agroecológicos desenvolvidos pelos estudantes e agricultores atendidos pela EJA destinada às populações do campo. Esta é uma ação que privilegia a comercialização dos produtos da agricultura familiar e sustentável, bem como, produtos culinários e de artesanatos, que serão expostos para a venda”, contou Jailson.

Esta ação faz parte das Políticas Públicas instituídas pela SEE, direcionadas aos povos do campo de 14 Regionais de Educação, com previsão de expansão para 28 feiras na próxima edição. Vale salientar que as feiras serão realizadas em locais pré-determinados pelas GREs em parcerias com municípios em forma de colaboração, conforme calendário. As demais GREs realizarão suas feiras agroecológicas em tempo oportuno. 

 


Educação lança plataforma educacional de língua inglesa

26.10.2021

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) lançou nesta terça-feira (26) o programa Inglês Paraná, projeto que consiste em uma plataforma educacional de língua inglesa, disponível para até 420 mil estudantes da rede estadual de ensino, do 6º ano até o ensino médio, e para mais de 4 mil professores da disciplina. Somando um investimento de R$ 12,9 milhões, o programa começou a ser implementado em setembro, como projeto-piloto.

A plataforma é autoinstrutiva (o estudante pode, quando quiser, acessar o conteúdo e realizar as atividades), pode ser acessada nos modos on-line e off-line, além de contemplar todos os níveis de proficiência, desde o básico até o avançado. Ao realizar o primeiro acesso, o aluno faz um teste de proficiência; o sistema, então, identifica qual nível é o mais apropriado e aloca o estudante automaticamente.

“O programa nos ajuda a entender como funciona o inglês corporativo, para usar em entrevistas de emprego, por exemplo. Também ajuda muito no speaking, porque com o reconhecimento de voz da plataforma, fica muito mais fácil de entender os pontos fracos na fala e ajustá-los”, conta a estudante Joana Ladislau Brandão, de 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, no município de Guarapuava. “O inglês será muito importante no meu futuro profissional, porque quero fazer Medicina, então, é muito importante que eu domine o idioma para ler artigos científicos e participar de congressos e cursos internacionais”, comenta.

Joana participou do evento de lançamento do programa, nesta terça-feira, e fez um bate-papo em inglês com sua professora, Carolina Merisio Ferreira. "O programa coloca os estudantes em um lugar de igualdade na busca por oportunidades profissionais e de estudo", disse a professora. "O professor, dentro desse projeto, se vê como mediador. Isso coloca o aluno em um papel de autonomia, de protagonismo."

O secretário da Educação, Renato Feder, também esteve presente no evento e destacou como o programa auxiliará o estudante a ingressar no mercado de trabalho. “Criamos o Inglês Paraná visando preparar nossos estudantes para os desafios contemporâneos, para um mercado de trabalho que busca, cada vez mais, profissionais capazes de se comunicar em um mundo globalizado”, afirmou. "A gente quer vocês, alunos, falando inglês, escrevendo bem, sabendo programar, aprendendo matemática e a administrar seu dinheiro. É por isso que estamos oferecendo programas como o Inglês Paraná, o Redação Paraná, o EduTech, a Matemática Gamificada e a Educação Financeira", disse o secretário aos estudantes presentes no evento.

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, reforçou que os programas implementados na rede estadual de ensino, assim como o Inglês Paraná, visam capacitar os estudantes e prepará-los para suas trajetórias acadêmicas e profissionais. "Estamos fazendo aquilo que os países desenvolvidos fizeram. Somos o único estado com uma plataforma de inglês como essa, com Educação Financeira e kits de robótica em escolas públicas", afirmou. "Temos que preparar nossos alunos para o mundo e garantir que eles tenham, na na escola, aquilo que for necessário para buscar as melhores oportunidades."

Conteúdo da plataforma — O programa segue as habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pelo currículo paranaense e pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) — padrão europeu usado para medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita em um idioma.

Anderfabio Oliveira dos Santos, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Seed-PR, conta que a ferramenta é focada no estudante, com atividades dinâmicas divididas em seis níveis. “A plataforma favorece o desenvolvimento das habilidades de escuta e de oralidade, que são essenciais para a aprendizagem da língua”, destaca.

Compra de computadores — Para fornecer à rede estadual a estrutura necessária para participar do Inglês Paraná e de outros programas da Seed-PR, a pasta adquiriu, neste mês, 8.827 computadores — um investimento de R$ 34,4 milhões, atendendo 481 escolas.

Presenças — Estiveram presentes no evento de lançamento do Inglês Paraná o governador, Carlos Massa Ratinho Junior; o vice-governador, Darci Piana; o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário da Educação, Renato Feder; o CEO da English First Corporation Education, empresa que desenvolveu a plataforma, Eduardo Santos; e os deputados estaduais Hussein Bakri, Maria Victoria, Cristina Silvestre, Marcel Micheletto e Dr. Batista.


Governo entrega kits de livros didáticos e materiais pedagógicos para escolas estaduais

26.10.2021

O Governo do Estado do Amapá atendeu estudantes e professores de cinco escolas da cidade de Amapá com livros dos programas Criança Alfabetizada e Skills For Prosperity, além de kits de material escolar para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A entrega, que ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro, também incluiu novos equipamentos como computadores e conjuntos de mesa.

A estratégia faz parte do Circuito Educação, que acompanha as necessidades das escolas por meio de diálogos com gestores das instituições sobre a política educacional e os programas que reforçam os avanços da educação pública.

A caravana da Secretaria da Educação (Seed) contemplou as escolas estaduais Rosendo Nascimento, Veiga Cabral, Vidal de Negreiros e Maria Esmeralda Martins de Moura, localizadas na sede de Amapá e em comunidades rurais próximas, além da escola Maria do Céu, que foi oficialmente municipalizada e passa a ser de responsabilidade da prefeitura do município.

Em todo o município do Amapá, foram entregues:

  • 900 kits de livros do programa criança alfabetizada para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e 70 para professores;
  • 644 livros de inglês do programa Skills For Prosperity para estudantes do 6º ao 9º ano e 20 para professores;
  • 103 kits de material escolar para estudantes do EJA.

Para o gestor da Escola do Novo Saber Vidal de Negreiros, Franck Cardoso, uma das unidades contempladas com as entregas de materiais, o momento foi de extrema importância para a valorização do ambiente escolar. A instituição de ensino também recebeu equipamentos esportivos.

“Com este maior aprimoramento, vamos valorizar o aprendizado dos nossos jovens”, disse o gestor.

A estudante da Escola do Novo Saber Vidal de Negreiros, Luiza Cardoso, celebrou a entrega de materiais para a instituição.

“É um momento de de muita alegria, não só pra mim, mas para todos os alunos”, disse Luiza.

Outro ponto abordado pelo caravana foi a municipalização do ensino de escolas estaduais que ofertam do 1º ao 5º ano, além da alfabetização dos alunos.

“Trabalhamos para construir novas práticas pedagógicas, que alcancem do estudante ao gestor, para alcançarmos nosso objetivo, que é a alfabetização de todas as crianças”, afirmou a secretária, Goreth Sousa. Outras estratégias

Novos equipamentos

Foram entregues também, mobiliários e equipamentos para escolas como: computadores, conjunto de mesas, geladeiras, bombas de água e freezers horizontais.

Os técnicos da Seed orientaram os gestores sobre a solicitação dos recursos do Programa Escola Melhor (Proem), visando suprir as necessidades de revitalização, reparos nas estruturas dos prédios escolares.

A Seed também verificou os protocolos e adequações de biossegurança quanto à covid-19 nas escolas que realizaram adequações sanitárias dos espaços, com foco no retorno presencial das aulas.

Por: Fernando Carneiro Pereira


Central do Enem: Governo retoma ‘Aulão Show’ de forma presencial

26.10.2021

O Governo do Estado do Amapá retoma a realizar de forma presencial o Aulão Show, que faz parte do programa Central do Enem – criado para preparar estudantes da rede pública e ofertar acesso às aulas e materiais gratuitos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. A próxima edição do evento será realizada em dois dias, 29 de outubro e 5 de novembro, na arena do Amapá Garden Shopping.

O público-alvo da programação são estudantes da 3ª série do ensino médio e 2ª etapa da educação de jovens e adultos (EJA) – Médio da rede estadual de ensino. As credenciais para os alunos participarem do evento serão distribuídas nas escolas, pelas equipes gestoras. Serão 3 mil vagas para uma estrutura montada com garantia de segurança sanitária para os participantes, com palco, tendas, praça de alimentação e banheiros.

Além dos estudantes matriculados na rede pública, o Aulão Show destina 10% das vagas para a comunidade em geral. Este público pode fazer a retirada do ingresso por ordem de chegada, no polo da faculdade Unama – Garden Shopping, no horário de 10h às 20h, nos dias 26 e 27 de outubro, para o primeiro dia de aulão, e nos dias 3 e 4 de novembro, para o segundo dia.

Protocolo de segurança

Para participar, os interessados devem apresentar o comprovante de vacinação, da 1ª dose ou das duas doses completas, conforme recomendação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP). Atualmente, o Governo do Estado oferta vacinação para o público de 12 a 17 anos.

A estrutura da programação também estará preparada para seguir todos os protocolos referentes à prevenção do contágio da covid-19, como totens para higienização com álcool em gel, lavagem das mãos com água e sabão e seguindo as orientações quanto ao distanciamento físico entre os participantes.

Programação de aulas

No primeiro dia do Aulão, as aulas serão de matemática e ciências da natureza. Os professores serão: Gláucio Brasil, Alexandre Oliveira, Márcio Ferreira (Matemática); Amauri Carvalho, Evandro, Ricardo Otero, Odamir Sussuarana, Jorge dos Prazeres e Sérgio Batista (Natureza). Os portões serão abertos às 14h e a previsão de encerramento é às 21h. Haverá um momento de alimentação e apresentação cultural também.

No segundo dia, as aulas serão de linguagens e ciências humanas. O time de professores é o seguinte: Edison Pinto, Ilane Leite, Alexnara Maciel, Jonildo Lima, Wirley e Maria Cláudia (linguagens e redação); Guaraci Pastana, Marcelus Buraslan, Edivander Marinho, Jetro Tavares, Leonardo Souza, Romário da Silva (Humanas). Os horários de abertura, encerramento, alimentação e lazer serão os mesmos do primeiro dia.

Central do Enem

Com o objetivo de reforçar o aprendizado e aplicar melhores estratégias para o Enem, o Governo do Estado lançou em 2016 o projeto Central do Enem, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). As aulas são do programa são ofertadas em polos de forma presenciais e também através do canal no YouTube.

A iniciativa é destinado a estudantes da 3ª série do ensino médio e 2ª etapa EJA Médio da rede pública estadual e oferta aulas para capacitar quem deseja conquistar uma vaga, bolsa, ou financiamento no ensino superior. Para dinamizar ainda mais esse processo de aprendizagem, o programa promove os Aulões da Central do Enem, que buscam promover um intercâmbio entre professores reconhecidos da área e estudantes.

Parceiros do Aulão Show

Na edição de 2021 do evento, os parceiros são: Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universdade da Amazônia (Unama), Faculdade de Macapá (Fama), Faculdade Estácio, Faculdade EAD UNIASSELVI, Cursinho Buraslan, Central do Conhecimento, Curso Lógico, Curso Physics e Amapá Garden Shopping.

Por Bárbara Ribeiro


Escolas estaduais mobilizam-se para realizar eleição do Conselho Escolar

25.10.2021

As unidades de ensino da Rede Pública Estadual de Educação estão se mobilizando para a realização do processo eleitoral dos membros do Conselho Escolar no dia 4 de novembro. A composição do conselho se dá com a participação de alunos, pais ou responsáveis legais, professores e pedagogos, bem como os demais servidores públicos e da comunidade escolar. A representação da comunidade local é fundamental, podendo advir de membros de instituições comunitárias, associações de moradores e outras entidades com fins similares localizadas nas imediações da escola.

 

O processo eleitoral tem a duração de 30 dias após a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) publicar a portaria nº 38/2021, no dia 6 de outubro, convocando e orientando as normas do processo eleitoral para a composição dos conselhos escolares. Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, ter um conselho escolar, um órgão colegiado, efetivo, atuante, vivo, fortalece, legitima e amplia a participação da comunidade, família, estudantes, funcionários e professores na vida da escola, ao contribuir para a organização das metas, a aplicação adequada dos recursos, como mecanismo de controle social. Além disso, proporciona um bom funcionamento da escola, garantindo uma gestão democrática nas unidades de ensino, fundamento precípuo para o bom desempenho da educação.

 

“Investir na sensibilização do conselho escolar é reconhecer a importância do seu papel para a unidade de ensino, descentralizando a tomada de decisões, construindo os resultados de uma gestão democrática de fato e de direito. É potencializar a comunidade engajada e ativa nos processos educacionais. Além disso, os benefícios da participação dos conselhos escolares são percebidos nos estudantes com melhor desempenho em sala de aula, pais e responsáveis trabalhando de maneira mais ativa e presente na vida acadêmica dos filhos e professores mais autônomos. Portanto, fortaleça, atue, participe do seu conselho escolar. A escola pública ganha; a educação se fortalece”, convida Josué Modesto.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, considerando a legitimidade do processo eleitoral para Conselho Escolar, neste momento a eleição cabe às instituições educacionais que retornaram com as atividades presenciais, em todos os níveis, somando 251 escolas que se preparam para a realização do processo eleitoral.

 

“Já são dois anos em condição de pandemia e, em meio a esta, os integrantes dos conselhos escolares tiveram seus mandatos automaticamente prorrogados, via decreto governamental. Paralelo a essa situação tivemos ações de fortalecimento da gestão democrática nas escolas, com repasse de recursos financeiros que lhes permitem definir possibilidades para atender as suas demandas pedagógicas, físico-estruturais e de serviços necessários, e para isso, o conselho é a instância competente”, disse Eliane Passos.

 

Ainda segundo Eliane Passos, além dos instrumentos legais, foi elaborado um guia orientador para o processo eleitoral, que está disponível no site da Seduc, no link “meu conselho escolar”. Dessa forma, as unidades de ensino que ainda tiverem dúvidas podem acessar o documento ou entrar em contato com o plantão de dúvidas, por meio do telefone 3194-3264

 

Para a realização da eleição do Conselho Escolar é necessário formar uma comissão eleitoral em cada uma das escolas, com a finalidade de preparar e executar todo o processo eleitoral. O Centro de Excelência Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, em Aracaju, formou comissão com quatro membros, é o que explica a diretora Liliane Teixeira Pina Araujo: “Nós formamos uma comissão escolar composta por mim, diretora, um servidor, um aluno e um professor. A nossa escola tem o porte 4, que totaliza 11 conselheiros e mais um membro nato (diretor/a da escola), sendo dois representantes de professores, dois servidores, quatro pais e três alunos”, relatou.

 

Ainda segundo a diretora Liliane Teixeira, a expectativa é muito grande, pois o Conselho Escolar existe para tornar a escola mais democrática. “O Conselho Escolar faz com que todas as funções exercidas aqui na escola passem por ele e tenham uma melhor orientação. Consideramos que esse momento será de um sucesso absoluto”, concluiu.

 

Para ajudar as unidades de ensino, a Seduc preparou um Guia orientador para eleição do Conselho Escolar que pode ser acessado neste link: https://bit.ly/3nrvtvJ Além do Guia, as escolas podem tirar dúvidas pelo telefone 79 3194-3264.


Delegação do Estado embarca rumo aos Jogos Escolares Brasileiros no Rio de Janeiro

25.10.2021

O Estado de Sergipe participará dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, maior competição estudantil, que será disputada no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro. Ao todo, 253 pessoas integram a delegação, entre alunos atletas, técnicos, fisioterapeuta, jornalista e oficiais que formam a equipe de apoio. É a maior delegação sergipana em Jogos Escolares Brasileiros. 

Para facilitar a logística de embarque, a delegação foi fracionada. O primeiro bloco embarca na quarta-feira (27), a segunda parte no dia 28 e, por fim, na sexta-feira (29) segue o último bloco. 

A superintendente especial de Esportes, Mariana Dantas, destacou o preparo dos alunos atletas que representarão as escolas públicas e particulares de Sergipe. “Vamos com uma delegação fortíssima. Nosso Estado será muito bem representado. São mais de 250 integrantes, entre atletas técnicos e oficiais. Participaremos de 16 modalidades, cujos atletas foram qualificados por meio dos Jogos da Primavera. Os campeões em cada modalidade estarão nessa competição, que vai contemplar os atletas de 12 a 14 anos, com a participação de alunos atletas de todo o país”, disse.

Sergipe reúne condições de se sair muito bem no Judô, Badminton, Wrestling e Atletismo. O professor de Judô, Euder Lima, mostra toda confiança nos seus atletas, que irão competir nos JEBs 2021. "Estamos treinando muito forte, e por isso mesmo, a minha expectativa é das melhores, com boas perspectivas de conquistar medalhas. A nossa equipe é muito forte e bem qualificada”, revelou o treinador.

Euder Lima acrescentou ainda que a equipe de Judô contará com 14 atletas, seis dos quais são meninas e oito são meninos. Desses, pelo menos três têm condições de medalhar. “No feminino, Alexia Nascimento (+64 kgs) e Maria Eduarda (até 64 kgs) e no masculino Luís Antônio (+64 kgs) são atletas que vêm se destacando em muitas competições e têm condições de conquistar medalhas no JEBs”.

Sobre a perspectiva de conquista de medalhas, Mariana Dantas destacou que a expectativa é muito grande, principalmente nas competições de lutas. “Sergipe vai muito bem nos esportes de lutas. Temos bons atletas no Wrestling, Judô e Karatê. Podemos nos destacar também em outras modalidades. Algumas modalidades coletivas podem nos surpreender e trazer resultados positivos”, concluiu a gestora de Esportes.


Educação adquire testes para avaliação de necessidades especiais de alunos da rede estadual

25.10.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Centro de Referência em Educação Especial (Cresse), que faz parte do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), adquiriu testes para avaliação e diagnóstico dos alunos da rede estadual de ensino. São, ao todo, 17 tipos de testes que vão auxiliar os profissionais na realização de um diagnóstico do estudante nos âmbitos psicológico, psicopedagógico e fonoaudiológico. Os instrumentais têm como objetivo oferecer às escolas um panorama do processo de desenvolvimento dos alunos.

 

De acordo com o diretor do Creese, professor Anderson de Araújo Reis, os testes chegaram no início de outubro e serão aplicados na própria sede do Creese, a partir do momento em que os profissionais identificarem a necessidade. São avaliações que visam a buscar uma hipótese diagnóstica para identificar as necessidades especiais dos estudantes. Após concluída a avaliação, os profissionais elaboram um relatório, que é enviado para a escola onde a criança estuda. “O relatório contém orientações nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e ação social, a fim de que a unidade de ensino busque apoio no sentido de efetivar melhorias no acolhimento e na aprendizagem desses estudantes”, disse, explicando que a escola que identificar uma necessidade em algum de seus alunos deve procurar o Creese para a aplicação da avaliação.

 

Anderson Reis afirma ainda ser necessário entender que o processo de desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais requer um olhar diferenciado. “A gente entende que o processo de educação é extremamente subjetivo. Dentro dessa subjetividade, no processo de avaliar, precisamos de instrumentos que nos apóiem e nos deem condições para poder ofertar às escolas um panorama mais próximo à condição do aluno”, declarou.

 

Testes avaliativos

 

Os testes avaliativos adquiridos pelo Creese são de diversos tipos: escritos, lúdicos, por meio de pinturas, jogos, brinquedos etc. As profissionais que trabalham no Creese destacam que os instrumentais são de grande importância para diagnosticar necessidades especiais dos alunos e orientar as escolas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A psicóloga Alexandra Bomfim Santos explica que os testes são fundamentais para detectar causas de uma possível dificuldade do aluno. “Eles avaliam aspectos cognitivos importantes para o processo de aprendizagem, sempre com um olhar atento à individualidade de cada aluno. A avaliação é feita atentando-se às questões subjetivas psíquicas, cognitivas e intelectuais da criança para que possamos descobrir o potencial dela e orientar as escolas, a fim de que o aluno consiga evoluir de uma forma mais confortável e positiva”, afirmou.

 

Já a fonoaudióloga Clarissa Santos Santana explica que os testes, no âmbito da sua área de atuação, verificam possíveis dificuldades que as crianças podem apresentar durante a fala e a escrita, como a dislexia, entre outros problemas. “São importantes para que a gente tenha mais parâmetros para avaliar a linguagem, a fala, o desenvolvimento do discurso do aluno, e para que nós possamos saber como esse aluno se comporta em determinadas situações”, afirmou.

 

A psicopedagoga Jannine Mabel Oliveira Mota Santos destacou que as avaliações são uma grande conquista, pois são testes atualizados que trazem evidências científicas e clínicas. “Elas ajudam na identificação das habilidades escolares da criança, como leitura, escrita e matemática; habilidades cognitivas, como atenção, memória e raciocínio lógico; e habilidades executivas, como a autorregulação que a criança tem; como ela trabalha no processo de planejamento; como ela identifica os problemas. Os testes trarão um olhar para os estudantes da nossa escola pública, para que possamos fazer uma melhor análise das suas potencialidades, especificidades, suas dificuldades, e podermos melhor orientar os professores que irão trabalhar com eles”, declarou.


Estudantes publicam na I Antologia do Café Poético e Filosófico de Pão de Açúcar/AL

25.10.2021

Um projeto de incentivo à leitura e escrita proporcionou às estudantes do Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado no município de São Cristóvão, a participação na I Antologia do Café Poético e Filosófico de Pão de Açúcar/AL. As jovens Polyana Souza Santos, Kethlyn Isis Santos e Vitória Camilli Santos produziram poemas com base nos temas de livre escolha. 

A antologia foi construída por diversos escritores de todo o Brasil. De acordo com a professora Cristiane Bispo, que leciona Língua Portuguesa nessa unidade escolar, essa foi mais uma oportunidade para impulsionar os estudantes à produção textual em plena pandemia, de modo que se sentissem motivados a escrever o gênero textual empreendido na obra. A professora orientou as estudantes. que acolheram a ideia, e acompanhou as elaborações poéticas. 

“Cada uma partiu para a discussão de um eixo. A aluna Polyana Souza, do 7º ano, desenvolveu ideias sobre o poder das palavras; a aluna Kethelyn, do 9º ano, expressou suas opiniões sobre o tema racismo; e a aluna Vitória Camilli, que estava no 1º ano do Ensino Médio, elucidou seus sentimentos por meio da abordagem sobre a solidão que é inerente à humanidade”, explicou Cristiane. 

 

Ainda segundo a professora orientadora, foi uma emoção muito grande ver o empenho das jovens escritoras, já que partiu de um convite espontâneo, e elas abraçaram a ideia. “Juntas, produzimos as poesias para a I Antologia do Café Poético e Filosófico de Pão de Açúcar-Al e nos tornamos referência por representar o nosso Colégio Estadual Armindo Guaraná, por meio da produção de jovens mulheres, representantes da literatura sergipana”, concluiu.

Os exemplares da obra foram entregues às estudantes nesta semana, e a jovem Vitória Camilli Santos relata como a iniciativa preenche a sua rotina escolar e transforma perspectivas no presente e no futuro. “O projeto mudou muita coisa em mim. Ele me despertou a vontade de cada vez mais escrever e me mostrou que sou capaz de escrever e de fazer qualquer coisa que eu quiser. Achei incrível esse projeto, ainda mais porque sou aluna de um colégio público, e isso é brilhante, mostra que todos temos a oportunidade de participar, que somos capazes e que não somos excluídos”, contou a jovem.

Para a jovem Vitória Camilli, o Colégio Estadual Armindo Guaraná sempre incentiva os alunos a pensarem em um futuro acadêmico, a nunca desistirem e sempre lutarem pelos sonhos e objetivos. “Eles deixam claro que a educação pode nos levar para lugares incríveis”, completou. E é o que o diretor da unidade, Max Luiz, tem fortalecido ao longo do ano letivo. 

“O Armindo Guaraná tem buscado parcerias que incentivem a leitura e produção de texto por parte dos alunos e alunas. Essa é a primeira de várias outras parcerias que estão por vir. E o intuito é que com esse projeto surjam mais escritores e escritoras, de modo que outros textos sejam publicados. A oportunidade das jovens escritoras contou com o apoio do presidente do Café Poético, Luís Laercio Gerônimo Pereira, e da vice-presidenta do Café Poético, Michele Arruda, organizadores da antologia”, ressaltou o diretor Max Luiz.

Para ler as produções poéticas das estudantes acesse o link https://bit.ly/3B3oI8e


Educação lança ferramenta para aprimorar monitoramento das escolas estaduais no cumprimento dos protocolos sanitários

25.10.2021

Visando à biossegurança sanitária no ambiente escolar e à garantia do cumprimento dos protocolos, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com o Instituto Gesto, lançou na última terça-feira, 19, o Painel Escola Segura, ferramenta para a notificação de casos e acompanhamento dos protocolos nas escolas estaduais. A nova estratégia soma-se às demais ações empreendidas pela Educação Estadual para garantir o retorno seguro das atividades escolares presenciais. O evento de lançamento contou com palestras do epidemiologista Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de Serviços Especiais de Saúde no Supremo Tribunal Federal (STF), e do farmacêutico e bioquímico Lysandro Borges, coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Durante a abertura do webinário, o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, reforçou que o monitoramento das escolas é uma das prioridades dessa gestão, assim como o retorno seguro associado aos protocolos, os quais estão sendo amplamente utilizados pelas unidades de ensino da rede estadual. “Esse movimento de retorno a gente sempre fez com muito cuidado, seguindo todas as determinações dos órgãos de Saúde, buscando o apoio necessário. Nesse momento, estamos continuando os cuidados, adaptando os nossos protocolos, de acordo com o que a gente acompanha de possibilidade de flexibilização, com o trabalho de monitoramento semanal, não só das condições que as escolas estão colocando, mas também da notificação de casos”.

 

O Painel Escola Segura deverá ser preenchido semanalmente, por meio de formulário eletrônico, mesmo sem o surgimento de algum caso suspeito ou confirmado. Uma vez realizado o diagnóstico, serão apresentados planos de ação adequados com a situação observada na escola. A notificação de casos suspeitos ou confirmados é importante para garantir as escolas abertas e a segurança dos estudantes e profissionais da educação. A cada página aberta serão agregadas informações sobre a unidade de ensino, a diretoria regional de educação, a quantidade de estudantes matriculados imunizados com a primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19, bem como outros dados. O acesso para a ferramenta será por meio da equipe do Programa Saúde na Escola na Seduc (PSE), em comunicação pelo email: pse.seduc.se@gmail.com.

 

Escola segura: os cuidados continuam

 

O epidemiologista Wanderson Kleber de Oliveira foi um dos convidados do webinário promovido pela Seduc. Na sua fala, o gestor, que atua no STF, explanou sobre os números da pandemia, apresentou estudo próprio sobre contaminação, diminuição de óbitos, avanço da vacinação, entre outros aspectos, a exemplo do retorno das aulas. “Embora surtos de covid-19 tenham ocorrido em ambientes escolares, vários estudos mostraram que as taxas de transmissão dentro da escola, quando as várias estratégias de prevenção estão em vigor, são normalmente mais baixas - ou semelhantes - aos níveis de transmissão da comunidade. A redução da transmissão do Sars-Cov-2 em escola e programa de educação infantil são uma responsabilidade compartilhada. Essas entidades podem limitar a transmissão, colocando estratégias em prática e com envolvimento de todos”.

Ele ainda mencionou as lições aprendidas nesse período. “A experiência na maioria dos países ricos não mostra nenhum impacto mensurável da reabertura das escolas no aumento das taxas de transmissão na comunidade, enquanto nas escolas primárias em particular tem havido transmissão limitada entre crianças ou entre crianças e adultos. No entanto, essas experiências ocorrem principalmente em países ricos com taxas de transmissão relativamente baixas e médias básicas de segurança implementadas. A evidência global sugere que as crianças pequenas têm menor suscetibilidade à infecção em comparação com os adultos, com a suscetibilidade geralmente aumentando com a idade, e que as crianças têm menos probabilidade sem os principais transmissores de infecção”.

 

Quem também contribuiu com o debate foi o professor Lysandro Borges, coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da UFS, que tem percorrido os municípios sergipanos para mapeamento da propagação da covid-19 no estado. Durante sua participação ele defendeu a ciência, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da testagem, sobretudo a vacinação. “E foi o que o estado de Sergipe fez desde o início da pandemia: ouviu a ciência, os técnicos, as pessoas que poderiam dar algum embasamento de algo novo. Nós acreditamos que o pior já passou, mas estamos num momento de alerta e atenção, porque a pandemia ainda não acabou, só vai acabar quando nós tivermos zero caso e zero óbito por um período prolongado de no mínimo três a quatro meses. Por isso, precisamos continuar avançando na vacinação, usando máscara, mantendo distanciamento físico”, disse ele, elogiando as ações da Seduc no enfrentamento da pandemia no ambiente escolar.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos, na sua participação destacou os esforços para a continuidade segura das aulas presenciais. “O importante é que a gente siga o nosso lema: um cuidando do outro. E é isso que tem pautado todas as nossas ações para sairmos da pandemia. Espero que esse momento tenha permitido a todos ampliarem os conhecimentos, ficarem tranquilos, esclarecendo eventuais dúvidas para aqueles que porventura ainda tiverem”, disse. A gestora ainda reforçou que as escolas podem continuar consultando os documentos orientadores disponibilizados no site da Seduc. “Estamos sempre no movimento de atualização dos protocolos e demais diretrizes”.

 

Fazendo o acompanhamento in loco da retomada das atividades escolares presenciais nas escolas sergipanas públicas e particulares, o Departamento de Inspeção Escolar da Seduc (Dies) vem observando o cumprimento das regras estabelecidas para as unidades de ensino. A diretora do Dies, professora Eliana Borges, explicoude que forma esse trabalho está acontecendo. “Nós fazemos visitas diárias às escolas. Nas estatísticas que temos, até hoje, conseguimos acompanhar a atuação de 106 escolas da rede pública, observando que temos um pequeno número de fragilidades, as quais não comprometem o bom funcionamento da escola. Não temos o condão de fazer a vigilância sanitária, mas nós podemos fazer o acompanhamento para ver se as normas estabelecidas e aprovadas pela Vigilância estão sendo cumpridas”, concluiu.


Professores compartilham experiências exitosas no Encontro de Práticas Pedagógicas

25.10.2021

Encontro de Práticas Pedagógicas Sergipanas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Fundação Telefônica Vivo (FTV). O evento foi realizado na tarde de quarta-feira, 20, de forma híbrida. Enquanto a transmissão dos relatos de experiências aconteceu virtualmente, no canal do YouTube do Instituto Paramitas, por meio de vídeos já gravados, houve a participação ao vivo do secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, diretamente do auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. Toda a transmissão e os debates foram mediados pelo professor Fabiano Oliveira, da rede estadual de Educação. O evento de boas práticas é idealizado pelo Instituto Paramitas, parceiro executor local da Fundação Telefônica Vivo.

O Amostre-se tem como objetivo a valorização das ações realizadas nas escolas estaduais e municipais que compõem o Projeto Aula Digital em Sergipe, reunindo as práticas pedagógicas exitosas, concretizadas por meio das formações. Esta segunda edição trouxe como temáticas as ações que envolvam o Aula Digital em Sergipe e as práticas dos educadores durante o período pandêmico. Destaca-se o uso da Plataforma Profuturo e das ações do Estude em casa “Pelas Ondas do Aula Digital”, que teve como objetivo proporcionar equidade e oportunizar, de forma democrática, um material de qualidade para os estudantes do primeiro até quinto ano, principalmente aqueles sem dispositivos ou acesso à internet.

 

A abertura do evento foi feita pelo secretário Josué Modesto, que falou sobre o tema “Os desafios da educação na Pandemia”, respondendo algumas perguntas do professor Fabiano Oliveira e de internautas que enviaram através do chat. Logo de início, o secretário destacou que durante o período de pandemia, em que as atividades escolares aconteceram remotamente, pelo menos duas coisas foram aprendidas. “Em primeiro lugar, a maioria dos professores se conscientizou de que a tecnologia é uma aliada. Todos tiveram que fazer um mergulho no mundo digital, através das lives, aplicativos, do acervo digital já existente. E além disso, aflorou em todos nós a consciência da grande desigualdade que perpassa o sistema educacional brasileiro”, disse.

Questionado sobre quais ações exitosas ele poderia destacar, visando amenizar as perdas educacionais durante o período pandêmico, o secretário disse que em visitas a algumas escolas testemunhou a fascinação dos estudantes com as aulas digitais. “Em uma das visitas encontrei os estudantes em plena atividade, interessadíssimos com seus tablets. Para além disso, é fato que a desigualdade também nos obrigou a dar um passo atrás. Poucas pessoas, hoje em dia, ouvem rádio regularmente. Mas boa parte dos alunos se utilizaram das ondas do rádio para terem acesso às aulas, e essa foi uma alternativa para atingir um público que não alcançariamos de outra forma nesse período de aulas remotas. Foi uma ação complementar às aulas online, pela TV e aos materiais impressos”, explicou.

Outro questionamento, enviado por internauta, foi sobre o que se pode fazer para diminuir a desigualdade que a pandemia provocou na educação pública. O professor Josué Modesto ressaltou que é preciso aplicar o que já existe, como por exemplo, a intensificação da aprendizagem, algo que é previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “Nossas escolas estão preparadas e fazendo a intensificação de aprendizagem. Estamos começando um processo de ampla mobilização de estagiários, estudantes de cursos de licenciatura em pedagogia, português, matemática e em algumas áreas prioritárias. É duplamente vantajoso para o estudante que está se formando em licenciatura ter uma experiência prática na escola pública, e é muito importante para nós termos a disponibilidade deles para melhor dialogar com os nossos estudantes e intensificar a aprendizagem”, declarou.

Ele também lembrou algumas ações que estão sendo feitas para que a escola pública seja cada vez mais inclusiva. “Não basta ministrar ensino de qualidade para uma parte dos estudantes. É preciso que haja o progresso também daqueles que são egressos dos níveis econômicos mais carentes. Começamos a distribuição de kits de material escolar, porque o aluno não pode ser prejudicado se a família não puder comprar os itens básicos. Vamos começar a distribuição de uniforme escolar no próximo ano. Tudo isso dentro da perspectiva de tornar a nossa escola mais inclusiva e acolhedora aos estudantes com mais dificuldades econômicas”, afirmou.

A diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), professora Ana Lúcia Lima, destacou a importância do evento. “Estamos aqui para celebrar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que foram essenciais para a ampliação do acesso das atividades das crianças e, principalmente, para a garantia da aprendizagem. Aqui estão os relatos de escolas públicas estaduais e municipais, mostrando na prática como foi a alfabetização das nossas crianças, a consolidação das aprendizagens delas em um período de pandemia. Nesse projeto houve o engajamento da Seduc, da Fundação Telefônica Vivo, dos municípios, mas principalmente das comunidades escolares, dos professores e das famílias dos estudantes, para que pudessem acompanhar a transmissão dos podcasts educativos”, explicou.

A presidente do Instituto Paramitas, Cláudia Stippe, também esteve presente à transmissão do evento, e falou sobre a oportunidade que o “Amostre-se” dá aos professores. “É importante dar voz aos educadores, principalmente aos dos segmentos iniciais, do 1º ao 5º ano. A ideia do ‘Amostre-se’ é dar esse espaço a eles, que tanto fazem e às vezes não têm onde mostrar suas práticas pedagógicas inovadoras. Já temos diversos educadores se mostrando interessados em participar da próxima edição”, disse.

 

Relatos de experiências

Para esta segunda edição do Amostre-se foram inscritos 59 trabalhos, todos disponíveis no site amostrese.org. Durante a transmissão do evento, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Paramitas, houve o compartilhamento de experiências de sete professores. Um dos projetos apresentados foi o “ConectaLibras: Conectando o aluno surdo com miniaulas do ensino regular em libras”, desenvolvido pela professora Maria Isabel Dórea Santos, da Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju. A apresentação desse projeto foi feita pela professora Micaela Soares Costa.

Outros projetos apresentados foram: “O rádio como objeto de suporte para a Educação de Aquidabã na Modalidade EJA, em tempos de pandemia”, da professora Margareth Silva; "YouTube como recurso de aprendizagem", iniciativa da professora Monica Costa Moreira, da E.M. João Antônio dos Passos (Areia Branca); “Das Ondas do Aula Digital ao II Concurso de Redação e atividades lúdico-artísticas no município de Itaporanga d´Ajuda”, da professora Isis Mota Dantas; e “O modelo do Ensino Remoto ofertado em Itabaianinha 2020-2021: plataforma YouTube, principal ferramenta de veiculação das videoaulas”, das professoras Bianca Alves da Silva Reis e Amanda Vieira Batista, de Itabaianinha.

Houve também a transmissão da conferência “Os Desafios da Alfabetização e do Letramento em tempo de Ensino Remoto: Pelas Ondas do Aula Digital e Histórias ao Pé do Ouvido”, mediada pela professora Kelly Valença, coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc (SEF).