Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Ano letivo na rede pública estadual do Ceará teve início nesta segunda-feira (31)

01.02.2022

A rede pública estadual de ensino do Ceará iniciou o ano letivo de 2022 nesta segunda-feira (31). O novo ciclo será marcado pela ampliação das políticas de aperfeiçoamento e valorização da educação, com ações em diversas frentes, incluindo a melhoria da infraestrutura do parque escolar, a oferta contínua de conectividade para os alunos, a expansão do tempo integral e a qualificação de professores, entre outras iniciativas.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), dá sequência à distribuição de chips e tablets aos alunos que ingressam na 1ª série do Ensino Médio, a fim de que todos tenham condições de aprofundar a aprendizagem adquirida em sala de aula, mesmo após o período de pandemia. A entrega desses equipamentos já vinha sendo realizada desde o ano passado e colaborou, por exemplo, para o acompanhamento das aulas remotas, possibilitando que os estudantes tivessem acesso aos encontros virtuais.

Outra política criada com o objetivo de apoiar a permanência de estudantes na escola foi a aquisição, por parte do Governo, de kits de absorventes para serem distribuídos, ao longo deste ano, às alunas da rede estadual. A medida beneficiará 212.544 estudantes, que receberão mensalmente um kit contendo dois pacotes com oito unidades cada. Durante o ano de 2022, serão entregues 2.550.528 conjuntos deste tipo, num investimento de cerca de R$ 9,5 milhões.

A ação tem o propósito de combater o impacto da pobreza menstrual no acesso escolar, evitando constrangimentos e abandono escolar, além de minimizar o risco de doenças. Além da distribuição dos produtos, serão desenvolvidas nas unidades de ensino ações de conscientização sobre a adequada higiene menstrual e atenção à saúde íntima.

Para o ano de 2022, também há a previsão de entrega de 35 novos prédios escolares em todo o Ceará, entre novas sedes para escolas já existentes, e unidades de ensino que começarão a funcionar. A medida busca oferecer espaços adequados, modernos e bem equipados aos jovens cearenses.

Documento norteador

A Seduc organizou um conjunto de diretrizes para apoiar as escolas e os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) durante o ano letivo. O material apresenta, por exemplo,  informações sobre ações estratégicas, como a recomposição das aprendizagens; o acolhimento aos alunos; a busca ativa escolar; a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a inovação educacional e a formação docente. As diretrizes também apontam para a implementação do Novo Ensino Médio. 

O trabalho planejado e desenvolvido pela Seduc está fundamentado no Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à progressiva melhoria da qualidade da educação cearense. A iniciativa tem como objetivos elevar o desempenho acadêmico e aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes.

O programa é constituído de oito eixos: Aperfeiçoamento Pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Cuidados

A Secretaria vem realizando a manutenção da sua rede para garantir o retorno às atividades presenciais de forma segura e com os ambientes adequados. As escolas também têm autonomia para a realização de adaptações em seus espaços.

O planejamento para a volta ao presencial segue as orientações e os protocolos de segurança sanitária do Governo do Ceará. As escolas estaduais podem fazer a aquisição de todos os produtos necessários à higiene, limpeza e proteção no combate à Covid-19.

A Secretaria adquiriu equipamentos de proteção individual (EPIs) para alunos, professores e demais profissionais da escola. Entre os itens estão termômetros e mochilas pulverizadoras para desinfecção dos ambientes. A Seduc atua com todas as providências necessárias para disponibilizar as máscaras N95, PFF2 ou similares para os profissionais de educação dos estabelecimentos de ensino da rede estadual.

O estudante que não tiver o comprovante de vacinação terá um prazo de 30 dias para que seja apresentado o documento, mesmo que o aluno só tenha tomado a 1ª dose.

Bruno Mota - Texto
Helene Santos - Ascom Casa Civil - Foto


Roraima tem 404 novos professores na rede estadual de ensino

01.02.2022

O governador Antonio Denarium empossou 404 novos professores da rede estadual. Eles assumem as funções com a importante missão de reforçar o quadro de docentes que irão atuar no início do ano letivo 2022. 

“O último concurso público para professor foi realizado em 2004. Hoje estamos aqui, dando posse para os professores aprovados no certame realizado na atual gestão. Todos aqueles que passaram, têm o seu direito garantido e os benefícios da carreira de servidor público, como a tão sonhada estabilidade. Isso é reconhecimento. Essa ação faz parte da reconstrução da educação de Roraima”, ressaltou o governador Antonio Denarium. 

Os profissionais irão atuar em Boa Vista e nos demais municípios. O professor de Língua Portuguesa, Lucas Maciel, foi um dos aprovados. Ele veio de São Paulo para atuar no município de Rorainópolis.

“Me surpreendi ao ver que um dos poucos concursos abertos no ano passado em todo o Brasil, foi o daqui de Roraima e eu espero contribuir para que este Estado esteja sempre crescendo e evoluindo”, relatou Lucas, sobre suas expectativas para esta nova etapa na carreira. 

Já a professora Cassiany Ferreira, aprovada em primeiro lugar na disciplina de Química em Rorainópolis, o concurso traz muitos benefícios para a educação do Estado.

“É uma felicidade muito grande. Há muito tempo todos esperam por este concurso e graças a Deus, ele veio. São 14 anos de espera e eu creio que a educação estava precisando, pois estava defasada. Acredito que os novos professores ajudarão a renovar a educação do Estado”, enfatizou a docente. 

Com o termo de posse assinado, os novos professores devem aguardar a lista de chamamento para lotação, que será publicada no dia 31 deste mês, no DOE e no mural da Secretaria de Educação e Desporto. A lotação seguirá a ordem de classificação. 

Para a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, o compromisso adotado pelo governador Antonio Denarium na elaboração deste concurso é de grande importância para o Estado.

“Os novos docentes vêm para contribuir de forma muito significativa com o processo de desenvolvimento da educação, principalmente nos municípios, onde possuímos uma grande defasagem de professores efetivos”, destacou a secretária Leila. 
 
Os novos servidores da Seed terão uma carga horária de trabalho de 30 horas semanais e a remuneração inicial básica é de R$ 3.782,94. O certame tem vigência de dois anos prorrogável por igual período.

Por Gabriel Cavalcante 


Educação do Acre oferece mais de mil vagas de cursos de línguas gratuitos

01.02.2022

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE/Ac) divulgou os editais de matrículas para o primeiro semestre de 2022 do Centro de Estudo de Línguas de Rio Branco (CEL), capital do estado, e do Núcleo de Estudo de Línguas de Cruzeiro do Sul  (NEL-CZS), segunda maior cidade do Acre. As publicações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado.

Fonte: DOE/Ac

Para participar do processo, o candidato deverá fazer sua pré-matrícula online, entre os dias 14 e 16 de fevereiro para estudantes da rede pública e bolsistas de escolas particulares que comprovem baixa renda. Já a comunidade poderá fazer a pré-matrícula em 21 e 22 de fevereiro, em Rio Branco, e entre 21 e 23 do mesmo mês em Cruzeiro do Sul.

São 1.085 vagas, sendo 910 vagas na capital, distribuídas entre os cursos de inglês, espanhol, francês, italiano e libras, e 175 no Juruá, com vagas para inglês, espanhol e português. 

Fonte: DOE

Após a pré-matrícula, os candidatos deverão comparecer às secretarias administrativas de CEL e do NEL-CZS munidos das cópias e documentos descritos no edital para a confirmação da matrícula. O início das aulas está previsto para 14 de março e serão ofertadas de forma presencial, semipresencial ou remota, conforme orientações do governo do Estado e da SEE, tendo em vista a pandemia da covid-19.  


Educação de Goiás abre inscrições ao Processo Seletivo Simplificado

01.02.2022

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados e da Gerência de Produção de Material para o Ensino Médio, está realizando Processo de Seleção Simplificada Interno (PSSI) para composição do Banco de Habilitados para as funções de Técnico de Apoio à Gestão, Professor Formador e Professor de Estúdio para o Ensino Médio visando a contratação temporária.

De acordo com a Comissão Especial de Seleção, o PSS se destina à contratação imediata dos aprovados de acordo com o número de vagas disponibilizadas, além de formação de Cadastro de Reserva. O prazo de vigência dos contratos temporários será de três anos com possibilidade de prorrogação para até cinco anos, de acordo com a Lei estadual nº 20.918/2021

O certame está disponibilizando 42 vagas para a função de Professor de Estúdio do Ensino Médio, sendo 39 para contratação imediata e três destinadas à formação de Cadastro Reserva. Já para Professor Formador e Técnico de Apoio à Gestão estão sendo ofertadas 12 vagas, sendo 8 para convocação imediata e 4 para Cadastro Reserva.

Inscrições

As inscrições para Professor de Estúdio para o Ensino Médio encontram-se abertas até às 23h59 do dia 1º de fevereiro de 2022 e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Google Forms por meio deste link

Para as funções de Técnico de Apoio à Gestão e Professor Formador, as inscrições devem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2022 pelo formulário institucional da Seduc, utilizando login pessoal (e-mail institucional) por meio deste formulário. 

Confira aqui os editais do PSSI na íntegra

files/Edital_03.pdf

files/Editaln3-Retificado.pdf


Governo promove curso de formação para profissionais da Educação

01.02.2022

O Governo de Roraima iniciou nesta segunda-feira, dia 31, o curso de formação Robótica Educacional, para profissionais que atuam nas escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino (Capital e Interior), que foram contempladas com equipamentos tecnológicos. A formação integra parte da programação da Jornada Pedagógica de 2022.

“Essa é mais uma ação do Governo de Roraima que busca revolucionar o processo educacional no Estado. Com essa formação, vamos dar condições às nossas equipes pedagógicas para que tenham mais conhecimento sobre robótica e, assim, possam repassar para os nossos estudantes através de aulas práticas em Física, Química, Matemática e entre outras disciplinas”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

A formação está ocorrendo de forma presencial, entre os períodos da manhã e tarde. Neste primeiro momento, entre os dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, estão sendo contemplados com o curso a equipe técnica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“Os técnicos da secretaria ficarão responsáveis em capacitar os profissionais das escolas do Interior acerca dos equipamentos tecnológicos” informou Maria Irene Pereira, Chefe da Divisão de Ensino Médio da Seed.

Entre o período dos dias 2 a 4 de fevereiro, será formada a equipe pedagógica da Escola Estadual Ana Libória. Os profissionais estão sendo capacitados através do Programa SIM Robótica, da empresa Siminova. O Programa é utilizado por escolas públicas de todo o Brasil, a fim de estimular novos aspectos de ensino.

Governo investe mais de R$ 4 milhões em tecnologia

O Governo do Estado entregou para 15 escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino, kits de robótica. Foram adquiridos 165 kits com recursos de emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Betânia Almeida, na ordem de R$ 1.208.400,00, com complementação do Estado na ordem de R$ 3.162.905,16. No total, foram investidos o valor na ordem de R$ 4.371.305,16.

As escolas contempladas são: Ana Libória (Boa Vista), CEM Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre), Ovídio Dias de Souza (Amajari), CEM Aldebaro José Alcântara (Bonfim), José Aureliano da Costa (Cantá), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), Tereza Teodoro de Oliveira (Caroebe), Dom Pedro II (Iracema), CEM Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí), Mariano Vieira (Normandia), CEM Cícero Vieira Neto (Pacaraima), Padre Eugênio Possamai (Rorainópolis), Henrique Dias (São João da Baliza), João Rodrigues da Silva Centro (São Luiz do Anauá) e Joaquim Nabuco (Uiramutã).

Os kits contêm materiais paradidáticos, dispositivos portáteis, plataforma digital integrada para aplicação do modelo híbrido de aula (presencial e on-line). Cada escola recebeu 11 kits (sendo dez para uso do aluno e um para uso do professor).

Por Francis Silva 


Escolas estaduais de Sergipe iniciam distribuição de material e uniforme escolar

31.01.2022

O Centro de Excelência 28 de Janeiro, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, localizado no município de Monte Alegre de Sergipe, território do Alto Sertão sergipano, deu o pontapé inicial para o ano letivo de 2022. A unidade começou a distribuição do kit escolar e do fardamento para todos os estudantes matriculados. Aproximadamente 570 estudantes serão contemplados. 

Os recursos que garantem a distribuição dos itens indispensáveis para as aulas são oriundos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin). O Profin viabiliza o sucesso de políticas públicas educacionais de execução descentralizadas, mediante a adoção de medidas permanentes que elevam o desempenho dos processos de planejamento, gestão e controle da assistência financeira estadual, dentre as quais estão as escolas públicas estaduais em todo o território sergipano.

Desde que foi criado em 2018, as escolas têm mais autonomia para gerir seus recursos em parcelas específicas para cada fim, como é o caso do Profin Pandemia, Profin Projetos e outros. A novidade deste ano é o fardamento, o que garante a cada estudante duas camisas. Já o Kit Escolar iniciou em 2021, e proporciona aos estudantes uma mochila com o material escolar essencial para a rotina de aulas. Acompanham o kit também, agenda, caderno, estojo, canetas, lápis, cola, esquadro, régua, tinta, massa de modelar, pasta plástica com elástico, pasta fichário, dentre outros. Cada unidade de ensino terá um cronograma específico para a distribuição dos materiais.

Para o ano letivo de 2022, os recursos do Profin somam um montante de aproximadamente 68 milhões de reais, distribuídos em 6 parcelas denominadas a partir de cada finalidade. São elas: Profin Merenda, Profin Custeio, Profin Projetos, Profin Kit-escolar, Profin Permanente e Profin Uniforme Escolar. 

A diretora da unidade, Thaise Muller, explica que o Profin Uniforme Escolar foi creditado no valor de R$ 28.350,00 e o Profin Kit Escolar, R$ 68.040,00. Para ela, considerando o momento atual do Brasil e a realidade local, o Governo de Sergipe promove bem-estar ao fornecer o material escolar completo para os alunos frequentarem as aulas. “Todos nós do país estamos vivenciando momentos muito difíceis financeiramente. Então, o kit escolar e uniforme vieram realmente para ajudar essas famílias para que seus filhos possam se sentir bem uniformizados e tendo o material para desenvolver as atividades pedagógicas e estarem aprendendo dentro da escola”, disse.

O processo de aquisição do uniforme e do material escolar tem a participação efetiva da comunidade local, por meio dos membros do Conselho Escolar. São eles que votam para escolher o melhor preço e produto para então submeter ao processo de aquisição. Dentro da dinâmica de uma escola de Ensino Integral, o responsável por levantar orçamentos, dialogar com comerciantes e membros do conselho, é o coordenador administrativo-financeiro, o chamado CAF. 

Na unidade 28 de Janeiro, Antônia Iva Ferreira Melo é quem representa essa função. De acordo com ela, o procedimento requer um levantamento de preço com três empresas. “É a partir desse levantamento de preço que nós levamos ao conselho escolar a escolha do melhor preço e do melhor produto também, considerando o prazo de entrega e demais detalhes para optar pela melhor proposta”, relatou. 

Outro ponto focal sobre a distribuição dos materiais, Antônia Iva comenta: “desde o princípio pensamos que deveríamos tentar de alguma forma contribuir com o comércio local por conta de que, inclusive, é no comércio local também que a maioria das famílias, dos pais e dos próprios jovens da cidade trabalham. É o local de trabalho deles, onde de alguma forma e espaço produzem sua existência”.

Claudiana Francisca dos Santos é mãe e dona de casa, ela acompanhava o filho durante a escolha do material e do tamanho do uniforme na própria escola. Para ela, o valor que seria reservado para a compra do material poderá ser utilizado em outras necessidades. “A carestia está muito alta e eu não tenho só ele, tenho mais dois filhos e uma netinha que eu crio, por isso que se eu tivesse que comprar iria complicar um pouco”, destacou. 

Benis dos Santos foi outro pai que compareceu à unidade a fim de retirar o material e o uniforme da filha. A família dele reside no povoado Monte Santo, zona rural de Monte Alegre. “Graças a Deus é bom porque aí a gente não utiliza aquele dinheiro, já serve para outra coisa porque quando se trabalha na roça não é sempre que o dinheiro dá para tudo”, disse. 

Os estudantes Matheus Santos e Tailany Pereira Damasceno, farão a 1ª série, e foram pessoalmente escolher a mochila que mais combinava com eles, além do fardamento. Matheus relata que “receber esse material ajuda muito, porque a mochila e os cadernos são as coisas mais caras para comprar antes das aulas”, relatou. A jovem Tailany também avalia a iniciativa: “Esse momento é muito importante porque tem muitos pais que não tem condições de comprar e eu achei uma ótima ideia. E agora que vão voltar às aulas estou feliz demais. É muita emoção”, concluiu.

Na preparação para o início do ano letivo, a equipe do Colégio Estadual Pe. Gaspar Lourenço, em São Cristóvão, está montando os kits de material escolar, cuja distribuição acontecerá no dia 22 de fevereiro. “As compras com os fornecedores foram finalizadas e já estamos no processo de montagem. O nosso aluno receberá um kit contendo mochila, estojo, caderno, lápis, canetas, lapiseira, entre outros itens, além dos uniformes que estão sendo confeccionados. Também faremos a entrega do fardamento no primeiro dia de aula”, informou o gestor Gileilton dos Santos.

No Gonçalo Rolemberg Leite e em outras escolas da capital, a entrega dos kits escolares ocorrerá no primeiro dia de aula, programado para acontecer em 21 de fevereiro.


Pré-matrícula para o Fundamental I e EJA iniciaram nesta segunda-feira (31) de janeiro

31.01.2022

Teve início nesta segunda-feira, 31, e vai até do dia 2 de fevereiro, o período de pré-matrícula para estudantes que pretendem ingressar nas séries do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (1ª e 2ª etapas) nas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino.

A pré-matrícula pode ser realizada de forma on-line, a partir das 9h30 da manhã do dia 31, através do site: http://www.escolapublica.ap.gov.br/, ou presencialmente, para quem não possui acesso à internet, nas escolas que funcionam como polo de pré-matrícula.

Como medida de biossegurança, a Secretaria da Educação (Seed) passará a exigir, além da documentação necessária para a realização da pré-matrícula, a cópia do cartão de vacinação contra a Covid-19, que deverá ser anexada junto às demais documentações entregues na escola destino, no ato da matrícula.

A exigência está ligada às normas do plano de educação que visam o planejamento estratégico para o futuro retorno das aulas presenciais, vale lembrar que a não entrega do cartão de vacinação não invalida o ato de matrícula.

Sobre a documentação

Para a realização da pré-matrícula são exigidos os seguintes documentos:

- Estudante menor de 18 anos: certidão de nascimento, CPF e Carteira de identidade.

- Estudante maior de 18 anos: Certidão de nascimento, CPF, Carteira do Sus e e-mail.

- Responsável: RG, CPF, comprovante de residência e e-mail.

- Cartão de Vacinação (Covid-19)

Como fazer a pré-matrícula?

O responsável ou estudante maior de 18 anos deve acessar o endereço www.escolapublica.ap.gov.br ou procurar a unidade polo e efetuar o preenchimento do formulário.

Logo após o preenchimento do formulário on-line ou presencial, o cartão de confirmação é enviado para o e-mail cadastrado, após isso ocorre o processo de matrícula onde o responsável ou o estudante precisa apresentar os documentos exigidos no ato de preenchimento na unidade de ensino escolhida.

Para esta etapa da pré-matrícula, o período de entrega da documentação na escola é de 31/01/2022 a 03/02/2022.

Estudante menor de 18 anos: certidão de nascimento, histórico escolar ou ressalva, carteira do SUS, carteira de vacinação da covid-19, CPF e Carteira de identidade;

Estudante maior de 18 anos: Certidão de nascimento, histórico escolar ou ressalva, CPF, carteira do SUS, carteira de vacinação da covid-19 e e-mail 

Responsável: RG, CPF, comprovante de residência e e-mail;

Medidas de biossegurança

Devido ao aumento no número de casos de covid-19 as escolas irão reforçar as medidas de biossegurança para receber os responsáveis e estudantes durante entrega da documentação, as unidades funcionarão somente pela manhã no horário de 08h as 12h.

Respeitando as medidas, é imprescindível o uso de máscaras, respeito ao distanciamento social de no mínimo 1 metro e meio e o uso de caneta própria.

Próximas etapas da pré-matrícula

A Seed montou uma estratégia para a realização do procedimento deste ano, dividindo as datas por programas, etapas e modalidades de ensino.

Ensino Fundamental II: 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA): 3ª e 4ª Etapas

- Período de pré-matrícula no site: 07/02/2022 a 09/02/2022;

- Período de validação da matrícula pela escola: 07/02/2022 a 11/02/2022;

Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integral (Escolas do Novo Saber) e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

- Período de pré-matrícula no site: 14/02/2022 a 16/02/2022;

- Período de validação da matrícula pela escola: 14/02/2022 a 18/02/2022;

Segunda chamada para vagas remanescentes

- Período de pré-matrícula no site: 21/02/2022 a 25/02/2022;

- Período de validação da matrícula pela escola: 21/02/2022 a 27/02/2022.


Piauí conta com educação superior em todos os municípios

31.01.2022

"Considerando os cursos presenciais, os cursos nesse modelo presencial e com uso da tecnologia avançada, estamos garantindo a educação superior em 224 municípios do Piauí. Pessoas que não teriam condições de estudar fora do seu município, agora estão fazendo um curso superior de qualidade e gratuito na própria cidade onde mora. Até pessoas que não são e nem moram no nosso Estado estão vindo estudar aqui em um dos pólos da Universidade Aberta do Piauí, a UAPI. Isso vai trazer uma diferença para quem estuda e para o nosso Estado, porque teremos pessoas qualificadas", afirmou o Governador Wellington Dias, hoje, na abertura da UAPI - Etapa 3.

A Universidade Aberta do Piauí - UAPI, foi criada por meio de um Decreto 16.933/16 e institucionalizado através da Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021. É uma modalidade que conta com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), responsável pela parte pedagógica dos cursos, a   Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que analisa e faz a implementação do programa no Piauí, e a Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), que cuida do pagamento mensal das bolsas para execução pedagógica e administrativa dos cursos e programas ofertados pela UAPI, que tem como objetivo promover a universalização do ensino superior por meio da tecnologia e, com o início da Etapa 3, o Piauí é o primeiro Estado brasileiro a garantir um ensino superior gratuito e de qualidade em todos os seus 224 municípios.

A abertura da aula inaugural da Etapa 3 da UAPI aconteceu de forma remota direto do Canal Educação para todos os polos. Além da presença do Governador, estavam também o Magnífico Reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto; o Sec. Estadual de Educação, Ellen Gera; a Deputada Federal, Rejane Dias; Secretário de Estado da Fazenda e Coordenador Geral do ProPiauí, Rafael Fonteles; Presidente Fapepi, Professor Antônio Cardoso do Amaral; Superintendente de Ensino Superior da SEDUC,Maria de Lourdes Lopes; Coordenadora Geral UAPI/UESPI, a Professora Ana Angélica; e a Coordenadora Adjunta UAPI/UESPI, a Professora Doutora Luciana Saraiva.

Para o Reitor da UESPI, Prof. Evandro Alerto, essa interiorização da educação em todo o Estado do Piauí é uma prova de que o Governo e todos os parceiros acreditam na educação e sabem o quanto ela é importante para todos os piauienses.

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, também destacou a importância da UAPI  e o trabalho e dedicação do Governo do Estado para garantir que os piauienses tenha educação em todos os níveis.

"O Piauí é um estado que lá no século passado tinha atraso na formação e escolaridade do cidadão, tanto da educação básico como ensino superior, o que gera uma série de dificuldades no desenvolvimento do estado e até mesmo nas possibilidades de termos professores nos municípios. Em 2017, o governo trouxe a Universidade Aberta, uma parceria entre a Uespi, Seduc e Fapepi, e juntas garantem o ensino superior no interior do estado, por meio da mediação tecnológica. É uma grande vitória, o aluno sairá com diploma da Uespi e o piauiense pode se orgulhar, pois o Piauí é o único estado do Brasil que tem o ciclo completo da educação nos municípios", afirmou.

A Professora Maria de Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior da SEDUC, reforçou o trabalho do Governo do Estado em garantir a educação em todos os níveis. Ela afirmou que esse é compromisso da gestão.

"A expansão da UAPI revela essa grande missão que o governador Wellington Dias tem com os piauienses, levando o ciclo completo da educação aos municípios e agora com a UNiversidade Aberta em 183 cidades.", disse.  

A Coordenadora Geral da Uapi/UESPI, Professora Ana Angélica, explicou que a UAPI 3 vai chegar a mais 63 municípios e com isso o programa estará em todos as cidades do Estado.  O curso ofertado é o de Administração nas três etapas e ela ressaltou o quanto ele já está transformando a vida dos estudantes. A professora comentou que muitos estudantes das Etapas 1 e 2 da UAPI já são empreendedores e estão colocando os conteúdos aprendidos em  sala na prática dos próprios negócios.


Governo promove curso de formação sobre Robótica Educacional para profissionais da Educação

31.01.2022

O Governo de Roraima iniciou nesta segunda-feira, dia 31, o curso de formação Robótica Educacional, para profissionais que atuam nas escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino (Capital e Interior), que foram contempladas com equipamentos tecnológicos. A formação integra parte da programação da Jornada Pedagógica de 2022.

“Essa é mais uma ação do Governo de Roraima que busca revolucionar o processo educacional no Estado. Com essa formação, vamos dar condições às nossas equipes pedagógicas para que tenham mais conhecimento sobre robótica e, assim, possam repassar para os nossos estudantes através de aulas práticas em Física, Química, Matemática e entre outras disciplinas”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

A formação está ocorrendo de forma presencial, entre os períodos da manhã e tarde. Neste primeiro momento, entre os dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, estão sendo contemplados com o curso a equipe técnica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“Os técnicos da secretaria ficarão responsáveis em formar os profissionais das escolas do Interior acerca dos equipamentos tecnológicos” informou Maria Irene Pereira, Chefe da Divisão de Ensino Médio da Seed.

Entre o período dos dias 2 a 4 de fevereiro, será formada a equipe pedagógica da Escola Estadual Ana Libória. Os profissionais estão sendo formados através do Programa SIM Robótica, da empresa Siminova. O Programa é utilizado por escolas públicas de todo o Brasil, a fim de estimular novos aspectos de ensino.

Governo investe mais de R$ 4 milhões em tecnologia

O Governo do Estado entregou para 15 escolas de Ensino Médio de Tempo Integral da rede estadual de ensino, kits de robótica. Foram adquiridos 165 kits com recursos de emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Betânia Almeida, na ordem de R$ 1.208.400,00, com complementação do Estado na ordem de R$ 3.162.905,16. No total, foram investidos o valor na ordem de R$ 4.371.305,16.

As escolas contempladas são: Ana Libória (Boa Vista), CEM Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre), Ovídio Dias de Souza (Amajari), CEM Aldebaro José Alcântara (Bonfim), José Aureliano da Costa (Cantá), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), Tereza Teodoro de Oliveira (Caroebe), Dom Pedro II (Iracema), CEM Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí), Mariano Vieira (Normandia), CEM Cícero Vieira Neto (Pacaraima), Padre Eugênio Possamai (Rorainópolis), Henrique Dias (São João da Baliza), João Rodrigues da Silva Centro (São Luiz do Anauá) e Joaquim Nabuco (Uiramutã).

Os kits contêm materiais paradidáticos, dispositivos portáteis, plataforma digital integrada para aplicação do modelo híbrido de aula (presencial e on-line). Cada escola recebeu 11 kits (sendo dez para uso do aluno e um para uso do professor).

Por Francis Silva


Profissionais da educação são capacitados para início do ano letivo

31.01.2022

Iniciou, em plataforma virtual, a Jornada Pedagógica 2022. O evento visa preparar e motivar os profissionais da educação para o início de mais um ano letivo, que na rede estadual, está previsto para o dia 7 de fevereiro.

"Nossos profissionais participarão de palestras, capacitações, planejamentos de aulas com as salas temáticas, entre outras atividades. Assim, eles estarão ainda mais preparados para receber nossos estudantes no início do ano letivo", destacou o governador Antonio Denarium.

A edição deste ano contará com três momentos. O primeiro, ocorreu entre os dias 24 e 27, das 14h às 17h (horário local), com atividades promovidas pelo MEC (Ministério da Educação), em articulação com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento tem como público alvo a gestão e equipe pedagógica de todo o Brasil.

"Esse é um momento de integração e formação das nossas equipes pedagógicas. Teremos um espaço de discussões sobre temas do cotidiano da sala de aula e do processo de ensino e aprendizagem, que irá contribuir no planejamento do Ano Letivo", ressaltou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Foram abordados temas como planos subnacionais, ações agregadas do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), estratégias de recuperação da aprendizagem e para Busca Ativa. Para participar, basta acessar o canal do MEC no YouTube, através do link https://youtu.be/9o8gec4KVxA. Não é necessária inscrição.

Programação segue de forma interna

O segundo momento foi promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), destinado aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores e orientadores educacionais. O evento foi todo virtual, entre os 28 e 31 de janeiro, por meio do canal do Ceforr no YouTube (@CEFORR- Roraima).

“A participação de todos nessa Jornada Pedagógica foi importante, já que todos têm um papel importante nesse momento. Pois o conhecimento adquirido, logo refletirá diretamente na nossa prática dentro das salas de aulas”, informou o secretário adjunto de Gestão da Educação Básica da Seed, José de Souza.

No dia 28, os profissionais receberam as orientações para o planejamento do ano letivo de 2022 e da prática docente. Já no dia 31, participaram de salas temáticas sobre os Ensinos Fundamental e Médio e receberam subsídios para planejamento da prática docente alinhado ao DCRR (Documento Curricular de Roraima).

Já o terceiro momento ocorrerá no período do dia 1° a 4 de fevereiro, com uma programação planejada por cada escola da rede (capital, interior e indígena), seguindo o documento de orientações para o planejamento do Ano Letivo 2022.